XIX CONGRESSO DE ODONTOLOGIA

25 de julho de 2019, 08h00 até 27 de julho de 2019, 16h00

Dados do trabalho

15/04/2019 até 15/06/2019

NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHO E ELABORAÇÃO DO RESUMO

 

1) INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

1.1. Os trabalhos deverão ser inscritos para apresentação na categoria Pôster

1.2. A submissão do resumo do trabalho científico está condicionado à adesão ao evento, do dia 15/04/2019 até o dia 31/05/2019.

1.3. As inscrições de trabalhos para apresentação nos Congressos obedecerão ao calendário acima.

1.4. As inscrições e apresentações dos trabalhos deverão ser realizadas em português.

1.5. Trabalhos que não obedecerem ao calendário e/ou as normas estabelecidas pela Comissão Científica não serão avaliados.

1.6. Os resumos deverão ser submetidos através do site https://doity.com.br/ciovasf, na área especifica para submissão de trabalhos.

1.7. Os trabalhos terão um máximo de 5 integrantes (1 autor/apresentador; 3 coautores e 1 orientador – trabalhos acadêmicos) e (1 autor/ apresentador e 4 coautores – trabalhos categoria profissionais).

1.8. Cada coautor poderá participar de no máximo 8 trabalhos.

1.9. O autor/apresentar deverá obrigatoriamente estar com inscrição confirmada no evento.

 

2) ÁREAS DE EXCELÊNCIA

 

  • Anatomia
  • Cirurgia Bucomaxilo-Facial
  • Controle de Infecção / Microbiologia / Imunologia
  • Dentística
  • Endodontia
  • Estomatologia
  • Imaginologia
  • Implantodontia
  • Harmonização Orofacial
  • Materiais Dentários
  • Oclusão / ATM
  • Odontogeriatria
  • Odontopediatria
  • Ortodontia / Ortopedia dos Maxilares
  • Patologia Oral
  • Periodontia
  • Prótese Dentária / Prótese Bucomaxilo
  • Saúde Coletiva

 

 

3) AVALIAÇÃO

 

3.1. Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Interna de Seleção composta por Professores, a qual caberá avaliar o resumo do trabalho inscrito e definir a “seleção” ou “não seleção” para apresentação durante o evento. Nos casos da “não seleção” não haverá devolução de qualquer taxa de adesão.

3.2. Os critérios que serão observados pela Comissão para a “não seleção” dos trabalhos enviados são:

-Assuntos pobremente organizados.

-Natureza do assunto não explicitada pelo título ou pelo conteúdo do trabalho.

-Assunto bem explicitado, mas de importância duvidosa.

-Confusões entre as afirmações, conduzindo a falsos raciocínios.

-Conclusões que não correspondem ao objetivo.

-Vernáculo inadequado para os resumos.

-Contribuição pouco relevante em relação ao estágio atual de conhecimento do assunto.

3.3. Com a seleção do trabalho, autor e co-autores conferem à ABO-PE os direitos autorais para publicação do resumo do mesmo, para divulgação dos Congressos, tanto em âmbito nacional quanto internacional independente do meio (impresso ou eletrônico).

3.4. Para cada trabalho apresentado será emitido um certificado digital constando o nome do autor e co-autor(es) com dados fornecidos quando da inscrição do trabalho.

3.5. Os trabalhos aceitos para apresentação serão avaliados por Comissão de Avaliação, durante a apresentação, para premiação. O resultado final será divulgado na sessão de encerramento do Congresso e com o intuito de valorizar os trabalhos recebidos no congresso

 

 

4) COMITÊ DE ÉTICA

 

Todo projeto de pesquisa que envolva seres humanos, animais ou parte deles, incluindo questionários comuns e levantamento de fichas e arquivos com dados de pacientes, deverá ser avaliado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição onde está vinculado o apresentador. O certificado do Comitê de Ética deverá ser carregado obrigatoriamente, ficando disponível para a Comissão de Avaliação.

 

 

5) PREPARAÇÃO DO PAINEL

 

Dimensões: O espaço destinado ao painel será de 1,40 m de altura por 0,90 m de largura (este é o espaço máximo para colocar o painel) devendo ser configurados na orientação de página: “retrato” (vertical).

 

Título: Deve ser exatamente o mesmo utilizado no resumo e ser escrito em letras maiúsculas. Abaixo do título e com letras menores devem aparecer os nomes do autor e coautores, do departamento, da instituição, da cidade e do estado.

 

Nome do Apresentador: O apresentador obrigatoriamente deverá ser o primeiro autor do trabalho e o sobrenome e iniciais deverão ser identificados pelo asterisco e foto no canto superior direito, por exemplo: Catarina da Mota Vasconcelos Brasil, deve ser colocado no resumo: BRASIL, C.M.V*.

 

Corpo do Painel: Deve ser autoexplicativo, de preferência com o mínimo possível de texto e o máximo de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas). Sugere-se que as conclusões sejam colocadas na forma de itens. Não é obrigatória a inserção de abstract e nem de referências. Os resumos deverão ser submetidos com quantidade máxima de 200 palavras, 3 a 5 palavras-chave, título em português e inglês, ser escrito em letras maiúsculas. O resumo deverá conter os seguintes itens de acordo com sua categoria (trabalhos sobre revisão de literatura – casos clínicos – pesquisa), realizados e apresentados por acadêmicos ou profissionais.

Trabalhos de revisão de literatura

  • Introdução (Contextualização e importância)
  • Objetivo(s)
  • Descrição cronológica
  • Conclusão(ões)

Trabalhos de Casos Clínicos

  • Introdução (contextualização e importância)
  • Objetivo(s)
  • Breve relato do(s) caso(s)
  • Conclusão(ões)

Trabalhos de Pesquisa

  • Introdução (contextualização e importância)
  • Objetivo
  • Metodologia
  • Resultados
  • Conclusão(ões)

 

 

6) APRESENTAÇÃO DO PAINEL

 

6.1. A instalação obedecerá à numeração definida pela Comissão Organizadora, cujo critério será a área, dentro de cada categoria do quadro associativo e modalidade indicada pelos autores. Fique atento à definição da área de inscrição da sua pesquisa, pois ela implica o local de instalação do seu painel.

6.2. Os painéis deverão ser apresentados os períodos e horários determinados pela Comissão Organizadora, devendo o autor ficar junto ao seu painel durante todo o período.

6.3. A planilha de horários e datas será disponibilizada na página da ABO Petrolina a partir de 20 de julho de 2019.

6.4. O autor irá dispor de 5min para fazer a apresentação do painel, com mais cinco minutos para discussão com a comissão avaliadora.

6.5. Sugere-se aos autores apresentadores que imprimam em A4 o seu painel para distribuição durante a apresentação.

 

ATENÇÃO! NÃO SERÁ PERMITIDA A TROCA DO HORÁRIO E DIA DA APRESENTAÇÃO.

 

7) SESSÃO DE PREMIAÇÃO

7.1. Os trabalhos que se destacarem durante a Reunião, nas diversas modalidades, serão divulgados às 17:30h do sábado (27 de julho de 2019) em ambiente de festa e descontração. Sua presença na Sessão de Premiação é imprescindível para o brilhantismo das atividades.

7.2. Comissão premiará os três melhores sendo entregue por trabalho, para o 1º lugar R$500,00, para o 2º lugar R$300,00 e para o 3º lugar R$200,00.

IMPORTANTE: Para receber o prêmio, um dos autores deverá OBRIGATORIAMENTE estar presente na sessão de premiação. Caso não haja nenhum representante, co-autor do trabalho, no momento da entrega do prêmio, o trabalho perderá automaticamente o direito ao prêmio em dinheiro.

8) CERTIFICADOS

8.1. Os certificados estarão disponíveis online a partir de 25/08 até 25/09/2019.
8.2. Não serão permitidas alterações de nomes e ou de título do trabalho.
8.3. Não serão emitidos certificados com declaração de horas.