IV CIAB RIO2022

15 de setembro de 2022, 08h30 até 17 de setembro de 2022, 18h00

Dados do trabalho

20/04/2022 até 15/07/2022

Trabalhos

REGULAMENTO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS DO IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE AUTISMOS DO BRASIL
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SOLICITAMOS AOS PARTICIPANTES COM APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS NAS MODALIDADES, COMUNICAÇÕES ORAIS E PÔSTER, O REENVIO DOS SEUS TRABALHOS PARA O E-MAIL comitecientifico.ciab2022@gmail.com ATÉ O DIA 31/07/022

A CONFIRMAÇÃO SOBRE O ACEITE DA APRESENTAÇÃO EM FORMA DE COMUNICAÇÃO ORAL OU BANNER SERÁ ENVIADA VIA E-MAIL DIA 31/07/2022.

Art. 1º. Os participantes interessados em apresentar trabalhos científicos durante o IV Congresso Internacional de Autismos do Brasil, deverão enviá-los por e-mail até o dia 31 de julho de 2022 atendendo às seguintes normas:

§ 1º – O pagamento da inscrição para participar do evento e apresentar o trabalho É OBRIGATÓRIO, devendo todos os autores estarem inscritos na data de envio do trabalho. Informamos que o CIAB não faz reembolso de pagamentos efetuados.

§ 2° – O trabalho inscrito deverá ser inédito, não tendo sido publicado/apresentado (ou estar em via de ser publicado / apresentado) em qualquer outro evento de âmbito regional, nacional ou internacional ou em obras (livros e revistas) físicas ou virtuais.

§ 3º – Cada autor poderá submeter até 02 (dois) trabalhos na modalidade oral e 01 (um) na modalidade banner, desde que com temáticas completamente diferentes.

§ 4º – A inscrição dos trabalhos será realizada mediante o recebimento do e-mail contendo o trabalho anexado em formato word (doc) e/ou pdf, um dos arquivos deverá ser enviado com a identificação do(s) autor(es), para o e-mail comitecientifico.ciab2022@gmail.com , conforme as especificações nos artigos subsequentes.

§ 5º – O número de autores por trabalho deverá ser no máximo de 04 (quatro).

CAPÍTULO I

TRABALHOS CIENTÍFICOS – MODALIDADE APRESENTAÇÃO ORAL

Art. 2º – No título do e-mail deverá constar “TRABALHO CIENTÍFICO – MODALIDADE APRESENTAÇÃO ORAL –IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE AUTISMOS DO BRASIL” e no corpo do e-mail as seguintes informações: nome completo do(s) autor(es) e coautor(es), assim como respectivos e-mails.

§1º O tempo de exposição será de no máximo 10 min. Em caso de coautoria deverá ser indicado, já no momento do envio do trabalho, o nome de quem será o apresentador, sendo permitido apenas um apresentador.

§2º No caso de o apresentador desejar utilizar o datashow, o arquivo deverá ser enviado até o dia 31 de Julho de 2022 para comitecientifico.ciab2022@gmail.com .com, entregar em pendrive no credenciamento, no primeiro dia do evento. Aqui até dia 30/08.

Art. 3º – O tema dos trabalhos deverá versar obrigatoriamente sobre uma das temáticas do Congresso, quais sejam: a) direito das pessoas com deficiência; b) educação e escolarização de autistas; c) sexualidade do autista; d) intervenções para pessoas com TEA e) Formação de profissionais para a inclusão de alunos com TEA f) Políticas públicas para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista g) áreas afins às temáticas anteriores.

CAPÍTULO II

TRABALHOS CIENTÍFICOS – MODALIDADE PÔSTER

Art. 4º – No título do e-mail deverá constar “TRABALHO CIENTÍFICO – MODALIDADE PÔSTER – IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE AUTISMOS DO BRASIL” e no corpo do e-mail as seguintes informações: nome completo do(s) autor(es) e coautor(es), assim como respectivos e-mails.

Art. 5º – A Comissão Técnica fará uma seleção de no máximo 10 (dez) trabalhos para apresentação através de pôster.

Art. 6º – O tema dos trabalhos deverá versar obrigatoriamente sobre:
Investigações sobre pessoas que apresentam Transtorno do Espectro Autista;

  • Intervenções para pessoas com TEA;
  • Formação de profissionais para a inclusão de alunos com TEA;
  • Políticas públicas para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista;
  • Processos de ensino e aprendizagem para alunos com TEA.

Art. 7º – A apresentação dos trabalhos selecionados através de PÔSTER por seu(s) autor(es) e coautor(es) será durante o evento. O(s) autor(es) serão informados do local e horário pela organização do evento no momento do credenciamento.

§ 1º Após a divulgação dos aprovados, o(s) autor(es) e coautor(es) selecionados deverá(ão) providenciar o PÔSTER que deverá ser autoexplicativo em português ou espanhol e de acordo com as seguintes características: dimensão- altura: 1,0m X largura: 0,70 m; conteúdo: título do trabalho em destaque, nome do(s) autor(es) e coator(es), texto (introdução, objetivo, metodologia, referencial teórico ou resultados, conclusões) e bibliografia. Todas as informações deverão estar formatadas de acordo com o modelo em anexo neste regulamento.

§ 2º Os pôsteres que não estiverem no modelo indicado ou com dimensões diferentes das acima indicadas poderão não ter autorizada sua apresentação.

§ 3º Os pôsteres deverão ser levados pelo(s) autor(es) e coautor(es) ao local do evento e deverão ser entregues 30 min antes do início das palestras no dia do credenciamento com identificação contendo: nome do autor e título. Caso o(s) autor(es) e coautor(es) não compareça(m) no evento ou deixe(m) de levar o pôster, consequentemente, o mesmo não será exposto e não será fornecido certificado da apresentação do trabalho. Independentemente disso, a inscrição não será devolvida.

§ 4º O autor ou um dos autores, no caso de coautoria, deverá ficar disponível junto ao seu pôster durante os intervalos para explicação aos interessados. Todos os pôsteres ficarão disponíveis durante todos os turnos nos três dias do evento.

§ 5º A Comissão Técnica irá analisar os pôsteres e questionar o apresentador em horário a ser avisado. Portanto, solicita-se que um dos autores esteja presente para a apresentação e certificação pela Comissão na data indicada.

§ 6º O pôster deverá ser retirado do local de exposição do evento após a conferência de encerramento, caso contrário, a organização não se responsabiliza pelo pôster.

CAPÍTULO III

DAS DISPOSIÇÕES COMUNS

Art. 8. Os trabalhos enviados – para pôster ou apresentação oral –, em formato de artigo, poderão ser escritos em português ou espanhol e deverão conter as seguintes especificações técnicas:

§ 1º – Devem ser produzidos em Word, fonte Arial, corpo 12, espaço 1,5, e conter, no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) laudas no formato A4, incluindo texto, resumo, notas de rodapé, bibliografia, ilustrações, figuras, gráficos e fotos, se for o caso, sempre observando as normas técnicas da ABNT. Os trabalhos devem conter resumo de até quatro parágrafos.

§ 2º – A primeira página deverá conter o título do trabalho, o nome completo do(s) autor(es) e coautor(es), uma mini qualificação (cerca de três, quatro ou até cinco menções acadêmicas e/ou profissionais), seus dados pessoais (endereço, telefones, e e-mail), sua vinculação institucional, se for o caso. Conforme modelo “Anexo 01”, disponibilizado para download no final do regulamento.

§ 3º – Sendo escolhida a modalidade pôster, além do artigo, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar também o pôster conforme modelo “Anexo 02”, disponibilizado para download no final do regulamento.

Parágrafo único. A inobservância de qualquer desses itens impedirá o exame dos trabalhos, que será automaticamente desclassificado.

Art. 9 – O resultado da aprovação dos trabalhos será divulgado, através de e-mail, no período de 31/07/2022.

Art. 10 – O prazo para envio dos trabalhos não será prorrogado, salvo se a equipe técnica decidir tendo em vista a necessidade.

Art. 11 – O CIAB certificará, ao expositor, o fato de ter sido o seu trabalho selecionado e apresentado durante o Congresso, para os devidos efeitos curriculares.

Art. 12 – Após o evento a comissão irá avaliar os artigos dos congressos I, II e III para a publicação em um e-book. Somente serão publicados os artigos que os seus autores e coautores autorizarem.

Art. 13 – Caberá à Comissão Científica do Congresso decidir sobre os casos não previstos neste regulamento.

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COMISSÃO CIENTÍFICA E TÉCNICA DOS TRABALHOS:

Viviane de Oliveira Freitas Lione

Obs.: Dúvidas referentes à apresentação dos trabalhos e ao regulamento deve ser encaminhado para comitecientifico.ciab2022@gmail.com

Comissão Científica

Prof. Dra. Viviane de Oliveira Freitas Lione

Docente da Faculdade de Farmácia - UFRJ

Graduada em Ciências Biológicas pela UERJ, Mestrado em Microbiologia pela UERJ e Doutorado sanduíche em Biociências Nucleares pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Universidade Federal de São Paulo. É pós-doutora pela Universidade Federal de São Paulo com ênfase em microscopia confocal e eletrônica . Pós-doutora em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Profa Adjunta da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Laboratório de Bioensaios Farmacêuticos, atuando em bioensaios para o desenvolvimento de fármacos e medicamentos. Coordena: grupo de Estudo em Autismo-GETEA, Coordenação de Acessibilidade da Faculdade de Farmácia (CAFF) e o Grupo de estudos NEPA.


Prof. Dra. Aline Guerra Manssour Fraga

Docente da Faculdade de Farmácia - UFRJ

Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Química Orgânica pela mesma Universidade atuando na área de Química Medicinal; Tem complementação pedagógica em Licenciatura em Química pela Fundação Educacional Souza Marques (2003), e atualmente faz graduação em Terapia ocupacional (UFRJ). Tem experiência em áreas de pesquisa e desenvolvimento de candidatos a fármacos e uso de programas de predição in silico de propriedades farmacocinéticas. Atualmente atua na área de Assistência Farmacêutica com ênfase em idosos, no emprego e adaptação de auxiliares cognitivos para otimizar farmacoterapia, com ênfase em Tecnologia Assistiva. Coordenadora: Grupo de Estudo em Autismo-GETEA, Coordenação de Acessibilidade da Faculdade de Farmácia (CAFF) e colaboradora do Grupo de estudos NEPA.

Prof. Pablo Trindade - UFRJ

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Neuroimunologia pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Ciências (modalidade Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense estudando o papel das células microgliais no desenvolvimento de conexões centrais. Realizou pós-doutorado na Escola de Medicina da Universidade de Maryland, Baltimore - EUA, estudando alterações de longa duração induzidas pelo etanol em células astrogliais. Realizou pós-doutorado no Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino e permaneceu como pesquisador colaborador (2018-presente) estudando aspectos inflamatórios de astrócitos humanos obtidos de células iPS em um modelo experimental de esquizofrenia. Atualmente é professor visitante da pós-graduação em biologia molecular e celular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro alocado no departamento de Bioquímica no Instituto Biomédico - UNIRIO.

Msc. Giselli Domiciano - GETEA-UFRJ

Mestre em Diversidade e Inclusão (UFF), Gestora Ambiental (FAETERJ), Graduada em Ciências Biológicas (UNIGRANRIO) Especializada em Psicopedagogia Institucional e Clínica (CENSUPEG) e em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial e Inclusiva, concluinte em Neuropsicopedagogia Clínica (CENSUPEG) e Técnica em Laboratório (Hemoterapia) (FAETEC). Atualmente é Técnica no Banco de Sangue no Hospital do Coração e faz atendimento Psicopedagógico e Neuropsicopedagógico (Espaço Praticando) voltado para crianças enquadradas no TEA e dedica-se a pesquisa de Orientação Familiar de crianças com TEA e Assessoria Pedagógica Especial e Inclusiva em escolas. Têm experiência na área de pesquisa em genética de plantas, e Educação Inclusiva. Participa do Grupo de Estudos em TEA (GETEA) e da CAFF.

Ana Paula de Araújo Alves - PGCTin - UFF

Possui graduação em Fisioterapia pela Escola Superior de Ensino Helena Antipoff (1994), Pós graduação em Biomecânica do Movimento (1999) e Mestre em Diversidade e Inclusão pelo CMPDI - UFF 2017. Fisioterapêutica paralímpica de 1995 a 2000, participando Mundiais Futebol de amputados 1995 a 1999, Para-pan México 1995, Campeonato Paradesportivo Rio de Janeiro 1995 a 1999, Paralimpíada na Austrália -Sydney em 2000. Atuou como atleta paralímpica de vôlei sentado em competições nacionais e internacionais de 2002 a 2015, Mundial na Holanda 2004, Para Pan EUA 2008, Para Pan Brasil 2011 Paraolimpíada Londres 2012 , Campeonatos Brasileiros de 2002 a 2015. Atualmente é professor de fisioterapia da Universidade Salgado de Oliveira e no Centro Universitário Hermínio da Silveira IBMR, professora de pós-graduação Interfisio e Universidade Salgado de Oliveira. Tem experiência na área de Fisioterapia em órteses, próteses e esporte paralímpico e Tecnologia Assistiva inclusão educacional.


Leandra Vieira - Coluni - UFF

Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no AEE do Coluni, Universidade Federal Fluminense - UFF. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO(2012), Especialista em Educação Especial- UNIRIO(2015), Psicopedagoga Clínica e Institucional(2017), Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (2018). Mestre em Diversidade e Inclusão pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense UFF (2019). É colaboradora na área da Educação com projetos que visam enriquecer as práticas pedagógicas de profissionais nas temáticas da Educação Especial e no Atendimento Educacional Especializado. Pesquisadora e autora de livro e artigo com foco na Mediação Escolar e Formação Continuada em contextos inclusivos. Grupo de Estudo em Autismo- GETEA



Josiane Aguiar Cerqueira Feliciano - PGCTin - UFF

Doutoranda do Ppg em Ciência, Tecnologia e Inclusão, da Universidade Federal Fluminense, Mestre em Diversidade e Inclusão pela UFF (2019), Graduada em Pedagogia (UFF/2005), com especialização em Psicopedagogia pela UGF (2009), em Gestão Pedagógica e Institucional pela Universidade América do Sul (2013), em Psicomotricidade e Neuropsicopedagogia pela Faculdade São Luís (2020), em ABA - Análise do Comportamento Aplicada, pelo Instituto IBRA (2021), Gestão Escolar, Supervisão e Orientação Pedagógica pela FABRAS (2022). É Pedagoga e professora da Fundação Municipal de Educação de Niterói, atuando na Gestão de uma unidade de Educação Infantil. Participa do Grupo de Estudos em TEA (GETEA).

Ana Cristina Dias da Silva - GETEA - UFRJ

Graduanda de Terapia Ocupacional - UFRJ