CÓDIGO DE ÉTICA DOS ESTUDANTES DE MEDICINA

30 de novembro de 2018, 10h00 - 12h00
Auditório 1, 1º Andar, Bloco Didático Prof. Ronaldo Ribeiro - Fortaleza, CE

Informações

A Faculdade de Medicina vem a público convidar toda a comunidade acadêmica para participar do lançamento do Código de Ética dos Estudantes de Medicina da Universidade Federal do Ceará, organizado pelos professores Renato Evando Moreira Filho e José Ajax Nogueira Queiroz.

A trajetória do estudante de Medicina, ao longo de um curso de seis anos, dá margem a muitas situações instigantes, conflitos éticos, perplexidades, dúvidas sobre a melhor conduta a adotar e oportunidades de um rico aprendizado. Desde os primeiros dias na Faculdade de Medicina, novas realidades surgem, o contato com colegas de turma e com professores, os temas desafiadores, as descobertas marcantes. A experiência de lidar com o "cadáver desconhecido" já se mostra sumamente impactante, despertando reflexões sobre a imprevisibilidade da roda da fortuna, mas também suscitando um sentimento de gratidão pelo fato de que alguém, cujo nome não sabemos, preste mais um serviço extremamente relevante para a ciência e a sociedade, ao contribuir para a aquisição do saber e a formação dos futuros médicos.

A frequência às enfermarias dos hospitais coloca o jovem candidato a doutor frente a frente com o sofrimento, a dor e a angústia causados pelas enfermidades, mas também delineia para ele a realidade social, econômica e cultural de pessoas que, muitas vezes, pertencem a estratos sociais bem diferentes daquele por onde transitam os estudantes e os mestres de Medicina. E logo o aluno vai se surpreender com a descoberta de que o cuidado e a atenção dedicados a um doente têm extraordinário efeito positivo em seu tratamento. E que a arte de ouvir é parte essencial do ser médico.

Esse é contexto no qual a Faculdade de Medicina lança o Código de Ética do Estudande de Medicina da UFC.

Inscrições limitadas. Candidatos presentes receberão certificado de horas complementares na categoria "palestra".

QUANDO: Dia 30/11/2018, às 10:00
ONDE: Auditório 1 - 1º andar - Bloco Didático Professor Ronaldo de Albuquerque Ribeiro

Credenciamento eletrônico no local a partir das 09:30.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Renato Evando Moreira Filho

Saiba mais

José Ajax Nogueira Queiroz

Saiba mais

Valeria Goes Ferreira Pinheiro

Programação:

Solenidade: Código de Ética dos Estudantes de Medicina Palestra · Renato Evando Moreira Filho, Valeria Goes Ferreira Pinheiro, José Ajax Nogueira Queiroz

Credenciamento

O credenciamento do evento ocorrerá presencialmente, trinta minutos antes do início da palestra, às 09:30 da manhã do dia 30/11/2018.

Traga consigo seu voucher de inscrição impresso ou no celular, para que o organizador possa escaneá-lo e confirmar sua presença.

Auditório 1, 1º Andar, Bloco Didático Prof. Ronaldo Ribeiro

Rua Papi Júnior, 1223

Rodolfo Teófilo , Fortaleza - CE

60430-235

Auditório 1, 1º Andar, Bloco Didático Prof. Ronaldo Ribeiro

Rua Papi Júnior, 1223

Rodolfo Teófilo , Fortaleza - CE

60430-235

Núcleo de Desenvolvimento em Educação Médica - NUDEM

O Núcleo de Desenvolvimento em Educação Médica – NUDEM – é um órgão vinculado à Diretoria da Faculdade de Medicina e que possui como objetivos gerais promover o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão dorecionados ao aprimoramento da Educação Médica e prestar assessoria aos Órgãos colegiados e diretivos da Faculdade de Medicina em assuntos relacionados ao Ensino Médico. Contato: Rua Alexandre Baraúna, 949 – 1º andar – Rodolfo Teófilo Fortaleza/CE - Brasil. CEP: 60430-160 (85) 3366 8066 | nudem@ufc.br

Renato Evando Moreira Filho

Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará


Professor Adjunto da Faculdade de Medicina e do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará - UFC (graduação), em Fortaleza. Professor Convidado da Faculdade de Direito da UFC, da Residência Multidisciplinar do Hospital das Clínicas da UFC e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado) em Microbiologia Médica da UFC. Professor de Medicina Legal da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) do Estado do Ceará. Possui graduação em Medicina (1997), graduação em Direito (2008), Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia (2000), Mestrado e Doutorado pelo Departamento de Patologia e Medicina Legal (2008 e 2012) da UFC. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital das Clinicas/UFC. Concluiu curso de formação de Médico Perito Legista de 1ª e de 2ª classe pela Academia de Polícia Civil do Ceará (2006 e 2009) e curso de formação de Médico Perito Legista de 3ª classe e Classe Especial pela Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (AESP - 2011 e 2015). É conselheiro-corregedor, membro da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (CODAME) e da Comissão de Pareceres do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará. Especialista em Medicina Legal e Perícia Médica (ABMLPM), especialista em Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), membro Titular da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES - CE), Advogado inscrito na OAB/CE, Especialista em Direito Médico e em Direito Processual Civil. Pós-Graduando em Direito Administrativo e em Direito Processual Penal, com experiência nos seguintes temas: Ginecologia, Obstetrícia, Medicina Legal, Perícia Médica, Direito Médico, Ética em Pesquisa, Ultrassonografia, Diagnóstico Clínico e Microbiologia Médica.

José Ajax Nogueira Queiroz

Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará


Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1978) e doutorado em Imunologia - Centre d´Immunologie et de Biologie Parasitaire - Institut Pasteur de Lille - Université du Droit Et de la Santé de Lille (1985). Atualmente é Professor Associado IV da Faculdade de Medicina da UFC - Disciplinas: 1) Imunologia 2) Imunopatologia 3) Desenvolvimento Pessoal I (Evolução histórica, científica e ética da Medicina) 4) Bioestatística. Membro do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em 1) Imunologia (Imunodiagnóstico e Imunopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças infecciosas e parasitárias, avaliação do sistema imune, doenças auto-imunes e alergia) 2) Ética Médica e 3) Ética em Pesquisa. (CV EM PROCESSO DE REVISÃO E ATUALIZAÇÃO) (Texto informado pelo autor)

Valeria Goes Ferreira Pinheiro

Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará


Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1975), Mestre em Pneumologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e Doutora em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2003). Professora Titular do Departamento de Medicina Clínica /Pneumologia e Diretora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED/UFC) (2014-2015 / 2015-2019). Título de Especialista em Pneumologia (RQE 6932) e em Educação para as Profissões da Saúde pela UFC /FAIMER (2013). Membro da Comissão de Ensino Médico do Conselho Federal de Medicina, Conselheira Efetiva do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC). Integra o NDE do ?Projeto Preceptoria - Desenvolvimento de Competência Pedagógica para a Prática da Preceptoria? coordenado pela ABEM. Atuou Coordenadora do Consórcio Interinstitucional Nordeste para o Teste do Progresso; como facilitadora do Programa FAIMER BRASIL e como Supervisora do PROVAB nos anos 2013 a 2015. Atuou como Membro da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento do Processo de Expansão dos Cursos de Medicina das Universidades Federais de Ensino Superior (IFES) designada pelo SESU/MEC. Integra a Câmara de Graduação da Universidade Federal do Ceará. Na FAMED/UFC coordenou o processo de reformulação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Medicina, aprovado em 2017. Tem se dedicado ao Ensino Médico, particularmente na área do Treinamento de Habilidades Clínicas e de Comunicação e Avaliação de estudantes. Atuou na Coordenação da Monitoria em Pneumologia do Departamento de Medicina Clinica, na Monitoria de Projetos de Graduação e Projetos de Extensão - Ambulatório de Tuberculose e Liga do Pulmão dentro da FAMED/UFC. Foi Coordenadora de Programas Acadêmicos, Coordenadora do Módulo de Pneumologia e Cirurgia Torácica, Vice Coordenadora do Curso de Graduação em Medicina, Coordenadora Geral do Internato, Chefe do Departamento de Medicina Clínica e Coordenadora do Laboratório de Habilidades Clínicas da FAMED/UFC. Tem experiência na área de Medicina com ênfase em Pneumologia atuando principalmente nos seguintes temas: tuberculose, micobacterioses, tabagismo, doenças pulmonares ocupacionais entre elas a silicose. Participa de atividades de pesquisa da Unidade de Pesquisas Clinicas & Instituto de Biomedicina do Centro de Saúde Global da Universidade Federal do Ceará desenvolve trabalhos na linha " Investigação de TB latente em pacientes candidatos e usuários de bloqueadores de TNF no estado do Ceará". Atuou como a responsável pelo ambulatório de Tuberculose do Serviço de Pneumologia do Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC No CREMEC atua como membro da Comissão de Registro de Títulos de Especialista e integrante da Câmara de Sindicâncias e Pareceres.