Objetivo: Introduzir e desenvolver o tema relativo aos métodos autocompositivos, por meio de uma abordagem teórico-prática, utilizando conteúdos de neurobiologia, comunicação, genética, epigenética, psicologia e direito, a fim de possibilitar a compreensão dos conceitos e a inserção das práticas de consenso no cotidiano pessoal e profissional dos participantes, visando à resolução de conflitos, controvérsias e problemas em cenários de cooperação.
Data: dias 25 e 26 de setembro de 2025.
Horário: das 08h às 12h15.
Modalidade: remoto síncrono – Plataforma Google Meet.
Carga horária: 8h/a.
Público: membros, servidores e assessores do MPPE.
Vagas: serão oferecidas até 60 vagas, a serem preenchidas por ordem cronológica de inscrição.
Certificado: O certificado será emitido para o participante com 100% de frequência da carga horária total do curso.
Inscrições: até o dia 22 de setembro de 2025 ou até o preenchimento das vagas disponíveis.
Conteúdo programático:
- Conceitos importantes: mediação, conciliação, negociação e arbitragem;
- Métodos básicos de negociação: negociação competitiva (distributiva) e negociação colaborativa (integrativa).
- Fases da negociação: planejamento; contato e interlocução; objetivação da negociação; conclusão e formalização da negociação; implementação.
- Planejamento: definir questões e a composição de barganha; coleta de dados, informações e argumentos de apoio; definição dos alvos; modelo de inquietações dual; implementação da estratégias.
- O Contato: preparação; construção do relacionamento; Rapport – vínculo com o interlocutor; Negociação eficaz.
- Negociação intrapessoal e o autocontrole pelo método do uso de perguntas: sistema reptiliano, sistema límbico, neocórtex e córtex pré-frontal – teoria trina da evolução cerebral de Paul Maclean; O córtex pré-frontal esquerdo, as amígdalas e suas importâncias para o autocontrole do medo, ansiedade e da raiva.
- A “Tomada de decisão” nos espaços de consenso é racional ou emocional? Estruturas cerebrais da tomada de decisão; conceito de emoção, sentimento, consciente, inconsciente, subjetividade e aplicação prática dos conceitos nos métodos autocompositivos.
- Porque a postura colaborativa é mais adequada para a resolução de problemas? neurobiologia da negociação: testosterona, cortisol, dopamina, serotonina, ocitocina e práticas de regulação desses hormônios e neurotransmissores com o fim resolutivo; dificuldade de escutar; tipos de escuta; ansiedade e perda de memória; técnica de respiração: sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático; negociação e o efeito do estrogênio para a obtenção de consenso.
- Objetivação da negociação: Percepção; defesa contra as táticas duras dos negociadores competitivos: ameaças, ataques pessoais, “mocinho/bandido”, “trabalho na neve”, “mordida”, atraso calculado e outras; Fatores da mensagem em negociação: conteúdo; estilo persuasivo; estrutura; Técnicas de mediação utilizadas em negociações: despolarização do conflito; reconhecimento e validação dos sentimentos; silêncio; afago e reforço positivo; recontextualização; sínteses organizativas; inversão de papeis; técnicas de mediação em negociações on-line.
- Implementação da negociação.
- Conclusões
Metodologia: Interlocução expositiva dialogada com manejo de power point.
Instrutor: Paulo Valério Dal Pai Moraes
É Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul desde 2000, tendo ingressado na Instituição como Promotor de Justiça em 1989 (33 anos na Instituição). É um dos autores do Manual de Negociação e de Mediação do Conselho Nacional do Ministério Público. Integrou a comissão para a criação da Resolução nº 118/CNMP. Foi designado, em dezembro de 2020, pelo Procurador-Geral de Justiça Dr. Fabiano Dallazen, como o primeiro Mediador da história do Ministério Público brasileiro. É Coordenador Técnico do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição do Ministério Público do RS. Autor de muitos livros individuais e coletivos, sendo exemplo o livro Negociação Ética para Agentes Públicos e Advogados e o recente Neurociências e Métodos Autocompositivos. É Mestre em Direito do Estado pela PUC- RS, Especialista em Neurociências e Comportamento da PUC/RS. É Facilitador-Instrutor em Métodos Autocompositivos certificado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MP/RS.
Realização: Escola Superior do MPPE e Nupia.