Informações

Objetivo: promover a atuação do MP no Sistema de Justiça e Segurança em diversos temas relativos à prevenção e ao enfrentamento à violência contra a mulher.

Horário: 9h às 12h30

Público/Vagas: 50 vagas para Integrantes do MPPE, do Sistema de Justiça e Segurança Pública, da Rede de apoio de atendimento à mulher e demais interessados na temática.

Modalidade: presencial

Local: Auditório da Escola Superior do Ministério Público de Pernambuco - Rua do Sol, 145, 5º andar - Santo Antônio - Recife/PE.

Realização: ESMP e Núcleo de Apoio à Mulher – NAM

Evento Certificado

Violência contra a mulher e a importância do homem no enfrentamento às desigualdades de gêneros

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura

9h30 Palestra: “Como morre uma mulher?”

Palestrante: Ana Paula Portella - Doutora em Sociologia, pela Universidade Federal de Pernambuco (2014), mestra em Saúde Pública (2008), pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fiocruz, Recife-PE. Em 2016, recebeu o prêmio de Melhor Tese de Doutorado no 5 Concurso Internacional de Teses sobre Segurança Pública, Vitimização e Justiça na América Latina e no Caribe, Centro de Excelência INEGI-UNODC - México, com a tese Como Morre Uma Mulher? Configurações da Violência Letal contra Mulheres em Pernambuco. A tese também foi agraciada com Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese (2015) e como Melhor Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE (2014). Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Políticas Públicas de Segurança da UFPE e da pesquisa Reproductive Responses to the Zika Epidemic in Brasil (PRC/UTexas - P.I. Letícia Marteleto) e é consultora autônoma para o desenvolvimento e monitoramento de projetos e políticas públicas nas áreas de gênero, direitos sexuais e reprodutivos, violência contra as mulheres e segurança pública.

Mediadora: Bianca Stella de Azevedo Barroso – Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher do MPPE.

11h - Palestra: Masculinidade e Políticas Públicas para o enfrentamento à desigualdade de gênero.

Palestrante: Hugo Augusto VasconcelosDoutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Diretor de Estratégias e Ambiente legal para Inovação (DESTI) na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI). Gestor Governamental (GGOV) de carreira na Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (SEPLAG).

Mediador: Frederico OliveiraPromotor de Justiça do Ministério Público de Pernambuco

12h30 - Encerramento

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Ana Paula Portella

Saiba mais

Hugo Augusto Vasconcelos Medeiros

Programação:

Palestra Como morre uma mulher Palestra

Palestra 'Masculinidade e Políticas Públicas para o enfrentamento à desigualdade de gênero' Palestra

Auditório da Escola Superior do Ministério Público de Pernambuco

Rua do Sol, 143 - Ed. Ipsep - 7º andar

Santo Antônio, Recife - PE

Auditório da Escola Superior do Ministério Público de Pernambuco

Ver no mapa

Rua do Sol, 143 - Ed. Ipsep - 7º andar

Santo Antônio, Recife - PE

ESCOLA SUPERIOR DO MPPE

Ana Paula Portella

UFPE


Doutora em Sociologia, pela Universidade Federal de Pernambuco (2014), mestra em Saúde Pública (2008), pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fiocruz, Recife-PE e possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984). Em 2016, recebeu o prêmio de Melhor Tese de Doutorado no 5º Concurso Internacional de Teses sobre Segurança Pública, Vitimização e Justiça na América Latina e no Caribe, Centro de Excelência INEGI-UNODC - México, com a tese Como Morre Uma Mulher? Configurações da Violência Letal contra Mulheres em Pernambuco. A tese também foi agraciada com Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese (2015) e como Melhor Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE (2014). É autora do livro Rotas da Exclusão: Tráfico de Mulheres e Exploração Sexual em Pernambuco (2004) e co-autora de Homens: Masculinidades, Direitos e Construção da Pessoa (2003) e Mulher e Trabalho na Agricultura Familiar (2003), todos editados pelo SOS Corpo/Recife. Autora de vários capítulos de livros e artigos publicados em periódicos científicos, como Ciência & Saúde Coletiva, Dilemas, Revista Brasileira de Segurança Pública, Revista de Saúde Pública, Estudos Universitários, entre outros. Coordenou e integrou equipes de diversas pesquisas com uso de métodos quantitativos e qualitativos, incluindo investigações multicêntricas nacionais e internacionais. Desenvolveu e aplicou metodologias educativas para o trabalho com gênero e coordenou processos de formação para públicos diversos, incluindo capacitação de servidores públicos das áreas de saúde, segurança, justiça e políticas para mulheres. Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Políticas Públicas de Segurança da UFPE e da pesquisa Reproductive Responses to the Zika Epidemic in Brasil (PRC/UTexas - P.I. Letícia Marteleto) e é consultora autônoma para o desenvolvimento e monitoramento de projetos e políticas públicas nas áreas de gênero, direitos sexuais e reprodutivos, violência contra as mulheres e segurança pública

Hugo Augusto Vasconcelos Medeiros

UFPE


Servidor de carreira da Secretaria de Planejamento de Pernambuco (SEPLAG-PE), onde atuou no Pacto pela Educação (PPE), no Pacto pela Vida (PPV), e ocupou o cargo de Diretor do Instituto de Gestão Pública de Pernambuco (IGPE). 
Atualmente, está como Diretor de Inovação na Secretaria de CTI de Pernambuco (SECTI-PE), desenvolvendo projetos de inovação pública, inovação inclusiva, empreendedorismo inovador, inovação na educação básica e ambiente legal para inovação, além de integrar a Usina Pernambucana de Inovação. 
No campo acadêmico, possui Licenciatura e Mestrado em História (UFPE), Doutorado em Educação (UFPE) e Pós-doutorado em Ciência Política (UFPE), e participa como professor colaborador da UFPE nas Pós-graduações de Ciência Política (Mestrado/Doutorado) e de Políticas Públicas (Mestrado Profissional).