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De 7 a 10 de novembro Todos os dias das 09h00 às 19h30

Sobre o Evento

Congresso Internacional de Ensino de Ciências Sociais
I Encontro do ensino de Sociologia do Distrito Federal (Internacional)

(De 07/11/2023 à 10/11/2023)

Será o primeiro evento a ser realizado no Brasil sobre a temática. Cabe destacar que outros espaços foram construídos nos últimos anos para falar sobre o Ensino de Sociologia/Ciências Sociais. Temos a oitava edição do Encontro Nacional do Ensino de Sociologia (ENESEB) organizado a cada dois anos junto ao Congresso Nacional de Sociologia, bem como, a quinta edição do Congresso da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. No entanto, é uma novidade a proposição de um congresso internacional que poderá congregar pesquisadores de outros países para refletir sobre os avanços e os desafios do ensino das Ciências Sociais, dado o avanço dos discursos anticientíficos, e o ataque aos avanços políticos dos grupos sociais minoritários. Cabe destacar que a própria Associação Internacional de Sociologia, criou um Grupo Temático em 2020, para discutir o ensino de Sociologia, o que representa um ganho significativo para o Brasil, acompanhar e contribuir para essa discussão que cada vez mais agrega pesquisadores, professores e estudantes dado a presença da Sociologia na Educação Básica e no Ensino Superior.

Público alvo e número estimado de participantes

Pesquisadores(as), estudantes da graduação e da pós-graduação, professores(as) da educação básica, do ensino superior e da pós-graduação. Estima-se um público geral de cerca de 500 participantes

Comissão Organizadora

  • Marcelo Pinheiro Cigales (UnB/Brasil) - Coordenador Geral
  • Cristiano das Neves Bodart (UFAL/Brasil) - Coordenador Adjunto
  • Amurabi Oliveira (UFSC/Brasil) - Coordenador Adjunto
  • Ana Clara Damásio (UnB/Brasil)
  • Daniela Félix (UnB/Brasil)
  • Erlando Rêses (UnB/Brasil)
  • Fabio Monteiro de Moraes (Ufal/Brasil)
  • Haydée Glória Caruso (UnB/Brasil)
  • Maysa Lannah da Silva (UnB/Brasil)
  • Ricardo Festi (UnB/Brasil)
  • Rodolfo Godoi (UnB/Brasil)
  • Sayonara Amorim Leal (UnB/Brasil)
  • Soraya Fleischer (UnB/Brasil)
  • Stefan Klein (UnB/Brasil)
  • Vinícius Venancio da Silva (UnB/Brasil)

Comissão Técnico-Científica

  • Adriana Marrero (Universid da República/Uruguay)
  • Amurabi Oliveira (UFSC/Brasil)
  • Cristiano das Neves Bodart (UFAL/Brasil)
  • Diego Pereyra (Universidad de Buenos Aires/Argentina)
  • Gabriela Ossencha Sauter (Universidad Nacional de Educación a Distancia/Espanha)
  • Igor Martinache (Université Paris Nanterre/França)
  • Joaquim Fialho (Universidade Lusíada e Instituto Superior de Gestão/Lisboa, Portugal)
  • Marcelo Pinheiro Cigales (UnB/Brasil)
  • Mario Bispo dos Santos (UnB/Brasil)
  • Rafaela Reis Azevedo de Oliveira (UFJF/Brasil)
  • Ricardo Vieira (Instituto Politécnico de Leiria/Portugal)
  • Thiago de Jesus Esteves (CEFET-RJ/Brasil)
  • Thiago Ingrassia Pereira (UFFS/Brasil)

guia-CIECS guia-CIECS

Palestrantes e Coordenadores de GT

  • Amurabi Oliveira
  • Ana Clara Sousa Damásio dos Santos
  • Ana María Badanelli Rubío
  • Ana Martina Baron Engerroff
  • Annette Tézli
  • Andréia dos Santos
  • Antonio Alberto Brunetta
  • Cristiano Bodart
  • Dinorah Motta de Souza Martínez
  • Elias Gomes
  • Erlando da Silva Rêses
  • Éric Carneiro dos Santos
  • Fernanda Litvin Villas Bôas
  • Geovânia da Silva Toscano
  • Haydée Glória Caruso
  • Igor Martinache
  • Isabelino Siede
  • Jacqueline Moraes Teixeira
  • José Anchieta de Souza Filho
  • Josefa Alexandrina da Silva
  • Juan Pedro Blois
  • Katherine Lyon
  • Katiuscia Vargas Antunes
  • Layla Pedreira Carvalho
  • Manuel Guerra
  • Marcelo Cigales
  • Maria de Assunção Lima de Paulo
  • Mariana Toledo Ferreira
  • Mário Bispo dos Santos
  • Mateus Paz
  • Nubia Regina Moreira
  • Pierre Guillou
  • Raewyn Connell
  • Rafaela Reis
  • Sara Esther Dias Zarucki Tabac
  • Sayonara Leal
  • Simone Mestre
  • Thiago de Jesus Esteves
  • Thiago Ingrassia Pereira
  • Vinícius Carvalho Lima
  • Welkson Pires

Programação

13h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Hall do Anfiteatro 10 do ICC

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14h00 Solenidade de abertura geral Abertura
Local: Anfiteatro 10 do ICC

Participantes:

  • Direção do Instituto de Ciências Sociais da UnB
  • Diretora das Licenciaturas da UnB
  • Coordenação da Licenciatura em Ciências Sociais da UnB
  • Coordenação do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UnB
  • Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais
  • Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais - Unidade Regional do DF
  • Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez
14h40 Cerimônia de Homenagem Homenagem
Local: Anfiteatro 10 do ICC

Homenagem a Carlos Benedito Martins

16h00 Coquetel e atividade cultural Coquetel
Local: Hall de entrada do ICC próximo ao Anfiteatro

Coquetel e atividade cultural

16h30 - Fernanda Litvin Villas Bôas, Maria de Assunção Lima de Paulo Mesa 1: Políticas Públicas e a formação de professores de Sociologia Mesa Temática
Local: Anfiteatro 10 do ICC

Participantes

  • Fernanda Litvin Villas Bôas (CAPES/Brasil)
  • Maria de Assunção Lima de Paulo - (ProfSocio/UFCG/Brasil)

Mediador

  • Welkson Pires (UFAL/Brasil)

18h00 - Raewyn Connell Conferência de abertura – Perspectivas Democráticas na Educação em Ciências Sociais: Os Professores, os Alunos, o Conhecimento Abertura
Local: Anfiteatro 10 do ICC

Palestrante:

  • Raewyn Connell (Universidade de Sidney/ Austrália)

Mediador:

  • Layla Pedreira Carvalho (UnB/Brasil)
08h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Entrada do Instituto de Ciências Sociais (ICS)

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09h00 Simulações das Nações Unidas como estratégia de ensino e aprendizagem. Oficina
Local: Auditório do ICS - Térreo

Ofertante: Roberta Neuhold (IFRS).

09h00 O uso da cultura pop como método pedagógico no ensino de Sociologia. Oficina
Local: Sala de reuniões 04. SOL

Ofertantes: Saa Farias (UnB), Vitória Marinho (UnB) e Rafaela
Venâncio (UnB)

09h00 Pensamento social de Lélia Gonzalez e o ensino de Sociologia. Oficina
Local: Mini-auditório do ICS - Térreo

Ofertantes: Rosana Pereira (UnB) e Welitania Rocha (UnB)

09h00 Um mundaréu de possibilidades: como produzir podcast. Oficina
Local: Laboratório de informática DAN - Térreo

Ofertantes: Irene Chemin (UnB), Raíssa Magalhães (UnB) e Camila Anselmo (UnB).

09h00 Sociologia e o Novo Ensino Médio: como recursos tecnológicos podem ser utilizados para proporcionar aulas mais interativas. Oficina
Local: Sala de aula 02 - SOL

Ofertantes: Márcia Eduarda (UnB) e Mariana Oliveira (UnB)

09h00 Gestão de conflitos em sala de aula: criação prática e instrumentos para o dia-a-dia. Oficina
Local: Sala de reuniões 02 - Sol - Térreo

Ofertantes: Hirlan Delfino (UnB), Thayná Falcão (UnB) e Davi Ferreira (UnB).

09h00 Práticas pedagógicas antirracistas no ensino de sociologia: trabalhando o conceito de escrevivência. Oficina
Local: Sala 06 DAN

Ofertantes:

Ana Clara Damásio (UnB) e Manuel Guerra (UnB).

09h00 Ensino de Sociologia nas Modalidades Diferenciadas de Ensino - as práticas de ensino de Sociologia na educação para pessoas privadas de liberdade, para populações tradicionais e para pessoas com deficiência. Oficina
Local: Multiuso A DAN

Ofertantes: Rogéria Martins (UFJF) e Marili Junqueira (UFU)

14h00 - Dinorah Motta de Souza Martínez, Isabelino Siede Mesa 2 - Formação de professores de Sociologia frente ao desenvolvimento das TDICs Mesa Temática
Local: Anfiteatro 10 do ICC

Participantes

  • Dinorah Motta de Souza Martinez (Instituto Professor Artigas/ Uruguay)

  • Isabelino Siede (UNLP/ Argentina)

Mediador

  • Mediador: Amurabi Oliveira (UFSC/Brasil)
15h30 - Ana María Badanelli Rubío, Ana Martina Baron Engerroff Mesa 3: As Ciências Sociais e os livros didáticos Mesa Temática
Local: Anfiteatro 10

Participantes:

  • Ana María Badinelli Rúbio - (UNED/Espanha)

  • Ana Martina Baron Engerroff - (UFSC/Brasil)

Mediador:

  • Marcelo Cigales - (UnB/Brasil)
17h00 Laçamento de livros e coffe break Lançamento de Livro
Local: Antiteatro 10

Lançamentos de livros

18h00 - Cristiano Bodart, Juan Pedro Blois Mesa 4 – História do ensino das Ciências Sociais Mesa Temática
Local: Anfiteatro 10 do ICC

Participantes:

  • Cristiano das Neves Bodart (UFAL/UnB/Brasil)
  • Juan Pedro Blois (UNGS/CONICET/Argentina)

Mediador:

  • Antonio Alberto Brunetta (UFSC/Brasil)
09h00 - Ana Martina Baron Engerroff, Haydée Glória Caruso GT 1: Resultados do PIBID-Sociologia, PIBIC-Sociologia, PRP-Sociologia e Estágio supervisionado em Sociologia (Sessão 1) Apresentação de Trabalhos
Local: Instituto de Ciências Sociais - ICS

O Grupo de Trabalho tem por objetivo discutir e refletir sobre os relatos de experiências desenvolvidas no âmbito de programas de formação docente e no Estágio Supervisionado docente. Os estudos, pesquisas, análises e relatos sobre essas experiências colocam luz sobre a nova legislação advinda da Reforma do Ensino Médio e sua implementação em conjunto com a BNCC, elucidando questões que impactam diretamente a formação e a prática docente do professor de Sociologia. Esperamos receber propostas de relatos que se relacionem com a participação e a experiência nos programas de formação docente e nos estágios supervisionados bem como reflexões e análises sobre esses espaços formativos.

Coordenadores:


Ana Martina Baron Engerroff (UFSC, Brasil)

Doutoranda em Sociologia e Ciência Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre pelo mesmo programa. Licenciada em Ciências Sociais (UFSC), atuou como professora da rede estadual de Santa Catarina e professora de Metodologia do Ensino de Ciências Sociais (MEN/UFSC), junto do Estágio Supervisionado. Consultora da área de Sociologia/Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Currículo do Território Catarinense para o Ensino Médio. Atualmente é professora substituta do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), membro da ABECS e do Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina.


Haydée Caruso (PPGSOL/UnB)

Doutora em Antropologia (UFF), professora da graduação em Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (UnB). Coordenadora do PIBID-Sociologia (UnB).

Trabalhos aprovados (sessão 1)

Relatório Final do Pibid Interdisciplinar de História e Sociologia (2020-2022)

Luiza Letícia Mendes de Alcântara (UnB)

Relato de experiência: mediação de conflitos em escola cercada pela violência

Vitória Pereira Kaizer (UFJF), Marcos Cesca Esperança (UFJF)

Razões do Picho: A Expressão da Contra-Escola

Júlia Cristine Santos (Unifal)

Implementação do PIBD na Escola Prisional da Penitenciária José Edson Cavalieri

Samanta Omar (UFJF)

O jogo de cintura docente: planejamento aberto ao debate

Renata Torres de Sousa (UFG) Glauco Batista Ferreira (UFG)

O PIBID como espaço dinâmico de formação docente: relatos de experiências do meio do mundo, UNIFAP, Macapá-AP

Luciano Magnus de Araujo (UNIFAP)

Experiência de Estágio Supervisionado em Ciências Sociais: Brasília em Movimento

Ana Beatriz Carasek Cascudo (UnB), Bruno Sprovieri Togni (UnB), Deborah Sayuri Gonçalves Inazawa (UnB)

A Sociologia Urbana e o cotidiano do estudante: por uma proposta de mediação pedagógica no ensino de Sociologia

Ingrid Oliveira da Cruz Moura (UEPB), Iolanda Barbosa da Silva (UEPB), Maria Jackeline Feitosa Carvalho (UEPB)

PIBID, Projeto de Vida e a Sociologia: um relato de experiência questionador

João Guilherme de Andrade Sant' Anna (UFJF), Luiz Gustavo Silva da Fonseca (UFJF)

Visita(ação) à UnB: trilhando novos caminhos

Marina Ribeiro Souza Santos Reis (UnB)

Escolaridade dos pais e expectativas acadêmicas

Maria Fernanda Macedo Lohmann (Unifal), Igor Augusto Prates Martins (Unifal), Maria Luiza Dias Lopes da Silva (Unifal)

Formação docente em Sociologia: contribuições do PIBID e Residência Pedagógica

Maria Alcilene Vitória Batista Aires (ProfSocio/UFCG), Aracele Barbosa Gomes (Profsocio/UFCG)

Estágio Curricular Supervisionado em Ciências Sociais II: Relato de Experiência

Geórgia Alves Martins Malheiros (UESB), Beatriz Silva Rocha (UESB), Carina Oliveira Soares (UESB)

Realidades Escolares: Um Olhar Sobre Violência e Diversidade em Brasília

Maysa Lannah e Ricardo Daniel Lucas Monteiro de Sousa

09h00 - Katiuscia Vargas Antunes, Manuel Guerra GT 2: Modalidades diferenciadas de ensino das Ciências Sociais Apresentação de Trabalhos
Local: Instituto de Ciências Sociais - ICS

Tem espaço neste GT trabalhos que discutam as modalidades diferenciadas de ensino, previstas na legislação educacional brasileira e o ensino de Ciências Sociais. No contexto de luta pela garantia dos direitos à aprendizagem dos grupos às quais se destinam as modalidades diferenciadas de ensino, a saber: Educação Especial, Educação Indígena, Educação Quilombola, Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos, Educação de Jovens e Adultos em situação de privação de liberdade, Educação Profissional e tecnológica e Educação à distância e Educação escolar para populações em situação de itinerância, esse GT objetiva possibilitar uma reflexão acerca do ensino de Ciências Sociais nesses contextos, especialmente no que se refere a currículos, metodologias, formação inicial e continuada de professores e aos aspectos gerais do trabalho docente.

Coordenadores:


Katiuscia Vargas Antunes (UFJF)

Doutora em Educação pela UERJ. Graduada em Ciências Sociais pela UFJF. Professora da Faculdade de Educação, do Programa de Pós-graduacao em Educação (PPGE/UFJF) e do Programa de Pós-grauacao em Gestão e Avaliação da Educação Publica (PPGP/UFJF).


Manuel Guerra (PPGSOL/UnB)

Mestrando em Sociologia no PPGSOL.

Trabalhos aprovados

Paulo Freire e o Ensino de Sociologia: Conceitos geradores na formação dos oprimidos

Ivan Penteado Dourado (UDESC)

Teatro e o ensino de Sociologia: diferentes linguagens e experiências em disputa

Gabriela Hoffmann (UDESC)

O Invólucro da ninfa: fardamentos escolares como reforço do machismo

Aline Ferraz Santos Gusmão (UESB), Djalma Thu?ler (UFBA)

Os Impactos do Processo de “Bolsificação” nas Políticas Afirmativas: uma reflexão para a sociologia da educação

Priscila Carvalho Lopes (UnB), Erlando da Silva Rêses (UnB)

Metodologias Ativas no Ensino de Sociologia: Um memorial de formação

Jerliane dos Reis da Veiga (Unifal)

Metodologia para Educação Sexual de Jovens e Adultos

Gabriel Lyra de Melo Franco (UFMG)

Práticas pedagógicas em meio a intervenções conservadoras em sala de aula

Paulo César Martins Stumpf (UnB)

Acompanhamento das trajetórias estudantis através do projeto Cápsula do Tempo

Fabiano Rosa de Magalhães (IFNMG), Rodolfo de Jesus Chaves (IFNMG), Tatiana da Costa Sena (IFNMG)

09h00 - Mariana Toledo Ferreira, Sara Esther Dias Zarucki Tabac GT 3: Formação docente em Ciências Sociais no Brasil Apresentação de Trabalhos
Local: Instituto de Ciências Sociais - ICS

Esse GT tem como objetivo central apresentar e debater pesquisas iniciais, em andamento ou finalizadas, relacionadas à formação inicial e continuada de professores de Ciências Sociais. Os trabalhos acolhidos devem ter como perspectiva central: os currículos dos cursos de formação docente em Ciências Sociais, os projetos político pedagógicos, os diferentes saberes envolvidos na formação docente, as práticas e o papel dos distintos programas de ensino, pesquisa e extensão voltados para a formação de professores. Além das reflexões sobre a identidade e profissionalização docentes, as representações sociais da docência no ensino superior, e a articulação entre universidade e escola. São bem-vindos trabalhos que tratem das experiências, potencialidades e desafios dos programas de formação docente, como o PIBID e a Residência Pedagógica. Os espaços formais e não formais de formação e ensino também serão abordados.

Coordenadores:

Sara Esther Dias Zarucki Tabac (Unifal)

Pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Professora Adjunta de Sociologia do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Alfenas. Atuo principalmente nos seguintes temas: Sociologia da Educação, Ensino de Sociologia e Identidade Docente nas Ciências Sociais.


Mariana Toledo Ferreira (IFG)

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Trabalhos aprovados

Entre sonhos e medos: narrativas de jovens licenciandos em Ciências Sociais

Andréa Lúcia da Silva de Paiva (UFF), Raquel Brum Fernandes (UFF)

Dados da SEEDUC-RJ entre 2009 e 2019 e formação de professores em Ciências Sociais

Gustavo Cravo de Azevedo (UFRJ)

A vocação para ensinar Sociologia: a Sociologia de François Dubet e a escolha da licenciatura em Ciências Sociais na UERJ e UFRJ

Sara Esther Dias Zarucki Tabac (Unifal)

Estágio supervisionado articulado à pesquisa: uma trilha na formação de professores de Ciências Sociais/Sociologia na Amazônia

Márcia Vanessa Malcher dos Santos (UFPA)

Educação política: uma defesa da “Dialética do conhecimento”

Caroline Bellaguarda de Azevedo (UFSC)

Possibilidades e limites da formação docente em Sociologia: uma análise a partir do Programa de Residência Pedagógica

Bernardo Mattes Caprara (UFRGS)

Experiências do PETI Ciências Sociais da UESB na tríade Pesquisa/Ensino/Extensão

José Miranda Oliveira Júnior (UESB)

Laboratório Lélia Gonzalez e as suas contribuições para a formação docente

Ana Beatriz Carasek Cascudo (UnB), Sabinne Aliz Araújo (UnB)

Ensino de Sociologia na Educação Básica: trajetórias acadêmica e profissional de um professor voluntário em cursinho popular

Luciana Nunes Fonseca (UnDF), Marcelo Brice Assis Noronha (UFT), Dejamim Ferreira Pereira (UFMA)

Jogo da cidadania: um relato de experiência da atividade de educação política do projeto “C Mara Mirim” por meio de metodologias ativas

Camila da Costa Teles (UFJF), Ananda Ribeiro de Paula (UFJF)

Jogos como dispositivos formativos no ensino de sociologia

Julia Polessa Maçaira (UFRJ), Millena Ventura (UFRJ), Indiara Carvalho dos Santos (UFRJ)

De onde vem a inovação? Experiências de formação de professores de sociologia no CDSA/UFCG

Maria Helena Costa Carvalho de Araujo Lima (UFCG)

A história das Ciências Sociais na UnB para além da sala de aula

Beatriz Amorim de Barros (UnB)

09h00 - Andréia dos Santos, Rafaela Reis GT 4: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e o ensino de Sociologia Apresentação de Trabalhos
Local: Instituto de Ciências Sociais - ICS

O GT 04 - Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e o ensino de Sociologia se justifica tendo em vista das mudanças ocorridas nas últimas décadas na organização escolar, motivadas pela alteração no perfil do(a)s estudantes que ingressam nas instituições de ensino, hoje, mais conectados e com acesso maior às informações, a ampliação, ainda que precária, da utilização da internet e das TDICs nas instituições de ensino. Deste modo, o uso das TDICs têm atraído especial atenção de docentes e pesquisadores(as) que buscam aprimorar suas práticas em sala de aula fazendo do ensino de Sociologia na educação básica um conhecimento mais dinâmico, logo, mais contextualizado e atrativo para os estudantes.

Coordenadores:

Andréia dos Santos (Abecs/PUC-MG)

Doutora em Sociologia pela UFMG; Professora do Departamento e Curso de Ciências Sociais da PUC Minas.


Rafaela Reis Azevedo de Oliveira (ABECS/UFJF)

Doutora em Educação; Professora da Faculdade de Educação e do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando na área de ensino de sociologia. Atualmente, é presidenta nacional da ABECS.

Trabalhos aprovados

Disciplina é liberdade?: a paradoxal liberdade do ensino remoto mediado por tecnologias

Marcos Henrique da Silva Amaral (SEEDF)

Simulação Parlamentar no Ensino Médio: uma abordagem didática potencializada pela IA

Alexander Soares Magalhães (CEFET-RJ)

Produzindo e experimentando podcasts de Antropologia no Ensino Médio

Irene do Planalto Chemin Pimentel (UnB)

Metodologias Ativas em um mundo de TDIC’s, IA’s e sala de aula de Sociologia

Anna Carolina de Sá Brum (Estágio - Juiz de Fora), Janderson Alves Sauma (UFJF)

O uso do podcast como ferramenta didática na luta antirracista

Alberto Alvadia Filho (IFRJ), Walace Ferreira (CAp-UERJ)

“Jogo dos Bichos”: relato de experiência do uso de jogos no ensino de Sociologia

Camila de Castro Rios Ferreira (UFJF)

Os usos do cinema no ensino da sociologia a partir de filmes ficcionais que reproduzem os dilemas da realidade social Iêda

Iêda Rodrigues da Silva Balogh (UNEB), Patrícia Lessa Santos Costa (UNEB)

Perfil de professores de sociologia que utilizam jogos em sala de aula

Andreia dos Santos (PUC-Minas), Karina Junqueira (PUC-Minas)

O uso de TDICs no ensino de sociologia e o desvelamento de identidades culturais.

Gabrielle Soares Dantas (Unifal)

Ensino de Sociologia e o uso de Tecnologias Digitais: a docência e o ensino remoto

Manoela Vieira Neutzling (UFPel), Laylson Mota Machado (UFPel), Gabriela Pecantet Siqueira (UFPel)

TICS: O ensino de sociologia para além da sala de aula.

Vitor Luiz de Almeida (UFJF), Paola Silvia de Araújo (UFJF)

Questões raciais em podcast: experiências no podcast Mundaréu

Amanda Carolina de Oliveira (UnB), Cindy Lauren de Melo Sepulvida da Silva (UnB)

Ensino de Sociologia em uma escola pública durante a pandemia de Covid-19: reflexões e desafios

José Victor Santos de Almeida (UESB), Irismar Bastos Viana Junior (UESB)

09h00 - Antonio Alberto Brunetta, José Anchieta de Souza Filho GT 8: Ensino de Sociologia, currículo e Reforma do Ensino Médio (sessão 1) Apresentação de Trabalhos
Local: Instituto de Ciências Sociais - ICS

Ensinar exige escuta, observação e ponderação contínuas, assim como se exige contextualização da vida cotidiana no que está explícito e implícito. A prática docente de qualquer professor precisa estar conectada com tudo que está envolto à vida cotidiana dos alunos, sujeitos dos processos e interações sociais. É preciso saber os caminhos nos quais nossos alunos poderão trilhar para atingirem seus próprios objetivos quanto aos conhecimentos que ainda não dispõem. Neste GT, serão contemplados os trabalhos e pesquisas acadêmicas (finalizadas e/ou em andamento) que abordem discussões em torno do Currículo como uma construção política do fazer docente; Currículo, escola e realidade social; reflexões a respeito da Base Nacional Comum Curricular no Brasil; A prática docente e o ensino; Reflexões e experiências das práticas docente e curricular em seus lugares de origem, noutros países e/ou nacionalidades distintas.

Coordenadores:


Antonio Brunetta (UFSC)

Doutor em Ciências Sociais pela UNESP e professor do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina.

José Anchieta de Souza Filho

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1996) e Mestrado em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2016). Atualmente é professor de sociologia - Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Trabalhos aprovados (Sessão 1)

O Ensino de Sociologia no Brasil: uma história de entradas e reentradas

Ricardo Teixeira da Silva (USP)

A Sociologia no Maranhão e Tocantins: Uma Análise do Novo Currículo

Welitania de Oliveira Rocha (UnB), Lidiane de Conceição Alves(UFG), Ileizi Silva (UEL)

Uma experiência com o projeto de vida no Novo Ensino Médio: contribuições para uma compreensão multidimensional dos estudantes a partir da sociologia clínica

Wanderson Barbosa dos Santos (UnB)

Projeto de vida: dois períodos do componente curricular

Amanda Fontes Alves (UFJF)

O Projeto de Lei Escola Sem Partido e a sua interferência no componente curricular de sociologia na base nacional comum curricular (BNCC)

Osmiro de Souza Silva Júnior (UESBI), José Miranda Oliveira Júnior (UESBI)

Ensino da Sociologia na Guiné-Bissau: Caso da Universidade Amílcar Cabral (UAC) e Universidade Lusófona da Guiné (ULG)

Abdel Cassama (UnB)

Aspectos da vivência da Reforma do Ensino Médio no Estado do Rio de Janeiro

Walace Ferreira (CAp-UERJ), Alberto Alvadia Filho (IFRJ)

Novo Ensino Médio: o impacto na docência de Sociologia na cidade de Juiz de Fora

Brayon Marques Barbosa (UFJF), Rafaela Reis Azevedo de Oliveira (UFJF)

O ensino de Sociologia na Paraíba: reflexões sobre currículo e prática docente

Aracele Barbosa Gomes (UFCG), Maria Alcilene Vitória Batista Aires (UFCG)

Novo Ensino Médio: entre as Instituições Totais de Goffman ao Reconhecimento em Axel Honneth.

Maìra Honorato Marques de Santana (UnB)


09h00 - Josefa Alexandrina da Silva, Simone Mestre GT 9: Ensino de Sociologia e relações étnico-racial e de gênero (sessão 1) Apresentação de Trabalhos
Local: Instituto de Ciências Sociais

Neste ano de 2023, comemoramos 20 anos da promulgação da Lei 10.639 que torna obrigatório o Ensino da "História e Cultura Afro-Brasileira" na rede de ensino. Considerando a relevância da referida lei e a importância crucial da abordagem intersecional sociológica, o objetivo deste grupo é abrir espaço para reflexão e discussão sobre práticas e possibilidades pedagógicas alicerçadas em perspectivas teóricas e/ou práticas interseccionais. Com o propósito de atingir esse objetivo, buscamos acolhe pesquisas, projetos de ensino, recursos didáticos e relatos de experiência relacionadas ao ensino de Ciências Sociais que se dediquem a problematizar e abordar metodologias de ensino acerca das relações étnicos raciais e/ou e gênero e/ou que integrem os diferentes marcadores sociais da diferença (raça/etnia/gênero, classe entre outros).

Coordenadores:


Simone Mestre (UFSCar)

Professora Adjunta do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Antropologia (2016) pela mesma instituição, graduada em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2013).


Josefa Alexandrina da Silva (ABECS)

Bacharela e licenciada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com mestrado pela mesma instituição e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Foi professora na educação básica e participou da equipe técnica de Sociologia da Secretaria de Estado da Educação. Foi professora substituta de Práticas em Educação; Ensino de Ciências Sociais; Laboratório de Ensino de Sociologia e Relações Étnico-Raciais no curso de Ciências Sociais da UNIFAL-MG. Tem experiência na área de Sociologia com ênfase na área de educação e juventude, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas curriculares, formação de professores, metodologia de ensino, e processos de formação da juventude. Membra da Direção Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) gestão 2022-24, Grupo de Estudos de Juventude da UNIFAL-MG e colaboradora da Pesquisa Dimensões educacionais das Jornadas de 2013: Pautas educacionais, experiências escolares e formação política de jovens em protesto.

Trabalhos aprovados (sessão 1)

Uma corrida só de brancos: como a minoria vence? - a Alexandria Feminina

Dayanne de Melo Ribeiro (UFCG), Valdonilson Barbosa dos Santos (UFCG)

Relações étnico-raciais na educação básica: relato da iniciação científica

Felipe Souza Bonfim (UESB), Letícia Rodrigues da Anunciação (UESB), José Valdir Jesus de Santana (UESB)

A cultura afro-brasileira na escola: a arte de aprender com o samba-enredo afro-brasileiro

Vitor Gonçalves Pimenta (SEDUC-GO)

LEI 10.639/03 e o ensino de sociologia: referências negras no plano de aula

Eduardo de Oliveira Gusmão (UESB), Ariane Silva Lopes (UESB), José Miranda Oliveira Júnior (UESB)

Racismo Estrutural e Extermínio do Povo Negro: uma Reflexão para o Ensino de Sociologia

Erlando da Silva Rêses (UnB), Cristino Cesário Rocha (SEEDF), Ana Paula da Silva Pinheiro

Quadrinhos e sociologia: uma proposta de ensino-aprendizagem sobre o racismo a partir da criação dos alunos

Dejamim Ferreira Pereira (UFMA)

A sociologia das relações raciais: racismo, redes sociais e questões raciais

Daniel Bergue Pinheiro Conceição (UNIMONTES), Márcia Cristina Gomes (UEMA)

Inserção dos debates das relações étnico-raciais para uma educação antirracista.

Micaely Santos Dias (UESB), Lívia Arcanjo Oliveira (UESB)

A autodeclaração étnico-racial e o ensino das ciências sociais e humanas.

Sibele Oliveira Cruz (IF Baiano), Shauane Itainhara Freire Nunes (IF Baiano)

Vocação universitária do sexo feminino

Amanda Zanin Lastoria (Unifal), Thiago Antônio de Oliveira Sá (Unifal)

14h00 - Thiago Ingrassia Pereira, Welkson Pires Mesa 5: Ensino de Ciências Sociais e Currículo Mesa Temática
Local: Anfiteatro 10 do ICC

Participantes:

  • Welkson Pires(UFAL/ Brasil)
  • Thiago Ingrassia Pereira (UFFS/ Brasil)

Mediadora:

  • Sayonara Leal (UnB/ Brasil)
15h30 - Andréia dos Santos, Rafaela Reis Mesa 6: As pesquisas do Observatório Nacional da Associação Brasileira do Ensino de Ciências Sociais (On-Abecs) Mesa Temática
Local: Anfiteatro 10 do ICC

Participantes

  • Rafaela Reis Azevedo de Oliveira (Presidente da Abecs)
  • Andréia Santos (On-Abecs)
  • Representantes dos grupos de pesquisas do On_Abecs

Mediador:

  • Éric Carneiro dos Santos (UnB/ABECS-DF)
17h00 - Haydée Glória Caruso, Mário Bispo dos Santos Mesa 7: O ensino de Sociologia no Distrito Federal Mesa Temática
Local: Anfiteatro 10 do ICC

Participantes:

  • Haydée Caruso (PPGSOL/UnB/Brasil)
  • Mário Bispo dos Santos (SEEDF/Brasil)

Mediador:

  • Erlando Rêses (PPGE/UnB/Brasil)
09h00 - Thiago de Jesus Esteves, Welkson Pires GT 6: Livro didáticos e o ensino de Sociologia Apresentação de Trabalhos
Local: Instituto de Ciências Sociais

O livro didático vem se consolidando como importante objeto de estudo no âmbito das Ciências Humanas e Sociais, o que se materializa em uma diversidade de abordagens de análise, seja como peça fundamental da atividade didático-pedagógica, levantando dados para a compreensão dos objetivos de aprendizagem, do conteúdo programático, das metodologias de ensino e de avaliação ou tomando o livro didático como artefato cultural, alcançando representações e ideologias, que podem oferecer indícios dos pensamentos, sentimentos e costumes de uma sociedade, em um dado momento histórico. Este GT visa congregar trabalhos que abordem os livros didáticos utilizados no ensino da Sociologia, tanto a partir de seus usos, como pelo enfoque de seus conteúdos. Também está aberto a pesquisas de caráter teórico-metodológico que tracem caminhos possíveis para a sua análise.

Coordenadores:


Thiago de Jesus Esteves (CEFET-RJ)

Desde 2009, é professor efetivo de Sociologia do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), campus de Nova Iguaçu. É docente do Curso de Especialização em Gestão Educacional (CEGEd) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Entre 2014 e 2015, foi consultor técnico, na modalidade produto, em estudos para avaliação educacional na área de Ciências Humanas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). É Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC) da UFRRJ. Possui mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA-UFRRJ) e bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Desenvolve Estágio Pós-Doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É líder do Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas (GTEPP). Membro do Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ) e do Observatório e Pesquisa das Políticas de Avaliação da Educação Superior (OBSERVA/UFSCar). Tem atuado, principalmente, nas áreas de Reforma do Estado, Gerencialismo, Reformas Educacionais, Avaliação Externa de Sistemas de Ensino (Educação Básica e Superior), Administração da Educação, Políticas Públicas Educacionais, Avaliação Educacional(Educação Básica e Superior) e Ensino de Sociologia.


Welkson Pires (UFAL)

Possui Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2014), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e Graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba (2004). É Professor Adjunto do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas, atuando também como professor permanente no Mestrado em Sociologia do Programa de Pós-Graduação em Sociologia dessa mesma instituição de ensino. No que diz respeito ao ensino escolar das Ciências Sociais, vem se dedicando a análise de livros e materiais didáticos e avaliação das aprendizagens nesse campo disciplinar.

Trabalhos aprovados

O ensino da área da Ciência Política no Novo Ensino Médio e no PNLD de 2021

Carla Rocha Vandanezi Alvim (UFJF), Rafaela Reis Azevedo de Oliveira (UFJF)

Descolonizando saberes: a cartilha educativa no ensino de Sociologia

Kauany VIctória Silva Souza (UEPA), Tais Oliveira (UEPA), Petrônio Lauro Teixeira Júnio (UEPA)

Livros didáticos de Humanidades e Projeto de vida sob o olhar dos licenciandos em Ciências Sociais

Janderson Alves Sauma (UFJF), Katiuscia Cristina Vargas Antunes (UFJF)

Os livros de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Projeto de Vida no PNLD 2021

Brayon Marques Barbosa (UFJF), João Guilherme de Andrade Sant’ Anna (UFJF)

Ensino de Ciências Sociais: recortes sobre livros didáticos e o ENEM

Carine Marcon (UPF)

Análise figuracional de “Sociologia: subsídios para Sociologia Geral”, de Paulo Meksenas

Éric Carneiro dos Santos (UnB)

Os movimentos sociais nos livros didáticos: uma comparação entre Brasil e França

Joyce Louback (UFRJ), Manoela Santos Prado (UFRJ), Milena Mendes Salles (UFRJ)

O ensino de Sociologia: os movimentos sociais nos livros didáticos

Bianca da Silva Moura (UEPA)

A transexualidade nos livros de sociologia do ensino médio

Alisson Lima da Silva (UFCG), Ana viviam de Sousa Oliveira (UFCG), Cassia de Melo Assis (UFCG)

A representatividade feminina e queer nos livros didáticos do PNLD 2020

Ana Beatriz Veiga Pinheiro de Mesquita (PUC-Rio), Ana Paula Soares Carvalho (PUC-Rio)

Percursos para a educação das relações étnico-raciais: uma análise do livro didático do Novo Ensino Médio

Lorena Alves de Medeiros (UFJF)

Análise crítica do livro didático de Sociologia: desafios e perspectivas para a formação crítica dos estudantes

Jennifer Fernandes Rocha (UESB), Daniele Gomes Santos (UESB), Laise Lima Ribeiro (UESB).

09h00 - Elias Gomes, Geovânia da Silva Toscano GT 7: Ensino de Sociologia, Juventude e tecnologia Apresentação de Trabalhos
Local: Instituto de Ciências Sociais

Os estudos sobre juventudes têm ressaltado a importância de reconhecer as jovens e os jovens como sujeitos de direitos e em suas pluralidades. Isso implica construir o currículo escolar, a formação docente, a extensão, o PIBID, a Residência Pedagógica e as práticas de ensino articulados com as demandas e os desafios vivenciados pelas juventudes. Recepcionaremos neste GT as conexões entre juventudes e cultura, trabalho, cidadania, escolarização, tecnologias da informação e comunicação, inteligência artificial, mídia, arte, participação, educação política, movimentos sociais, meio ambiente, esporte e lazer, sociabilidade, gerações, escolha profissional, políticas públicas, saúde, economia, assistência social, marcadores sociais da diferença (raça, gênero, sexualidade, classe, território, pessoas com deficiência, religião), interseccionalidade etc.

Coordenadores:


Elias Gomes (UFMG)

Elias Evangelista Gomes é sociólogo e professor Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE-UFMG), sendo doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É professor de estágio e práticas de ensino de Ciências Sociais e é autor de livros didáticos. Possui estudos e pesquisas sobre juventude, educação política e marcadores sociais da diferença.


Geovânia da Silva Toscano (UFPB)

Professora do Departamento de Ciências Sociais/UFPB, Doutora em Ciências Sociais/UFRN. Atua nos componentes curriculares de: Sociologia da Educação, Sociologia da Juventude, Educação e Sociedade no Brasil, Sociologia da Saúde. Realiza pesquisa e extensão sobre juventudes, educação política, cidadania, acesso e permanência no ensino superior. É pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre o Ensino Superior do Centro de Educação/UFPB e coordenadora do projeto de extensão: Juventude, Escola e Universidade: passarela cidadã.

Trabalhos aprovados

Homofobia, gênero e violência: retrato de uma escola pública do Distrito Federal

Lorenzo dos Santos Konageski (UnB), Ana Paula dos Santos (UFT)

Formação da identidade política no ensino médio na perspectiva de alunos do IFB

Maryana Rodrigues da Conceição (IFB), Jonas de Oliveira Bertucci (IFB)

Desafios operacionais na pesquisa de campo na escola

Graziella Herman (Unifal), Lais Martins (Unifal), Gabriela Haide Ribeiro Wivaldo (Unifal)

“Uma imaginação sociológica”: Recursos iconográficos no ensino de Sociologia para juventudes

Vívian Maria Bezerra Cordeiro (UEPB), Jussara Natália Moreira Bélens de Melo (UEPB), Poliane Moreira Ferreira (UEPB)

Um olhar para a juventude de cientistas sociais em formação na UFSM

Rafaela Mahara Moreno Yusuf (UFSM), Ana Júlia Berlezi Martins (UFSM)

Ciências Sociais na Educação do Campo: juventude, projeto de vida e tecnologia

Elias Gomes (UFMG)

“Pensadores - memórias sociais”: Relato de experiência do desenvolvimento de um jogo pedagógico para o ensino de sociologia na educação básica

Renata Torres de Sousa (UFG), Ana Cristina Alves Oliveira (UFG)

“A juventude vai circular”: notas sobre a movimentação política dos jovens, Ensino de Sociologia e a Reforma do Ensino Médio

Camila da Costa Teles (UFJF), Igor Gabriel Oliveira de Morais (UFJF)

Ensino de sociologia no ensino médio, juventude e tecnologia: dilema das culturas juvenis.

Delor Gerbase Gramacho (ProfSocio/UNIVASF), José Hermógenes Moura da Costa (ProfSocio/UNIVASF), Josidalva Vaz de Queiros Neponuceno (ProfSocio/UNIVASF)

Relato de experiência: O Mundaréu como ferramenta contínua de aprendizagem

Joana Amaral Marinho Maia (UnB), Luana Ainoã Viana de Souza (UnB), Sabrina Bastos de Oliveira Neves (UnB)

O uso do audiovisual no ensino de sociologia: um relato de experiência

Viviane Barreto Souza (ProfSocio/UNIVASF), Jose Hermogenes Moura da Costa (ProfSocio/UNIVASF)

O que pensam os jovens sobre a escola? Socialização escolar e juventude em Belém/PA

Tiago Victor Borges da Silva (IFPA), Julianne Queiroz Nicodemos (IFPA), Hannya Vittoria Oliveira dos Santos (IFPA), Maria Clara Cabral Braga (IFPA), Larissa da Silva Quintero Fernandes (IFPA), Kirla Korina Anderson Ferreira (IFPA).

Projeto de Vida nas escolas de famílias agrícolas - EFAs: releituras do projeto profissional do jovem - PPJ

Rogeria da Silva Martins (UFJF), Gustavo Gabaldo (UFJF), João Vila Real (UFJF)

09h00 - Antonio Alberto Brunetta, José Anchieta de Souza Filho GT 8: Ensino de Sociologia, currículo e Reforma do Ensino Médio (sessão 2) Apresentação de Trabalhos
Local: Instituto de Ciências Sociais

Ensinar exige escuta, observação e ponderação contínuas, assim como se exige contextualização da vida cotidiana no que está explícito e implícito. A prática docente de qualquer professor precisa estar conectada com tudo que está envolto à vida cotidiana dos alunos, sujeitos dos processos e interações sociais. É preciso saber os caminhos nos quais nossos alunos poderão trilhar para atingirem seus próprios objetivos quanto aos conhecimentos que ainda não dispõem. Neste GT, serão contemplados os trabalhos e pesquisas acadêmicas (finalizadas e/ou em andamento) que abordem discussões em torno do Currículo como uma construção política do fazer docente; Currículo, escola e realidade social; reflexões a respeito da Base Nacional Comum Curricular no Brasil; A prática docente e o ensino; Reflexões e experiências das práticas docente e curricular em seus lugares de origem, noutros países e/ou nacionalidades distintas.

Coordenadores:


Antonio Brunetta (UFSC)

Doutor em Ciências Sociais pela UNESP e professor do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina.

José Anchieta de Souza Filho

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1996) e Mestrado em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2016). Atualmente é professor de sociologia - Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Trabalhos aprovados (sessão 2)

A pedagogia das competências e a obsolescência planejada da sociologia

Geovana Reis (UFG), José Elias Domingos Costa Marques (IFG), Renato Gomes Vieira (UFG)

O lugar das ciências humanas no ensino médio profissionalizante do Ceará

Francisca Rosânia Ferreira de Almeida (UFC)

Os lugares e sentidos do ensino de Sociologia diante da Reforma do Ensino Médio

Carine de Miranda Santos (SEDUC-BA), Elizabeth José Campos (SEDUC-RJ), Gabriel Oliveira de Magalhães Medeiros (On-ABECS), Josefa Alexandrina Silva (On-ABECS), Kirla Korina Anderson Ferreira (IFPA)

Configurações atuais do ensino de sociologia no estado do Rio de Janeiro

Raquel Brum Fernandes (UFF)

Protagonismo Social no Novo Ensino Médio

Tatiane Rocha Vieira (SEEDF)

O ensino sobre nazismo em perspectiva comparada (Brasil-França)

Julia Polessa Maçaira (UFRJ), Milena Mendes Salles (UFRJ), Manoela Santos Prado (UFRJ)

Uma análise da BNCC sob a ótica gramsciana da educação

Samuel Prates de Sousa e Silva (UESB)

Reflexões sobre os conceitos de branquitude e negritude no currículo do ensino básico

Maria Luíza Amaral de Jesus Andrade (UESB), Letícia Rodrigues da Anunciação (UESB), Daniele Gomes Santos (UESB)

O fazer sociológico das relações étnico-raciais num currículo diversificado de Ciências Humanas

Delza da Hora Souza (UFSC)

O ensino de Ciências Sociais no atual contexto sociorreligioso brasileiro

César Portantiolo Maia (SEDUC-Sergipe)


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09h00 - Josefa Alexandrina da Silva, Simone Mestre GT 9: Ensino de Sociologia e relações étnico-racial e de gênero (sessão 2) Apresentação de Trabalhos
Local: Instituto de Ciências Sociais

Neste ano de 2023, comemoramos 20 anos da promulgação da Lei 10.639 que torna obrigatório o Ensino da "História e Cultura Afro-Brasileira" na rede de ensino. Considerando a relevância da referida lei e a importância crucial da abordagem intersecional sociológica, o objetivo deste grupo é abrir espaço para reflexão e discussão sobre práticas e possibilidades pedagógicas alicerçadas em perspectivas teóricas e/ou práticas interseccionais. Com o propósito de atingir esse objetivo, buscamos acolhe pesquisas, projetos de ensino, recursos didáticos e relatos de experiência relacionadas ao ensino de Ciências Sociais que se dediquem a problematizar e abordar metodologias de ensino acerca das relações étnicos raciais e/ou e gênero e/ou que integrem os diferentes marcadores sociais da diferença (raça/etnia/gênero, classe entre outros).

Coordenadores:


Simone Mestre (UFSCar)

Professora Adjunta do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Antropologia (2016) pela mesma instituição, graduada em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2013).


Josefa Alexandrina da Silva (ABECS)

Bacharela e licenciada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com mestrado pela mesma instituição e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Foi professora na educação básica e participou da equipe técnica de Sociologia da Secretaria de Estado da Educação. Foi professora substituta de Práticas em Educação; Ensino de Ciências Sociais; Laboratório de Ensino de Sociologia e Relações Étnico-Raciais no curso de Ciências Sociais da UNIFAL-MG. Tem experiência na área de Sociologia com ênfase na área de educação e juventude, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas curriculares, formação de professores, metodologia de ensino, e processos de formação da juventude. Membra da Direção Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) gestão 2022-24, Grupo de Estudos de Juventude da UNIFAL-MG e colaboradora da Pesquisa Dimensões educacionais das Jornadas de 2013: Pautas educacionais, experiências escolares e formação política de jovens em protesto.

Trabalhos aprovados (sessão 2)

Análise sociológica da realidade preta em Manuel Raimundo Querino e Carolina Maria de Jesus

José Miranda Oliveira Júnior (UESB), Leonardo Santana Barreto (UESB), Marcos Freitas Dutra (UESB)

Escrevivências em Carolina Maria de Jesus e Eliane Potiguara: Um relato de experiência

Viviane Barreto Souza (SEDUC-AM)

Não se nasce homem, torna-se homem: Abordagem de Gênero no Ensino de Sociologia

Maria Muniz Loureiro (UFJF)

Indígenas Na Escola No Distrito Federal: Primeiros Apontamentos

Thais Nogueira Brayner (SEEDF)

Introduzindo o pensamento feminista negro no Estágio e no PIBID

Silvana Maria Bitencourt (UFMT), Giselma Karoline Lemes (SEDUC-MT), Lilian Bazzi (SEDUC/MT)

A construção sutil de gênero nas escolas

Alexia Ferreira Rocha Moreira (Unifal), Thiago Antonio Oliveira de Sá (Unifal)

Uma análise das (r)existências de travestis na educação básica em Poções - BA

Matheus Nunes Godeiro de Freitas (UESB), Lucas Aguiar Tomaz Ferreira (UFS)

Bell hooks, a prática de uma educação libertadora e o ensino de Sociologia

Larice Durval Ribeiro (UESB), Edenize Silva Santos (UESB)

O letramento racial crítico e ensino de Ciências Sociais: aportes metodológicos para aprendizagem por projetos de extensão.

Helder Freitas do Bomfim (UNEB)


09h00 - Ana Martina Baron Engerroff, Haydée Glória Caruso GT 1: Resultados do PIBID-Sociologia, PIBIC-Sociologia, PRP-Sociologia e Estágio supervisionado em Sociologia (Sessão 2) Apresentação de Trabalhos
Local: Instituto de Ciências Sociais

O Grupo de Trabalho tem por objetivo discutir e refletir sobre os relatos de experiências desenvolvidas no âmbito de programas de formação docente e no Estágio Supervisionado docente. Os estudos, pesquisas, análises e relatos sobre essas experiências colocam luz sobre a nova legislação advinda da Reforma do Ensino Médio e sua implementação em conjunto com a BNCC, elucidando questões que impactam diretamente a formação e a prática docente do professor de Sociologia. Esperamos receber propostas de relatos que se relacionem com a participação e a experiência nos programas de formação docente e nos estágios supervisionados bem como reflexões e análises sobre esses espaços formativos.

Coordenadores:


Ana Martina Baron Engerroff (UFSC, Brasil)

Doutoranda em Sociologia e Ciência Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre pelo mesmo programa. Licenciada em Ciências Sociais (UFSC), atuou como professora da rede estadual de Santa Catarina e professora de Metodologia do Ensino de Ciências Sociais (MEN/UFSC), junto do Estágio Supervisionado. Consultora da área de Sociologia/Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Currículo do Território Catarinense para o Ensino Médio. Atualmente é professora substituta do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), membro da ABECS e do Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina.


Haydée Caruso (PPGSOL/UnB)

Doutora em Antropologia (UFF), professora da graduação em Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (UnB). Coordenadora do PIBID-Sociologia (UnB).

Trabalhos aprovados (sessão 2)

Pibid História-Sociologia UnB 2020-2022: uso do podcast como ferramenta de ensino

Isabella Cristina Barbosa Ramos (UnB), Beatriz Amorim de Barros (UnB)

Um olhar antropológico sobre a escola: Compreendendo as diferenças no ensino de Sociologia

Cibelle Aparecida Honorato Rodrigues (Unifal), Marcelly Cosentino da Silva (Unifal), Isis Iesalel Vilela Neves (Unifal)

Mediação pedagógica com os clássicos no ensino de Sociologia

Kiuwre Freitas Silva (UEPB, Iolanda Barbosa da Silva (UEPB)

A atuação do PIBID-UFRJ na 2ª Olimpíada de Sociologia do estado do Rio de Janeiro

Pedro Cassiano Farias de Oliveira (UFRJ), Julia Polessa Maçaira (UFRJ)

Resultados parciais da 2ª Olimpíada de Sociologia do estado do Rio de Janeiro

Pedro Cassiano Farias de Oliveira (CPII)

Relato de experiência: O PIBID/SOL UnB e a formação de futuros professores no DF

Filipe Souza da Silva (UnB), Júlia Carvalho Carreira (UnB), Maria Eduarda Barboza da Silva (UnB)

A experiência do Estágio Curricular Supervisionado na formação docente

Escarlath Ohara Botêlho Tosta (UESB)

Ensino de Sociologia no estágio supervisionado: dilemas da formação docente

Adriana Franco de Queiroz (UFBA), Nair Casagrande (UFBA)

Desafios operacionais na pesquisa de campo na escola

Graziella Herman (Unifal), Lais Martins (Unifal), Gabriela Haide Ribeiro Wivaldo (Unifal)

O Pibid na formação de professoras pesquisadoras

Amanda Zanin Lastoria (Unifal), Thiago Antônio de Oliveira Sá (Unifal)

Implementação do projeto de vida na educação prisional: Por uma abordagem sociológica.

Elazir Cristina Silva da Veiga (UFJF), Isabela Mariane de Freitas Ferreira (UFJF), Ravenna Ferreira Gonçalves (UFJF)

O novo ensino médio e o ensino de sociologia em duas escolas da Paraíba

Yanna Maria Pacheco Gonzaga (UFCG), Victória Geovanna Ferreira da Silva (UFCG), Dalvan Ferreira da Silva (UFCG)

Apresentação de experiência de estágio

Deborah Sayuri Gonçalves Inazawa (UnB), Mariana França Solania (UnB), Saôry Txheska Araújo Ferraz (UnB)

O uso de música e jogo no ensino de sociologia: uma experiência do PIBID UFCG

Vanessa Rayanna Silva Roseno (UFCG), João Morais de Oliveira (UFCG), Thiago Renan Gonçalves De Lima (UFCG)



14h00 - Amurabi Oliveira, Igor Martinache Mesa 8: O ensino das Ciências Sociais e a Cidadania Mesa Temática
Local: Anfiteatro 10 do ICC

Participantes:

  • Igor Martinache (Universidade de Paris/França)
  • Amurabi Oliveira (UFSC/Brasil)

Mediadora:

  • Andréia dos Santos (PUC-Minas/Brasil)
15h30 - Jacqueline Moraes Teixeira, Nubia Regina Moreira Mesa 9 – Educação, Ciências Sociais e relações étnico-raciais Mesa Temática
Local: Hall do ICC - Próximo ao Anfiteatro 10 do ICC

Participantes:

  • Núbia Regina Moreira (UESB/Brasil)
  • Jacqueline Moraes Teixeira (UnB/Brasil)

Mediadora:

  • Ana Clara Damásio (UnB/Brasil)
17h00 - Pierre Guillou Mesa 10: O ChatGPT como assistente tecnológico aos professores de Sociologia da educação básica Mesa Temática
Local: Anfiteatro 10 do ICC

Participante:

Pierre Guillou (França/Brasil) Consultor de Inteligência Artificial

18h00 - Annette Tézli, Katherine Lyon Conferência de encerramento - As Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação no Ensino da Sociologia Encerramento
Local: Anfiteatro 10 do ICC

Participantes:

  • Annette Tézli - University of Calgary (Canadá)
  • Katherine Lyon - University of British Columbia (Canadá)

Mediador:

  • Amurabi Oliveira (UFSC/Brasil)

Local

Universidade de Brasília (UnB) - 70910-900, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília, Distrito Federal,
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Organizador

Congresso Internacional do Ensino das Ciências Soc

Nos dias 07 e 08 de novembro ocorrerá uma paralisação nacional legítima em defesa da universidade pública. Expressamos nosso apoio a essa causa. No entanto, devido à impossibilidade de realocar o evento para outra data, manteremos sua programação.