CICLO DE PALESTRAS - USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

5 de maio de 2022, 12h00 - 14h00
AUDITÓRIO DO BLOCO K, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - Brasília, DF

Informações

Dia 05 de maio é o ´Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos´. A data foi criada para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pelo uso irracional dos medicamentos.

O farmacêutico pode contribuir para o uso racional de medicamentos em diferentes áreas de atuação. Na oportunidade, veremos duas palestras sobre o uso racional de medicamentos.

Programação

12h00 - “Uso Racional de Medicamentos: Atuação do farmacêutico na drogaria”. Palestrante: Farmacêutico Walkson Flávio Dias Borges. Empreendedor da @geracao.farma

12h50 - “Assistência Farmacêutica na Saúde Mental: Contribuições para o Uso Racional de Medicamentos”. Palestrante: Farmacêutico Clínico Msc Ronaldo Portela - Hospital São Vicente de Paulo/SES-DF

Durante o mês de maio, pensando na campanha do uso racional de medicamentos, será ainda promovida a campanha de coleta de Medicamentos vencidos. O curso de farmácia da UCB estará promovendo no mês de maio a campanha do uso racional de medicamentos, recolhendo medicamentos vencidos e orientando a população sobre a forma correta de armazenamento e descarte dos medicamentos, uma vez que os medicamentos não devem ser descartados no lixo comum devido ao risco de contaminação do meio ambiente, reutilização por populações vulneráveis, contaminação dos lenções freáticos e da nossa água. Um dos objetivos é ressaltar que o uso indiscriminado de medicamentos é uma das principais causas de intoxicação por uso de medicamentos. O descarte correto dos medicamentos é importante para evitar sobras em casa que favorecem a automedicação, uso de medicamentos vencidos, ou mesmo o descarte inadequado com poluição do ambiente ou risco de intoxicação para catadores de lixo. Fatores que potencializam o risco de toxicidade.

período de 02 a 27 de maio de 2022, os horários de coleta serão os abaixo:

HORÁRIO:

Segunda-feira das 11h30 às 14h00;

Quarta-feira das 9h00 às 11h30;

Quinta-feira das 11h30 às 14h00,

Sexta-feira das 11h30 às 14h00.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Ronaldo Portela

Saiba mais

Walkson Flávio Dias Borges

Programação:

Uso Racional de Medicamentos: Atuação do farmacêutico na drogaria Palestra · Walkson Flávio Dias Borges

Assistência Farmacêutica na Saúde Mental: Contribuições para o Uso Racional de Medicamentos Palestra · Ronaldo Portela

AUDITÓRIO DO BLOCO K, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA

QS 6 Conjunto 610A

Areal (Águas Claras), Brasília - DF

71966-000

AUDITÓRIO DO BLOCO K, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA

QS 6 Conjunto 610A

Areal (Águas Claras), Brasília - DF

71966-000

LAIS FLAVIA NUNES LEMES

Ronaldo Portela

Farmacêutico Clínico - Hospital São Vicente de Paulo/SES-DF


Doutorando em Farmácia pela UFMG, Mestre em Ciências da Saúde área de concentração: epidemiologia(2014).Especialista em Biossegurança em Biotecnologia/UFSC(2005).Especialista em Saúde Coletiva/PUCGOIÁS(2010).Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica/UFSC(2012), Graduado em Biologia/UCB(2009),Graduado em Farmácia-Bioquímica com especialização em Analises Clínicas/UFMG(1995),Oficial da Reserva do Corpo de Saúde do Exército Brasileiro, foi Analista de Hematologia e Hemoterapia da Fundação HEMOMINAS(2002-2012).É Especialista em Saúde Pública na Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal e Farmacêutico Clínico no Hospital São Vicente de Paulo/SES-DF.

Walkson Flávio Dias Borges

@geracao.farma


Farmacêutico - empreendedor.

Trabalha com educação continuada sobre fármacos e cuidados da saúde. @geracao.farma