Café entre amigos

Café entre amigos

Atividades pré-evento (33º ENANGRAD)

Register now
From 26th March to 29th October Every day from 09h00 to 11h00
Event online O link do evento ainda não foi informado

About the Event

A Diretoria de Ensino e Pesquisa da Angrad está promovento a 3ª temporada do "Café entre Amigos".

Trata-se de um conjunto de atividades acadêmicas direcionado para a Comissão Científica do 33º Enangrad (Coordenadores e Coordenadores Adjuntos, Líderes de Tema e Pareceristas) além professores e estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Administração.

As atividades oferecidas serão ministradas no formato on-line, preveem inscrição gratuita e emissão de certificado para aqueles que participarem.

Speakers

  • Celina Maria de Souza Olivindo
  • Dinorá Eliete Floriani
  • Edson Sadao Iizuka
  • Flavia Galindo
  • Gisela Demo Fiuza
  • Gustavo da Silva Motta
  • Karin Brondino Pompeo
  • Marcelo de Souza Bispo
  • Rafael Tezza
  • Reynaldo Cavalheiro Marcondes
  • Ricardo Zagallo Camargo
  • Simone Barakat

Schedule

09h00 - Gisela Demo Fiuza Artigos científicos: como aumentar as chances de aprovação em eventos e publicação em revistas de alto impacto? Workshop
Place: Online

Você tem interesse de avançar em seus conhecimentos sobre produção e publicação de artigos acadêmicos? Terá oportunidade de ouvir e dialogar com uma acadêmica experiente sobre o tema! Professora Gisele Demo, por dois anos foi editora associada da RAM (Revista de Administração Mackenzie) e, atualmente, é editora associada da RBGN (Revista Brasileira de Gestão de Negócios) e parecerista ad hoc de periódicos de alto impacto, como o Journal of Retailing and Consumer Services (fator de impacto 7.135), Human Resource Management Journal (fator de impacto 5.078) e Sustainability (fator de impacto 3.25).

09h00 - Simone Barakat O que é uma contribuição teórica e quais seus elementos essenciais? Workshop
Place: Zoom

A falta de consenso sobre o que é exatamente uma teoria na área de gestão e organizações pode explicar por que é tão difícil desenvolver uma teoria em nossa área. A maioria dos pesquisadores não irá formular uma teoria a partir do zero, mas, sim, trabalhar para melhorar aquilo que já existe. Neste contexto, é importante entender (ii) o que é uma contribuição legítima e que agrega valor ao desenvolvimento de teoria; (i) quais são os elementos essenciais para uma contribuição teórica; e (iii) como comunicar uma contribuição teórica em artigos científicos. Para conhecer mais sobre o processo de desenvolvimento de teoria na literatura de gestão e organizações, venha conversar com a professora Simone Barakat, que além de trazer discussões sobre o tema publicadas em importantes forúns da área, trará exemplos de contribuições bem-sucedidas.

09h00 - Celina Maria de Souza Olivindo, Marcelo de Souza Bispo A Pesquisa para Além do Artigo Acadêmico – as múltiplas possibilidades de publicar resultados de uma pesquisa Workshop
Place: Zoom

Mesmo quando os recursos direcionados para a pesquisa são modestos, estudantes e professores não interrompem a produção de conhecimento porque ela é parte intrínseca do processo que aproxima o ensino da aprendizagem. Contudo, a difusão dos resultados ainda está muito limitada à elaboração e publicação de artigos acadêmicos. Iniciativa importante, mas que atinge pouco interlocutores. Deseja ter contato de múltiplas possibilidades de comunicar os resultados de sua pesquisa? Então venha aprender com dois professores que têm experiência sobre a questão.

09h00 - Flavia Galindo, Gustavo da Silva Motta, Reynaldo Cavalheiro Marcondes, Ricardo Zagallo Camargo PRODUTOS TÉCNICOS E TECNOLÓGICOS: Entender > Desenvolver > Publicar Workshop
Place: Zoom

Em 2022, o Enangrad passa a receber inscrições de produtos técnicos e tecnológicos (PTTs) na categoria Enangrad Júnior – envolvendo estudantes de graduação, recém egressos(as) e respectivos(as) orientadores(as).

Para quê?
Para esclarecer questões relacionadas a PTTs; atrair potenciais autores de PTTs; comunicar os instrumentos de avaliação que serão utilizados; compor um grupo de pareceristas; identificar produções com potencial de publicação (fast track) e legitimar decisões de premiação. No 33º Enangrad receberemos inscrições de três tipos de PTTs:

  1. Material didático (voltado para instituições educacionais públicas e privadas),
  2. Plano de melhoria de processos (voltado para organizações públicas e privadas),
  3. Relatório técnico conclusivo (voltado para organizações públicas e privadas).

De que forma?
Para nos ajudar a entender a definição, a caracterização, o desenvolvimento e a publicação de PTTs, o Café entre Amigos contará com a seguinte agenda:


09h00: Abertura e Mediação: Breve Panorama sobre Produtos Técnicos e Tecnológicos: modalidades, caracterizações, arquiteturas, aplicabilidade (Prof. Ricardo Zagallo Camargo – ESPM)
09h20: Produtos Técnicos e Tecnológicos: contribuições para a gestão social (Profa. Flávia Galindo - UFRRJ)
09h40: Produtos Técnicos e Tecnológicos: plano de melhoria de processos (Prof. Reynaldo Cavalheiro Marcondes - UPM)
10h00: Como Escrever um Artigo Tecnológico com chance de Publicação? (Prof. Gustavo da Silva Motta - UFF)
10h20: Discussão com participantes
11h00: Encerramento

09h00 - Edson Sadao Iizuka Vamos desenvolver e discutir casos de ensino? Workshop
Vamos desenvolver e discutir casos de ensino?
Place: Zoom

Mais do que aprender conteúdos interessantes, a Educação Superior se propõe a colaborar para o desenvolvimento de habilidades. Isso requer o investimento em ambientes presenciais ou virtuais em que os estudantes aprendam na ação, na direção dos métodos ativos. Dispor de casos de ensino atualizados, bem construídos, bem escritos e com dilemas instigantes, representa uma fonte riquíssima de possibilidades de se promover discussões que ajudam o estudante significar a teoria. Caso você tenha interesse de entender a arquitetura de um típico caso de ensino – seja para saber escolher ou desenvolver um artefato – e saber como explorar esse método de ensino-aprendizagem em sua prática pedagógica, venha ouvir e dialogar com o professor Sadao.

11h00 Elaboração de roteiros do tema 'Produtos Técnicos E Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares' Workshop
Elaboração de roteiros do tema "Produtos Técnicos E Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares"
Place: Zoom

Após o workshop "Vamos desenvolver e discutir casos de ensino?", ministrado pelo professor Edson Sadao Iizuka (ANGRAD, FEI e RAE/FGV), os interessados poderão participar do workshop "Elaboração de roteiros do tema 'Produtos técnicos e tecnológicos: projetos transdisciplinares'”, que contará com a presença dos professores Ricardo Zagallo Camargo (ESPM), Celina Maria de Souza Olivindo (UFDPar-PI), Talita de Oliveira Trindade (Ibmec), Diogo Barbosa (IFMT) e Helenice Reis (FASA).

Aproveite a oportunidade e venha discutir as suas dúvidas sobre PTTs com esse time de professores!

09h00 - Karin Brondino Pompeo O efeito virtuoso do processo de orientação na formação científica e os resultados da pesquisa de jovens pesquisadores Workshop
Place: Zoom

A aprendizagem continuada depende da capacidade de o cidadão ser usuário do conhecimento produzido e ser produtor desse conhecimento. Habilidades que ganham centralidade na Educação Superior e que são desenvolvidas com a atuação de estudantes pesquisadores e professores orientadores. A naturalização do processo de orientação pode comprometer a formação científica do estudante. Se você tem interesse por essa agenda de discussão, venha ouvir e dialogar com a prof.a Karin.

09h00 - Dinorá Eliete Floriani A internacionalização, as pesquisas e as redes internacionais: desafios e oportunidades Workshop
Place: Zoom

A pesquisa sobre a Internacionalização tem atraído estudantes da Educação Superior. Porém, pesquisas Cross-country (ou seja, comparando dois ou mais países) não somente ampliam as oportunidades de investigação sobre Internacionalização, como também abre a possibilidade de inserção dos pesquisadores (alunos e professores) em redes internacionais. No entanto, muitos desafios ainda se apresentam, principalmente para pesquisadores de países emergentes. Deseja conhecer mais sobre as possibilidades de pesquisas internacionais e sobre o tema da internacionalização? Venha conversar com a professora Dinorá, que além de tratar sobre os temas de pesquisa em internacionalização, abordará as oportunidades de pesquisas e projetos internacionais e a dinâmica de formação de [inserção em] redes internacionais.

09h00 - Rafael Tezza Pesquisa quantitativa em administração: como e por que iniciar? Workshop
Place: Zoom

Objetivo e Síntese: As pesquisas quantitativas têm ganhado cada vez mais espaço na área de ciências sociais aplicadas. A linguagem matemática é muito útil para descrever as causas de alguns fenômeno e com isso entendê-lo. Mas para que isso seja eficaz é preciso uma compreensão básica dos propósitos e dos métodos de coleta, análise e interpretação de dados. Esta atividade tem como propósito discutir questões inicias, como realizar e por que iniciar uma pesquisa quantitativa. Ter noções básicas para ler ou para realizar uma pesquisa quantitativa é crucial para qualquer pesquisador ou para quem deseja iniciar na carreira de pesquisador na área de Administração. Venha conversar sobre pesquisa com o prof. Rafael, trocar experiências, falar sobre o lado quantitativo das pesquisas em administração.

Organizer

Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração