O trabalho baseado no Ensino Colaborativo, também conhecido como coensino entre professores de educação especial e da sala regular, faz parte da proposta de alguns países para a inclusão escolar de alunos com deficiência, sendo apontada como uma das mais relevantes. No Brasil esse modelo não é conhecido e/ou realizado pela maioria dos municípios, sendo utilizado apenas em casos pontuais ou em experiências de pesquisa colaborativa.
Nesse sentido, esse evento oportuniza o compartilhamento de pesquisas e práticas realizadas com o tema coensino, tendo como foco a inclusão escolar de alunos público-alvo da educação especial.
Os encontros online ocorrerão as segundas-feiras, no horário das 14:00h as 16:00h, por meio do canal do YouTube do "PPGEES UFSCAR" nas seguintes datas:
(18/01/21) Tema - Pesquisas sobre Coensino: papel de professores. Palestrantes: Enicéia Mendes (UFSCar), Verinha Capellini (UNESP), Eliana Marques Zanata (UNESP) e Ana Paula Zerbato (USP).
(25/01/21) Tema - Formação de professores e práticas com coensino. Palestrantes: Sabrina Fernandes Castro (UFSM),
Danúsia Cardoso Lago (UFBA), Iasmin Zanchi Boueri (UFPR) e Paula Stopa (UFSCar).
(01/02/21) Tema - Pesquisas e práticas de coensino: atuação de professores especialistas em experiência nos Institutos Federais. Palestrantes: Carla Vilaronga (IFSP/ UFSCar), Eliane Mahl (IF Baiano), Patricia Zutião (IF Baiano), Luciana Velasco (IFAP) e Aline Souza (IFSP)
(08/02/21) Tema - O Coensino da teoria à prática. Palestrantes: Lucélia Rabello (UNIFESSPA), Leonardo Cabral (UFSCar), Amanda Santana Gomes Silva (Secretária Municipal de Educação - SP/ UFSCar) e Rossicleide Santos da Silva (Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua- PA- Divisão de Inclusão e Atendimento Especializado - DIAE).
(22/02/21) Tema - Coensino, inclusão escolar, culturas colaborativas, profissionais de apoio e educação no campo.
Palestrantes: Maria do Carmo Lobato Silva (Universidade Federal do Amapá- UNIFAP), Washington Cesar Shoiti Nozu (UFGD), Mariana Moraes Lopes (UFSCar) e Dulcéria Tartuci (UFCAT).
Encerramento - Enicéia Mendes (UFSCar)
Pesquisas sobre Coensino: papel de professores Abertura
Formação de professores e práticas coensino: Palestra
Pesquisas e práticas de coensino: atuação de professores especialistas em experiência nos Institutos Federais Palestra
O Coensino da teoria à prática: Palestra
Coensino, inclusão escolar, culturas colaborativas, profissionais de apoio e educação no campo. Encerramento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Somos um grupo de estudos do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs/UFSCar) coordenado pela profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes e composto por diversos pesquisadores da área de Educação Especial espalhados por todos os estados brasileiros. Desenvolvemos atividades de ensino, pesquisa e extensão, buscando contribuir para a universalização do acesso e melhoria da qualidade do ensino oferecido aos estudantes público alvo da educação especial.
Pedagoga formada pela UNESP campus de Rio Claro (2007), durante a graduação em Pedagogia realizou intercâmbio na Universidad Nacional de Entre Rios, na Argentina, onde cursou disciplinas no curso de Ciências da Educação. Em 2010 finalizou o Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Educação em Educação (UNESP), linha de pesquisa Docência, práticas escolares e formação de professores. Doutorada pelo Programa de pós em Educação Especial pela UFSCar em 2015, durante o doutoramento realizou estágio doutoral na Universidad de Alcalá- Alcalá de Henares- Madrid- Espanha . Atuou no CECEMCA- Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Cientifica e Ambiental como formadora de professores (Unesp- Rio Claro) De 2009 até 2015 trabalhou como pedagoga no Curso de Licenciatura em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos- UFSCar, tendo como principais atividades a participação em atividades relacionadas a oficinas pedagógicas, disciplinas práticas e cursos da área para alunos e professores da Rede Regular de Ensino. Desde dezembro de 2015 é docente no Instituto Federal de São Paulo, Campus São Carlos. em se dedicado em pesquisas relacionadas a Formação de Professores, Formação de Professores em Educação Especial e Ensino Colaborativo.
Doutora e Mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Especialista em Educação Física Escolar; Licenciada e Bacharel em Educação Física; Licenciada em Pedagogia, Técnica em Magistério. ;Professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), campus Alagoinhas, Bahia. Coordenadora do Grupo de Estudos Adaptar é Preciso no campus Alagoinhas. Vice líder do Grupo de Pesquisa em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar (GPEEPED). Professora no Curso Técnico Subsequente em Agroindústria e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Matemática do IF Baiano, campus Alagoinhas.
Especialista em Educação Especial (Universidade Federal do Ceará - UFC, 2011) e em Acessibilidade Cultural (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, 2014). Bacharel em Fonoaudiologia (Universidade da Amazônia - UNAMA, 2003). Licenciada em Ciências Biológicas (Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, 2011) . Atualmente é Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Amapá - Campus Macapá. Experiência na área da Educação e Saúde, com ênfase em Educação Especial e Fonoaudiologia Escolar nos processos de ensino e aprendizagem na perspectiva inclusiva e formação continuada de professores e profissionais da Educação e da Saúde.
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará/Campus de Marabá (2003). Possui Formação específica na área de Alfabetização (aperfeiçoamento). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. É mestra e doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Possui experiência na docência do Ensino Público Municipal e no ensino superior pela UFPA e Unifesspa. Atuou em vários projetos de ensino, pesquisa e extensão da UFPA de 2003 a 2013. Atuou como Técnica Pedagógica da UFPA e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Marabá de 2006 a 2016. Coordenou Programas de Extensão nas áreas: Formação de Professores em Arte - Educação, Economia Solidária e na área de Educação Especial. Coordenou de 2009 aos dias atuais projetos de pesquisa, de ensino e programas de extensão na área de Educação Especial. Exerceu o cargo de coordenadora de Extensão do Campus da UFPA/Marabá de fevereiro de 2007 a janeiro de 2010. Possui formação na área de Libras, Braile, áudiodescrição e Programa TEACCH. Atualmente é professora Adjunta da área de Educação Especial da Unifesspa. Professora do Programa de Pós-Graduação PROFLETRAS/UNIFESSPA, atuando em pesquisas na área de surdez. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Unifesspa, com orientações na área de inclusão, formação de professores e o ensino inclusivo em Ciências e Matemática. É professora do Programa de Mestrado Profissional de História em Rede/Unifesspa orientando pesquisas na área do ensino de História inclusivo. E coordenadora do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI em Rede Nacional. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ? Oneesp da Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é líder de dois Grupos de Pesquisa: "Grupo de Pesquisa em Educação Especial: Contextos de formação, políticas e práticas de educação inclusiva e acessibilidade" e "Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Assistivas e Acessibilidade" do CNPQ pela Unifesspa. E atua como coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão acadêmica - NAIA da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA desde o ano de 2014. Integra atualmente a Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica, como especialista consultora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/INEP, Portaria N 985, de 25 de Novembro De 2019/INEP/MEC.
Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos, vinculado ao Departamento de Psicologia e ao quadro permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Líder do Grupo de Pesquisa 'Identidades, Deficiências, Educação & Acessibilidade' (GP-IDEA/CNPq). Compõe a diretoria da Associação de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE. Atuou como editor associado da Revista Brasileira de Educação Especial-RBEE (jan.2018-abr.2020) e da Revista Educação Especial-REE/UFSM (ago.2018-fev.2020). Possui Mestrado (2010), Doutorado (2013) e Pós-Doutorado (2015) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (PPGEEs/UFSCar). Doutorado Pleno na Universidade de Roma 'Foro Italico', em Culturas, deficiência e inclusão: educação e formação. Titulação Adjunta de 'Doctor Europeaus', pela Comissão Europeia. Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Atua, principalmente, nos seguintes âmbitos: Políticas e Práticas em Educação Especial; Acessibilidade e Ações Afirmativas na Educação Superior; Direitos Humanos, Identidades e Diferenças; Formação de Professores; Ensino e Consultoria Colaborativa. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3520-3687.
Mestranda em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. Possui especialização em Educação Especial com ênfase em Altas Habilidades/Superdotação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/São Paulo (2017) e Graduação (Licenciatura) em Pedagogia pela Universidade Paulista - UNIP/São Paulo (2011). Atualmente é Professora de Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais na Rede Pública Municipal de São Paulo.
Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Castelo Branco (RJ) e em Teorias, Políticas e Práticas Curriculares pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Aperfeiçoamento em Orientação Educacional pela Universidade Estadual do Centro - Oeste - UNICENTRO. Graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia - UNAMA. Possui conhecimento básico em LIBRAS. Curso em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atualmente é Pedagoga - Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação - SEMEC/ E. M. "Profª "Terezinha Souza" e técnica da Divisão de Inclusão e Atendimento Especializado - DIAE/Secretaria de Educação do município de Ananindeua - SEMED. Tem desenvolvido estudos na área da Inclusão Escolar: Escolarização do aluno Público Alvo da Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado (AEE), Modelos de apoio ao Público Alvo da Educação Especial - PAEE, Salas de Recursos Multifuncionais (SRM); Formação de Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 9º anos), Educação de Jovens e Adultos na modalidade da Educação Especial.
Possui graduação em Pedagogia - habilitação em Deficiência Visual - pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), Especialização em Formação em Atendimento Educacional Especializado, pela Universidade Federal do Ceará (2011) mestrado (2010) e doutorado (2017) em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos. Atuou como professora de Educação Especial e como Chefe da Divisão de Educação Especial no município de São Carlos. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais do Curso de Licenciatura em Educação Especial, da UFSCar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência visual, recurso pedagógico, coensino e mediação de conceitos.
Doutoranda em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR/2017). Mestre em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP/2011); Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (2008). Professora efetiva em regime de tempo integral com dedicação exclusiva junto ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Pesquisadora no Grupo de Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP- FOREESP). Participante do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Saberes da Amazônia Amapaense (GEPIESA). Foi professora assistente, dedicação exclusiva, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) (2014-2015). Atuou como professora da Educação Básica na prefeitura Municipal de Santana/AP (2008-2013). Atua na área da Educação com ênfase na Educação Inclusiva. Realiza pesquisa na linhas que discutem 1) Formação de Recursos Humanos em Educação Especial, 2) Construção do conhecimento por estudantes com deficiência nas Escolas da Amazônia Amapaense; 3) Políticas de Educação Especial e inclusiva.
Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e em Fronteiras e Direitos Humanos (PPGFDH) da UFGD. Doutor e Mestre em Educação pela UFGD. Especialista em Filosofia e Direitos Humanos pela AVM Faculdade Integrada. Especialista em Educação, Licenciado em Pedagogia e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sob supervisão da Profª. Drª. Mônica de Carvalho Magalhães Kassar. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI/UFGD) e do Grupo de Estudo e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE/UFGD). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Editor Associado da Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE). Foi Bolsista Pesquisador Ingressante da UFGD (2018-2019), na área de Ciências Humanas. Desenvolve estudos e pesquisas em Educação e em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Políticas e Gestão da Educação Especial para Inclusão Escolar, Interfaces Educação Especial e Educação do Campo, Direito à Educação, Educação e/em Direitos Humanos.
Doutoranda e mestre em Educação Especial, pela Universidade Federal de São Carlos ( UFSCAR) , aluna bolsista CAPES. Especialista em Neuropsicologia ( FTC), e em educação inclusiva (UNINTER). Possui graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal da Bahia. Possui uma empresa de consultoria e capacitação em educação inclusiva, a ALTO RELEVO, na qual atua como diretora, consultora pedagógica e palestrante, executando projetos de inclusão , em parceria com secretarias de educação e escolas particulares, porém está afastada para o doutorado. Tem experiência como docente na educação básica e acompanhante pedagógica de alunos público alvo da educação especial. Atuou como docente da Universidade Federal do Recôncavo ( UFRB), ministrando disciplinas na área da tecnologia assistiva e como docente da Universidade Maurício de Nassau, no curso de Pedagogia.
Pós-Doutorado em Educação Especial no PPGEEs-UFSCar, Doutorado (2005) e Mestrado (2001) em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e Graduada em Pedagogia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa: Práticas Educativas, Formação de Professores e Inclusão) e dos Cursos de Pedagogia e Educação do Campo da Unidade Acadêmica Especial de Educação da da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. É Coordenadora do Curso de Letramento para Estudantes com Deficiência e do Estágio do Curso de Pedagogia e Preside a CAD da UAEE/UFG. É uma das editoras da Revista Poiésis Pedagógica da UFG. Coordenou o Subprojeto do PIBID do Curso de Pedagogia e o LIFE/UFG. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (NEPPEIn) e é integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis/INEP (MEC). Tem experiência na área de Educação e Formação Docente, com ênfase em Inclusão, Educação Especial e Necessidades Educacionais Especiais; Educação Infantil e Práticas Educativas; Estágio e Formação Docente.
Possui Graduação em Licenciatura em Educação Especial, na UFSCar - Universidade Federal de São Carlos e Mestrado em Educação Especial - PPGEEs - Programa de Pós Graduação em Educação Especial, também pela UFSCar. Atualmente é estudante de Doutorado em Educação Especial - PPGEEs (Bolsista Fapesp - Processo 2017 / 03800-9) e Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Baiano (IF Baiano) - Campus Serrinha. É coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Educação a Distância e Educação Especial - GT EaDEEs. Tem experiência na área de Educação Especial, atuando principalmente nos temas: currículo funcional natural; jovens e adultos com deficiência intelectual; família e; programas de ensino.