Entre os dias 24 a 26 de junho, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP promove um ciclo de palestras relacionado a preservação de patrimônio bibliográfico, que terá duas palestras e uma mesa-redonda com a participação do professor Fabiano Cataldo de Azevedo, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), referência no assunto.
Dia 24 de junho, das 14h30 às 16h30:
Dia 24 de junho, das 14h30 às 16h30:
Palestra “As marcas de propriedade e proveniência: rastros de colecionismo bibliográfico e o livro além do conteúdo impresso"
Prof. Dr. Fabiano Cataldo de Azevedo (UFBA)
Prof. Dr. Fabiano Cataldo de Azevedo (UFBA)
Ementa: A partir da perspectiva do livro como objeto/artefato, esta palestra parte dos fundamentos da História do Livro e da Bibliografia Material para discorrer sobre esses elementos como vestígios biográficos que permitem reconstruir trajetórias de coleções bibliográficas. A perspectiva da Cultura Material possibilita o exame de ex-libris, dedicatórias, etiquetas, anotações manuscritas e outras evidências físicas que ultrapassam o conteúdo textual. A discussão evidencia como tais registros documentais desvendam redes intelectuais e práticas leitoras, com contribuições relevantes para estudos sobre formação de acervos e história da cultura escrita. Por fim, ilustra alguns métodos sistemáticos para identificação e descrição desses elementos, enfatizando seu valor também como fontes para investigação histórica.
Dia 25 de junho, das 10h às 12h:
Dia 25 de junho, das 10h às 12h:
Mesa-redonda “As marcas de proveniência na construção da narrativa da Camiliana da Oliveira Lima Library”
Profa. Dra. Nathália Henrich (UFABC)
Prof. Dr. Fabiano Cataldo de Azevedo (UFBA)
Debatedora: Profa. Dra. Iris Kantor (USP)
Profa. Dra. Nathália Henrich (UFABC)
Prof. Dr. Fabiano Cataldo de Azevedo (UFBA)
Debatedora: Profa. Dra. Iris Kantor (USP)
Ementa: Nesta mesa-redonda vamos compartilhar os resultados preliminares de um projeto colaborativo em andamento, dedicado a identificar, descrever e analisar marcas de proveniência para revelar a história ainda não contada da Coleção Camiliana que pertenceu a Oliveira Lima. Adotamos a bibliografia material como estrutura teórica para compreender o livro como um objeto no qual a informação transcende o texto, e onde os proprietários deixam rastros de posse. Nesse sentido, é fundamental situar o estudo das marcas de proveniência no contexto da História do Livro, a fim de evitar inferências imprecisas. Até o momento, conseguimos identificar algumas das evidências de proveniência mais recorrentes. No entanto, é a presença das chamadas provenance déduites que vem se revelando como uma possibilidade promissora para a pesquisa sobre a história da coleção.
Dia 26 de junho, das 14h30 às 16h30:
Dia 26 de junho, das 14h30 às 16h30:
Palestra “Metodologia para elaboração de critérios de descrição dos livros da Brasiliana da Coleção Geyer/Museu Imperial/Ibram”
Prof. Dr. Fabiano Cataldo de Azevedo (UFBA)
Ementa: Esta palestra expõe os fundamentos metodológicos para a criação de critérios de descrição da brasiliana da Coleção Geyer (Museu Imperial/Ibram). O estudo define parâmetros que conjugam precisão documental com as particularidades da coleção. Com base nos princípios da Cultura Material e Bibliografia Material, o sistema descritivo proposto combina objetividade e adaptação às características específicas do acervo. Preserva dados essenciais para segurança, registro histórico e diálogo com outras brasilianas, ao examinar tanto traços materiais (encadernações, proveniência) quanto componentes textuais. A abordagem buscou garantir a integridade dos impressos como fontes primárias para pesquisas sobre colecionismo no Brasil, vinculando sua materialidade ao valor histórico.