Objetivos
- Promover uma série de análises, reflexões e discussões sobre questões de gênero que influenciam na cultura do machismo na sociedade desencadeando violências de gênero e até mesmo abuso sexual;
- Desenvolver a capacidade crítica dos participantes que se mobilizam em torno do assunto abordado no audiovisual;
- Sensibilizar e refletir quanto as formas de autoproteção das crianças e adolescentes diante situações de “elogios” que tenham conotações violentas.
Informações do documentário:
Metodologia
REPENSE O ELOGIO
Documentário. 2017. Brasil. 48 min. Livre.
Direção: Estela Renner.
Repense o Elogio é um documentário que propõe a reflexão sobre a maneira como as crianças são elogiadas. Enquanto meninas são lindas, princesas e delicadas, meninos são fortes, inteligentes e corajosos. Até que ponto estes adjetivos aprisionam o verdadeiro ser de cada um? Este é um filme que reflete sobre o poder das palavras e da cultura, que trouxeram este desequilíbrio tão profundo na forma que elogiamos meninas e meninos.
Para a metodologia:
- 5 min - para apresentação integrativa dos participantes e breve apresentação do Projeto Elos de Proteção.
- 5 min - Apresentação resumida do documentário com algumas questões que podem ser importantes de se observar e já refletir ao longo da duração da produção;
- 48 min - Exibição do documentário;
20 min – reflexões dialogadas sobre a produção audiovisual que podem ser impulsionadas através de perguntas geradoras ou espontaneamente a partir das colocações feitas pelos participantes. Além de exposição da representação em desenho de um corpo de menino e menina em papel madeira para que os participantes apontem as diferenciações de elogios expostos no documentário direcionado a cada gênero e como eles também percebem isso nos seus cotidianos. Sugestões de perguntas geradoras:
- O que acharam do documentário?
- Tem diferenças nos elogios para meninos e meninas? Quais?
- Vocês já ouviram esses elogios? Feitos para vocês ou conhecidos?
- Essa diferença na forma de “elogiar” traz algum prejuízo? Identificam que isso pode levar alguma situação de desrespeito/violência/constrangimento?
- Vocês entendem o que são essas situações de violência? Por exemplo no documentário quando falar sobre abuso sexual, o que vocês entendem por isso?
- Quando ocorrem situações de violência (exemplo de abuso sexual exposto no documentário) o que fazer? Escrever em tarjetas e fixar em cartolina "O que fazer?" "Como se autoproteger?" (facilitador esclarecer quanto as formas de denúncia, buscar falar com alguém de confiança.).
- Por que acham que ocorre isso na nossa sociedade?
- Como poderia ser uma melhor forma de tratar meninos e meninas para uma condição mais igualitária para todos/as?
10 min – Encerramento, avaliação verbal e lanche.