A Comunicação Não Violenta (CNV) como Instrumento de Saúde

A Comunicação Não Violenta (CNV) como Instrumento de Saúde

Faça sua inscrição
De 12 outubro a 2 de novembro Todos os dias das 18h00 às 20h30

Sobre o Evento

O psicólogo Marshall Rosenberg desenvolveu a “Comunicação Não Violenta” (CNV) como uma metodologia centrada em ouvir e falar com atenção, respeito, sinceridade e empatia. A CNV procura afastar-se do funcionamento mental baseado em críticas e julgamentos, defendendo que as necessidades e os sentimentos compartilhados aproximam pessoas e grupos em conflito.

Nessa perspectiva, um dos principais instrumentos de trabalho dos profissionais de saúde é a comunicação. Seu uso é necessário na assistência, ensino, pesquisa e gestão. Diante de cenários de adversidades, conflitos e problemas interpessoais, a Comunicação Não-Violenta (CNV) se torna, portanto, um valioso instrumento para colaboração de processos de trabalho e de saúde.

O curso, oferecido gratuitamente pela Liga Acadêmica de Saúde Coletiva da UFPI, em sua primeira edição, visa oferecer discussões iniciais sobre a CNV como ferramenta para a cultura de paz. Ao total, serão realizados 7 (sete) módulos, em 4 (quatro) semanas de evento, ocorrendo, periodicamente, às segundas e quartas-feiras. O Curso acontecerá de forma online, com os mais renomados profissionais da área.

Palestrantes

  • Liandra Nogueira
  • Glenda Moreira
  • Williams Cardec da Silva
  • Amanda Lúcia Barreto Dantas
  • Janaina Maria dos Santos Francisco de Paula
  • Elaine Ferreira do Nascimento
  • Rogério Malveira Barreto

Programação

Reconhecimento e Desconstrução da Comunicação Agressiva e Alienante

O primeiro módulo apresentará como identificar as formas de comunicação que bloqueiam o desenvolvimento da compaixão e nos afastam do estado compassivo natural. Além disso, nesse módulo será possível  identificar os sinais de linguagem violenta na expressão dos comportamentos, pensamentos e sentimentos. Destarte, esse módulo permitirá a desconstrução da comunicação agressiva e o desenvolvimento da consciência acerca da comunicação como ferramenta de mudanças nas relações interpessoais. 

Às18h00 - Youtube

O Processo da CNV: Entendendo Consciência, Linguagem, Comunicação e Influência

O segundo módulo apresentará os métodos e processos da Comunicação Não Violenta, ressaltando a abordagem detalhada dos quatro componentes que norteiam a CNV: "observação", "sentimento", "necessidades" e " pedido". Ademais, nesse módulo será possível compreender a relação entre linguagem e violência, além da importância do respeito ao outro e às opiniões diferentes, concomitantemente a isso, teremos o aprendizado sobre o ato de comunicar-se guiado por compaixão, colaboração, autenticidade e coragem.

Às18h00 - Youtube

CNV e Autocompaixão: Cuidar de Si Para Cuidar do Outro

Nesse terceiro módulo será possível aprender as aplicações da CNV para o desenvolvimento da autocompaixão, ressaltando a conexão compassiva e a autoavaliação como modo de desenvolvimento pessoal. Desse modo, o módulo apresentará a relação intrínseca entre o cuidar de si como pilar para entender o outro e estabelecer um contato e um cuidado humanizado e integral.

  

Às18h00 - Youtube

Aplicação da CNV Na Resolução de Conflitos

O quarto módulo observará a aplicação da CNV na resolução de conflitos como uma forma de adaptar a comunicação e promover um ambiente seguro. Por meio deste será possível, entender a importância da expressão no ambiente de saúde, a resolução de conflitos interprofissionais, a resolução de conflitos entre profissional de saúde/paciente e de que forma essas demandas fazem com que haja a promoção de um ambiente seguro para o paciente.

Às18h00 - Youtube

As Relações Raciais Na Comunicação Em Saúde

No quinto módulo, será possível discutir a cerca das relações raciais na comunicação em saúde, de que forma que será analisado como o racismo está presente na comunicação em saúde, quais os seus impactos tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde e quais as maneiras de viabilizar uma comunicação de descontrua o racismo no ambiente de saúde. 

Às18h00 - Youtube

Letramento Para Comunicar Más Notícias

No sexto módulo sera possível discutir quais as maneiras corretas de comunicar más notícias para pacientes e suas famílias, de forma a usar a CNV como ferramenta de amparo e transparência frente as más notícias no ambiente de saúde, objetivando a diminuição de traumas futuros. 

Às18h00 - Youtube

Sem Comunicação, Com Judicialização

No sétimo e último módulo será possível discutir a importância da CNV no ambiente da Saúde para evitar processos jurídicos, uma vez que a comunicação agressiva é um dos principais fatores de judicialização no ambiente de saúde, além disso será possível analisar quais maneiras de CNV podem ser utilizadas na mediação de conflitos. 

Às18h00 - Youtube

Carregando área de inscrição

Patrocinadores

Organizador

Liga Acadêmica de Saúde Coletiva UFPI

A Liga Acadêmica de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Piauí (LIASC-UFPI) surgiu após um grupo de estudantes e professores perceberem a necessidade de fortalecer a Discussão, a Ação e a Produção científica em torno da saúde coletiva. Os pilares da LIASC-UFPI são o ensino, a pesquisa e a extensão, atividades desempenhadas com a utilização de variadas metodologias ativas e enfoque multidisciplinar e multiprofissional, promovendo, assim, a discussão e reflexão acerca das diversas temáticas relacionadas à Saúde Coletiva, dissolvendo preconceitos e mostrando a importância da temática na formação dos profissionais de saúde.