Informações

Este evento possui transmissão ao vivo.

Aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Organizacional do Campus Benedito Bentes//IFAL.

Ciclo de palestra com o tema:Cidades sustentáveis, do ideal ao real: o que é possível fazer?

Objetivo

Construir um circuito de palestras e apresentações com um novo olhar sobre a temática, cidades sustentáveis, e durante os semestres de 2023.2 e 2024.1 iremos trabalhar com os eixos que moldam e discutem a temática acima:

1.Planejamento Urbano Integrado,

2. Transporte Sustentável,

3. Eficiência Energética

3. Gestão de Resíduos

4. Acesso a Áreas Verdes

5. Planejamento de Uso do Solo,

6.Acesso a Serviços Básicos,

7. Economia Local e Circular

8. Engajamento Comunitário e,

9. Tecnologia e Inovação

Durante o circuito iremos demonstrar como funcionam e de que formas essas práticas se desenvolvem e cumprem seus objetivos.

Vale destacar que as cidades sustentáveis buscam equilibrar desenvolvimento econômico, justiça social e proteção ambiental, proporcionando uma alta qualidade de vida para todos os habitantes. Isso exige a colaboração de governos, setor privado, sociedade civil e indivíduos para criar ambientes urbanos mais saudáveis e sustentáveis e nossa inserção no processo é de suma importância. Contamos com a participação de todos.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Lucas Paiva

Saiba mais

Lilian Coroa

Campus Benedito Bentes, Ifal- Alagoas

Avenida Benedito Bentes

Benedito Bentes, Maceió - AL

57084-651

Campus Benedito Bentes, Ifal- Alagoas

Ver no mapa

Avenida Benedito Bentes

Benedito Bentes, Maceió - AL

57084-651

Ana Karla Cavalcante Ferreira

Lucas Paiva

SEBRAE


Diretor do Tiro na Lua Educação com capacitação de gestores e professores em mais de 40 cidades, totalizando mais de 3000 profissionais. Palestrante no TedX, é o criador do Hub 5.0, uma iniciativa que tem gerado impacto positivo no redesenho de experiências educacionais em Alagoas, em colaboração com o SEBRAE e a SEDUC-AL. Também integrou a turma-piloto das Comunidades de Aprendizagem, sob a orientação do professor José Pacheco da Escola da Ponte.

Lilian Coroa

Bahia


De 2017 a 2020 ocupou cargos distintos no setor público municipal onde tive a oportunidade de trabalhar com agricultores familiares e assentados da reforma agrária das diversas comunidades do município de Santo Amaro. Possuo experiência na área socioambiental, assistência e assessoria técnica, elaboração e gestão de projetos.  Foi responsável por diversas atividaes, tais como: escrita dos projetos do Edital Bahia Produtiva voltado para requalificação de agroindústrias, beneficiando a Associação da Lama Branca e Associação de Nova Conquista – Projeto Urupi, e escrita do Edital Bahia Produtiva voltado para segurança alimentar beneficiando a Associação dos Pequenos Agricultores de Santo Amaro.

Atuou na implantação do Viveiro Municipal Fábrica de Água e também de diversos quintais produtivos no Assentamento Paulo Cunha. Além da mobilização social, co - participou da organização de grupo de agricultoras Mulheres Arretadas, oportunizando participação em feiras, acesso ao crédito, acesso a vendas institucionais como PAA e PNAE.  Como educadora popular atuai no Programa Universidade Para Todos, na comunidade Quilombola de São Braz. Colaborou na organização do Curso de Introdução a Agrofloresta e Manejo Agroflorestal para agricultores no Centro Budista em Santo Amaro – Bahia.

Desenvolve trabalhos de consultoria para elaboração e execução de projetos e planejamento  junto à coletivos e organizações da sociedade civil no campo da defesa dos Direitos Humanos e Arte, Cultura e Educação – Teatro Escola; Socioambiental e Resíduos Sólidos – Coopcata 3R’s; Agroecologia – Rede Rama; Antirracismo e Direito das Mulheres - Instituto Coletivo Black Divas; Acesso a Educação Superior - Instituto Itéramãxe. Atualmente Pesquisadora Assistente da Rede APonte.