O Departamento de Ações Afirmativas, no âmbito da Diretoria de Desenvolvimento da Educação Básica e Superior/PROEN, realizará, por meio do Núcleo de Gênero e Diversidade - NUGED/IFAM e em parceria com a Comissão Permanente de Combate ao Abuso e Assédio Sexual – COPEA a Semana do orgulho LGBTQIAPN+ no IFAM: pelo direito de existir.
O evento se destina aos professores e professoras, estudantes e toda comunidade acadêmica e tem como objetivo promover o respeito e a valorização à diversidade sexual e de gênero no âmbito do IFAM.
A Rede Federal de Educação tem por atribuição também atuar no combate a qualquer forma de violação de direitos humanos associada à identidade de gênero e cidadania LGBTIQIAPN+. Compreendemos que é dever de todos e todas comprometer-se com o desenvolvimento de um espaço institucional em que se efetive a garantia constitucional de cada indivíduo desfrutar de todos os direitos humanos, livre de discriminação por sua orientação sexual ou identidade de gênero.
A prática de ato discriminatório ou que incite o preconceito ou a violência de gênero pode e deve ser comunicada à Ouvidoria e qualquer pessoa que se sentir vítima de preconceito ou discriminação por questões de gênero e sexualidade pode procurar uma das instâncias institucionais de combate e defesa das garantias de direitos e liberdades individuais.
Programação:
Dia 16/06/25: Palestra de Abertura
Horário: 14h
Local: Campus Manaus Centro (Auditório Mini III) e TV IFAM.
Dia 17/06/25: Roda de Conversa com a participação de discentes e docentes (online)
Horário: 10h
Local: TV IFAM
Dia 18/06/25: Mesa-redonda (formato híbrido)
Horário: 10h
Local: Reitoria (Sala de Atos 3º andar) e TV IFAM
PARTICIPE!!!!