O ciclo educativo Carambola em Formação acontece de 23 a 26 de setembro de 2025, com entrada gratuita, no Carambola Lab.
O objetivo desta programação é fomentar a economia criativa alagoana por meio de paineis, palestras, oficinas e outros encontros que promovem a troca de saberes entre agentes artísticos e o público, estimulando assim a criação de redes e o compartilhamento de experiências profissionais diversas. Está confirmada a presença de fazedores culturais de outros estados além de Alagoas.
Inscreva-se agora nas atividades de seu interesse, é de graça!
A programação do Carambola em Formação é uma realização da Carambola Produções e Eventos LTDA, com patrocínio do SEBRAE/AL e recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, operacionalizado pela Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Maceió.
Programação completa:
CARAMBOLA EM FORMAÇÃO - DE 23 A 26 DE SETEMBRO DE 2025 - LOCAL: CARAMBOLA LAB
-
Mostra de artes visuais “Aquário”, por Amanda Bambu, de 23 a 26 de setembro
-
Banquinha da Novo Jardim, de 23 a 25 de setembro
23/09 (DIA 1)
-
18:30 - Palestra - Economia criativa e inovação com Thêmis Mendonça, do Sebrae-AL. A palestra explora como a economia criativa transforma ideias em valor, impulsionando negócios, territórios e comunidades. Com foco em inovação, apresenta tendências e estratégias para fortalecer setores culturais e criativos.
-
20:00 - Painel - Arte, território e futuro: cultura como ativismo sustentável. Como festivais, coletivos e artistas podem gerar transformação ambiental e social através da cultura. Iniciativas de pequeno porte de impacto, pontos de cultura e seu papel na comunidade. Com: Mariah Bueno - Festival Zero8Dois (AL), Cíntia Ribeiro - Fala, Bolacheira! (AL) e Érika Santos - Livraria Novo Jardim (AL). Mediadora: Luiza Leal - Piracema Studio (AL)
24/09 (DIA 2)
-
14:00 - Oficina: Preservação da Memória do Velho Chico com Lyara Cavalcanti (AL): Exercício criativo em madeira de coleta das margens do Rio com o objetivo de estimular os participantes a criar uma escultura pequena baseada em memória pessoal do Rio São Francisco, tendo como matéria pequenos pedaços de madeira coletados à margem do rio.
-
18:30 - Painel: Economia criativa circular: música, moda e design no fluxo consciente. Diálogo entre artistas, a moda e o design. Como modelos de negócios baseados em reaproveitamento, logística reversa e economia de experiência podem ser uma saída para a produção de merchandising. Design sustentável em produtos, cenografia e figurinos criativos. Com: Rodrigo Ambrósio - Designer (AL); Polly Isbelo - Designer, pesquisadora e artista; (AL), Paulo Accioly - Artista visual (AL). Mediadora: Llari Gleiss - Artista (AL)
-
20:00 - Painel: Mercado musical em rede: feats, colabs e modelos eficientes. O coletivo e o local em pauta. Formas coletivas de produção, distribuição e monetização na cena musical. Pensar a parceria artística na música e em outras linguagens. Com: Chico Torres - Compositor e músico (AL), Janu - Músico, escritor e produtor cultural (AL) e LoreB - Artista (AL) . Mediadora: Letícia Sant’Ana - Percussionista (AL)
25/09 (DIA 3)
-
19:00 - Mercados criativos em equilíbrio — feiras, festivais e circuitos. Bate-papo sobre eventos e feiras culturais com impacto ambiental reduzido e valorização da produção local em suas diversas áreas (música, gastronomia, literatura etc). Com: Tati Magalhães - Mirante Cine Clube (AL), Paola Santana - Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água (SE) e Jarmeson de Lima - Coquetel Molotov (PE). Mediadora: Ariane Monteiro - Território Sustentável (AL)
-
20:30 - Show: LoreB (AL)
26/09 (DIA 4)
-
18:00 - Lançamento do livro “Aquário” de Amanda Bambu. “Aquário” investiga o encontro entre corpo e emoção, onde há gestos suspensos e silêncios que só a água permite. Uma narrativa visual em que cada imagem é respiração, pausa e profundidade poética.