Convidada: Júlia Thomaz (Université Paris Nanterre/EHESS - First World War Studies)
Coordenação: Márcia Tavares, Vanessa Cavalcanti & Vanessa Rocha (PPGNEIM-UFBA)
Coordenação Estudantil: Grupo de Estudos Sempre Vivas (GES-PPGNEIM-UFBA - Be Brustolim Silva, Gabriela Lins Vergolino, Thaís Ladeia & Vanessa Oliveira)
Atividade integrada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, gênero e feminismo, da Universidade Federal da Bahia.
Objetivos: 1) Circular, difundir e realizar trocas de experiências sobre metodologias utilizadas nas Ciências Sociais e Humanidades para a construção e desenvolvimento de investigação acadêmica na modalidade mestrado e doutorado; 2) Criar redes de difusão de conhecimento e incentivar parcerias interinstitucionais e com pesquisadoras/es dedicados aos estudos feministas; 3) Apoiar e possibilitar usos, procedimentos, instrumentos metodólogicos para estudantes da pós-graduação.
Público: Estudantes, pesquisadoras/es e docentes integrados à comunidade NEIM e do PPGNEIM-UFBA.
Importante: Considerando atual cenário de greve por parte de corpo docente, discente (pós-graduação e apoio da graduação) e tecnico, a mobilização da comunidade acadêmica-universitaria se faz em agenda propositiva e aberta. A temática dessa atividade integra ação de extensão e apoio para refletir sobre temas urgentes que envolvem os eixos centrais da Universidade Pública: pesquisa, ensino, extensão e valorização de suas comunidades.
Inscrições devem ser feitas online e previamente, garantindo certificados para as pessoas que estiverem presentes e assinarem lista.
Campus de São Lázaro, Estrada de São Lázaro, 197 - Federação. Salvador, Bahia.
Federação, Salvador - BA
40210-909
Campus de São Lázaro, Estrada de São Lázaro, 197 - Federação. Salvador, Bahia.
Federação, Salvador - BA
40210-909
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Grupo de estudos Sempre Vivas (GES-PPGNEIM-UFBA) vinculados à linha de pesquisa Gênero, Poder e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, gênero e feminismo (PPGNEIM).
Julia Thomaz é doutora em Letras Francesas no Centre des Sciences des Littératures de Langue Française da Université Paris Nanterre e em História no Centre de Recherches Historiques da École des Hautes Études en Sciences Sociales. Seu trabalho atual foca na poesia como categoria social e prática cultural. A linha de investigação central está na intersecção entre história, antropologia, literatura e humanidades digitais. Seus principais centros de interesse são reações poéticas a situações de violência armada e práticas literárias como modelos de/modelos para a experiência de guerra. Sua pesquisa de doutorado obteve financiamento do Ministère de l’Enseignement Supérieur et de la Recherche (‘contrat doctoral’, de 2017 a 2021), o Prix d’Études des Mondes Contemporains de La Contemporaine (2020) e a bolsa Gerda Henkel do Historial de la Grande Guerre (2021). É pesquisadora associada do projeto Poésie Grande Guerre (https://pgg.parisnanterre.fr). Co-fundadora da rede de jovens pesquisadores Une Plus Grande Guerre/A Greater War. Integra comitê de financiamentos da International Society for First World War Studies, exercendo também como oficial de comunicações e mídias digitais da Association for the Study of Modern and Contemporary France. Além de artigos em periódicos como Matérieaux pour l’histoire de notre temps, French Studies Bulletin e Journal of War and Culture Studies, publica também um blog destinado à doutorandas e doutorandos, onde compartilha elementos de desenvolvimento profissional e gestão de projetos.