I Ciclo de Palestras on line do GPAS

5 de maio de 2021, 19h00 até 15 de outubro de 2021, 20h00
Online. Transmissão via Doity Play

Informações

O primeiro ciclo de palestras on-line do GPAS é um trabalho do Grupo de Pesquisa em Produção Animal Sustentável (GPAS) da Escola de Veterinária da UFMG que tem por objetivo fomentar o debate e ampliar a divulgação acerca das tecnologias e práticas, empregadas e em desenvolvimento, voltados à produção animal sustentável.

Por meio de palestras on-line, mensais, compartilharemos com toda a sociedade as experiências e visões de pesquisadores acadêmicos, técnicos de campo e empresas com as práticas mais modernas aplicadas no Brasil e no mundo que integram os conceitos de produção animal e sustentabilidade (econômica, social e ambiental).

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Érika Ramos de Alvarenga

Saiba mais

Nilson Dornellas de Oliveira

Saiba mais

Gherman Garcia Leal de Araújo

Saiba mais

Bruno Alexander Nunes Silva

Saiba mais

Reinaldo Carlos Figueiredo

Saiba mais

Rodrigo Martins Alves de Mendonça

Saiba mais

Paulo Levi de Oliveira Carvalho

Saiba mais

Raquel Santiago Barro

Programação:

Bem-estar na produção de peixes Palestra

Impactos do manejo e doma natural na sustentabilidade dos sistemas de produção Palestra · Nilson Dornellas de Oliveira

Alimentos Alternativos para Suínos Palestra · Paulo Levi de Oliveira Carvalho

O tripé da sustentabilidade: financeiro + ambiental + social Palestra · Rodrigo Martins Alves de Mendonça

A importância dos recursos hídricos para a pecuária Palestra · Gherman Garcia Leal de Araújo

Nutrição e Adaptação Ambiental para Fêmeas Suínas Palestra · Bruno Alexander Nunes Silva

A trajetória da fazenda figueiredo, sua história e o cuidado com as vacas Palestra · Reinaldo Carlos Figueiredo

Aspectos biológicos e econômicos para escolha das diferentes combinações agrícolas e pecuárias em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária Palestra · Raquel Santiago Barro

Credenciamento

As inscrições deverão ser realizadas no site do evento, clicando no botão "Faça sua Inscrição" ou na barra de menu "Inscrições". Informe seu nome e e-mail e clique em "Continuar". Preencha o formulário de inscrição, marque o campo "Eu li e aceito os Termos e Condições deste Contrato e a Política de Privacidade " e clique em continuar. Será permitido somente uma inscrição por e-mail/cpf

Após a finalização você receberá uma mensagem confirmando a sua incrição no e-mail informado. Uma hora antes do início da palestra você receberá por e-mail o link de acesso para a sala de palestras

Evento online

Data: 05/05/2021 - 15/10/2021 às 19:00

Grupo de Pesquisa em Produção Animal Sustentável

Érika Ramos de Alvarenga

Universidade Federal de Minas Gerais


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Biologia Celular (2008), doutorado em Genética (2012), pós-doutorado em Zootecnia (2014) e Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior (2016) pela mesma universidade. Desde 2002 participa e desenvolve pesquisa na área de reprodução de peixes. É Bióloga do Laboratório de Aquacultura da UFMG desde 2010, tendo experiência nas áreas de reprodução, gametogênese e produção de peixes comerciais, melhoramento genético e produção sustentável de tilápias. Foi membro da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UFMG (2014-2017).

Nilson Dornellas de Oliveira

Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário e Florestal - CEDAF/UFV


Técnico agropecuário pela  Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário e Florestal - CEDAF/UFV. Trabalhou como gerente dos setores de gado comercial e gado de elite da Querença Empresa Rural Agricultura e Pecuária Ltda, situada em Inhaúma, MG. Desde 2006, atua como instrutor dos cursos de Doma, Apresentação e Manejo de bovinos no pasto e no curral, cujos certificados são emitidos pela Associação Brasileira dos Criadores de Gado Zebu (ABCZ). Os cursos têm como objetivo estabelecer relação saudável entre os homens e os animais. Em 2012, foi responsável pela retirada da aplicação de ocitocina exógena para ordenha de vacas Holandês x Gir na Fazenda Santa Luzia, projeto pioneiro do proprietário, Sr. Maurício Coelho. Desde então, oferece também os cursos de Doma de novilhas e adaptação à sala de ordenha e Manejo de vacas na sala de ordenha.

Gherman Garcia Leal de Araújo

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA - Semiárido


Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (1986), mestrado em Zootecnia (1993) e doutorado em Zootecnia (1997) pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Pesquisador A da Embrapa Semiárido, professor permanente do Programa de Pós Graduação em Ciência Animal da UNIVASF e do Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia (UFPB/UFC). Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Pesquisador visitante, Animal Science - UCDAVIS (2008-2009). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação de Alimentos para Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: semiárido, água na produção de ruminantes, agricultura biossalina, nutrição e alimentação de ruminantes, forrageiras xerófitas e halófitas.

Bruno Alexander Nunes Silva

Universidade Federal de Minas Gerais


O professor Bruno Silva é Zootecnista formado pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, Mestre em bioclimatologia animal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), doutor em bioclimatologia e nutrição de suínos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pelo Institut National de la Recherche Agronomique - INRA (França) e pós-doutorado em Nutrição de suínos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foi pesquisador em nutrição de suínos no Institute for Pig Genetics - IPG (Holanda), TOPIGS Norsvin Research Center IPG (Holanda) e gerente global de nutrição de suínos da TOPIGS Norsvin Internacional. Atualmente é professor e pesquisador em nutrição e produção de suínos, Adaptação Ambiental e Nutrição de Monogástricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É editor associado do periódico cientifico internacional Animal: An International Journal of Animal Bioscience; e revisor de diversos periódicos internacionais. Desenvolve pesquisas nas áreas de exigências nutricionais e ambiência de suínos em regiões de clima tropical. Atua em parcerias com diversas multinacionais e instituições de pesquisa na área de nutrição de suínos na América Latina, Europa e Ásia. Coordenador do Núcleo de Estudos em Produção de Suínos (NEPSUI/ UFMG).

Reinaldo Carlos Figueiredo

Fazenda Figueiredo, Cristalina-Go


Reinaldo Carlos Figueiredo, é médico veterinário e diretor administrativo da Fazenda Figueiredo, situada em Cristalina-Go. Segundo o último ranqueamento realizado pelo site Milk Point em 2021, a Fazenda Figueiredo ocupa a 15ª posição entre os 100 maiores produtores de leite do Brasil. Destacando-se na produção sustentável de leite, no melhoramento genético e no desenvolvimento de animais recordistas nacionais de produção de leite acumulada, com mais de 100 mil litros de leite. Possui vários prêmios de exposições e torneios leiteiros locais, estaduais e nacionais.

Rodrigo Martins Alves de Mendonça

Exagro


Rodrigo Martins Alves de Mendonça, formado pela Escola de Veterinária da UFMG, consultor sócio da empresa de consultoria em Agronegócios – EXAGRO e professor da disciplina de Bovinocultura de Corte da PUC MINAS Betim. Realizou mestrado em Medicina Veterinária Preventiva na E.V. – UFMG e cursos de pós-graduação em Solos e Meio Ambiente na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e em Manejo de Pastagens pela FAZU/Uberaba. Trabalha há 19 anos em consultoria de projetos em pecuária de corte, leite e sistemas silvipastoris, com foco de trabalho em resultados financeiros e econômicos respeitando os recursos humanos e ambientais. Rodrigo é instrutor de Cursos Online AgriPoint e nessa entrevista destaca os principais pontos sobre análise técnico-econômica em projetos de pecuária.

Paulo Levi de Oliveira Carvalho

Universidade Estadual do Oeste do Paraná


Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2005). No período de 2006 a 2011, foi aluno do Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá. Em agostou de 2011, início do pós-doutoramento (PDJ - CNPq) na Universidade Estadual de Maringá sob supervisão do Prof. Dr. Ivan Moreira. No período de outubro de 2012 a agosto de 2013 foi Professor Adjunto da Escola de Medicina veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia, responsável pela disciplina de avicultura e suinocultura. Na mesma instituição foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Zootecnia (PPGZ/UFBA), no período de abril a agosto de 2013. Atualmente, Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, responsável pela disciplina de Suinocultura, Nutrição de Monogástrico e Higiene e Profilaxia Animal. Também foi Coordenador do Curso de Zootecnia desta instituição nos anos letivos de 2015 e 2016. 2019-2020 - Contemplado no edital CP 15/2017 - Bolsa Produtividade em pesquisa e desenvolvimento tecnológico/Extensão pela Fundação Araucária/Paraná Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Exigências Nutricionais e Avaliação de Alimentos para Suínos.

Raquel Santiago Barro

Universidade Federal de Viçosa


Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2003), Mestrado (2007) e Doutorado (2011) pelo Programa de Pós-graduação em Zootecnia- Área de concentração Plantas Forrageiras/ UFRGS. Pós-doutorados em Fitotecnia e Fitossanitarismo- UFPR (2012), Sistemas Integrados de Producão Agropecuária -UFRGS (2012-2016), Programas de Investigación en Pasturas y Forrajes/ Producción y Sustentabilidad Ambiental- INIA Uruguay (2018). Atualmente Professora Adjunta no Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa, na área de Culturas Forrageiras: Melhoramento e Manejo.