Link de Inscrição: https://forms.gle/RSAbo9BEAger9Vkh8


O Programa Desafio de Inovação do Circuito Regional de Popularização de Ciência do Sertão do Moxotó tem como principal objetivo formar professores na orientação de projetos de iniciação científica investigativos, a partir das diretrizes curriculares para o novo ensino médio.

Ao longo da formação o professor vai ter acesso a métodos e ferramentas para aplicar com alunos em sala de aula e desenvolver projetos para feiras de ciências e mostras científicas. Integram o programa, curso de Formação de Professores da Plataforma APICE da USP.

Esta formação contribui para efetivação da Iniciação Científica e Empreendedorismo nas escolas que é uma das metas do Ministério de Ciência, Inovação e Tecnologia (MCTI), por meio do Programa Nacional de Popularização da Ciência (POP Ciência Nacional) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

QUEM PODE PARTICIPAR DA FORMAÇÃO

Professores que lecionam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio ou técnico em escolas públicas estaduais EREMs, ETEs, EREFEMs e EREFs, e/ou escolas municipais, dos municípios de ALAGOINHA, ARCOVERDE, BETÂNIA, BUÍQUE, CUSTÓDIA, IBIMIRIM, INAJÁ, ITAÍBA, MANARI, PEDRA, PESQUEIRA, POÇÃO, SANHARÓ, SERTÂNIA, TUPANATINGA e VENTUROSA.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

  • Professor de Unidade de Ensino pública das escolas jurisdicionadas pela Gerência Regional do Sertão do Moxotó Ipanema;
  • Professor de Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Técnico
  • Professor de rede pública estadual ou municipal.

CONTEÚDO

  • Introdução a abordagem de aprendizagem por projetos investigativos;
  • Ferramentas para auxiliar o professor na prática de desenvolvimento de projetos científicos;
  • Preparação para apresentação de projetos em feiras de ciências.

FORMAÇÃO

Contempla uma carga horária total de 120 horas, desenvolvido em 2 (dois) módulos online, livres e interdependentes de 60h de duração cada, e a realização do curso na Plataforma Ensine Online utilizando a metodologia APICE – Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia desenvolvido pela USP e a orientação de projeto de pesquisa de alunos.

Os encontros formativos dos 2 módulos serão online e síncronos pela Google Meet, além de 2 encontros presenciais, conforme tabela/cronograma abaixo.

O Programa também contempla momentos de educação e interação à distância, possibilitando ampla autonomia e flexibilidade de estudos. As interações à distância são orientadas por tutores, professores com excelente histórico de participação em feiras de ciências. Os encontros online Traz pra Roda e Café no Alvo, também estão identificados na tabela/cronograma abaixo

AVALIAÇÃO

Para obtenção do certificado em CADA UM dos 2 módulos do Programa de Formação para a Prática da Iniciação Científica e Tecnológica na Educação Básica 2024, o cursista será acompanhado e apoiado e deverá:

  • ter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total das atividades avaliativas propostas;
  • ter média de aproveitamento com conceito Satisfatório, no total de atividades avaliativas;
  • entregar, obrigatoriamente, o atestado de conclusão do curso online;

As atividades avaliativas consistirão em:

Módulo 1:
Conclusão do curso online APICE e participação nos encontros formativos e reflexivos;
Orientação de pelo menos UM Plano de Pesquisa de grupo de até três alunos e participação nos encontros formativos e reflexivos;

Módulo 2:
Orientação e descrição detalhada da proposta metodológica para levantamento e análise de dados e participação nos encontros formativos e reflexivos;

Orientação de relatório e pôster de pelo menos UM projeto científico de seus alunos com conteúdo que demonstra uso do método científico ou de engenharia e participação nos encontros formativos e reflexivos.

Aproveitamento Satisfatório nas atividades avaliativas será atribuído para os cursistas que a CADA CURSO:

  • Participam de, no mínimo, TRÊS encontros com contribuição efetiva nas dinâmicas propostas;
  • Apresentam as atividades avaliativas dentro do prazo solicitado.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

  • É possível ser certificado a cada um dos 2 cursos oferecidos.
  • A participação no curso 2 tem como pré-requisito a certificação do curso 1.

MOSTRA CIENTÍFICA DO SERTÃO DO MOXOTÓ IPANEMA ARCOVERDE

  • Participar da Mostra Científica do Sertão do Moxotó Ipanema Arcoverde descentralizada, promovendo um momento na escola de culminância e socilização dos projetos dos estudantes com a comunidade, engajar os demais professores, alunos e comunidade escolar para a realização desse momento de popularização da ciência.
  • Os professores cursistas que efetivamente finalizarem e desenvolverem projetos científicos com os estudantes poderão concorrer a credenciais para Feiras de Ciências estaduais como a FEBRACE, Q ciência, Ciência Jovem, dentre outras.
  • A participação dos professores e equipes contemplados com credencias de feira afiliada em feiras ou mostras externas estaduais e/ou nacionais se dará por meio de incentivo da gerência por meio da disponibilização de transporte para o professor e estudante.

CERTIFICAÇÃO

Os cursistas receberão certificado de conclusão de cada módulo com carga horária de 60 horas, totalizando ao final dos quatro cursos 120 horas, endossado pela Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó Ipanema e pelo CNPq.

PROGRAMAÇÃO – DESAFIO DE INOVAÇÃO 

Encontros online pela plataforma Google Meet – das 19h00 às 21h30

Acesse o regulamento para acompanhar o cronograma detalhado dos encontros.

 

         Atividade/mês      MAR  ABR   MAI JUN  JUL  AGO  SET  OUT   NOV  DEZ 
  Módulo 1 20
online
09
online
02
online
             
  Módulo 2       16
online
08
online
10
online
       
  Realização da Mostra Científica Descentralizada do Sertão do Moxotó Ipanema - Presencial nas Escolas       10 a 14            
  Realização do Seminário de Práticas Exitosas - I Semestre - Para Professores       17            
  Realização da Olimpíada Científica do Sertão do Moxotó Ipanema             18 a 20      
  Realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Gerência Regional do Sertão do Moxotó - Presencial nas Escolas                 21 a 25  
  Realização do Seminário de Práticas Exitosas - II Semestre - Para Professores                 29 e 30  

 

Os cursistas selecionados participarão de um grupo fechado no Facebook. As orientações serão encaminhadas junto com a confirmação de participação.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO

MÓDULO 1 – Iniciação científica: o que, por que e como

Preparação – Discussão sobre a orientação de projetos: Importância da pesquisa investigativa, papel do professor orientador.

Levantamento de Problemas e formação de grupos: Discussão de como iniciar um projeto de pesquisa, levantamento de temas, problemas e curiosidades, orientações sobre agrupamento.

O protagonismo juvenil e a BNCC: refletir sobre o papel do professor e atuação do aluno para um real protagonismo juvenil na escola disposto na BNCC diante dos itinerários formativos e projetos de vida.

Diário de Bordo: Definição, importância do registro, vantagens de usar um Diário de Bordo, cuidados com a precisão dos registros. Análise de exemplos e reflexão sobre o processo de registro de observações em um Diário de Bordo.

Planejamento de uma pesquisa científica

Canvas: apresentação de um modelo estrutural de pensar a pesquisa – estrutura

Plano de Pesquisa I: Importância, estrutura básica, detalhamento dos elementos necessários para elaborar um plano de pesquisa para um projeto.

Plano de Pesquisa II: Importância, estrutura básica, detalhamento dos elementos necessários para elaborar um plano de pesquisa para um projeto, como base para o relatório final.

Ética na pesquisa: Autoria, plágio e falsificação de dados. 

Pesquisa Bibliográfica: Definição, orientação sobre como realizar uma pesquisa com cuidado e como citar corretamente outras pesquisas, citações direta e indireta. Observação de alguns exemplos, forma e precisão de citações.

Orientação projetos de alunos – professor, com apoio à distância por especialistas e tutores, orienta grupo(s) de até três alunos na construção de projeto de pesquisa investigativo. 

Módulo 2 – Execução e análise de um projeto investigativo

Levantamento de Dados: Tipos de dados, diferentes formas de realização de coletas de dados.

Análise de Dados: diferentes formas de apresentação dos dados relevantes.

Segurança na pesquisa: Medidas de segurança para realizar pesquisas com seres vivos, agentes biológicos e substâncias perigosas, ambientes.

Orientação projetos de alunos – professor, com apoio à distância por especialistas e tutores, orienta e acompanha grupo(s) de até três alunos no desenvolvimento de projeto de pesquisa investigativo.

Comunicação de pesquisa

Relatório/artigo de Pesquisa: Estudo dos elementos que compõem um relatório/artigo, estrutura básica.

Conclusão e resumo: Importância da conclusão e de um bom resumo.

Apresentação Oral e Pôster: Postura, treinamento, importância da apresentação visual do pôster.

Orientação projetos de alunos – professor, com apoio à distância por especialistas e tutores, orienta grupo(s) de até três alunos na finalização e apresentação de projeto de pesquisa investigativo.