II Ciclo de Reflexões sobre Ensino de Literaturas

8 de agosto de 2022, 19h00 até 12 de agosto de 2022, 21h00

Informações

O II Ciclo de Reflexões sobre Ensino de Literaturas (CIREL/GEDEALL) surge da necessidade de graduandos e pós-graduandos de Letras e afins contactarem com as relações dialógicas propiciadas pelo trabalho com as literaturas no ensino. O Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/UFAL), com seu compromisso em estabelecer um vínculo direto com as práticas de sala de aula, evidencia, mais um vez, o seu empenho com o compartilhamento de saberes e experiências docentes a partir de contribuições de palestrantes de diferentes instituições de ensino. Com isso, o II CIREL tem por objetivos: a. instituir discussões acerca do ensino das literaturas nos diferentes níveis; b. contribuir com uma concepção de texto/gênero literário como uma fonte de saber social que pode reconstruir o ensino centrado no método formal; c. aproximar universidade e escola básica por meio de construtos teórico-práticos sobre o trabalho com as literaturas na escola e na universidade. Diante disso, o II CIREL está composto por 5 (cinco) palestras que serão desenvolvidas de forma remota e transmitidas on-line e ao vivo no canal do GEDEALL no YouTube. A semana de estudos prevê a participação de 500 participantes sintonizados no canal, estes sendo alunos da UFAL e de outras instituições de todo o Brasil, além de professores da educação básica. O GEDEALL, grupo sempre ativo na Faculdade de Letras da UFAL, compartilha suas variadas atividades também em seus perfis nas redes sociais

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Clécio dos Santos Bunzen Júnior

Saiba mais

Márcia Tavares Silva

Saiba mais

Renata Junqueira

Saiba mais

Aline Barbosa de Almeida Cechinel

Saiba mais

Cynthia Agra de Brito Neves

Programação:

Educação Literária nos contextos escolares: desafios e possibilidades Palestra · Clécio dos Santos Bunzen Júnior

Formação de leitores e temas fraturantes na literatura infantil e juvenil Palestra · Márcia Tavares Silva

Procedimentos metodológicos para o ensino da leitura do texto literário Palestra · Renata Junqueira

A abordagem do romance juvenil em sala de aula Palestra · Aline Barbosa de Almeida Cechinel

Ciclo Formativo dos Slams Escolares de São Paulo: uma reflexão Palestra · Cynthia Agra de Brito Neves

Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (Gedeall)

O grupo de estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas pertence ao Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Está situado na linha de pesquisa “Linguística Aplicada e processos textual-enunciativos” do mesmo Programa. Tem participado ativamente das discussões relativas às questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem de línguas (materna e estrangeira) e de outros temas relacionados a práticas de linguagem inseridos nas pesquisas desse grupo. Essa participação se dá através de apresentações em eventos nacionais e internacionais, da publicação de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos, e da articulação com o grupo de pesquisa da UFRN. De 2014 a 2016, participou do Projeto CAPES/COFECUB, intitulado Representação do Discurso Outro (RDA) e discursividade escrita: estudo comparativo em francês e português brasileiro, coordenado pela UFPE e pela Univ. Sorbonne Nouvelle/Paris

Clécio dos Santos Bunzen Júnior

UFPE


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e realizou seu curso de mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Recentemente, finalizou um curso de pós-doutorado na Universidade do Minho (Braga, Portugal) no Instituto de Educação. Atua como professor do Departamento de Ensino e Currículo (DCE) da Universidade Federal de Pernambuco, lecionando nos cursos de Letras/Português (Licenciatura), Pedagogia (Licenciatura). Atua em dois programas de pós-graduação da UFPE: o Mestrado Profissional PROFLETRAS (UFPE) e o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Atua no campo da Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Língua Materna, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos do letramento, formação de professoras(es) materiais didáticos, livro didático, educação literária e práticas de leitura em bibliotecas comunitárias e escolares. Coordena atualmente o GPEL (Grupo de Pesquisa em Educação Literária), além de ser integrante do GPEALE (UFSJ-UFPE) e do NUPEDE(UFAPE). Organizador das seguintes obras: "Português no Ensino Médio e Formação de Professores" (Editora Parábola), "Múltiplas Linguagens no Ensino Médio" (Editora Parábola" e "Livro Didático de Português: políticas, produção e ensino" (Editora Pedro & João), entre outras. Entre 1998 e 2019, foi professor de escolas públicas e privadas, lecionando aulas de Português e Inglês nas cidades de Recife, Olinda e Campinas (SP). (Texto informado pelo autor na plataforma Lattes)

Márcia Tavares Silva

UFCG


Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Estágio pós doutoral na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Presidente Prudente (2017). Professora efetiva da Universidade Federal de Campina Grande. Faz parte do quadro permanente do Programa de Pós graduação em Linguagem e Ensino da mesma universidade. Editora chefe da Revista Leia Escola, periódico do PPGLE. Tem experiência na área de Literatura atuando principalmente nas seguintes áreas: Literatura Infantil e juvenil, ilustração do livro infantil, História em Quadrinhos, Leitura literária no ensino infantil e fundamental.

Renata Junqueira

UNESP


Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores. Foi professora visitante na Universidade do Minho, desenvolveu pesquisas de pós doutorado na British Columbia University, Ohio State University e Universidade de Évora. Atualmente é professora no Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente, onde fundou e coordena o CELLIJ - Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil "Maria Betty Coelho Silva", atua no PPGE - Educação da mesma instituição e é professora colaboradora no PPGL - Letras da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiencia em Educação, atuando na área de Ensino-aprendizagem com enfase em: leitura, literatura infantil, estratégias de leitura, poesia e ensino, formação de professores, leitura literária.

Aline Barbosa de Almeida Cechinel

CPT


Possui graduação em letras/ língua portuguesa pela Universidade Estadual de Alagoas (2012), mestrado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (2015) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2021). É integrante do grupo de pesquisa Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário (CNPq/FCT-UNESP) coordenado pela Prof.ª Dra. Renata Junqueira de Souza. Atualmente é voluntaria na área de educação (capacitadora) - Amigos do Bem. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, leitor, recepção, ensino e educação e literatura juvenil contemporânea.

Cynthia Agra de Brito Neves

UNICAMP


Graduada (Bacharelado e Licenciatura) em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP,1995), mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP, 2008) e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2014), em co-tutela com a Université Grenoble Alpes, na França. Em 2015, trabalhou como docente na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina, Minas Gerais. Atualmente, é docente (nível MS-3.1) do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Linguística Aplicada (PPG-LA), na linha de pesquisa Linguagens e Educação Linguística, no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Interesses de pesquisa voltados à (a): Didática da literatura; Letramentos literários; Formação de professores de literatura; Circulação dos gêneros literários nos materiais didáticos, no currículo nacional e nas avaliações governamentais da Educação Básica; Articulação dos letramentos literários a outros (novos) letramentos (críticos) e multiletramentos. Lidera o Grupo de Estudos em Didática da Literatura (GEDLit) na Unicamp (CNPq).