Programação 

Dia 26 / 09              Dia 27 / 09              Dia 28 / 09             Dia 29 / 09               Dia 30 / 09  

 

 

 

 

Prof. Dr. Humberto H. Takeda

Universidade Federal de Rondônia - UNIR


Prof. Humberto H. Takeda possui graduação em Química (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá - PR, Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Escola de Engenharia de São Carlos/USP, e Doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos com período Sandwich no Instituo Catalão de Nanotecnologia da Universidade Autônoma de Barcelona - Espanha. Em todo o período, trabalhou com o desenvolvimento sensores e biosensores modificados com nanomateriais para detecção de analitos alimentícios e fármacos. Experiênica no estudo e desenvolvimento do comportamento de nanomateriais aplicados para modificação de superfícies de sensores. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Rondônia campus de Ariquemes, atuando no curso de Engenharia de Alimentos e professor do Mestrado em Ciências da Natureza do campus de Rolim de Moura.  Entre 2013 a 2021 foi vice diretor e diretor do campus de Ariquemes.

Prof. Dr. Alanderson Alves Ramalho

Universidade Federal do Acre - UFAC


Prof. Alanderson possui doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Fundação Oswaldo Cruz e Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Acre. Possui graduação em Nutrição pela Universidade Paulista. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Acre, onde coordena o Laboratório de Avaliação Nutricional do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e é líder do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva na Amazônia. É professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental.

Possui experiência na área de Nutrição e Saúde Coletiva, desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão, principalmente nas áreas Segurança Alimentar e Nutricional, Análise nutricional de população, Saúde Materno-Infantil, Epidemiologia e Saúde Pública.

Profª. Drª. Andréia Fernandes Brilhante

Universidade Federal do Acre - UFAC


Possui graduação em Farmácia pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2009). Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2011). Doutorado em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Parasitologia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: parasitos e vetores de importância em saúde pública, fauna de flebotomíneos, leishmanioses e educação sanitária. 

Prof. Dr. Anselmo Fortunato Ruiz Rodriguez

Universidade Federal do Acre - UFAC


Estudou o Bacharelado em Física pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos-UNMS de Lima-Peru (1980-1987). Fiz especialização em Energia Nuclear em convênio UNI-IPEN (1990-1991). Fiz especialização na UNMSM em Fisica do Estado Solido (1992-1993). Possui Mestrado em Física pela Universidade de Brasília - UnB (1999) e Doutorado em Física pela Universidade de Brasília - UnB (2003). Realizou estágio de PÓS-DOUTORADO, junto ao CNANO - Centro de Nanociências e Nanobiotecnologia, desde Janeiro do 2004 ate Setembro 2007. Em Outubro de 2007 começou um projeto de Desenvolvimento Científico Regional-DCR na Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR no Departamento de Física-DFIJI. Tem experiência na área de Física de Ensino e de Física Experimental com ênfase em Física de Matéria Condensada. Atualmente sou professor Associado III da Universidade Federal do Acre-UFAC.

Prof. Dr. César Arruda Meschiari

Universidade Federal do Acre - UFAC


Professor Adjunto do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto da Universidade Federal do Acre. Docente e orientador nos programas de pós-graduação: Biodiversidade e Biotecnologia - BIONORTE (doutorado), Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental (mestrado) e Ciência, Inovação e Tecnologia para Amazônia (mestrado).

Realizou pós-doutorado no Departamento de Fisiologia e Biofísica na University of Mississippi Medical Center (2016-2017) e no Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2014-2016) - USP. Possui o título de doutor pelo programa de Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2014), e o título de mestre pela mesma unidade (2011). Graduado em Fármacia-Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP (2009). Tem experiência nas áreas de Fisiologia, Farmacologia, Bioquímica, com ênfase em Bioquímica de Proteínas, atuando principalmente nos seguintes temas: extratos naturais, câncer,  farmacologia cardiovascular, infarto agudo do miocárdio, metaloproteinases da matriz extracelular e inflamação.

Prof. Dr. Fernando Augusto Schmidt

Universidade Federal do Acre - UFAC


Prof. Dr. Fernando Augusto Schmidt

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), mestrado (2008) e doutorado (2012) em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa.  No período de 2010-2011 realizou doutorado sanduíche na Universidade de Göttingen, Alemanha, desenvolvendo projeto de pesquisa na Indonésia. Realizou pós-doutorado em Ecologia em uma parceria entre a Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal de Lavras de 2012-2014. Desde de junho de 2013 é professor de Ecologia na Universidade Federal do Acre, onde foi docente permanente do PPG em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais (2013 - 2022), sendo coordenador por dois mandatos consecutivos (2015-2017; 2017-2019). Em 2022 ingressou como docente permanente do PPG em Ciência, Inovação, Tecnologia da Amazônia - UFAC. Tem experiência na área de  Ecologia de Comunidades, atuando principalmente nos  temas: padrões de diversidade de formigas em diferentes escalas espaciais, estratificação vertical de assembleias de formigas,  uso de formigas como bioindicadores e assembleias de formigas subterrâneas. Juntamente com Carla Ribas e Rodrigo Feitosa tem coordenado o Formigas do Brasil (https://formigasdobrasil.com/), um projeto visionário que tem como objetivo contribuir de forma efetiva na formação das novas gerações de mirmecólogas e mirmecólogoos interessados nas diversas áreas de conhecimento nas quais se pode utilizar as formigas brasileiras como modelo de estudo.

Prof. Dr. Ewerton Ortiz Machado

Universidade Federal do Acre - UFAC - Campus Cruzeiro do Sul


Prof. Dr. Ewerton Ortiz Machado 

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais; mestre e doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo. Tem como linha de pesquisa a biologia, evolução, filogenia e taxonomia de aranhas, com ênfase na família Pholcidae (Araneae), assim como a diversidade, história natural, aspectos comportamentais de aracnídeos, influência de impactos antrópicos  na biodiversidade. Também tem como interesses de investigação projetos multidisciplinares envolvendo epistemologia do conhecimento cientifico frente ao conhecimento tradicional. Atua no ensino da zoologia, impactos ambientais na biodiversidade, filosofia e pesquisa científica. Trabalha atualmente como professor e pesquisador na Universidade Federal do Acre (Campus Floresta) em Cruzeiro do Sul, Acre, onde coordena o Laboratório de Aracnologia e orienta mestrandos pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais.

Profª. Drª. Roberta de Freitas Lopes

Centro Universitário UNINORTE


Profª. Drª. Roberta de Freitas Lopes

Possui graduação em Ciências Biológicas (2006), Mestrado em Ciências (2016) e Doutorado (2022) em Biotecnologia e Biodiversidade pela Universidade Federal do Acre. Atualmente é professora nos cursos de Farmácia e Medicina do Centro Universitário UNINORTE (AC). Desenvolve pesquisa na área de fisiologia e farmacologia de produtos naturais, principalmente com abordagens ligadas a inflamação e nocicepção. Atuou na pesquisa e desenvolvimento biotecnológico de recursos naturais, exercendo atividades em análises físico-químicas de óleos vegetais, fitoquímica de extratos vegetais amazônicos, morfologia e anatomia vegetal, histoquímica, farmacobotânica, farmacognosia e mapeamento de espécies florestais não-madeireiras na Fundação de Tecnologia do Estado do Acre - FUNTAC. Tem experiência na área de microscopia e taxonomia de microalgas continentais.

Profª Ma. Vivyane Alencar Marques Araújo do Nascimento Medeiros

Universidade Federal do Acre - UFAC


Profª Ma. Vivyane Alencar Marques Araújo do Nascimento Medeiros

Graduada em Engenharia Elétrica pelo Instituto de Ensino Superior do Acre – IESACRE (2012-2016). Especialista em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Automação e Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes – UCAM (2017-2018), Especialista em Gerenciamento de Projeto e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI (2019-2020). Mestra em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2020-2022) e Mestra em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2021-2022). Atualmente, professora no curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário – UNINORTE ACRE e no Curso de Engenharia Elétrica como professora substituta da Universidade Federal do Acre – UFAC. Experiência de trabalho com mentoria, coordenação, gerenciamento de projetos, atividades relacionadas à segurança do trabalho e perícias judiciais e atuação como consultora de eficiência energética.

Profª. Ma. Jaine Rodrigues da Rocha

Estácio - UNIMETA


Profª. Ma. Jaine Rodrigues da Rocha

Professora e Preceptora de Estágio na Estácio - UNIMETA, Mestra em Ciências da Saúde da Amazônia Ocidental - (UFAC), Pós Graduada em Oncologia Multiprofissional - (Estácio - UNIMETA), Bacharela em Biomedicina pela Estácio - UNIMETA (2017), Licenciada em Química pela Universidade Federal do Acre- UFAC. Atuou como Coordenadora Substituta dos Laboratórios da Estácio - UNIMETA - (Julho - Dezembro de 2019) e como Biomédica e Responsável Técnica substituta do Laboratório Escola. Apresenta experiência como Preceptora de Estágio Supervisionado nos Setores de Coleta sanguínea e Hematologia do curso Técnico em Análises Clínicas do SENAC (2018). 

Profª. Ma. Kelly Xavier Maggi

Universidade Federal do Acre - UFAC


Graduação em Fisioterapia; Especialização em Fisioterapia Traumato-ortopédica e desportiva, Mestre em Educação, Pós-graduanda em Dor (FisioemOrtopedia/SP)

Profª. Ma. Herika Fernanda Montilha Satrapa

Instituto Federal do Acre - IFAC


Mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pela Universidade de Brasília (2018), Especialista em Gestão da Produção e Logística pela Uninorte (2017). Graduada em Administração pela Uninorte (2011). Atua como Professora de Administração e Diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica na Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação no Instituto Federal do Acre. É Secretária Adjunta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - Regional Acre (Biênio 2021-2023). Atuou 10 anos como gestora de Ciência e Tecnologia e Inovação na Secretaria de Ciência e Tecnologia do Acre (2008 a 2018). Coordenou a Representação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial no Acre (2010 a 2013). Coordenou a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia do Acre nos anos de 2014, 2015 e 2016. Tem experiência na área de Administração, Gestão Pública, Administração de eventos, Educação Profissional, Propriedade Intelectual, Ciência, Tecnologia e Inovação e Empreendedorismo. Atuante na concepção e implantação de habitats de inovação.

Profª. Drª. Maralina Torres da Silva

Empresa Peixe Sadio


Sócia da empresa Peixe Sadio e Coordenadora do Projeto - Docente do Instituto Federal do Acre, doutora em Biodiversidade e Saúde, com ênfase na área de parasitologia de peixes de cultivo.