A busca por alternativas de fomento do interesse e do conhecimento na área de ciência de carnes no âmbito da Zootecnia, que se beneficia do conhecimento de aspectos da produção animal para incremento do crescimento muscular, nos levou à proposição de um projeto de criação de Grupo de estudos em Ciência de Carnes em diferentes instituições e no evento de um certame de times de julgamento de animal, carcaça e carnes, com a produção de material audiovisual com a colaboração da FEALQ, e também disponibilizado em sítios virtuais de parceiros como a Associação Brasileira de Zootecnia. A primeira versão, com objetivo de divulgação da iniciativa e um primeiro contato com o conteúdo específico, foi disputada por dois grupos de estudo que estiveram envolvidos na concepção do certame. O objetivo é apresentar os conceitos mais básicos dessa formação, e provocar um engajamento de estudantes/profissionais da Zootecnia para desenvolvimento de massa crítica técnico-científica que possa dar conta de desafios crescentes da área, com foco na transformação de desafios e ameaças ao setor em oportunidades novas e qualificadas para os profissionais da área de produção animal.
A ideia é uma disputa entre os grupos de estudo em ciência de carnes estabelecidos, na ESALQ e na FZEA, em que haverá um tempo estabelecido (2,5 minutos por questão, considerando respostas dissertativas, e 40 segundos para perguntas de múltipla escolha (denominadas objetivas) ou de associação de palavras/conceitos ) para as equipes (trabalho em grupo) responderem, com a ideia de passa/repassa apenas para questões dissertativas. Submetida a resposta à uma questão dissertativa, um painel de avaliadores (número impar) fará uma avaliação sempre buscando diferenciar as equipes (tempo para resposta 1 minuto). As questões objetivas terão a resposta disponibilizada após o término do tempo.
Coordenador Certame: Eduardo Francisquine Delgado - Fisiologia Animal - Departamento de Zootecnia/ESALQ-USP
Proposta de dinâmica para disputa de times julgadores (animais, carcaças e carne bovina/suina).
BLOCO I
BLOCO II
BLOCO III
A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ) é entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira e desde o seu estabelecimento, em 30 de dezembro de 1976, constituindo-se como órgão de apoio institucional à Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Centro de Energia Nuclear na Agricultura e outras unidades da Universidade de São Paulo e de instituições públicas e privadas na obtenção de recursos humanos e materiais para ao desenvolvimento de suas atividades.