Carambola em Formação (2025) - Segundo Ciclo

Faça sua inscrição
De 30 a 31 de outubro Todos os dias das 14h00 às 23h30

Sobre o Evento

O segundo ciclo educativo Carambola em Formação acontece nos dias 30 e 31 de outubro, com entrada gratuita, no Carambola Lab.

O objetivo desta programação é fomentar a economia criativa alagoana por meio de paineis, palestras, oficinas e outros encontros que promovem a troca de saberes entre agentes artísticos e o público, estimulando assim a criação de redes e o compartilhamento de experiências profissionais diversas. Está confirmada a presença de fazedores culturais de outros estados além de Alagoas.

Inscreva-se agora nas atividades de seu interesse, é de graça!

A programação do Carambola em Formação é uma realização da Carambola Produções e Eventos LTDA, com patrocínio do SEBRAE/AL e recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, operacionalizado pela Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Maceió.

Programação completa:

Quinta-feira, 30 de outubro

  • 14:00 - 17:00 - Oficina de poesia: Escrevendo no leito de um rio, com Lucas Litrento (AL)
  • 18:30 - Painel 1: O Velho Chico como metáfora: fluxos e trajetórias do audiovisual alagoano
  • 20:00 - Painel 2: Conexões Sustentáveis: Marcas e Cena Cultural
  • 21:30 - Show: Andréa Laís (AL) e Chau do Pife (AL)

Sexta-feira, 31 de outubro

  • 18:30 - Painel 3: A música que inventa o Nordeste
  • 20:00 - Painel 4: Música brasileira ouvida daqui: curadoria, cenas e outros olhares
  • 21:30 - Show: Aldo Vinicius (AL)

Dias 30 e 31/10: Exposição fotográfica “São Franciscas e Franciscos - Uma gente nascida e sobrevivida do rio”, de Jorge Vieira (AL)

Programação

14h00 Oficina de poesia: Escrevendo no leito de um rio Oficina
Oficina de poesia: Escrevendo no leito de um rio
Local: Carambola Lab

Com Lucas Litrento (AL)

A poesia, coisa antiga, remete ao início do mundo; ao começo de um rio e às vilas e cidades que se pulverizam perto desses leitos. A linguagem, fogo-corredor, sempre sai da água. Fluidez, circularidade, a repetição que sempre é outra coisa: a travessia, como nos ensina Guimarães Rosa. Essa oficina de poesia pretende partir dessas imagens sem início nem fim, cíclicas, imagens da natureza, para traçar possibilidades de investigação poética por meio de leitura, análise e escrita de poemas. O encontro se dividirá entre a leitura, escuta e análise de poemas que tratam de imagens próximas do rio (ou que tenham sido construídos por meio de uma forma similar), bem como a realização prática de textos de autoria das pessoas inscritas.

18h30 Painel: O Velho Chico como metáfora: fluxos e trajetórias do audiovisual alagoano Painel
Painel: O Velho Chico como metáfora: fluxos e trajetórias do audiovisual alagoano
Local: Carambola Lab

Com: Erom Cordeiro (AL), Luciano Pedro Jr (AL) e Ulisses Arthur (AL). Mediação: Nara Normande (AL).

O Velho Chico, rio que nasce pequeno e ganha força ao atravessar territórios e culturas brasileiras, pode também ser visto como metáfora do audiovisual nordestino: da nascente, que representa a identidade e o pertencimento de cada artista marcado por suas raízes e ancestralidades; do percurso, com seus fluxos de corrente, dificuldades e conquistas ao longo do caminho; até o deságue, quando as obras alcançam visibilidade nacional e internacional, carregando consigo a potência cultural dos lugares de onde vieram. Assim como o rio sustenta vida, o audiovisual preserva memórias e projeta futuros e é fundamental pensar em como manter esse fluxo vivo por meio de políticas públicas, formação e redes de apoio que fortaleçam o setor. O legado do Velho Chico nos inspira a refletir sobre como seguir adiante, garantindo que o cinema e o audiovisual nordestino continuem a correr, alimentar e transformar o cenário cultural brasileiro e internacional.

20h00 Painel: Conexões Sustentáveis: Marcas e Cena Cultural Painel
Painel: Conexões Sustentáveis: Marcas e Cena Cultural
Local: Carambola Lab

Com: Guilherme Bailão/Grupo Heineken (SP), Juliana Coelho/Banco do Nordeste Cultural (CE) e Thaís Pradella/Rede Accor (SP/AL). Mediação: Manoel Barbosa/Mandala360 (AL).

Esta mesa discute como as marcas podem atuar de forma responsável em relação ao meio ambiente e à cultura, potencializando projetos que promovam impacto social positivo. Serão exploradas práticas de fomento cultural, estratégias de patrocínio consciente e ações de sustentabilidade dentro de festivais, campanhas e iniciativas culturais. A partir das experiências dos participantes, refletiremos sobre o papel das marcas na construção de cenários criativos mais éticos, inclusivos e sustentáveis.

21h30 Show: Andréa Laís (AL) e Chau do Pife (AL) Apresentação Artística
Show: Andréa Laís (AL) e Chau do Pife (AL)
Local: Carambola Lab

A música de cada tempo floresce de suas raízes, num ciclo que conecta pessoas e simboliza a cultura e o espírito do lugar. Quando artistas como Chau do Pife e Andréa Laís se encontram, a diferença de gerações vira potência. Fluentes e generosos, compartilham prazer em criar juntos. O primeiro encontro foi em 2012, no show Sincopando Jacinto Silva, e ali nasceu uma amizade frutífera. Chau tornou-se Patrimônio Vivo de Alagoas; Andréa, um dos maiores nomes de sua geração. O reencontro dos dois celebra a sobreposição do tradicional e do novo, revelando a diversidade e a força da música alagoana — que, como seus artistas, é camaleônica e profunda, traduzindo o território e o tempo em pura expressão.

18h30 Painel: A música que inventa o Nordeste Painel
Painel: A música que inventa o Nordeste
Local: Carambola Lab

Com: Zé Manoel (PE), Andréa Laís (AL) e Wilma (AL). Mediação: Laís Falcão (AL).

Esta mesa propõe discutir como são construídas narrativas que revelam as raízes culturais da região e suas reinvenções contemporâneas. Serão abordados temas como: processos de criação, circulação e preservação de tradições, assim como a interação entre memória, identidade e inovação musical. A partir das experiências dos participantes, refletiremos sobre como a música nordestina dialoga com o Brasil e com o mundo, mantendo viva sua diversidade de vozes e estilos.

20h00 Painel: Música brasileira ouvida daqui: curadoria, cenas e outros olhares Painel
Painel: Música brasileira ouvida daqui: curadoria, cenas e outros olhares
Local: Carambola Lab

Com Ismael Fagundes/AFROPUNK Brasil (BA), Gerson Junior/Festival Psica (PA), André Pardini (ARVO Festival/SC) e Lili Buarque/Festival Carambola (AL). Mediação: Ana Morena/Festival DoSol (RN).

Como os olhares de curadores, festivais e coletivos de diferentes regiões do Brasil redesenham o mapa da música contemporânea? Esta mesa propõe uma reflexão sobre a curadoria musical como prática crítica e política, capaz de revelar cenas locais, construir narrativas e descentralizar os circuitos de visibilidade para além dos eixos tradicionais. A partir das experiências dos participantes, discutiremos como as escolhas curatoriais constroem futuros possíveis para a música brasileira, valorizando territórios, diversidades e estéticas emergentes.

21h30 Show: Aldo Vinicius (AL) Apresentação Artística
Show: Aldo Vinicius (AL)
Local: Carambola Lab

Com uma sonoridade moderna e letras que traduzem emoções profundas, Aldo Vinícius desponta como uma das novas vozes do trap romântico (love song) em Alagoas. À frente de sua banda, o artista traz uma proposta musical que une batidas envolventes, rimas autênticas e mensagens de amor, conquistando um público cada vez mais diverso e fiel. Aldo iniciou sua trajetória ainda na adolescência, aos 12 anos, participando de festivais escolares e projetos culturais em Maceió.

Essas experiências o impulsionaram a transformar seu talento em profissão e, com o tempo, consolidar um estilo próprio dentro do universo trap/rap, com foco em composições que falam sobre sentimentos, vivências e relações humanas. Atualmente, Aldo Vinícius circula por eventos e palcos de Maceió e região, firmando seu nome como um dos representantes da nova geração do trap alagoano. Seu trabalho é um convite à emoção e à reflexão.

Carregando área de inscrição

Local

Carambola Lab, 57022-180, Rua Sá e Albuquerque,378, Jaraguá, Maceió, Alagoas
Ver no mapa

Organizador

CARAMBOLA PRODUÇÕES