Área de submissão de trabalhos/artigos do evento
EDITAL DE SUBMISSÃO
A comissão organizadora do I Congresso interdistrital das ligas de dermatologia (COILIDE) faz saber que estão abertas, a partir do dia 10 de fevereiro de 2020, as inscrições para submissão dos trabalhos científicos, visando incentivar a participação dos acadêmicos e profissionais da saúde e áreas afins nas atividades de pesquisa.
1.1. Poderão ser inscritos no COILIDE a ser realizado nos dias 01, 02 e 03 de maio de 2020 trabalhos científicos, realizados por graduandos e profissionais da área da saúde, que abordem as seguintes temáticas da dermatologia: a) dermatologia clínica; b) dermatologia cirúrgica ou c) cosmiatria.
2.1. O envio dos resumos, devidamente estruturados, deverá acontecer a partir do dia 10 de fevereiro de 2019, exclusivamente por meio do site www.coilide.com ;
2.2. O prazo máximo para submissão será às 23h 59 min do dia 25 de março de 2020 ;
3.1 Serão aceitos os seguintes estudos: relato de caso e revisão de literatura;
3.2. os temas devem envolver dermatologia clínica, dermatologia cirúrgica ou cosmiatria.
4.1. só poderão ser enviados trabalhos INÉDITOS ( que não tenham sido apresentados em outros eventos científicos ou publicados em meios de divulgação científica (jornais, revistas e periódicos) - de autoria de acadêmicos regularmente matriculados em cursos superiores da área da saúde, residentes, médicos ou profissionais da saúde em geral, desde que contemplem as modalidades descritas no item 3;
4.2. A inscrição dos trabalhos será feita através do resumo dos mesmos;
4.3. O envio do resumo representa o compromisso definitivo de ao menos 1 (um) dos autores estarem inscritos até a data estipulada como limite para aceitação do resumo;
4.4. Não há limite máximo de submissão de trabalhos na condição de co-autor, porém cada pessoa poderá submeter apenas 3 (três) como autor principal;
4.5. Os trabalhos deverão ser compostos por, no máximo, 07 (sete) autores, sendo um deles obrigatoriamente o orientador;
4.6. O apresentador do trabalho obrigatoriamente deverá estar inscrito no congresso;
4.7. Os 3 (três) melhores trabalhos, 1 (um) de cada tema (dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiatria), serão selecionados, mediante avaliação dos resumos submetidos, para apresentação oral e consequente premiação.
4.8. Os demais trabalhos serão apresentados por meio de E-pôsters; Também haverá premiação para os três melhores trabalhos da categoria E-pôsters, 1 (um) de cada tema (dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiatria) mediante a avaliação da apresentação destes.
4.9. Caso o trabalho não seja aprovado pela Comissão Examinadora, o valor da inscrição do evento não será ressarcido.
5.1 O resumo deverá ser redigido em português do Brasil, segundo as normas gramaticais e ortográficas vigentes e as regras determinadas por este edital;
5.2 O texto completo deverá possuir no máximo 3000 (Três mil) caracteres, contabilizando-se espaços e demais sinais gráficos, excluindo o título, afiliação, nome dos autores e palavras chaves;
5.2.1 limite de 250 caracteres para o título, este deve ser conciso e refletir o estudo apresentado;
5.2.2 Utilizar a fonte Arial, tamanho 12, justificado, na confecção dos resumos
5.3. O resumo deverá ser enviado, através do site do congresso, seguindo-se as etapas do sistema;
5.4 A ordem de envio dos nomes dos autores será a mesma emitida no certificado. Ordem recomendada para os autores: autor principal, colaboradores e orientador. Este último sempre na última posição;
5.5. O apresentador é considerado o autor principal. Ele será responsável pela apresentação na data estipulada pela comissão científica.
5.6. Antes da submissão dos trabalhos, estes devem ser revisados com atenção. Eventuais alterações não serão permitidas após o envio dos resumos;
5.7. O resumo de trabalhos completos deverá constar de INTRODUÇÃO, OBJETIVOS, MÉTODOS, RESULTADOS e CONCLUSÃO, destacados em letras maiúsculas seguido de dois pontos. Exemplo: “INTRODUÇÃO:” e “OBJETIVOS:”;
5.8. O resumo dos trabalhos categorizados como Relatos de Caso deverá constar de INTRODUÇÃO, RELATO DE CASO, DISCUSSÃO e CONCLUSÃO, destacados em letras maiúsculas seguido de dois pontos. Exemplo: “INTRODUÇÃO:” e “DISCUSSÃO:”;
5.9. O uso de abreviaturas será restrito àquelas já identificadas anteriormente por extenso no texto do resumo;
5.10. Caso necessário, gênero e espécie de seres vivos deverão ser grafados conforme normas internacionais;
5.11. Os trabalhos aprovados NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão Científica do Congresso e deverão ser publicados na forma como submetidos, sendo de exclusiva responsabilidade dos autores a correta redação;
5.12. As referências consultadas NÃO deverão ser enviadas através do resumo, mas deverão ser obrigatoriamente expostas durante a apresentação dos trabalhos, no formato Vancouver ou ABNT, estando excluídos referências criptografadas (QR-CODE);
5.13. O descumprimento de qualquer das normas deste regulamento implicará recusa do resumo submetido;
5.14. Resumos de trabalhos que já tenham sido publicados não serão aceitos e a identificação de infração a esta norma antes do término do evento implicará a exclusão imediata do resumo em questão;
6.1. O julgamento dos resumos enviados será realizado pelo corpo DOCENTE pré-selecionado, conforme parâmetros objetivos estabelecidos pela comissão científica;
6.2. A lista dos resumos aprovados será disponibilizada página do I CONGRESSO INTERDISTRITAL DAS LIGAS DE DERMATOLOGIA na internet: www.coilide.com no dia 18 de abril de 2020;
6.3 É de total responsabilidade dos autores conferir a aprovação de seus trabalhos submetidos;
7.1 Não é necessária a impressão do banner – os trabalhos serão expostos em totens digitais durante a sua apresentação no congresso;
7.2. Deverá ser exposto o conteúdo fidedigno ao resumo aprovado anteriormente;
7.3. O E-pôster seguirá o modelo previamente cedido pela comissão organizadora no site oficial do congresso e, se o resumo for aprovado, deverá ser enviado por meio deste mesmo site até às 23h59min do dia 25 de abril de 2020;
7.4. o horário específico de apresentação de cada resumo será determinado após a sua aprovação e divulgado no site;
7.5. O apresentador deve, obrigatoriamente ser uns dos autores, porém, jamais o orientador do trabalho;
7.5. os apresentadores terão um tempo de 5 minutos para apresentação do trabalho e outros 5 minutos para a discussão;
7.6.1 a cronometragem da apresentação é de responsabilidade do avaliador do trabalho. Ao fim do tempo limite, o avaliador pode interromper a apresentação;
8.1. O apresentador deve, obrigatoriamente ser uns dos autores, porém, jamais o orientador do trabalho;
8.2. É vedada a manifestação dos demais autores e/ou orientadores antes, durante ou após a apresentação do trabalho, ficando a cargo única e exclusivamente do apresentador esclarecer os questionamentos do público e da Comissão Científica;
8.3. A apresentação será feita sob forma de exibição de slides digitais, através de arquivo de extensão *.ppt, *.pptx, *.pps ou *.ppsx – Outros formatos serão aceitos somente se o apresentador se responsabilizar pela apresentação;
8.4. O arquivo de apresentação é de inteira responsabilidade dos autores do trabalho;
8.5. O apresentador do trabalho deverá enviar o arquivo à Comissão Organizadora até o prazo máximo do dia 25 de abril de 2020;
8.6. É dever da Comissão Organizadora fornecer computador e projetor da apresentação compatível;
8.7. O primeiro slide deve conter o título, subtítulo, nome completo dos autores sem abreviação, bem como instituições envolvidas, cidade e Estado. O nome do apresentador deve vir sublinhado;
8.8. Apenas serão aceitas logomarcas ou nomes de laboratórios, hospitais, instituições de pesquisa, fomento ou ensino no segundo slide da apresentação oral, estando o trabalho sujeito à penalização pela Comissão Organizadora no descumprimento deste item;
8.9. O horário específico de apresentação de cada trabalho será determinado após sua
aprovação;
8.10. Os apresentadores terão um tempo de 10 minutos para a apresentação do trabalho e outros 5 minutos para a discussão;
8.10.1. A cronometragem da apresentação é de responsabilidade do Avaliador do trabalho. Ao fim do tempo limite, a Comissão Organizadora pode interromper a apresentação e passar a palavra à Comissão Científica.
9.1. os certificados ficarão disponíveis no site do congresso www.coilide.com ;
9.2. Será fornecido apenas um certificado por trabalho, citando o nome do trabalho, a forma de apresentação e o nome completo dos demais autores.
10.1. A Comissão Organizadora reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar este Concurso no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior;
10.2. Os autores e orientadores dos trabalhos reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações fornecidas, bem como o conteúdo do trabalho inscrito, são verdadeiras, próprias e originais;
10.2.1: Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos comitês de Ética em pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.
10.3. As Comissões Organizadora e Científica são incontestavelmente soberanas nas suas decisões, inexistindo a possibilidade de recursos ou manifestações de qualquer espécie neste Concurso;
10.4. Ao enviar o trabalho para seleção, os autores e orientadores autorizam as Comissões Organizadora e Científica a publicarem ou divulgarem o trabalho, não cabendo qualquer pagamento por direitos autorais;
10.5. A inclusão de qualquer trabalho, desde que cumprindo as regras deste Edital, já caracteriza a aceitação irrestrita a todas as regras aqui previstas;
10.6. Os casos omissos neste Edital serão analisados pela Comissão Organizadora;
10.7. Contato com a Comissão Científica: tecnicocoilide@hotmail.com