V SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL / II CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO

V SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL / II CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO

Infâncias, cidade e democracia

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De 10 a 13 de dezembro Todos os dias das 08h00 às 19h00

Sobre o Evento

BAIXE AQUI O CADERNO DE PROGRAMAÇÃO

SESSÕES DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO - CLIQUE AQUI

O SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil nasceu de uma parceria da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, Maceió/Brasil), representada pelo GEPPECI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis) com a Universidade do Minho (UMinho. Braga/Portugal), representada pelo CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança). Sua primeira edição ocorreu em 2015 em Maceió, no Brasil, a segunda edição em 2016 em Braga, Portugal, a terceira edição em 2017 em Maceió, no Brasil e a quarta edição em Aveiro, Portugal. Desde sua primeira edição, o SLBEI pretende ser um fórum científico e pedagógico - anual, com edições alternadas entre Brasil e Portugal – de discussão em torno da Educação de Infância/Educação Infantil. Em 2018, desabrocha como efeito das reflexões e parcerias que a UFAL e a UMinho (Portugal) tem realizado com outros grupos e instituições, o CLABIE – Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação. O processo de construção do V SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil e do II CLABIE – Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação, que ocorrerão no Brasil entre os dias 10 e 13 de dezembro de 2019, na cidade de São Paulo, junto à Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, tem por objetivo consolidar e afirmar alguns dos seus traços principais:

  • O SLBEI e o CLABIE pretendem contribuir com o fortalecimento da interlocução entre os mundos acadêmico e profissional e da vertente da interação com a sociedade;
  • O SLBEI e o CLABIE pretendem ser espaços plurais, abertos e democráticos de discussão em torno da Educação de Infância/Educação Infantil e da democracia no Brasil configurando-se como espaços de questionamento e de superação de um conhecimento totalitário que a ciência moderna inspirou e que ainda hoje caracteriza, em grande parte, a produção acadêmica.

Palestrantes

  • Adriana Alves da Silva
  • Agnaldo Arroio
  • Alex Barreiro
  • Alexandre Barbosa Pereira
  • Ana Beatriz Goulart de Faria
  • Ana Katia Alves dos Santos
  • Ana Lúcia Goulart de Faria
  • Andréa Avelar Duarte
  • Andréa Barbosa
  • Anete Abramowicz
  • Artur Oriel Pereira
  • Bianca Correa
  • Célia Regina Batista Serrão
  • César Donizetti Pereira Leite
  • Claudio Roberto da Silva
  • Cleriston Izidro dos Anjos
  • Eduardo Pereira Batista
  • Elina Elias de Macedo
  • Elisabete Xavier Gomes
  • Fabiana Oliveira Canavieira
  • Fábio Hoffmann Pereira
  • Fernando Ilídio Ferreira
  • Francisca de Jesus Ferreira
  • Helena Silvestre
  • Lenira Haddad
  • Lisete Regina Gomes Arelaro
  • Joana Zatz Mussi
  • Luciana Aparecida de Araújo
  • Marcia Aparecida Gobbi
  • Márcia Lúcia Anacleto de Souza
  • Marcos Garcia Neira
  • Margarida Barbosa
  • Maria Letícia Nascimento
  • Marina Rebeca Saraiva
  • Marlene Oliveira dos Santos
  • Maria Stello Leite
  • Meire Festa
  • Michele Marques Pereira
  • Midria da Silva Pereira
  • Mônica Appezzato Pinazza
  • Mônica Caldas Ehrenberg
  • Monique Roecker Lazarin
  • Nanci Helena Rebouças Franco
  • Paula Martins Vicente
  • Pedro Cardoso da Silva
  • Peterson Rigato da Silva
  • Rosa Silvia Lopes Chaves
  • Teresa Sarmento
  • Ana Paula Cordeiro
  • Catharina Pinheiro Cordeiro dos Santos Lima
  • Karina Leitão
  • Nádia Massagardi Caetano da Silva
  • Priscila da Silva Oliveira
  • Renata Cristina Dias Oliveira

Programação

08h30 Credenciamento Credenciamento
Local: FE/USP

-Apresentar comprovante de acordo com o perfil de inscrição.

09h30 Minicurso 01- Pedagogias macunaímica e descolonizadoras Minicurso
Local: FE/USP

Ana Lúcia Goulart de Faria UNICAMP
Adriana Alves da Silva UDESC

Inspirado na obra prima da literatura brasileira "Macunaíma" do poeta Mário de Andrade, com seu protagonista sem nenhum caráter, mas que na verdade constitui-se com todos eles: o negro, o branco e o indígena, o objetivo deste mini-curso é problematizar pedagogias praticadas no dia-a-dia no chão da creche e da pré-escola; na interlocução da arte com as ciências sociais e na tensão entre marxismos e pensamentos pos coloniais com foco na pedagogia como ciência da prática e construir neste processo, coletivamente, pedagogias descolonizadoras. O minicurso ousará com o coletivo dos/as participantes revisitar o Manifesto Antropofágico e tendo-o como princípio metodológico ir devorando as pedagogias críticas europeias, lê-se: no caso as italianas que nos inspiram com suas históricas transgressões e articulações estéticas, éticas e políticas. Nesta perspectiva criativa ir nos alimentando das críticas ao mundo capitalista, patriarcal, violento, homofóbico, individualista, conservador, racista, machista, elitista, adultocêntrico...e neste movimento propor pedagogias macunaímicas, para criar à brasileira, o nosso repertório de pedagogias de combate a cultura da violência com as mulheres, as meninas, as crianças e jovens negras, brancas e indígena que vivenciam vidas ameaçadas e participar enfaticamente do movimento transnacional do dia 25 de novembro que é o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher.

09h30 Oficina 01- Sussurar, contar, ler e crescer nos espaços da cidade Oficina
Local: FE/USP


Andréa Avelar Duarte Instituto das Comunidades Educativas – ICE

Nesta oficina vamos ouvir poesia, vamos dizer poesia, vamos construir sussuradores e partilhar vozes poéticas. Alguns conteúdos e propostas: A Criança e os Livros, Roda de Livros, Leituras em voz alta, " “Da boca à orelha”, Construção de sussurradores, Poesia sussurrada.

Observação: os participantes que se inscreverem nessa oficina deverão levar “rolinhos” de papel (canudo interno dos rolos de papel toalha, alumínio ou semelhante) e um ou dois poemas preferidos.

09h30 Minicurso 02- Fotografia na Educação Infantil: Práticas Educomunicativas Minicurso
Local: FE/USP

Michele Marques Pereira ECA-USP

A proposta do minicurso sobre Fotografia na Educação Infantil na Prática Educomunicativa, é conversar e trocar sobre as potencialidades da fotografia na educação infantil como meio de comunicação, expressão, protagonismo, registro, memória, documentação e exercício de observação e reflexão das práticas pedagógicas e educomunicativas na educação infantil. O mini curso será composto por dois momentos, sendo o primeiro relativo a um panorama sobre o trabalho com fotografia na educação infantil e as relações com conceitos de Educomunicação – Comunicação/Educação – e Documentação Pedagógica. No segundo momento, faremos um exercício prático de reflexão sobre Documentação Pedagógica com Fotografia na Educação Infantil.

09h30 Minicurso 03- Pesquisas com crianças pequenas e o pensamento pós-colonial e interseccional Minicurso
Local: FE/USP

Artur Oriel Pereira UNICAMP

Com base nos aportes da teoria e crítica pós-colonial e da perspectiva feminista negra e interseccional que possibilitam a (re)formulação do pensamento moderno, em oposição a toda e qualquer forma de discriminação que concebe a criança como sujeito passivo diante da cultura. O minicurso propõe o desafio de pensar os marcadores sociais de gênero e raça articulados com a relação de proximidade e distanciamento entre pesquisador(a) e sujeito de pesquisa, e com tal reflexividade oferecer aspectos que possam servir como referência para as investigações sobre as infâncias. Assim como, discutir com o coletivo das(os) participantes caminhos abertos na criação de estratégias para as pesquisas com crianças, de modo a romper com a visão adultocêntrica, racista e sexista quando o assunto é reconhecer e conceber as crianças pequenas como companheiras(os) de pesquisa no contexto da educação infantil.


09h30 Minicurso 04 - Literatura da Inversão à Literatura LGBT2QIA+ Minicurso
Local: FE/USP


Claudio Roberto da Silva
SCT/CSMB/SMC-SP

Este minicurso se propõe a recuperar, por meio de uma exposição sobre livros e literatura, a produção temática referente ao segmento LGBT2QIA+. Na cidade de São Paulo, conforme definido pela lei municipal 16.333/2015, a promoção e o fomento dos livros, da leitura e da literatura sob essa temática oficialmente devem ser visibilizados. Porém, oficiosamente esse assunto já estava presente na literatura em períodos que antecedem a referida lei e até mesmo a explosão identitária dos anos de 1990. Nesse sentido, a contextualização histórica sobre o tratamento dessa temática na literatura - ao evitar a aplicação anacrônica de termos às experiências elaboradas literariamente nos séculos XIX e XX -, proporciona aos seus leitores o contato com narrativas que, uma vez considerado o contexto cultural de sua produção, tratam de assuntos que vem ao encontro de problemas vivenciados pelo segmento LGBT2QIA+ contemporâneo, como: o do poder de gênero e seu impacto nas relações humanas; ou o da importância do não apagamento da pluralidade das experiências humanas preservadas pela literatura; ou ainda o reconhecimento de que a diversidade identitária, como animadora da representação das experiências humanas no teatro da linguagem, não é uma novidade narrativa que surgiu no século XXI.

09h30 Minicurso 05- Um olhar sobre a cidade, a arquitetura e as crianças: quem aprende com quem? Minicurso
Local: FE/USP

Paula Martins Vicente LABPARC - FAUUSP

A partir de uma reflexão sobre a construção do olhar e da percepção, o minicurso “Um olhar sobre a cidade, a arquitetura e as crianças: quem aprende com quem?” irá fazer uma discussão das cidades, da arquitetura/ urbanismo e dos sujeitos que as constituem, focando, sobretudo, no papel da criança e como elas são vistas nos contextos urbanos. Referências como o pedagogo Francesco Tonucci e a arquiteta Mayumi Watanabe Lima servirão de base para reflexões sobre outras formas possíveis de construção dos espaços urbanos.

09h30 Minicurso 06- Jogos dramáticos e teatrais na escola da infância: vozes e saberes das crianças Minicurso
Local: FE/USP

Ana Paula Cordeiro
FFC-Unesp-Marília

Por meio deste minicurso pretende-se apresentar alguns pressupostos básicos relacionados aos jogos dramáticos e teatrais como propiciadores do diálogo com as crianças sobre suas vidas e entornos e como forma de trabalhar com a Arte Teatral na escola, visando a efetiva participação das crianças em trabalhos de criação coletiva. Recursos, autores, atividades práticas e roda de conversa serão apresentados e desenvolvidos durante o minicurso.

09h30 Minicurso 07- Pesquisa com crianças: diálogos com a formação docente Minicurso
Local: FE/USP

Luciana Aparecida de Araujo
FFC/ Unesp/ Marília


Espera-se identificar como e se os professores da Educação Infantil têm conseguido fomentar atitudes investigativas nas crianças, propondo em seguida uma análise das práticas de professores de modo a ter condições de problematizar, analisar e compreender suas próprias ações pedagógicas a partir de diretrizes capazes de guiar seus procedimentos na busca por instrumentos de pesquisas que realmente possam captar o que as crianças pensam e constroem dentro de uma perspectiva de dar voz a elas e de escutá-las atentamente, partindo do pressuposto de que não basta apenas dar voz à criança, mas pensar em estratégias de troca, de interação e de produção do conhecimento. Nesse sentido, apresenta-se o trabalho com projetos como uma proposta de organização de ensino que pode contribuir com uma formação integral que respeite a concepção de infância e de criança e, ao mesmo tempo, potencialize a formação docente mediante a pesquisa pedagógica.

09h30 Oficina 02- Práticas cartoneras – Diários, cadernos e livros artesanais Oficina
Local: FE/USP

Francisca de Jesus Ferreira
EMEF Profª Maria Alice Borges Ghion

Discussão sobre como as práticas cartoneras podem democratizar a produção de livros e ampliar o acesso à literatura; Características do movimento ou segmento editorial cartonero; Editora Maria Alice Cartonera.

09h30 Oficina 03- Elemento Rap Mulher Atitude e Consciência Oficina
Local: FE/USP

Luana Rodrigues
Ocupação Ipiranga

A oficina consistirá em diálogos-práticos sobre rap e relações possíveis com a educação e a infância.

10h00 monitoria do evento Comissão Organizadora
Local: FE/USP

monitoria

13h00 Saída programada 01- Instituto Moreira Salles Imersão
Local: Saída em grupo da FEUSP

Inaugurado em 20 de setembro de 2017, o IMS Paulista abriga toda a programação organizada pelo instituto na cidade. Em 2017, o projeto do escritório Andrade Morettin Arquitetos conquistou o prêmio de melhor obra de arquitetura em São Paulo, concedido pela APCA na categoria Arquitetura e Urbanismo.

São nove andares, todos com pé-direito duplo, em um prédio realizado a partir de conceitos sustentáveis. Para o arquiteto Marcelo Henneberg Morettin, um dos maiores desafios foi resolver um museu vertical. Uma das soluções encontradas foi transpor para o quinto pavimento o ambiente de entrada e convívio, a Praça IMS, acessível diretamente a partir do vão livre do térreo por escadas rolantes.

Além das áreas para exposições, com mais de 1200 metros quadrados, o IMS Paulista conta também com um cineteatro – onde acontecem mostras de filmes, eventos musicais, seminários e debates –, uma Biblioteca de Fotografia, salas de aula, a loja-livraria IMS por Travessa e o café-restaurante Balaio.

Obs.: O custo e o meio de deslocamento é de responsabilidade de cada participante.

13h00 Saída programada 02- Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA) Imersão
Local: Saída da FEUSP

Com uma trajetória diretamente ligada ao fomento à iniciação artística pública e de qualidade, a Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA) existe desde 1980, possibilitando vivências e aprendizagens pautadas no fazer artístico, na criatividade e na expressividade para crianças dos 5 aos 12 anos.
A escola aposta na formação artística através do encontro entre artistas e crianças, por meio da troca de saberes, da experimentação e da aquisição de novos repertórios, integrando as linguagens na construção do conhecimento em arte. Atualmente, as áreas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro compõem o universo da escola.
Endereço: Parque Lina e Paulo Raia - R. Volkswagen, S/N - Jabaquara, São Paulo

Obs.: O custo e o meio de deslocamento é de responsabilidade de cada participante.

13h00 Saída programada 03- CEU HELIÓPOLIS Profª Arlete Persoli Imersão
Local: Saída da FEUSP

Inaugurado no ano de 2015, com a incorporação das novas construções projetadas pelo arquiteto e amigo de Heliópolis Ruy Ohtake, o Centro de Convivência Educativa e Cultural de Heliópolis passou a ser CEU - Centro Educacional Unificado, um dos mais importantes e inovadores programas municipais de educação, cultura e esporte da cidade de São Paulo. Além da incrível história de luta e conquista do povo para esse espaço se concretizar em um espaço voltado a educação, com lazer e infraestrutura adequada a população, o CEU Heliópolis Profª Arlete Persoli, tem como politica, a participação efetiva da comunidade em sua gestão. Como polo de cultura e educação, o CEU tornou-se importante referência na discussão sobre a educação integral, associando suas práticas ao objetivo de transformar Heliópolis num bairro educador. (texto retirado do site da UNAS)

Endereço: Estrada das Lágrimas, 2385 - São João Climaco, São Paulo

Obs.: O custo e o meio de deslocamento é de responsabilidade de cada participante.

13h00 Saída Programada 04- Instituto de Estudos Brasileiros – IEB (USP) Imersão
Local: Saída em grupo da FEUSP

Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, 78, Cidade Universitária - São Paulo

Criado por Sérgio Buarque de Holanda, em 1962, o Instituto de Estudos Brasileiros é um centro multidisciplinar de pesquisas e documentação sobre a história e as culturas do Brasil. Tem como desafio fundador a reflexão sobre a sociedade brasileira, envolvendo a articulação de diferentes áreas das humanidades. Contemplado em 1995 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) com o prêmio Rodrigo de Melo Franco de Andrade na categoria Preservação de Acervos Culturais Móveis e Imóveis, o IEB tem sob sua responsabilidade a guarda e a manutenção de um acervo excepcional.

O IEB, acervo e pesquisa são indissociáveis. As pesquisas são desenvolvidas nas áreas temáticas de Artes, Literatura, Música, História, História Econômica, Geografia, Economia, Antropologia e Sociologia.

13h00 Saída Programada 05- Centro de Preservação Cultural (Casa da Dona Yayá) Imersão
Local: Saída em grupo da FEUSP

Endereço: Rua Major Diogo, 353, Bela Vista - São Paulo

A Casa de Dona Yayá, sede do Centro de Preservação Cultural da USP desde 2004, é um bem cultural e lugar de memória localizado na região popularmente conhecida como “Bixiga”, no bairro da Bela Vista, Centro de São Paulo.

O edifício constitui um documento histórico da transformação da cidade de São Paulo e é um dos últimos remanescentes do antigo cinturão de chácaras que circundava a região central da cidade.

Sob a responsabilidade da USP a partir de 1969, a Casa de Dona Yayá foi reconhecida como um patrimônio cultural pela antiga Comissão do Patrimônio Cultural, tendo sido objeto de estudos documentais e prospectivos que recuperaram vestígios de construções do final do século 19 submersos por reformas e ampliações posteriores. Paredes de tijolos, pinturas murais e o próprio jardim permitem recuperar três momentos distintos dessa residência: o chalé de uma chácara rural, uma casa eclética em área já urbanizada e por último o sanatório.

Devido ao seu valor como bem cultural e lugar de memória, a Casa de Dona Yayá é tombada patrimônio histórico pelo Estado de São Paulo, desde 1998, e pelo Município, desde 2002.

Obs.: O custo e o meio de deslocamento é de responsabilidade de cada participante.

13h00 Saída Programada 06- Instituto Tomie Ohtake  Imersão
Local: Saída em grupo da FEUSP

Instituto Tomie Ohtake

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 201, Rua Coropé, 88, Pinheiros – São Paulo

O que a escola pode aprender com a cidade e o que a cidade pode aprender com a escola?

O encontro visa explorar as diversas relações pedagógicas construídas a partir da colaboração entre instituições culturais e escola, fomentando a discussão acerca dos conceitos de educação integral e território educativo. Serão apresentados, como estímulo ao debate, vídeos de projetos selecionados pelo Prêmio Territórios, iniciativa do Instituto Tomie Ohtake em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Também serão realizados exercícios de observação a partir da exploração de algumas técnicas artísticas, como meio de imaginação de ações pedagógicas coletivas dentro e fora da escola. Ao final, os participantes serão convidados a visitar as exposições em cartaz no Instituto Tomie Ohtake.

Obs.: O custo e o meio de deslocamento é de responsabilidade de cada participante.

13h00 Saída Programada 07- Ocupação Ipiranga Imersão
Local: Saída em grupo da FEUSP

Ocupação Ipiranga

Endereço: Av. Ipiranga, 908 - República, São Paulo

Ocupação Ipiranga
Em um prédio que estava desocupado, onde antigamente funcionava o Hotel Líder, localizado na região central de São Paulo, ao lado do famoso cruzamento da Ipiranga com a São João, eternizado na música de Caetano Veloso, está a Ocupação Ipiranga.
Essa Ocupação é uma conquista do Movimento de Moradia Luta por Justiça (MMLJ), que fazendo-se cumprir a função social da terra e da moradia, ocupa esse prédio desde 2018, quando foram obrigados a deixar a Ocupação Prestes Maia, localizada em avenida de mesmo nome, para atender a uma determinação do poder público, que se comprometeu em reformar o edifício para adaptá-lo para Habitações de Interesse Social e devolvê-lo às famílias que antes o ocupavam.
Por estar localizado em uma região bem servida de meios de transporte, infraestrutura urbana e fortemente marcada por muitos equipamentos culturais, morar nessa Ocupação, além de ser uma forma de resistência e fazer valer o direito garantido em Constituição, é também uma maneira de acessar e viver a cidade de um modo mais amplo e democrático para as famílias de mais baixa renda.

Obs.: O custo e o meio de deslocamento é de responsabilidade de cada participante.

13h00 Saída Programada 08- EMEI Gabriel Prestes Imersão
Local: Saída em grupo da FEUSP

Rua da Consolação, 1012, Consolação- São Paulo.

Localizada em uma das principais vias urbanas da cidade de São Paulo, a Escola Municipal de Educação Infantil Gabriel Prestes atende 205 crianças de idade entre 4 e 5 anos e tem um reconhecido projeto pedagógico construído em conexão com outros equipamentos do território, com vistas a ampliar as possibilidades educativas das crianças, tais como Biblioteca Mario de Andrade, Biblioteca Infanto Juvenil Monteiro Lobato, Praça Roosevelt, Cemitério da Consolação. O Projeto Conhecendo e Sendo em São Paulo, desenvolvido na escola, levou esse ano o Prêmio Territórios, parceria entre a Prefeitura Municipal de São Paulo e o Instituto Tomie Ohtake.

A EMEI está localizada no terreno conhecido como Chácara Lane, que pertencia ao missionário presbiteriano norte-americano George Chamberlain, junto ao casarão tombado pelo patrimônio histórico municipal em 2004, mas teve o terreno colocado à venda com a aprovação do Projeto de Lei 611/2018, sancionado pelo prefeito Bruno Covas em 19 de outubro, fato que tem mobilizado toda a comunidade escolar.

Obs.: O custo e o meio de deslocamento é de responsabilidade de cada participante.

08h00 Credenciamento Credenciamento
Local: FE/USP

-Apresentar comprovante de acordo com o perfil de inscrição.

08h30 Minicurso 08- Educação Infantil e diferença Minicurso
Local: FE/USP

Elina Elias de Macedo UFSCar

Este minicurso problematiza e debate as intersecções e hierarquizações das diferenças de classe social, do pertencimento étnico-racial, de gênero e idade. Aborda a temática em sua relação com a pedagogia da infância e a construção de uma educação, desde o nascimento, com princípios democráticos.

08h30 Minicurso 09- Fotografias na escola e a construção de memórias sobre infância Minicurso
Local: FE/USP

Maria Stello Leite Feusp
Margarida de Sousa Barbosa Feusp

O minicurso tem como objetivo problematizar as fotografias dentro do espaço escolar, bem como questionar de que forma são construídas memórias sobre infância. Considerando que a fotografia hoje é um recurso disponível em nossas mãos, o registro de práticas do cotidiano escolar por imagens torna-se uma opção recorrente. Nesse sentido, colocamos a questão sobre quais concepções e representações de crianças e infâncias nossas fotografias permitem observar. A propostas é pensar os registros e os usos que fazemos deles como um meio de reflexão sobre as crianças, os espaços escolares e nossas práticas.

08h30 Minicurso 10- As fissuras da educação infantil – profissionais homens nos cuidados e educação na pequena infância Minicurso
Local: FE/USP

Peterson Rigato da Silva
Prefeitura de Piracicaba/FPEI/UNESP/UNIMEP

Com base nos estudos feministas e das masculinidades e dialogando com a discussão de gênero, sexualidade e pequena infância, será problematizada as relações que são constituídas nos espaços e tempos da educação infantil quando se têm profissionais homens nos cuidados e educação de bebês e crianças pequenas, principalmente ao tratar do cuidado com os corpos dos meninos pequenos e das meninas pequenas, pois existe uma compreensão na sociedade contemporânea em que os espaços se constituem no processo de hierarquização e subordinação de gênero, este mecanismo é naturalizado quando se têm os homens na educação com as crianças pequenas. Existe ainda, o medo da violência física contra crianças, levantando-se dúvidas sobre a integridade e intenções por trás dessa relação, como se, necessariamente, houvesse um potencial “abusador” disfarçado no pretexto da docência. Nesse contexto institucional, este minicurso se coloca na esteira do desafio de construir formas de pensar e olhar para as infâncias, as docências e as crianças, na perspectiva de construção de uma pedagogia da educação infantil não-sexista, emancipatória, inventiva e da produção das culturas infantis.

08h30 Minicurso 11- Espaços Públicos Urbanos e Educação Infantil: experiências no centro de São Paulo com crianças às ruas em cotidianos possíveis Minicurso
Local: FE/USP

Lilith Neiman Feusp, Prefeitura Municipal de São Paulo
Livia Arruda Prefeitura Municipal de São Paulo

O curso apresenta uma síntese teórica sobre a vida cotidiana e a produção dos espaços urbanos a partir de autores como Henri Lefebvre e Michel de Certeau. Buscando fazer presentes as crianças nas reflexões sobre os processos e práticas espaciais urbanas, apresentamos nossas experiências nas ruas com crianças de uma Escola Municipal de Educação Infantil do centro da cidade de São Paulo. Nosso objetivo é iniciar conversas e ações para uma reinvenção criativa do cotidiano nas escolas de Educação Infantil que considere a presença das crianças na cidade como horizonte possível e desejável.

08h30 Oficina 04- Slam – Batalhas de poesia falada na construção de novos imaginários Oficina
Local: FE/USP

Midria da Silva Pereira USP

Slams (ou Poetry Slams) são batalhas de poesia criadas na década de 80 em Chicago por Marc Kelly Smith e que chegam ao Brasil em 2008 pelas mãos de Roberta Estrela D’Alva e o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. Nos últimos onze anos o movimento ganhou crescimento exponencial, chegando a 200 comunidades de slams espalhadas por diversos estados do país. As poesias costumam tratar de temas relativos às opressões de populações historicamente marginalizadas e silenciadas como mulheres, negras e negros, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, entre outros. Grupos que têm encontrado, desde o Slam Interescolar até o circuito tradicional que interliga o país no Campeonato Brasileiro de Poesia Falada, maneiras de ressignificar suas existências e criar novas narrativas de vida.

08h30 Minicurso 12- Marcos legais para a educação de qualidade da primeira infância Minicurso
Local: FE/USP

ANA KATIA ALVES DOS SANTOS
UFBA

Estudo dos Marcos Legais e Instrumentos que orientam e dão sustentação para a educação de qualidade destinada para crianças entre os 0 e 6 anos de idade, com destaque para a Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil e os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se. Consulta crítico-reflexiva aos seguintes instrumentos legais: Estatuto da Criança e do Adolescente, também conhecido como Paradigma da Proteção Integral; Marco Legal da Primeira Infância; Artigos da Constituição Federal Brasileira; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Relações entre os marcos legais brasileiros para a Educação da Primeira Infância e a Agenda 2030 valorizando os objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

08h30 Minicurso 13- Processos educativos de empoderamento na infância: questões étnico-raciais e de gênero na Educação Infantil Minicurso
Local: FE-USP

Profª M.a. Rosa Silvia Lopes Chaves
UNIFESP - Guarulhos
Profª Drª Daniela Finco
UNIFESP - Guarulhos

Este minicurso busca refletir sobre os aspectos materiais e simbólicos sob os quais as desigualdades de gênero, geracionais /etárias e étnico raciais são socialmente construídas nos processos educativos na infância. Destaca o desafio de romper com a lógica binária e de hierarquização de gênero e com mito da democracia racial que permeiam as relações sociais, e aponta a necessidade de refletir sobre o racismo e sexismo institucional na educação brasileira. Discute a educação do corpo negro, trazendo à tona a diferença da cor de pele e dos cabelos crespos numa sociedade patriarcal, cristã, racista e etnocêntrica, na qual o pertencimento, a cultura, a religião e as estéticas negras são silenciados e invisibilizados. Os estudos feministas, em especial do feminismo negro, os estudos de gênero e sobre as relações étnico- raciais, compõem o referencial teórico com intuito de subsidiar a construção de práticas educativas comprometidas a combater o preconceito a discriminação racial e de gênero na seleção de materiais educativos como brinquedos e literaturas Infantis. O minicurso é um convite a dar ênfase aos processos resistência e contra hegemônicos de construção das identidades, evidenciando processos de empoderamento, desde as primeiras relações na educação da pequena infância.

08h30 Minicurso 14- Observando a paisagem a partir do olhar das crianças Minicurso
Local: FE/USP

Silvia Di Eusanio
Andrea Muner
Co-Criança

- Apresentação dos nossos projetos com as crianças da Vila Anglo e da Brasilândia.
- Como se constroe uma oficina junto com as crianças?
- Aprender juntes como mapear afetivamente um trajeto, um percurso, um caminho desde a escola até a praça do bairro.

08h30 Minicurso 15- Os adultos e a gestão do tempo nas instituições que atendem a infância: a rotina, o controle e a agência das crianças Minicurso
Local: FE/USP

Meire Festa
USP

Defende-se que o tempo, elemento fundamental da ambiência educativa, na qual as crianças constroem suas aprendizagens, precisa ser alvo de processos reflexivos intencionais e cotidianos. É sabido que as rotinas estabelecidas nas instituições de educação infantil, enquanto categoria pedagógica, retratam as concepções existentes acerca do papel da educação das crianças pequenas, as prioridades de ação dos educadores e das crianças, ao mesmo tempo que definem os contextos concretos onde as experiências infantis terão lugar. O objetivo do encontro é problematizar a maneira como a contemporaneidade entende o tempo, em especial sua ligação com o capital e a produção, buscando estabelecer paralelos entre a vivência social dos adultos que estabelecem as rotinas das instituições, e os efeitos de suas escolhas nas experiências infantis.

08h30 Minicurso 16- Crianças indígenas em São Paulo: entre fatos e dados, algumas reflexões Minicurso
Local: FE/USP

Nádia Massagardi Caetano da Silva
FE/Unicamp
Priscila Silva Oliveira
Feusp

Partindo do tema do congresso “Infâncias, cidade e democracia” como um convite para se pensar sobre as diversas infâncias que habitam a cidade de São Paulo, vimos através deste minicurso apresentar elementos para uma reflexão sobre as crianças Guarani Mbya, invisibilizadas pelo contexto da metrópole. Apesar de São Paulo ser uma das cidades brasileiras com maior população indígena do país, notamos que pouco se discute sobre as experiências de infância das crianças indígenas que nela vivem e por esse motivo apresentaremos dados de nossas pesquisas que contribuam para uma reflexão sobre seus modos de vida e estratégias de resistência e existência na cidade.

08h30 Minicurso 17- Brincar, liberdade e autonomia Minicurso
Local: FE/USP

Suzana Marcolino
UFAL

Em tempos de abreviação e ataques que pressionam o direito das crianças e as possibilidades de viver as infâncias, o minicurso pretende focalizar a escola da infância como fundamental na luta em defesa dos direitos das crianças e das infâncias, caracterizando-a como lugar de manifestação da infância, onde se brinca com liberdade e autonomia. A partir desse debate questiona-se: Quais os espaços e tempos? Quais os objetos? Quais as relações? Quais mediações culturais?

10h30 Apresentação de trabalhos Apresentação de Trabalhos
Local: FE/USP

ACESSE AQUI OS HORÁRIOS DAS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS

Sessões de apresentação de trabalhos: comunicação oral e poster digital.

Eixos temáticos:

1. Linguagens e saberes das crianças nas cidades
2. Gênero, raça e cidade
3. Movimentos sociais e cidade
4. Vidas múltiplas, corpos e culturas urbanas
5. Pesquisas e experiências com bebês na urbe
6. Migrações, itinerância, inclusão e exclusão
7. Políticas públicas para as crianças e com elas
8.Lutas indígenas, quilombolas e de comunidades tradicionais e infâncias
9. Participação das criança em pesquisas e na gestão institucional
10. Formação de professores e educadores de infância

12h05 Apresentação de trabalhos Apresentação de Trabalhos
Local: FE/USP

ACESSE AQUI OS HORÁRIOS DAS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS

Sessões de apresentação de trabalhos: comunicação oral e poster digital.

Eixos temáticos:

1. Linguagens e saberes das crianças nas cidades
2. Gênero, raça e cidade
3. Movimentos sociais e cidade
4. Vidas múltiplas, corpos e culturas urbanas
5. Pesquisas e experiências com bebês na urbe
6. Migrações, itinerância, inclusão e exclusão
7. Políticas públicas para as crianças e com elas
8.Lutas indígenas, quilombolas e de comunidades tradicionais e infâncias
9. Participação das criança em pesquisas e na gestão institucional
10. Formação de professores e educadores de infância

14h00 MESA DE ABERTURA: Infâncias e cidade: corpo, arte e movimentos de luta e resistência Conferência
Local: FAU-USP - Auditório Ariosto Mila, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Marcos Garcia Neira (Universidade de São Paulo)
Elisabete Xavier Gomes (Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich)


Coordenação: Marcia Aparecida Gobbi (Universidade de São Paulo)

18h00 LANÇAMENTO DE LIVROS Lançamento de Livro
Local: Biblioteca da FE/USP

Roda de conversa com autores/as dos livros em lançamento.

19h30 Atividade cultural Apresentação
Local: Gramado da FE-USP

Ativista? Por quê?
A Fanfarra Clandestina surge em 2016, inspirada por fanfarras de protesto do Brasil e do mundo, com a intenção de ser um apoio musical ambulante para aqueles que lutam de diversas formas e em diversos lugares da cidade. Estamos e estivemos presentes na marcha da maconha, marcha indígena, luta contra o aumento da passagem, protesto contra os cortes da educação, Ocupação Mauá, Ocupação 9 de julho, e outros espaços de luta social.

20h00 Reunião de Pesquisadores Roda de Conversa
Local: Sala a definir

A Reunião de Pesquisadores também é aberta ao público geral de participantes do V Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil e do II Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação.

09h00 MESA REDONDA 02: Formação docente para as infâncias Mesa-redonda
Local: FFLCH-USP – Auditório Fernand Braudell, na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas

Teresa Sarmento (Universidade do Minho - Portugal)
Mônica Appezzato Pinazza (Universidade de São Paulo)
Pedro Cardoso da Silva (Universidade Katyavala Bwila - Angola)
Ana Lúcia Goulart de Faria (Universidade Estadual de Campinas)


Coordenação: Luciana Aparecida de Araújo (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")

09h00 MESA REDONDA 03: Arte urbana como expressão de luta e resistência Mesa-redonda
Local: IEA-USP – Auditório do Instituto de Estudos Avançados

Alexandre Barbosa Pereira (Universidade Federal de São Paulo)
Andrea Barbosa (Universidade Federal de São Paulo)
Bianca Antunes (Casacadabra)


Coordenação: Maria Stello Leite (Universidade de São Paulo)

09h00 MESA REDONDA 04: Os bebês e a cidade Mesa-redonda
Local: CEPE-USP – Auditório do Centro de Práticas Esportivas

Marina Rebeca de Oliveira Saraiva (Universidade Federal de Alagoas)
Renata Cristina Dias Oliveira (Prefeitura Municipal de São Paulo/ CEI Onadyr Marcondes)
Juliana Diamente Pito (Universidade Federal de São Paulo)


Coordenação: Lilith Neiman (Universidade de São Paulo)

09h00 MESA REDONDA 05: Família, instituições educacionais infantis e sociedade Mesa-redonda
Local: EEFE-USP – Auditório da Escola de Educação Física e Esportes

Monique Roecker Lazarin (Casa de Acolhida para Migrantes e Refugiados Dom Luciano Mendes de Almeida)
Cleriston Izidro dos Anjos (Universidade Federal de Alagoas)
Ana Kátia Alves dos Santos (Universidade Federal da Bahia)
Hamilton Harley


Coordenação: Andréa Avelar Duarte (Movimento da Escola Moderna e Instituto das Comunidades Educativas)

14h00 MESA REDONDA 06: Infâncias, movimentos sociais e cidade Mesa-redonda
Local: FFLCH-USP – Auditório Fernand Braudell, na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas

Marcia Mara Ramos (Movimento dos Sem-Terra - UERJ)
Helena Silvestre (Escola Feminista Abya Yala e Revista Amazonas)
Claudia Jaxuka (Tekoa Tenondé Porã)
Márcia Lúcia Anacleto de Souza (Prefeitura Municipal de Campinas)
Ivanete Araújo (Movimento de Moradia na Luta por Justiça)


Coordenação: Marcia Aparecida Gobbi (Universidade de São Paulo)

14h00 MESA REDONDA 07: Infâncias, participação e democracia Mesa-redonda
Local: CEPE-USP – Auditório do Centro de Práticas Esportivas

Maria Leticia Nascimento (Universidade de São Paulo)
Fabiana Oliveira Canavieira (Universidade Federal do Maranhão)
Eduardo Pereira Batista (Prefeitura Municipal de Vinhedo)


Coordenação: Suzana Marcolino (Universidade Federal de Alagoas)

14h00 MESA REDONDA 08: Políticas públicas para as infâncias Mesa-redonda
Local: EEFE-USP – Auditório da Escola de Educação Física e Esportes

Célia Regina Batista Serrão (Universidade Federal de São Paulo)
Bianca Correa (Universidade de São Paulo)
Fernando Ilídio Ferreira (Universidade do Minho - Portugal)


Coordenação: Fábio Hoffmann (UFAL)

14h00 MESA REDONDA 09: Infância, cidade e patrimônio Mesa-redonda
Local: IEA-USP – Auditório do Instituto de Estudos Avançados

Lenira Haddad (Universidade Federal de Alagoas)
Marlene Oliveira dos Santos (Universidade Federal da Bahia)
Ana Paula Cordeiro (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")
Joana Zatz Mussi (Coletivo Contrafilé)


Coordenação: Margarida de Sousa Barbosa (Universidade de São Paulo)

20h00 CONFRATERNIZAÇÃO: Jantar no Al Janiah Coquetel
Local: Al Janiah

CONFRATERNIZAÇÃO: Jantar no Al Janiah

Jantar de confraternização pago individualmente, por meio de comanda no próprio estabelecimento, com confirmação de participação realizada no credenciamento do Seminário/ Congresso.

O Al Janiah é um espaço político e cultural, com um bar e restaurante de culinária árabe no bairro do Bixiga; onde arte, cultura, política, música e cinema se expressam criticamente por meio de eventos, cursos de filosofia, de idiomas, dança, teatro, lançamentos de livros, exibições de arte itinerantes, de filmes, shows etc. Tudo isso envolto pelos deliciosos sabores e aromas das bebidas e das comidas da casa, pelas samambaias que povoam o espaço, pelas figuras políticas históricas e pelos registros de resistência, nas paredes e nos muros da casa.

Informações importantes:

- Cardápio com opções veganas, vegetarianas e com carnes.

- Haverá apresentação musical, com couvert artístico no valor de R$10,00.

- O estabelecimento não possui estacionamento próprio, mas tem convênio com o estacionamento BELLA PARK, na Rua Rui Barbosa, 216, com valor de R$15,00, até a 1:00.

- Horário de funcionamento das 18:00 às 03:00.

- Aceita cartões de débito, crédito e dinheiro.

Rua Rui Barbosa, 269. Bixiga.

https://www.aljaniah.com.br/

09h00 Oficina 05- Vila Sésamo & Letramento Científico: Diálogos entre ciência, mídia e educação na primeira infância Oficina
Local: FE/USP

Julia Tomchinsky Vila Sésamo
Agnaldo Arroio LISE - FEUSP

Esta oficina busca refletir sobre as possibilidades de diálogo entre mídia e educação para se promover experiências de letramento midiático e científico durante a primeira infância. Ao longo da oficina os participantes irão dialogar sobre as tendências atuais de ensino-aprendizagem por investigação e construirão estratégias criativas para o uso contextualizado de alguns episódios da Vila Sésamo em propostas educacionais que articulam escola-família-comunidade.

09h00 MESA REDONDA 10: Arte, infâncias e democracia Mesa-redonda
Local: EEFE-USP – Auditório da Escola de Educação Física e Esportes

César Donizetti Pereira Leite (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")
Mônica Caldas Ehrenberg (Universidade de São Paulo)


Coordenação: Fernando Ilídio Ferreira (Universidade do Minho - Portugal)

09h00 MESA REDONDA 11: As crianças na cidade em disputa Mesa-redonda
Local: FFLCH-USP – Auditório Fernand Braudell, na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas

Catharina Pinheiro Cordeiro dos Santos Lima (Universidade de São Paulo)
Lizete Rubano (Universidade Mackenzie)
Ermelinda Moutinho Pataca (Universidade de São Paulo)
Karina Oliveira Leitão (Universidade de São Paulo)


Coordenação: Paula Martins Vicente (Universidade de São Paulo)

09h00 MESA REDONDA 12: Infâncias, gênero e raça Mesa-redonda
Local: IEA-USP – Auditório do Instituto de Estudos Avançados

Anete Abramowicz (Universidade de São Paulo)
Fabio Hoffmann Pereira (Universidade Federal de Alagoas)
Alex Barreiro (Universidade Estadual de Campinas)
Nanci Helena Rebouças Franco (Universidade Federal da Bahia)


Coordenação: Rosa Silvia Lopes Chaves (Universidade Federal de São Paulo)

14h00 MESA DE ENCERRAMENTO: Infâncias e democracia: educação e cultura para pensar outra cidade possível Conferência
Local: FAU-USP - Auditório Ariosto Mila, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Lisete Regina Gomes Arelaro (Universidade de São Paulo)
Marcos Cezar de Freitas (Universidade Federal de São Paulo)
Ana Beatriz Goulart de Faria (Universidade Federal do Rio de Janeiro)


Coordenação: Cleriston Izidro dos Anjos (Universidade Federal de Alagoas)

Local

Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo - 05508-040, Avenida da Universidade, 308, Butantã, São Paulo, São Paulo,
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