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Informe sobre a Epidemiologia da COVID-19 Colóquio · Naomar de Almeida Filho
Crítica epistemológica à modelagem epidemiológica Colóquio · Nilson Machado
Saúde e qualidade de vida como valor e direito Colóquio · Elie Ghanem
Saúde mental, estresse e distanciamento social Colóquio · Lino de Macedo
O tema saúde nos currículos da Educação Básica Colóquio · Bernardete Gatti
Políticas públicas em tempos de crise (mulheres no comando) Colóquio · Guilherme Ary Plonski
Debates Colóquio
Oficina com Grupos de Discussão Oficina · Naomar de Almeida Filho, Bernardete Gatti, Elie Ghanem, Guilherme Ary Plonski, Lino de Macedo, Luís Carlos de Menezes, Nilson Machado
Plenária de compartilhamento Colóquio · Naomar de Almeida Filho, Bernardete Gatti, Elie Ghanem, Guilherme Ary Plonski, Lino de Macedo, Luís Carlos de Menezes, Nilson Machado
As inscrições são gratuitas e direcionadas a profissionais da área da educação. Inscrição realizada e presença não confirmada implicará no bloqueio de participação nas demais atividades da Cátedra.
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O IEA tem a atribuição de realizar, junto a segmentos representativos da sociedade, estudos sobre instituições e políticas públicas (nacionais, estaduais, municipais e até supranacionais). Destacam-se os trabalhos sobre políticas de desenvolvimento da ciência, tecnologia e cultura, bem como sobre o uso social do conhecimento.
Concentra atividades de Pesquisa nas áreas de Anatomia Patológica, Fisiopatologia Pulmonar, Doenças Respiratórias e Saúde Ambiental, Ecologia Aplicada, Cidades e Saúde Humana, Humanidades e Antropologia Médica. Ciclista e gaitista.
Foi diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP de abril de 2016 a a abril de 2020.
Bacharel em Física (Universidade de São Paulo -1967), Mestre em Física (Carnegie Mellon University -1971), Doutor em Física (Universitaet Regensburg -1974). Professor Sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Membro do Conselho Estadual de Educação em São Paulo. Consultor da UNESCO para propostas curriculares. Membro do Conselho do Prêmio Jabuti de Literatura, junto à Câmara Brasileira do Livro. Assessor do Ministério da Educação para a elaboração da Base Nacional Curricular. Principais focos de trabalho em educação, currículos para a educação básica, formação de professores e ensino de ciências.
Professor Titular de Epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Médico, Mestre em Saúde Comunitária, Ph.D. em Epidemiologia. Doctor of Science Honoris Causa McGill University, Canadá. Ex-Reitor da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Federal do Sul da Bahia; atual professor visitante e titular da Cátedra de Educação Básica do IEA USP.
Iniciou a carreira docente na Universidade de São Paulo em 1972, no Instituto de Matemática e Estatística (IMEUSP); a partir de 1984, transferiu-se para a Faculdade de Educação (FEUSP). É graduado em Matemática pela Universidade de São Paulo, mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (1989) e Livre-Docente na área de Epistemologia e Didática, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1994). No biênio 1993-1994, foi Professor Visitante no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, no Programa Educação para a Cidadania. Atualmente é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na condição de Professor Senior. Chefiou o Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada ao longo de quatro mandatos. Já orientou mais de 60 mestres e/ou doutores, além de supervisionar diversos pós-doutorados. Coordena o Grupo de Pesquisa GEED (Grupo de Estudos em Epistemologia e Didática), cadastrado no CNPq. Suas principais publicações estão nas interfaces entre a Matemática e a Linguagem, entre a Epistemologia e a Didática, e entre a Ética e a Educação. Além dos livros e artigos acadêmicos, publicou mais de duas dezenas de livros para crianças a partir de 5 anos. Realiza semanalmente da FEUSP dois seminários abertos ao público em geral: o SEED (Seminários de Estudos em Epistemologia e Didática, desde 1997) e o SEMA (Seminários de Ensino de Matemática, desde 2008). Publica semanalmente microensaios em seu site pessoal (www.nilsonjosemachado.net), onde podem ser encontrados os cronogramas de atividades semanais do SEED e do SEMA. Coordena o Comitê Executivo da Cátedra de Estudos sobre a Educação Básica, sediada no IEAUSP, em parceria com a Fundação ITA[U SOCIAL.
Tem graduação em pedagogia (1986), mestrado (1992) e doutorado (2000) em Educação na Universidade de São Paulo, na qual trabalha como professor doutor. Atua principalmente nos temas: mudança educacional, qualidade da educação, gestão escolar e democracia. É responsável pelo grupo de pesquisa Ceunir-Centro Universitário de Investigações em Inovação, Reforma e Mudança Educacional. (
É graduado (1966) em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto, Mestre (1970), Doutor (1973) e Livre Docente (1983) em Psicologia pela Universidade de São Paulo. É membro da Academia Paulista de Psicologia e Professor Emérito pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) onde exerceu o cargo de Professor Titular. Foi professor e orientador no Programa de Pós- graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, neste instituto, tendo orientado 83 teses de doutorado e dissertações de mestrado. Atualmente, participa do grupo de trabalho sobre Educação Básica no Instituto de Estudos Avançados, USP, é assessor do Instituto Pensi, Fundação José Luiz Egydio Setubal e membro do Comitê Científico do Núcleo Ciência pela Infância. Estuda o valor dos jogos na Psicologia, Educação e Saúde, bem como a importância da promoção dos processos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot, com Pós-Doutorados na Université de Montréal e na Pennsylvania State University. Docente aposentada da USP, foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. Simultaneamente foi Pesquisadora Senior na Fundação Carlos Chagas, aí exercendo os cargos de Coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais e de Superintendente de Educação e Pesquisa. Foi membro e presidiu o Comitê Científico - Educação do CNPq e foi coordenadora da área de Educação da CAPES. Atuou como Consultora da UNESCO e de outros organismos nacionais e internacionais. Em 2014 assumiu como Diretora Vice Presidente da Fundação Carlos Chagas, orientando e respondendo pelas ações do setor de Pesquisa e Educação. Participa de comitês científicos de várias revistas nacionais e internacionais. Membro titular da Academia Paulista de Educação (Cadeira nº 27). Suas Áreas de Pesquisa são: Formação de Professores, Avaliação Educacional e Metodologias da Investigação Científica. Em 2016 foi eleita Presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.
Professor Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Departamento de Administração) e Professor Associado da Escola Politécnica (Departamento de Engenharia de Produção) da USP. É Coordenador Científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica e Vice-coordenador do Centro de Inovação da USP. Foi Diretor Superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e Presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). É Diretor da área de Gestão de Tecnologias em Educação da Fundação Vanzolini e Coordenador de Projetos na Fundação Instituto de Administração. Coordena a rede internacional University-Based Institutes for Advanced Study (UBIAS) e integra a Junta de Governadores do Technion - Israel Institute of Technology.
Foi vice-diretor do IEA no período de 2016-2020 e assumiu como diretor do Instituto em abril de 2020.