[TJAP] Formação em Noções Básicas e Noções Práticas

[TJAP] Formação em Noções Básicas e Noções Práticas

Promovido pelo Projeto Círculos em Movimento

Faça sua inscrição
De 23 agosto a 28 de outubro Todos os dias das 00h00 às 00h00

Sobre o Evento

Uma parceria entre o Projeto Círculos em Movimento e a TJAP - Tribunal de Justiça do Amapá.

O curso será ofertado em duas etapas, sequenciais entre si, de conteúdo introdutório à prática dos Círculos de Construção de Paz em ambientes escolares, denominados “Noções Básicas” e “Noções Práticas”. Cada etapa terá carga horária de 20 horas-aula, distribuídas em 4 semanas (5 h/a semanais), sendo 2 h/a dedicadas a 2 encontros semanais síncronos, orientados por uma experiente equipe de instrutoras. E as restantes 3 h/a para atividades complementares assíncronas, incluindo videoaulas especialmente produzidas com as próprias autoras Kay Pranis e Carolyn Boyes-Watson.

Com certificação única de 40 horas/aula.

AULA INAUGURAL - 23/08 - Segunda-feira - 17h

CURSO 1 - NOÇÕES BÁSICAS

Conteúdo: Parte I do Material Instrucional

Para conhecer os círculos de construção de paz, com foco em comunidades escolares. Porém, de interesse também
a quem mais se interesse em conhecer a metodologia, ou facilitadores já treinados que queiram ampliar
conhecimentos.

Pré-requisito: Nenhum

Datas: 30 de agosto a 23 de setembro

Horários: 17h às 18h

Carga Horária: 20 horas/aula

CURSO 2 - NOÇÕES PRÁTICAS

Extensão das Noções Básicas, para entender como se aplicam os círculos na harmonização da convivência no
cotidiano escolar, bem como as proposições da “Disciplina Restaurativa” para situações envolvendo danos: do
“dizer o que fazer” para “escutar”, de “saber as respostas” para “ter curiosidade”, da “instituição ou outros” para
“aqueles que foram afetados” restaurando o equilíbrio, do “foco no transgressor” para “foco em quem sofreu e em
quem causou dano”, da “coerção externa” para “motivação interna”.

Pré-requisito: Noções Básicas

Datas: 04 de outubro a 28 de outubro

Horários: 17h às 18h

Carga Horária: 20 horas/aula

MAIS INFORMAÇÕES? ACESSE O SITE!

WWW.CIRCULOSEMMOVIMENTO.ORG.BR/FORMACOES

Programação

17h00 UNIDADE 1 - Apresentação do Manual Aula
Local: EAD

Esta Unidade apresenta o Manual Círculos em Movimento como Guia de recursos para auxiliar a prática dos círculos para a Comunidade Escolar, sendo que o Manual servirá como roteiro do nosso Curso. Questões conceituais e algumas reflexões a respeito do potencial dos círculos serão apresentadas, juntamente com a exposição de 6 conjuntos de teorias, consideradas como os fundamentos teóricos para a compreensão do poder da prática

17h00 UNIDADE 1 - Apresentação do Manual Aula
Local: EAD

Esta Unidade apresenta o Manual Círculos em Movimento como Guia de recursos para auxiliar a prática dos círculos para a Comunidade Escolar, sendo que o Manual servirá como roteiro do nosso Curso. Questões conceituais e algumas reflexões a respeito do potencial dos círculos serão apresentadas, juntamente com a exposição de 6 conjuntos de teorias, consideradas como os fundamentos teóricos para a compreensão do poder da prática

17h00 UNIDADE 2 - Pressupostos Básicos Aula
Local: EAD

A Unidade versa sobre o conceito de pressuposto básico que, segundo resumem as autoras, "são ideias básicas que nós acreditamos serem verdades a respeito da natureza humana e de nossos relacionamentos em relação ao mundo” e apresentará os sete pressupostos dos Círculos de Construção da Paz.

17h00 UNIDADE 2 - Pressupostos Básicos Aula
Local: EAD

A Unidade versa sobre o conceito de pressuposto básico que, segundo resumem as autoras, "são ideias básicas que nós acreditamos serem verdades a respeito da natureza humana e de nossos relacionamentos em relação ao mundo” e apresentará os sete pressupostos dos Círculos de Construção da Paz.

17h00 UNIDADE 3 - Poder e o Desafio dos Círculos Aula
Local: EAD

A Unidade apresenta aspectos referentes à promoção dos relacionamentos saudáveis nas escolas e as influências das relações de poder. Também são abordados os conceitos de justiça, pertencimento e alegria como formas de construir relações saudáveis, tanto na escola, como fora dela. e como estes conceitos são vivenciados nos círculos, através dos valores intrínsecos: respeito, igualdade, empatia, alfabetização emocional, solução de problemas, responsabilidade, autocontrole, autoconscientização, liderança compartilhada, uma maneira diferente de estar junto e a autoconscientização.

17h00 UNIDADE 3 - Poder e o Desafio dos Círculos Aula
Local: EAD

A Unidade apresenta aspectos referentes à promoção dos relacionamentos saudáveis nas escolas e as influências das relações de poder. Também são abordados os conceitos de justiça, pertencimento e alegria como formas de construir relações saudáveis, tanto na escola, como fora dela. e como estes conceitos são vivenciados nos círculos, através dos valores intrínsecos: respeito, igualdade, empatia, alfabetização emocional, solução de problemas, responsabilidade, autocontrole, autoconscientização, liderança compartilhada, uma maneira diferente de estar junto e a autoconscientização.

17h00 UNIDADE 4 - Estrutura dos Círculos e o Papel do Facilitador Aula
Local: EAD

A Unidade trabalha sobre o conceito, a origem e a estrutura do círculo de construção de paz, bem como sobre o papel do facilitador e a importância do equilíbrio na condução do processo. Os elementos estruturais e as etapas da metodologia serão apresentadas e abordadas na construção do processo circular, tais como: sentar-se em círculo, atividade de centramento, cerimônia de abertura, peça de centro, objeto da palavra, construção de valores e diretrizes, perguntas norteadoras, acordos e cerimônias de abertura e encerramento. Também serão feitas reflexões sobre o tempo de preparação, as condições necessárias para a realização de um círculo, e as habilidades necessárias para o facilitador.

17h00 UNIDADE 4 - Estrutura dos Círculos e o Papel do Facilitador Aula
Local: EAD

A Unidade trabalha sobre o conceito, a origem e a estrutura do círculo de construção de paz, bem como sobre o papel do facilitador e a importância do equilíbrio na condução do processo. Os elementos estruturais e as etapas da metodologia serão apresentadas e abordadas na construção do processo circular, tais como: sentar-se em círculo, atividade de centramento, cerimônia de abertura, peça de centro, objeto da palavra, construção de valores e diretrizes, perguntas norteadoras, acordos e cerimônias de abertura e encerramento. Também serão feitas reflexões sobre o tempo de preparação, as condições necessárias para a realização de um círculo, e as habilidades necessárias para o facilitador.

17h00 UNIDADE 1 - Ensinando e Aprendendo em Círculo Aula
Local: EAD

Nesta Unidade vislumbraremos o processo circular em sala de aula e referindo como a metodologia pode ser apresentada aos docentes e, sucessivamente, aos estudantes. Também, serão referidos círculos que evidenciem ambientes de aprendizagem seguros, que explorem os valores, criem a conexão, o pertencimento, construindo e fortalecendo relacionamentos entre toda a comunidade escolar.

17h00 UNIDADE 1 - Ensinando e Aprendendo em Círculo Aula
Local: EAD

Nesta Unidade vislumbraremos o processo circular em sala de aula e referindo como a metodologia pode ser apresentada aos docentes e, sucessivamente, aos estudantes. Também, serão referidos círculos que evidenciem ambientes de aprendizagem seguros, que explorem os valores, criem a conexão, o pertencimento, construindo e fortalecendo relacionamentos entre toda a comunidade escolar.

17h00 UNIDADE 2 - Competências Socioemocionais e o Círculo Aula
Local: EAD

Nesta unidade evidenciaremos os círculos que desenvolvem as competências socioemocionais, possibilitando uma escuta qualificada e a partilha de pensamentos e sentimentos. Ainda, aborda-se o papel do facilitador nessas práticas circulares, diferenciando-o de outros tipos de facilitações.

17h00 UNIDADE 2 - Competências Socioemocionais e o Círculo Aula
Local: EAD

Nesta unidade evidenciaremos os círculos que desenvolvem as competências socioemocionais, possibilitando uma escuta qualificada e a partilha de pensamentos e sentimentos. Ainda, aborda-se o papel do facilitador nessas práticas circulares, diferenciando-o de outros tipos de facilitações.

17h00 UNIDADE 3 - Envolvimento dos pais e da comunidade escolar Aula
Local: EAD

Esta Unidade permite reconhecer a prática circular como um importante recurso para gerar conexão de equipes de trabalho e para a construção de uma Cultura Escolar Positiva. Serão evidenciadas reflexões sobre a liderança construtiva e o engajamento de todos os atores para a construção de uma comunidade escolar restaurativa.

17h00 UNIDADE 3 - Envolvimento dos pais e da comunidade escolar Aula
Local: EAD

Esta Unidade permite reconhecer a prática circular como um importante recurso para gerar conexão de equipes de trabalho e para a construção de uma Cultura Escolar Positiva. Serão evidenciadas reflexões sobre a liderança construtiva e o engajamento de todos os atores para a construção de uma comunidade escolar restaurativa.

17h00 UNIDADE 4 - Aprendendo a disciplina restaurativa Aula
Local: EAD

Nesta Unidade trataremos dos círculos de construção de paz e da forma que essa metodologia pode nos auxiliar a superar o paradigma punitivo. “Trocar as lentes”, como nos inspira Howard Zehr, compreendendo a nova lógica de lidar com o dano e com o conflito, através do respeito, responsabilidade e relacionamentos. Práticas que permitam sair de uma Cultura de Guerra para uma Cultura de Paz.

17h00 UNIDADE 4 - Aprendendo a disciplina restaurativa Aula
Local: EAD

Nesta Unidade trataremos dos círculos de construção de paz e da forma que essa metodologia pode nos auxiliar a superar o paradigma punitivo. “Trocar as lentes”, como nos inspira Howard Zehr, compreendendo a nova lógica de lidar com o dano e com o conflito, através do respeito, responsabilidade e relacionamentos. Práticas que permitam sair de uma Cultura de Guerra para uma Cultura de Paz.

Carregando área de inscrição

Organizador

Circulos em Movimento