Para compreender a diversidade empreendedora e promover o crescimento e desenvolvimento social e econômico dos negócios, gerando oportunidades para todos os empreendedores em Alagoas, será realizada no período de 13, 14 e 15 de dezembro de 2017 a segunda edição do evento CENAFRO 2017
O evento é uma realização da Universidade Federal de Alagoas – UFAL através da Escola Técnica de Artes – ETA/UFAL e a Cia de Teatro e Dança Afro Aiê Orum junto com a Aiê Orum Assessoria e Produção de Eventos Culturais e têm como objetivo principal promover a cultura afro-brasileira, valorizar o potencial do mercado afro e estimular o profissional negro, possibilitando uma maior visibilidade das iniciativas empreendedoras gerenciadas por homens e mulheres negras no estado.
A segunda edição do evento traz como tema o “Estética Negra e Afroempreendedorismo” que consiste na inclusão de pessoas afro brasileiras ao mercado da beleza negra através de seus produtos e serviços. Ademais, o CENAFRO 2017 aposta numa programação diversificada com palestras e apresentações culturais. Além da cultura, o evento buscará reunir empreendedores de diferentes áreas com interesse nesse mercado.
O evento busca, na diversidade empreendedora que temos, contemplar vários aspectos da cultura negra, através de palestras, debates e mostras. Além disso, acreditamos que a prática da Performance Negra e a reflexão sobre temas que nos tocam diretamente, estimulam o viés empreendedor, e com esse intuito o evento conta com ações temáticas que visam desenvolver habilidades específicas, todas com possibilidades de inserção no mercado. O CENAFRO 2017 expõe um pequeno panorama do que já está sendo feito no estado. A presença de empreendedores de outros estados só potencializa aquilo que desenvolvemos, pois a troca de experiências também se configura como um estímulo para o empreendedorismo. Poder escutar pessoas que possuem ações consolidadas, em Alagoas e outros estados, é de suma importância para que se possam expandir os nossos horizontes. E considerando que essas ações têm peso no cenário cultural de suas comunidades e por vezes no mapa cultural do Brasil, essa troca funciona como um elemento propulsor para novas iniciativas e abre margem para uma discussão aprofundada em torno do tema.
Com o evento conta com as participações de Negra Jhô empreendedora , educadora, palestrante, estilista e diretora executiva do Salão da Negra Jhô sediado no Pelourinho em Salvador/BA e Fernanda Dias atriz profissional, bailarina, pesquisadora das danças de matrizes africanas e educadora artística. Pós Graduada em Preparação Corporal para as Artes Cênicas, pela Faculdade de Dança Angel Vianna RJ com especialização em Danças Afro-Brasileiras e Danças Africanas Contemporâneas do Senegal tendo sua formação na Ecole Des Sables em Senegal, África 2015.