V SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL / II CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO

V SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL / II CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO

Infâncias, cidade e democracia

Faça sua inscrição

Comissão Científica e Pareceristas

V SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

II CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO


Infâncias, cidade e democracia

Comissão Científica

Adelaide Alves Dias (Universidade Federal da Paraíba, Brasil)
Adilson de Ângelo Lopes Francisco (Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil) 
Adriana Alves da Silva (Prefeitura de Florianópolis, Brasil) 
Adriana Missae Momma (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)   
Álamo Pimentel (Universidade Federal do Sul da Bahia, Brasil)  
Alex Barreiro (Faculdades Integradas Maria Imaculada e Santa Lúcia, Brasil) 
Alexandre Furtado (Universidade Católica, Guiné-Bissau)
Altino José Martins Filho (Prefeitura de Florianópolis, Brasil)
Amélia Marchão (Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal)            
Amurabi Pereira de Oliveira (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil) 
Ana Angélica Albano (Universidade Estadual de Campinas, Brasil) 
Ana Artur (Universidade de Évora, Portugal)
Ana Célia da Silva (Universidade do Estado da Bahia, Brasil) 
Ana Cristina Pires Palos (Universidade dos Açores, Portugal)
Ana França Kot-Kotecki (Universidade da Madeira, Portugal)
Ana Katia Alves dos Santos (Universidade Federal da Bahia, Brasil) -
Ana Lúcia Goulart de Faria (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)
Ana Maria Coelho de Almeida Peixoto (Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal)
Ana Maria de Araújo Mello (Universidade de São Paulo, Brasil) 
Ana Paula Caetano (Universidade de Lisboa, Portugal)
Ana Paula Cordeiro (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil) 
Ana Paula Santiago do Nascimento (Núcleo de Educação Infantil da Universidade Federal de São Paulo, Brasil) 
Ana Paula Soares da Silva (Universidade de São Paulo, Brasil) -
Ana Piedade (Instituto Politécnico de Beja, Portugal)
Ana Sarmento Coelho (Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal)
Anderson Menezes (Universidade Federal de Alagoas, Brasil) - 
André Luís Onório Coneglian (Universidade Estadual de Londrina, Brasil) 
Andrea Abreu Astigarraga (Universidade Estadual Vale do Acaraú, Brasil)
Anete Abramowicz (Universidade de São Paulo, Brasil) 
Ângela Coutinho (Universidade Federal do Paraná, Brasil) 
Antónia Barreto (Instituto Politécnico de Leiria, Portugal)
António Domingos Braço (Universidade Pedagógica de Moçambique, Moçambique)
Antonio Simplicio de Almeida Neto (Universidade Federal de São Paulo, Brasil)
Assunção Folque (Universidade de Évora, Portugal)
Beatriz Oliveira Pereira (Universidade do Minho, Portugal)
Bernardo Filipe Matias (Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola)
Carla Jawad (Universidade Católica, Guiné-Bissau)
Carla Maria Faria Alves Pires Antunes (Universidade do Minho, Portugal)
Cassiana Magalhães (Universidade Estadual de Londrina, Brasil) - cassiana@uel.br 
Catarina Almeida Tomás (Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal)
César Donizetti Pereira Leite (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil) 
Cícera Nunes (Universidade Regional do Cariri, Brasil) 
Cilene Nascimento Canda (Universidade Federal da Bahia, Brasil) 
Cinthia Magda Fernandes Ariosi (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) 
Cleonice Maria Tomazzetti (Universidade Federal de Santa Maria, Brasil) 
Cleriston Izidro dos Anjos (Universidade Federal de Alagoas, Brasil) 
Cristina Maria Mesquita Gomes (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
Cristina Parente (Universidade do Minho, Portugal)
Cristina Pires Ferreira (Universidade de Cabo-Verde, Cabo-Verde)
Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil)
Dalila Brito Maria da Cunha Lino (Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal)
Daniel Nivagara (Universidade Pedagógica de Moçambique, Moçambique)
Daniela de Oliveira Guimarães (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil)
Daniela Finco (Universidade Federal de São Paulo, Brasil) 
Deise Juliana Francisco (Universidade Federal de Alagoas, Brasil) 
Djenane Martins Oliveira (Prefeitura Municipal de Guarulhos, Brasil)  
Elieuza Aparecida de Lima (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Brasil) 
Elina Elias de Macedo (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural-GEPEDISC, Brasil)
Ellen Gonzaga Lima de Souza (Universidade Federal de Lavras, Brasil) 
Elza Maria da Silva (Universidade Federal de Alagoas, Brasil) 
Esperança do Rosário (Instituto Politécnico de Viseu, Portugal)    
Fabiana de Oliveira (Universidade Federal de Alfenas, Brasil)  
Fabiana Silva Fernandes (Fundação Carlos Chagas, Brasil) 
Fábio Hoffmann Pereira (Universidade Federal de Alagoas, Brasil) 
Farissai Campira (Universidade Pedagógica de Moçambique, Moçambique)
Fátima Vieira (Universidade do Minho, Portugal)
Fernanda Muller (Universidade de Brasília, Brasil) 
Fernando Azevedo (Universidade do Minho, Portugal)
Fernando Ilídio Ferreira (Universidade do Minho, Portugal)
Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros (UNI/FIO - Ourinhos - Fundação Educacional Miguel Mofarrej, Brasil) 
Flávia Ferreira Pires (Universidade Federal da Paraíba, Brasil)
Flávio Santiago (GEPEDISC – Culturas Infantis, Brasil)
Gabriela Guarnieri Tebet (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)
Gabriela Portugal (Universidade de Aveiro, Portugal)
Geórgia Sobreira dos Santos Cêa (Universidade Federal de Alagoas, Brasil) 
Giselly Lima de Moraes (Universidade Federal da Bahia, Brasil)  
Graça S. Carvalho (Universidade do Minho, Portugal)
Greciene Lopes dos Santos Maciel (IPHAN/Maceió, Brasil)
Helena Horta (Universidade do Algarve, Portugal)
Helena Luís (Instituto Politécnico de Santarém, Portugal)
Hugo Monteiro Ferreira (Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil)
Ivone Garcia Barbosa (Universidade Federal de Goiás, Brasil) 
Jader Janer Lopes (Universidade Federal Fluminense, Brasil)
Jaqueline Pasuch (Universidade do Estado de Mato Grosso, Brasil) 
João Formosinho (Universidade Católica Portuguesa, Portugal)
José Amândio Francisco Gomes (INIDE, Angola)
Júlia Oliveira-Formosinho (Universidade Católica Portuguesa, Portugal)
Léa Tiriba (Universidade Federal Fluminense, Brasil) 
Leila da Franca Soares (Universidade Federal da Bahia, Brasil)
Lenira Haddad (Universidade Federal de Alagoas, Brasil) 
Levindo Diniz Carvalho (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil)
Lígia M.M. L. Leão de Aquino (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil) 
Linda Maria Balinha Saraiva (Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal)
Lourenço Lino De Sousa (Universidade Katyavala Bwila, Angola)
Lúcia da Graça Cruz Domingues Amante (Universidade Aberta, Portugal)
Luciana Aparecida de Araujo (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil)
Luciana Esmeralda Ostetto (Universidade Federal Fluminense, Brasil)
Luciane Muniz Ribeiro Barbosa (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)
Luís Paulo Mercado (Universidade Federal de Alagoas, Brasil)
Luís Ribeiro (APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal)
Márcia Aparecida Gobbi (Universidade de São Paulo, Brasil) r 
Márcia Buss-Simão (Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil) 
Márcia Lúcia Anacleto de Souza (Prefeitura de Campinas, Brasil)  
Marcos Garcia Neira (Universidade de São Paulo, Brasil) 
Margarida Morgado (Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal)
Maria Angelina Sanches (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
Maria Figueiredo (Instituto Politécnico de Viseu, Portugal)
Maria João Cardona (Instituto Politécnico de Santarém, Portugal)
Maria José Infante (Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal)
Maria Luísa Inocêncio (Universidade de Cabo Verde, Cabo-Verde)
Maria Luiza Rodrigues Flores (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil)
Maria Lurdes Dias Carvalho (Universidade do Minho, Portugal)
Maria Tereza Goudard Tavares (Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Brasil) 
Maria Walburga dos Santos (Universidade Federal de São Carlos, Brasil)
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva (Universidade Federal de Alagoas, Brasil)
Michelli de Freitas Bissoli (Universidade Federal do Amazonas, Brasil)
Mighian Danae Ferreira Nunes (Universidade Internacional da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira, Brasil) 
Nanci Helena Rebouças Franco (Universidade Federal da Bahia, Brasil)
Pascal Paulus (MEM – Movimento da Escola Moderna, Portugal)
Patrícia Corsino (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil) -
Patrícia Dias Prado (Universidade de São Paulo, Brasil) -
Paulo Delgado (Instituto Politécnico do Porto, Portugal)
Paulo Nin Ferreira (Universidade Federal de Alagoas, Brasil) 
Pedro Cardoso da Silva (Universidade Katyavala Bwila, Angola) 
Reginaldo Santos Pereira (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)
Renata da Costa Maynart (Universidade Federal de Alagoas, Brasil)
Renata Junqueira de Souza (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil) 
Renata Lopes Prado (Universidade Federal Fluminense, Brasil) 
Roberto Sanches Mubarac Sobrinho (Universidade Estadual do Amazonas, Brasil) 
Rodrigo Saballa de Carvalho (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil)
Rosa Madeira (Universidade de Aveiro, Portugal)
Rosário Gamboa (Instituto Politécnico do Porto, Portugal)
Sandra Richter (Universidade de Santa Cruz do Sul, Brasil) - 
Sara Barros Araújo (Instituto Politécnico do Porto, Portugal)
Sara Raquel Duarte Reis Silva (Universidade do Minho, Portugal)
Sérgio Niza (MEM - Movimento da Escola Moderna, Portugal)
Sílvia Adriana Rodrigues (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Brasil)
Sílvia Helena Vieira Cruz (Universidade Federal do Ceará, Brasil) 
Sílvia Lapa Lobo (Universidade de Sorocaba, Brasil)  
Solange Estanislau dos Santos (GEPPECI/ GEPEDISC – Culturas Infantis, Brasil)
Stela Miller (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil)
Stella Guedes Caputo (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil) 
Sueli Helena de Camargo Palmen (Prefeitura de Campinas, Brasil)
Suzana Marcolino (Universidade Federal de Alagoas, Brasil) 
Tatiana da Silva Calsavara (Universidade de Santo Amaro) 
Tatiana Noronha de Souza (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil)
Teresa Sarmento (Universidade do Minho, Portugal)
Teresa Vasconcelos (Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal)
Teresa Vitorino (Universidade do Algarve, Portugal)
Tizuko Morchida Kishimoto (Universidade de São Paulo, Brasil) 
Uílma Rodrigues de Matos Amazonas (Universidade Federal da Bahia, Brasil) 
Vera Maria Ramos de Vasconcellos (Universidade Federal Fluminense, Brasil) 
Waldete Tristão Farias Oliveira (Prefeitura Municipal de São Paulo, Brasil) 
Walter Matias Lima (Universidade Federal de Alagoas, Brasil) 
Walter Omar Kohan (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil) 
Zaida Pereira (Universidade Católica de Bissau, Guiné-Bissau)

 

 

Pareceristas Colaboradores

Aline da Silva Ribeiro Muniz (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” 
Ana Carolina Abrão 
Ana Maria dos Santos (Universidade Federal de Alagoas Brasil) 
Andreza Fabrícia Pinheiro da Silva (Universidade Federal de Alagoas, Brasil) 
Barbara Milan Martins (Universidade de São Paulo)
Cinthia Torres Toledo (Universidade de São Paulo, Brasil)  
Cleber Nelson de Oliveira Silva (Prefeitura Municipal de São Paulo, Brasil) 
Edson Izidro dos Anjos (Instituto Técnico de Barueri, Brasil) 
Eduardo Pereira Batista (Prefeitura Municipal de Vinhedo, Brasil) 
Fabiana França Barbosa (Instituto Federal de São Paulo, Brasil) 
Gicelma de Oliveira Cavalcante (Universidade do Estado da Bahia, Brasil)
Jaqueline Oliveira dos Santos (Universidade de São Paulo, Brasil)  
José Artur do Nascimento Silva (Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil) 
Juliana Diamente Pito (Núcleo de Educação Infantil da Universidade Federal de São Paulo, Brasil)  
Lilith Neiman(Prefeitura Municipal de São Paulo, Brasil) –
Luciano Henrique Amorim (Universidade Federal de Alagoas, Brasil) 
Margarida Barbosa (Universidade de São Paulo, Brasil) 
Maria Aparecida Antero Correia (Universidade de São Paulo, Brasil 
Maria Cristina Stello Leite (Universidade de São Paulo, Brasil) 
Mateus Humberto Andrade (Instituto Superior Técnico, Portugal) 
Nádia Massagardi Caetano da Silva (Núcleo de Educação Infantil da Universidade Federal de São Paulo, Brasil)
Paula Martins Vicente (Grupo de Pesquisa do Laboratório Paisagem Arte e Cultura - LABPARC-FAUUSP, Brasil) 
Renata Cristina Dias de Oliveira (Prefeitura Municipal de São Paulo, Brasil)
Rosa Silvia Lopes Chaves (Universidade Federal de São Paulo, Brasil)