O CIGEPPAM é um evento científico de abrangência internacional que busca promover uma maior integração entre pesquisadores, professores e estudantes que trabalham com as Ciências das Paisagens e suas aplicabilidades para o Planejamento Territorial e a Gestão Ambiental. Com escopo inter e transdisciplinar, busca promover o Desenvolvimento Sustentável por meio da organização dos territórios em consonância com suas potencialidades paisagísticas, fragilidades ambientais e as dinâmicas socioeconômicas inseridas nos mais diversos ambientes.
A Geoecologia das Paisagens desponta no contexto científico atual como uma área ampla do conhecimento, onde se integram disciplinas de formação humana com as de conhecimento das bases físico-biológicas. Assume ainda uma postura de ciência comprometida com a organização do espaço com o intuito de contribuir para uma sociedade mais sustentável em um meio conservado e capaz de suportar ecologicamente as ações de exploração das paisagens naturais e culturais de forma adequada.
Essa primeira edição do evento propõe um tema abrangente intitulado “Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental: perspectivas globais para o empoderamento social e a gestão local”, buscando uma ampla interação entre concepções teórico-metodológicas, bem como a sua aplicabilidade na gestão socioambiental sob diferentes escalas.
Em sua programação, o CIGEPPAM oferece 11 (onze) palestras, 6 (seis) mesas-temáticas, 10 (dez) minicursos, a publicação de e-book com os artigos científicos e resumos expandidos aprovados no evento, priorizando as interações entre os participantes e a apreensão de conhecimentos diversificados, reunindo para isso um quadro de 42 (quarenta e dois) palestrantes e ministrantes de 25 (vinte e cinco) instituições colaboradoras, comprometidos com a qualidade dos debates e a excelência na execução das exposições. Soma-se ainda a parceria com 22 (vinte e duas) revistas científicas para a publicação dos melhores artigos submetidos no congresso.
O CIGEPPAM vem assim, agregar diferentes experiências de estudos de planejamento e gestão ambiental sob bases da Geoecologia das Paisagens promovidas em diferentes instituições nacionais e internacionais. Esperando que esse seja um primeiro passo no caminho de uma real integração de pesquisas e resultados no caminho de uma sociedade mais sustentável e consciente das potencialidades e limitações que a Natureza e seus recursos podem oferecer e que temos que compreender, para que haja uma melhor gestão ambiental.