Apresentações curtas e concisas (5 minutos) de pós-graduandos vinculados ao CBioClima.

 

Grupo Vitor Fernandes Oliveira de Miranda (Pesquisador Principal)

Biomas de Angola: Diversidade da Flora e Perspectivas sobre a Microbiota

Palestrante: Afonso Pinto Fançony (Doutorando)

Com um total de 1.246.700 km² de superfície terrestre, Angola é o segundo país (depois da África do Sul), com maior número de biomas na África. O país apresenta uma rica diversidade de espécies, mas esta riqueza natural encontra-se pouco documentada quando comparada com a de outros países africanos, principalmente da região austral. Nos últimos anos a biodiversidade angolana tem sido perturbada pelas atividades antropogênicas, com realce para agricultura slash-and-burn e shifting cultivation. Portanto, é imprescindível buscar alternativas no sentido de mitigar esses impactos negativos, com objetivo de conservar a biota e acautelar os danos ambientais negativos para as gerações vindouras. O conhecimento de microrganismos eficientes ao solo dessas áreas é sem dúvida uma alternativa para manter os agricultores nas áreas abertas. A família Lentibulariaceae (grupo de plantas carnívoras), possuem potencial para o conhecimento da microbiota associados à fertilidade do solo.

 

Explorando o holobionte carnívoro em plantas aquáticas: modelando a comunicação microbiana e desvendando o potencial biotecnológico do microbioma de armadilhas de Lentibulariaceae

Palestrante: Abraham David Guerra Ospino (Mestrando)

Transcendendo seu papel ecológico como predadoras, as plantas carnívoras albergam um universo microbiano em suas estruturas de captura, constituindo um holobionte complexo e imprescindível à sua sobrevivência. Este sistema representa um modelo importante para a elucidação da comunicação microbiana e para a avaliação de seu potencial biotecnológico. O microbioma associado aos utrículos de espécies de Lentibulariaceae é investigado como um microcosmo natural para o estudo de Quorum Sensing, e como um promissor reservatório para a bioprospecção de enzimas digestivas inéditas e compostos bioativos. Este trabalho estabelece o holobionte como um instrumento robusto na interface entre a ecologia microbiana fundamental e o desenvolvimento de inovações biotecnológicas.

Compartilhe!