O psicólogo Marshall Rosenberg desenvolveu a “Comunicação Não Violenta” (CNV) como uma metodologia centrada em ouvir e falar com atenção, respeito, sinceridade e empatia. A CNV procura afastar-se do funcionamento mental baseado em críticas e julgamentos, defendendo que as necessidades e os sentimentos compartilhados aproximam pessoas e grupos em conflito.
Nessa perspectiva, um dos principais instrumentos de trabalho dos profissionais de saúde é a comunicação. Seu uso é necessário na assistência, ensino, pesquisa e gestão. Diante de cenários de adversidades, conflitos e problemas interpessoais, a Comunicação Não-Violenta (CNV) se torna, portanto, um valioso instrumento para colaboração de processos de trabalho e de saúde.
O curso, oferecido gratuitamente pela Liga Acadêmica de Saúde Coletiva da UFPI, em sua primeira edição, visa oferecer discussões iniciais sobre a CNV como ferramenta para a cultura de paz. Ao total, serão realizados 7 (sete) módulos, em 4 (quatro) semanas de evento, ocorrendo, periodicamente, às segundas e quartas-feiras. O Curso acontecerá de forma online, com os mais renomados profissionais da área.