I Seminário Tecnologia Blockchain para Políticas Públicas

26/10/2017, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (Auditório da Bionanomanufatura, prédio 50), São Paulo, SP

Sobre

(Clique Aqui para Inscrição na LISTA DE ESPERA até 24/10)

Blockchain é uma tecnologia que foi eclipsada pela principal aplicação que a utilizou: Bitcoin - um sistema de pagamento online descentralizado.

Enquanto a moeda virtual ganhava notoriedade principalmente pela evolução do seu valor em relação ao dólar, o Blockchain ganhou diversas outras implementações, mostrando a flexibilidade dessa tecnologia.

No que diz respeito às possíveis implementações dessa tecnologia visando melhorias nas políticas públicas é preciso realizar uma discussão mais abrangente para avaliar quais são de fato os benefícios e os riscos da adoção dessa tecnologia.

Objetivos

A) Discutir com membros da sociedade, academia e empresas as possíveis aplicações do Blockchain para entender quais são as dificuldades enfrentadas pelos representantes do governo ao tentar incorporar essa tecnologia nas políticas públicas;

B) Criar um entendimento entre todos os presentes sobre as possibilidades e limitações dessa tecnologia. Será proposta a elaboração de um documento conjunto pelos palestrantes o qual será publicado posteriormente no site do CEST.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

* Perguntas e Respostas Frequentes

1- Tentei fazer minha inscrição, mas não estou conseguindo. O que está acontecendo?
Devido a alta procura, todas as vagas para o evento se esgotaram em 15/10. Inscreva-se na nossa LISTA DE ESPERA até 24/10 (terça-feira), pois se houver desistências você será contatado imediatamente para fazer sua inscrição.

2- O evento será transmitido pela internet?
Não. Dessa vez o evento não será transmitido ao vivo pelo canal de IPTV da USP. No entanto, o evento será gravado e disponibilizado no canal do CEST no YouTube. Assine a página do CEST no Facebook, ou se inscreva na nossa lista de e-mails para ser notificado quando o vídeo do evento ficar disponível.

3- Por que preciso informar meu RG no momento da inscrição?
A identificação é necessária para autorizar sua entrada no IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (Auditório do Prédio da Bionanomanufatura, prédio 50). Não será permitida a entrada de pessoas que não fizeram sua inscrição on-line até
24/10 (terça-feira).

4- Já fiz minha inscrição, mas houve um imprevisto e não poderei participar do evento. Posso transferir minha inscrição para outra pessoa?
Não. Por questões de segurança é necessário apresentar na entrada do local do evento o documento que foi utilizado no momento da inscrição. No caso de um imprevisto, mande um e-mail para cest_usp@outlook.com até
24/10 (terça-feira) explicando o ocorrido para que possamos auxiliá-lo o quanto antes.

5- Os organizadores do evento emitirão um certificado de participação?
Sim. Haverá certificado de participação emitido pelo CEST para aqueles que fizeram a inscrição e assinaam a lista de presença no dia e local do evento. A emissão on-line será liberada somente após o evento e poderá ser feita neste link. Não serão emitidos certificados para aqueles que não assinaram a lista de presença.

6- Como faço para adicionar ou remover o meu nome da lista de e-mails do CEST?
Se você quiser saber mais sobre futuro eventos do CEST ou outras notícias, clique neste link: CADASTRAR. Caso contrário, descadastre-se de nossa lista acessando este link: DESCADASTRAR.

7- Como posso contatar os organizadores do evento caso eu tenha quaisquer outras dúvidas?
Para solucionar quaisquer outras dúvidas você pode mandar um e-mail para cest_usp@outlook.com.

Local do evento

Instituto de Pesquisas Tecnológicas (Auditório da Bionanomanufatura, prédio 50) - 05508-901, Avenida Professor Almeida Prado, 532, Butantã, São Paulo, São Paulo

Palestrantes

  • José Roberto Castilho Piqueira

    26/10 - 09h00 Abertura do Seminário

    José Roberto Castilho Piqueira - Escola Politécnica da USP

    Atualmente é professor titular e Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1983), doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1987) e livre-docência em Controle e Automação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1997). Tem 101 artigos indexados na principal coleção da Web of Science, orientou 23 mestrados, 24 doutorados e supervisionou 9 pós-doutorados. Participa do corpo editorial do periódico Journal of Control, Automation and Electrical Systems (Springer). É presidente do Conselho Superior do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e membro efetivo da Academia Nacional de Engenharia. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Biomédica, com ênfase em Teoria Geral dos Circuitos Elétricos, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica, bifurcação, sincronismo, caos e modelos matemáticos.

  • Fernando José Gomes Landgraf

    26/10 - 09h00 Abertura do Seminário

    Fernando José Gomes Landgraf - Instituto de Pesquisas Tecnológicas

    Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pelo Centro Universitário da FEI (1976), mestrado (1987), doutorado (1992) e Livre Docência (2007) em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; é professor associado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atua na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase na relação entre a microestrutura e o comportamento magnético dos materiais de engenharia, incluindo seu processamento por conformação mecânica e metalurgia do pó. Desde 2010 investiga também a história da metalurgia no Brasil, com ênfase na análise microestrutural arqueológica de objetos produzidos na Fábrica de Ferro de Ipanema. Trabalhou por 29 anos como pesquisador, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, até 2005. Assumiu a Diretoria de Inovação do instituto (julho 2009 a agosto 2012), e atualmente é o Diretor Presidente do IPT. Conduz o Planejamento Estratégico da instituição com foco no ampliação da cultura de inovação no instituto e no aumento da receita associada com inovação. Busca disseminar o uso de metas técnicas quantitativas em projetos de pesquisa.

  • Edison Spina

    26/10 - 09h00 Abertura do Seminário

    Edison Spina - Escola Politécnica da USP

    Fundador e Coordenador Acadêmico do CEST- Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia. Doutor em Engenharia de Computação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP); Auditor Líder ISO 9000 (1995); MSc / Mestre em 1990 (EP-USP) e Engenheiro Eletrônico em 1981 (EP-USP); Consultor Independente em Interferência e Compatibilidade Eletromagnética (1987), Qualidade e Gestão de Projetos (1998); Diretor da Antares Eletrônica Ltda. (indústria 1986-2000), Gerente de Projetos na Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia – FDTE, Analista de Segurança em Sistemas Eletrônicos ( LCA e GAS / PCS); Professor Assistente no Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais – PCS (EP-USP) desde 1988; Membro do KNOMA – Laboratório de Engenharia de Conhecimento; Coordenador do Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia da USP; Membro Conselheiro do Comitê de Ciência e Tecnologia da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil; Coordenador de Equipes Brasileiras dos Projetos Europeus INS-TINC (FP6), BELIEF (FP6), BELIEF 2 (FP7), VertbrALCUE (Alfa3) e eMundus (Erasmus Mundus); Membro do Comitê de Relações Internacionais da Escola Politécnica (EP-USP).

  • Lucas Lago

    26/10 - 09h10 Introdução ao Tema

    Lucas Lago - CEST-USP

    Graduado em Engenharia da Computação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Atualmente é aluno de Doutorado em Engenharia da Computação na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Pesquisador Assistente no Instituto de Pesquisas Tecnológicas e Pesquisador do CEST.

  • John Sydenstricker-Neto

    26/10 - 09h20 Confiança nas Sociedades Humanas

    John Sydenstricker-Neto - Universidade Presbiteriana Mackenzie / CEST-USP

    Doutor em Sociologia do Desenvolvimento (Cornell University), Mestre em Sociologia (UNICAMP), Bacharel em Ciências Sociais (UNICAMP) é Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e Pesquisador Sênior do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Profissional com mais de 25 anos de experiência em Consultoria, Pesquisa Acadêmica, Pesquisa Aplicada e Docência em Nível Superior e Pós-Graduação, tendo ministrado e coordenado cursos na Cornell University, UNICAMP e UFMG. Formação sólida nas áreas de metodologia de pesquisa (mixed methods social inquiry) e estudos interdisciplinares e áreas temáticas tais como: sustentabilidade, desenvolvimento e mudança social, análise socioambiental, indicadores sociais e ambientais, urbanização, governança e políticas públicas. Larga experiência na gestão de projetos de pesquisa e consultoria, tem recebido financiamento de agências tais como: CNPq, FAPESP, Heinz Foundation, IDB, NIH, UE, UNDP, UNFPA e WHO. Experiência internacional de mais de 10 anos nos Estados Unidos e trabalhos com equipes internacionais de centros e universidades sediadas na Europa, África, Ásia e América Latina.

  • Bernardo Davi

    26/10 - 09h50 Blockchain como Instrumento para Implementação de Confiança

    Bernardo Davi - Tokyo Institute of Technology

    Professor Assistente do Departamento de Matemática e Ciências da Computação no Tokyo Institute of Technology, onde realiza atividades de ensino e pesquisa em criptografia. Obteve o grau de Doutor em Ciência da Computação na Aarhus Universitet, Dinamarca, sob a supervisão de Ivan Damgård e Jesper Buus Nielsen. Bernardo foi pesquisador visitante do Secure Platform Laboratories da NTT Corporation no Japão e do grupo de pesquisa em criptografia da Bar Ilan University em Israel. Seus interesses de pesquisa incluem diferentes aspectos de criptografia teórica e aplicada, com foco em protocolos para computação segura de múltiplas partes e protocolos criptográficos para blockchains e suas aplicações. Seus resultados foram publicados na forma de mais de vinte artigos em revistas e conferências científicas internacionais, obtendo mais de 280 citações. Bernardo atua frequentemente como revisor de artigos para revistas e conferências científicas, sendo membro dos comitês de programa das conferências IACR PKC 2018, CANS 2017 e Provsec 2017. Paralelamente a sua carreira acadêmica, possui experiência em consultoria em segurança da informação e tecnologias de blockchain para os setores público e privado.

  • L'inti Fayad

    26/10 - 10h50 Confiança e Governo

    L'inti Fayad - Advogado e Consultor Jurídico

    Doutorando em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo com pesquisa sobre desenvolvimento, inovação e o ecossistema das startups no Brasil. Mestre em Direito Econômico e Financeiro pela Universidade de São Paulo (2015). Professor universitário. Advogado e consultor jurídico.

  • Daniel Annenberg

    26/10 - 11h10 Implantando Tecnologias em Políticas Públicas

    Daniel Annenberg - Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo

    Formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), é ex-diretor-presidente do Detran-SP. Foi também superintendente do Programa Poupatempo-SP, projeto do qual participou desde a elaboração. Fundou a Res Pública, consultoria em qualidade e serviços públicos, na qual atuou por cinco anos. Trabalhou na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), e como Assessor na Secretaria de Administração Federal. No início da carreira, foi Assessor da Secretaria de Administração e da Secretaria Especial da Reforma Administrativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, onde ajudou a criar o Guia de Serviços Públicos e do planejamento dos projetos referentes à Reforma Administrativa, Desburocratização e criação das Subprefeituras.

  • Cristiane Vianna Rauen

    26/10 - 11h30 Blockchain no Contexto das Politicas Cibernéticas Nacionais

    Cristiane Vianna Rauen - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

    Assessora da Coordenação-Geral de Assuntos Cibernéticos da Secretaria de Política de Informática (SEPIN) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Doutora em Economia (UNICAMP - 2013) com doutorado-sanduíche na Columbia University (EUA - 2011). Mestre em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP - 2007). Bacharel em Ciências Econômicas (FACAMP - 2003). É servidora pública desde 2011, atuando em diferentes instituições do governo federal, como o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro, 2011-2013), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI, 2013-2015) e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT, 2015-2017). Possui mais de 13 anos de experiência em atividades como pesquisa, consultoria e ensino nos temas: economia industrial, ciência, tecnologia e inovação, regulação econômica e análise de políticas públicas.

Programação

Horário Atividade Descrição
26/10
08h30 Entrada do Auditório Credenciamento dos participantes e café de boas-vindas Credenciamento dos participantes que realizaram inscrição até 24/10 (terça-feira) e entrega do material do evento.
09h00 Auditório Abertura do Seminário
José Roberto Castilho Piqueira José Roberto Castilho Piqueira
Edison Spina Edison Spina
Fernando José Gomes Landgraf Fernando José Gomes Landgraf
Apresentação do CEST e boas vindas aos convidados realizada pelos professores: Prof. Dr. José Roberto Castilho Piqueira (Diretor da Escola Politécnica da USP); Prof. Dr. Fernando José Gomes Landgraf (Diretor do Instituto de Pesquisas tecnológicas);  e Prof. Dr. Edison Spina (Professor do Departamento de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP e Coordenador Acadêmico do CEST).
09h10 Auditório Introdução ao Tema
Lucas Lago Lucas Lago
Breve introdução ao tema do evento realizado pela engenheiro e Me. Lucas Lago (CEST-USP) para apresentar os palestrantes ao público, assim como os objetivos esperados com o seminário.
09h20 Auditório Confiança nas Sociedades Humanas
John Sydenstricker-Neto John Sydenstricker-Neto
Palestra do Dr. John Sydenstryker (Pesquisador do CEST-USP).
09h50 Auditório Blockchain como Instrumento para Implementação de Confiança
Bernardo Davi Bernardo Davi
Palestra do Dr. Bernardo David (Professor do Tokyo Institute of Technology).
10h20 Auditório Networking Coffee Break Pausa para que os participanetes troquem contatos entre si e com os convidados
10h50 Auditório Confiança e Governo
L'inti Fayad L'inti Fayad
Palestra do Me. L'inti Fayad (Advogado e Consultor Jurídico).
11h10 Auditório Implantando Tecnologias em Políticas Públicas
Daniel Annenberg Daniel Annenberg
Palestra de Daniel Annenberg (Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo).
11h30 Auditório Blockchain no Contexto das Politicas Cibernéticas Nacionais
Cristiane Vianna Rauen Cristiane Vianna Rauen
Palestra da Dra. Cristiane Vianna Rauen (Assessora da Coordenação-Geral de Assuntos Cibernéticos da Secretaria de Política de Informática no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações).
11h50 Auditório Debate: Perspectivas Futuras de Blockchain para Políticas Públicas Debate com os palestrantes L'inti Fayad, Daniel Annemberg, Cristiane Vianna Rauen, John Sydenstryker e Bernardo David moderado pelo Me. Lucas Lago (CEST-USP). Todos participantes estão convidados a fazerem perguntas para os palestrantes.
12h50 Auditório Encerramento Encerramento realizado pelo engenheiro e Me. Lucas Lago (CEST-USP).

Inscrições

Organizador

  • Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia
    O CEST (Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia) fica localizado no campus da Universidade de São Paulo e seu propósito é pesquisar e discutir questões complexas envolvendo a tecnologia e a sociedade, elaborando papers científicos, workshops abertos, envolvendo acadêmicos, técnicos, autoridades públicas e a população de forma a endereçar essas e outras questões importantes e gerar propostas e repostas úteis para a sociedade.
    Entre em contato

Apoio Institucional