Objetivos: Aperfeiçoar a eficiência comunicativa dos participantes por meio de informações teóricas e de exercícios que promovam a prática da comunicação verbal e não verbal por meio de jogos focados especialmente na arte de contar histórias.
Conteúdo Programático:
- Empatia, intencionalidade e processos cognitivos na produção discursiva, papéis dos hemisférios cerebrais, a estrutura, organização das ideias e características dos gêneros discursivos.
- O papel da emoção nesse processo: a postura e a empatia pessoal do comunicador.
- O papel central da narrativa no discurso cotidiano e na organização da memória.
- Habilidades comunicativas necessárias para contar uma boa história.
Resultados: Espera-se que os participantes adquiram conhecimentos teóricos e práticos que os capacitem para organizar seus discursos e narrar histórias de forma informativa e interessante. Ainda, espera-se que os participantes aprendam: como comunicar a mensagem fazendo uso da prosódia, da expressão gestual e facial; como capturar o interesse e a atenção do interlocutor, bem como favorecer a aprendizagem de informações e armazenamento na memória episódica.
Público-Alvo: Alunos (futuros professores) e professores
Ministrante: Lenisa Brandão. Professora Adjunta do Curso de Fonoaudiologia (Departamento de Saúde e Comunicação Humana da UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Reabilitação em Linguagem e Cognição (CIPAS, Instituto de Psicologia, UFRGS). Possui graduação em Fonoaudiologia pela UFSM (1997), especialização em Ciência do Movimento Humano (Desenvolvimento Humano, UFSM), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS (2001), doutorado em Psicologia pela UFRGS (2005). Tem Pósdoutorados em Ciências Cognitivas e Psicolinguística na Universidade de Lund, Suécia (2005/2006), e Universidade Nova de Lisboa, Portugal (2006/2009), respectivamente. Tem experiência acadêmica nas áreas de Neuropsicologia, Ciências Cognitivas e Neuropsicolinguística. Atua nos seguintes temas: relações entre linguagem e cognição, produção discursiva e Neuroarte.