O II Ciclo de Reflexões sobre Ensino de Literaturas (CIREL/GEDEALL) surge da necessidade de graduandos e pós-graduandos de Letras e afins contactarem com as relações dialógicas propiciadas pelo trabalho com as literaturas no ensino. O Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/UFAL), com seu compromisso em estabelecer um vínculo direto com as práticas de sala de aula, evidencia, mais um vez, o seu empenho com o compartilhamento de saberes e experiências docentes a partir de contribuições de palestrantes de diferentes instituições de ensino. Com isso, o II CIREL tem por objetivos: a. instituir discussões acerca do ensino das literaturas nos diferentes níveis; b. contribuir com uma concepção de texto/gênero literário como uma fonte de saber social que pode reconstruir o ensino centrado no método formal; c. aproximar universidade e escola básica por meio de construtos teórico-práticos sobre o trabalho com as literaturas na escola e na universidade. Diante disso, o II CIREL está composto por 5 (cinco) palestras que serão desenvolvidas de forma remota e transmitidas on-line e ao vivo no canal do GEDEALL no YouTube. A semana de estudos prevê a participação de 500 participantes sintonizados no canal, estes sendo alunos da UFAL e de outras instituições de todo o Brasil, além de professores da educação básica. O GEDEALL, grupo sempre ativo na Faculdade de Letras da UFAL, compartilha suas variadas atividades também em seus perfis nas redes sociais
Educação Literária nos contextos escolares: desafios e possibilidades Palestra · Clécio dos Santos Bunzen Júnior
Formação de leitores e temas fraturantes na literatura infantil e juvenil Palestra · Márcia Tavares Silva
Procedimentos metodológicos para o ensino da leitura do texto literário Palestra · Renata Junqueira
A abordagem do romance juvenil em sala de aula Palestra · Aline Barbosa de Almeida Cechinel
Ciclo Formativo dos Slams Escolares de São Paulo: uma reflexão Palestra · Cynthia Agra de Brito Neves
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
O grupo de estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas pertence ao Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Está situado na linha de pesquisa “Linguística Aplicada e processos textual-enunciativos” do mesmo Programa. Tem participado ativamente das discussões relativas às questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem de línguas (materna e estrangeira) e de outros temas relacionados a práticas de linguagem inseridos nas pesquisas desse grupo. Essa participação se dá através de apresentações em eventos nacionais e internacionais, da publicação de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos, e da articulação com o grupo de pesquisa da UFRN. De 2014 a 2016, participou do Projeto CAPES/COFECUB, intitulado Representação do Discurso Outro (RDA) e discursividade escrita: estudo comparativo em francês e português brasileiro, coordenado pela UFPE e pela Univ. Sorbonne Nouvelle/Paris
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e realizou seu curso de mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Recentemente, finalizou um curso de pós-doutorado na Universidade do Minho (Braga, Portugal) no Instituto de Educação. Atua como professor do Departamento de Ensino e Currículo (DCE) da Universidade Federal de Pernambuco, lecionando nos cursos de Letras/Português (Licenciatura), Pedagogia (Licenciatura). Atua em dois programas de pós-graduação da UFPE: o Mestrado Profissional PROFLETRAS (UFPE) e o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Atua no campo da Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Língua Materna, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos do letramento, formação de professoras(es) materiais didáticos, livro didático, educação literária e práticas de leitura em bibliotecas comunitárias e escolares. Coordena atualmente o GPEL (Grupo de Pesquisa em Educação Literária), além de ser integrante do GPEALE (UFSJ-UFPE) e do NUPEDE(UFAPE). Organizador das seguintes obras: "Português no Ensino Médio e Formação de Professores" (Editora Parábola), "Múltiplas Linguagens no Ensino Médio" (Editora Parábola" e "Livro Didático de Português: políticas, produção e ensino" (Editora Pedro & João), entre outras. Entre 1998 e 2019, foi professor de escolas públicas e privadas, lecionando aulas de Português e Inglês nas cidades de Recife, Olinda e Campinas (SP). (Texto informado pelo autor na plataforma Lattes)
Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Estágio pós doutoral na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Presidente Prudente (2017). Professora efetiva da Universidade Federal de Campina Grande. Faz parte do quadro permanente do Programa de Pós graduação em Linguagem e Ensino da mesma universidade. Editora chefe da Revista Leia Escola, periódico do PPGLE. Tem experiência na área de Literatura atuando principalmente nas seguintes áreas: Literatura Infantil e juvenil, ilustração do livro infantil, História em Quadrinhos, Leitura literária no ensino infantil e fundamental.
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores. Foi professora visitante na Universidade do Minho, desenvolveu pesquisas de pós doutorado na British Columbia University, Ohio State University e Universidade de Évora. Atualmente é professora no Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente, onde fundou e coordena o CELLIJ - Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil "Maria Betty Coelho Silva", atua no PPGE - Educação da mesma instituição e é professora colaboradora no PPGL - Letras da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiencia em Educação, atuando na área de Ensino-aprendizagem com enfase em: leitura, literatura infantil, estratégias de leitura, poesia e ensino, formação de professores, leitura literária.
Possui graduação em letras/ língua portuguesa pela Universidade Estadual de Alagoas (2012), mestrado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (2015) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2021). É integrante do grupo de pesquisa Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário (CNPq/FCT-UNESP) coordenado pela Prof.ª Dra. Renata Junqueira de Souza. Atualmente é voluntaria na área de educação (capacitadora) - Amigos do Bem. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, leitor, recepção, ensino e educação e literatura juvenil contemporânea.
Graduada (Bacharelado e Licenciatura) em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP,1995), mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP, 2008) e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2014), em co-tutela com a Université Grenoble Alpes, na França. Em 2015, trabalhou como docente na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina, Minas Gerais. Atualmente, é docente (nível MS-3.1) do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Linguística Aplicada (PPG-LA), na linha de pesquisa Linguagens e Educação Linguística, no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Interesses de pesquisa voltados à (a): Didática da literatura; Letramentos literários; Formação de professores de literatura; Circulação dos gêneros literários nos materiais didáticos, no currículo nacional e nas avaliações governamentais da Educação Básica; Articulação dos letramentos literários a outros (novos) letramentos (críticos) e multiletramentos. Lidera o Grupo de Estudos em Didática da Literatura (GEDLit) na Unicamp (CNPq).