CoitéCam 2022

17 de setembro de 2022, 08h30 - 21h00

Informações

Feira de negócios

Clique aqui para acessar o Mapa dos estandes

Veja os estandes disponíveis cliando no link acima

O evento

O evento ocorrerá no dia 17 de setembro de 2022 e contará com mini-curso, palestras técnicas, feira de negócios e apresentações culturais para visitação do público com acesso gratuito.

Em 2021, o 1º CoitéCam ajudou os produtores coitenenses a superar as dificuldades na produção de camarão por causa dos vírus NIM e Mancha Branca. Em 2022, o 2º CoitéCam vem com um rico conteúdo para o ecossistema local, trazendo especialistas na produção de camarão para discutir sobre como podemos nos adaptar a nova realidade de produção.

Além disso, teremos a oportunidade de apresentar alguns pontos de interesse de desburocratização da atividade de carcinicultura no nosso Estado de Alagoas para as autoridades políticas que possuem representação municipal, estadual e federal.

História

Em meados de 2017, pequenos produtores decidiram iniciar na atividade de carcinicultura aqui na cidade de Coité do Nóia, até então era uma atividade pouco explorada no agreste alagoano. Nos últimos anos, Coité do Nóia tem sido referência na produção de camarão em cativeiro em todo o Estado de Alagoas.

Hoje, com o apoio da Prefeitura Municipal de Coité do Nóia, seguimos crescendo no desempenho da atividade, com o melhoramento das vias de acesso, estímulo ao comércio local, desburocratização, facilidade no escoamento da produção, novas oportunidades de negócio com outros Estados brasileiros, aprimorando processos e melhorando a qualidade da produção.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Alberto Nunes

Saiba mais

Itamar de Paiva Rocha

Saiba mais

Williams Lourenço de Alcantara

Saiba mais

Laemerson Roger Nunes Galdino

Saiba mais

Elisangela Macedo

Programação:

Minicurso de manejo para arraçoadores Minicurso · Laemerson Roger Nunes Galdino

Palestra 1: Importância da Nutrição na Aquicultura, devo utilizar rações mais baratas? Palestra · Alberto Nunes

Palestra 2: Comportamento dos preços praticados nos últimos anos Palestra · Williams Lourenço de Alcantara

Palestra 3: Como negociar em um mercado especulativo? Palestra · Elisangela Macedo

Palestra 4: Carcinicultura Marinha em Águas Oligohalinas Interiores e Estuarinas/Marinhas: Oportunidades e Desafios para Estados como Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Ceará Palestra · Itamar de Paiva Rocha

Feira de negócios Feira

Praça Padre Cícero

Praça Padre Cícero

Centro, Coité do Nóia - AL

57325-000

Praça Padre Cícero

Ver no mapa

Praça Padre Cícero

Centro, Coité do Nóia - AL

57325-000

Prefeitura Municipal de Coité do Nóia-AL

Alberto Nunes

ADM Nutrição Animal


Alberto Nunes é Engenheiro de Pesca e atualmente exerce o cargo de Professor Titular do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará. O Professor Nunes começou a trabalhar na indústria de rações em 1999 após obter um Ph.D em aquicultura. Alberto já esteve diretamente envolvido com o suporte técnico de fazenda aquícolas, design, formulação, fabricação, controle de qualidade, comercialização e marketing de rações para peixes e camarões. Como Professor do Labomar/UFC, ele projetou e construiu uma unidade de pesquisa em nutrição de organismos aquáticos, tendo executado 115 pesquisas em nutrição de camarões e peixes marinhos para 55 empresas de nutrição animal e instituições de fomento, nacionais e internacionais. Alberto já atuou como consultor em nutrição de organismos aquáticos na África do Sul, Alemanha, Brasil, Equador, EUA, França, Havaí, India, Indonésia, Noruega, Nova Caledônia, Singapura e Tailândia envolvendo a seleção e desenvolvimento de matérias-primas de valor agregado, aditivos para rações e suplementos; formulação de rações e premixes; implementação de ferramentas para controle de qualidade e gerenciamento de rações a nível de fazenda e desenho e implementação de unidades de pesquisa em nutrição de organismos aquáticos. O Prof. Nunes já publicou 40 artigos científicos, mais de 100 artigos técnicos, 6 livros e manuais práticos e 13 capítulos de livros em aquicultura. Ele supervisionou 18 teses de Mestrado, oito Dissertações de Doutorado e quatro estágios pós-doutorais. Sua pesquisa tem se concentrado em aquicultura tropical, manejo alimentar, comportamento alimentar, exigências nutricionais, ingredientes alternativos, atrativos e estimulantes alimentares para peixes e camarões cultivados. Alberto já trabalhou no desenvolvimento e refinamento de mais de 100 matérias-primas, aditivos e rações acabadas usadas atualmente na aquicultura comercial.

Itamar de Paiva Rocha

ABCC


1- Mestre Agrícola, Escola Agrotécnica de Catolé do Rocha – PB, ano de 1967;

2-Técnico Agrícola, Escola Agrotécnica Federal de Barreiros – PE, ano de 1970;

3- Engenheiro de Pesca, UFRPE, Primeira Turma do Brasil – PE, ano de 1974.

ATIVIDADES PROFISSIONAIS:

1 – (1975/1980): Atuou como pesquisador do Deptº de Oceanografia da UFPE - Base de Piscicultura Estuarina de Itamaracá, em atividades relacionadas com a reprodução e cultivo de peixes (Mugilideos e Centropomideos) e de camarões marinhos (Peneídeos), Ilha de Itamaracá-PE.

2- (1981): Exerceu a função de Pesquisador da EDRN-AL e da UFAL, Maceió-AL, desenvolvendo atividades relacionadas ao cultivo de camarões marinhos (Penaeus subtilis e P. shimitti e peixes estuarinos (tainhas, camorins e carapebas).

3– (1982/1986): Atuou com responsável técnico pela Elaboração, Implantação de Projetos de Cultivo de Camarão Marinho pela Camarus Aquicultura Ltda)

4- (Janeiro/1982 – Maio/1983) Exerceu a Gerencia Técnica da empresa RENA - Recursos Naturais Ltda (RN) - 170 hectares de viveiros e Unidade de Larvicultura do camarão marinho Penaeus subtilis (Guamaré-RN):

5- (Junho/1983-Setembro/1985) – Exerceu a Gerencia Técnica da CRUSA - Crustáceos do Brasil S/A (PI) – 240 hectares de viveiros e Unidade de Larvicultura (Luís Correia-PI)

6- (1983-1984) – Foi o responsável Técnico pela elaboração do Projeto e assessor Técnico na Implantação da Fazenda de Cultivo de Camarão /Marinho da Artemisa Aquicultura - 170 ha de viveiros – (Acaraú – CE);

7- (1983-1984) - Foi o responsável Técnico pela elaboração do Projeto e Assessor Técnico na Implantação da Fazenda de Cultivo de Camarão Marinho da CINA Aquicultura - 80 ha de viveiros;

8- (1985-1990) – Exerceu a função de Gerente Geral da Implantação e Operação do Projeto de Cultivo de Camarão Marinho da AQUAMARIS Aquicultura S/A – 175 ha de viveiros, unidade de Larvicultura e Unidade de Beneficiamento (João Pessoa-PB);

9– (1989/1994): Atuou como Diretor Técnico da SIBRA AQUICULTURA, sendo Responsável pela Elaboração e Implantação dos seguintes Projetos de Cultivo de Camarão Marinho: SIBRA Aquicultura S.A (PE) – Unidade de Maturação e Larvicultura do L. vannamei – 50 milhões de PL’s / ciclo (Porto de Galinhas – PE) e SIBRA Empreendimentos, (PI e RN) - 110 ha de viveiros semi-intensivos e intensivos.

10 – (1995/1996): Atuou como Diretor Presidente e Responsável Técnico da MCR Aquacultura pela Elaboração e Implantação dos empreendimentos de cultivo de camarão marinho: Atlantis Aquicultura S/A (PE) – 570 hectares, mais uma Unidade de Beneficiamento com capacidade de processar 30 t / dia; Compescal – Comércio de Pescado Aracatiense Ltda (CE) - 630 hectares, incluindo uma Unidade de Maturação (30 milhões de nauplios / dia) e Larvicultura (200 milhões de PL’s / mês) e uma Unidade de Processamento com capacidade para processar 60 t de camarão/dia; Curimataú Camarões (RN) – 130 hectares de viveiros e Fazenda Formosa (RN)- 40 ha de viveiros.

11 – (1996/2003): Responsável Técnico (MCR Aquacultura) pela Elaboração dos Projetos e Implantação das seguintes empresas: APISA (RN)- 200 ha de viveiros; Potiporã Aquacultura – Unidade de Pendências (RN)- 960 ha de viveiros e uma Unidade de Processamento com capacidade para 60 ton/dia; Potiporã Aquicultura - Unidade de Maturação - 40 milhões de nauplious/dia e de Larvicultura - 200 millhões de PL’s 10/mês, localizada em São Miguel do Gostoso(RN); Hanna Aqüicultura (RN) - 40 ha de viveiros; Potiguar Alimentos do Mar (RN) – 100 ha de viveiros, com água bombeada diretamente do mar; Fazenda Papeba (RN)- 20 ha de viveiros; Biotek Marine Ltda (CE) -100 ha de viveiros; Fazenda Papagaio (CE) – 100 ha de viveiros; Joli Aqüicultura Ltda (CE) – 120 ha de viveiros; Maricultura Tropical (RN) – 265 ha de viveiros; Costa Dourada (PE) -100 ha de viveiros; Aquinor Aqüicultura (PI)- 100 ha de viveiros; Aquática (RN) – 340 ha de viveiros; Engenho Pituaçú (RN) – 20 ha de viveiros; Fazenda Trapiche (RN) – 40 ha de viveiros; Projeto Aqual (RN)- 30 ha de viveiros: Fazenda Sepúlvida (RN)- 30 ha de viveiros; Fazenda Ocean (BA) – 40 há viveiros.

12 – (1996 – 2003): Responsável Técnico (MCR Aquacultura) pela Elaboração e Implantação dos Projetos de Cultivo de Camarão Marinho, exercendo a função de´Diretor Técnico Operacional das empresas:

12.1 - Aqualider Maricultura Ltda (PE)- 30 milhões de nauplios/dia e 200 milhões de PL’s10/mês e,

12.2 -Tecmares Maricultura Ltda (PE)- 20 milhões de nauplios/dia e 70 millhões de PL’s 10/mês.

13 – (1998/2006): Sócio Gerente da CONMAR – Construções e Maricultura Ltda (PI)- 40 ha de viveiros;

14- (2004-2020) - Diretor Comercial da SEAFARM Aquicultura S/A (CE)- 270 ha de viveiros.

15 – (1986 até a presente data): Diretor Presidente da MCR Aquacultura (PB), responsável pela elaboração, implantação e assistência técnica na operacionalização de 124 projetos na área de cultivo de camarão marinho (L. vannamei) e de camarão de água doce (M. rosenbergii), bem como, de peixes de água doce (Tilápia), abrangendo um total de 10.550 ha, equivalentes a 35,6% da área em exploração do camarão marinho, Litopenaeus vannamei, no Brasil em 2020.

16-Cursos de Especialização, Viagens de Estudos e Visitas Técnicas no Exterior.

16.1 - Piscicultura de Águas Interiores - Laboratory for Research and Fish Diseases - Kibutz Nir-David – Israel. Setembro a Dezembro de 1978.

16.2 - Reprodução induzida de peixes Mugilídeos (Tainhas) - Oceanic Institute - Hawaii – USA – Jan./Abril de 1979.

16.3 - Cultivo de Camarão Marinho e de Água Doce - Tungkang Marine Laboratory – Taiwan – Agosto / Setembro de 1986.

16.4 - Curso de Atualização em Aquicultura – Artemia Reference Center – Bélgica – Agosto / Setembro de 1991.

17- Viagens de Estudos e Visitas Técnicas à Projetos de Cultivo de Camarão Marinho, Camarão de Água Doce, Peixes Marinhos e de Água Doce, Unidades de Maturação, Larvicultura, Fazendas de Engorda, Fábricas de Ração e Indústrias de Processamento de Camarão Marinho, Peixes e Lagostas em diversos Países, bem como, de Feiras de Pescado nos EUA, Bélgica, Espanha, Alemanha, entre outros: Israel (1978); U.S.A./Hawaii (1979 e 1986); Panamá (1986; 1988; 1989, 2001; 2003); Equador (1987, 1996, 1998, 1999 e 2015); Portugal (1978, 1988, 2007, 2012 e 2015); Espanha (1988, 1993, 2004, 2007, 2015, 2022); Itália (1978, 2012, 2015, 2022); França (1978, 2000, 2005, 2007, 2008, 2012, 2015 e 2022); Honduras (1989; 1993); Bélgica (1991; 2000; 2001; 2002; 2003; 2004; 2005, 2012 e 2015); Alemanha (2006, 2008, 2012, 2015 e 2022); Luxemburgo (1991 / 2012); Inglaterra (1978, 1998, 2007, 2008, 2012 e 2015); Escócia (2008) e País de Gales (2008); U.S.A./Califórnia (1988, 1989, 1993, e 1995); ); U.S.A./Porto Rico (1991); U.S.A./Texas (1993); U.S.A./Louisiana (1994); U.S.A./Nevada (1998); USA/Flórida (1989, 1993, 2001, 2005, 2006 e 2018); USA/Boston (2002, 2003, 2004, 2005, 2016) USA / Washington (2004, 2018), Argentina (1987, 1989, 2005, 2012); Honduras (1991 e 1997) Colômbia (1996); Peru (1996, 2015 e 2016); Chile (2002 e 2013); Venezuela (1996); Uruguai (2004, 2012); Austrália (1999); Cingapura (2001, 2012); Taiwan (1986 e 2001); Bali e Java/Indonésia (2002 e 2012); México (2002, 2003 e 2009); Tailândia (2004, 2005 e 2012); Vietnam (2005); Brunei (2012), Malásia (2012), Emirados Árabes Unidos (2012, 2022); Hungria (2012), Ghana (2015), .

18- Atividades Técnico-Científicas e Políticas Empresarial.

18.1 – Publicou dezenas de trabalhos técnicos e científicos em revistas técnicas, anais de Simpósios/Congressos, etc, envolvendo diversos temas relacionados a Aqüicultura e a Carcinicultura, cobrindo todos os aspectos sobre reprodução, cultivo e comercialização de peixes e camarões, no Brasil e no exterior.

18.2 – Participou de cerca de 200 simpósios e congressos no Brasil e no Exterior, proferindo mais de 200 palestras sobre temas relacionados à: “Aquicultura e Carcinicultura” envolvendo: “aspectos técnicos, mercadológicos e sócio-ambientais do cultivo de peixes e camarões marinhos”.

19- Outros Cargos Exercidos: Presidente da Associação dos Engenheiros de Pesca de Pernambuco – AEP/PE: 1979-1980; Presidente da Associação Brasileira de Aqüicultura-ABRAq:1990 – 1992; Diretor Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Camarão – ABCC: 1985/1987; 1988/1990; Vice-Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão – ABCC: 1990-1991;Diretor do DEAGRO/FIESP- 2007 a 2022; Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão - ABCC: 1992/1993;1995/1996;1997/1998;1999/2000;2001/2002;2003/2004;2005/2006;2007/2008; 2009/2010; 2011/2012; 2013/2014; 2015/2016; 2017/2018; 2019/2021; 2022 / 2024; Membro da Câmara Setorial de Pesca e Aquicultura - Ministério da Agricultura – Brasília/DF: 1990 – 2000; Presidente do Capítulo Latino-Americano da Sociedade Mundial de Aquicultura (LAC, WAS / U.S.A): 1996/2000; Vice-Presidente da ABRAq: 2002/2004, 2004/2006; Diretor da Aliança Global de Aquicultura (GAA) - USA: 2002/2005; 2005/2008; Presidente da Comissão Nacional de Carcinicultura, no âmbito da Confederação Nacional de Agricultura: 2003 – 2006; Membro do Steering Committee da WAS’03 (Salvador-BA/Brasil) e da WAS’11 (Natal- RN/Brasil); Vice-Presidente Setorial de Aqüicultura do CONEPE, de 2004/2012; Membro Titular do CONAPE - Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca, no âmbito da Presidência da República: 2004/2006; 2007/2009; 2010/2011; 2012/2015: 2015/2017; Deputado Federal pelo PMDB – RN (2007/2011); Conselheiro do COSAG/FIESP (2009/2018); Presidente da FENACAM (2004 à 2022).

Williams Lourenço de Alcantara

App Camarada, Fazenda Alcantara


Produtor de camarão, mestre em Informática. Tem se dedicado no desenvolvimento de tecnologias aplicadas na automatização de processos na aquicultura.

Laemerson Roger Nunes Galdino

SENAR


Bacharel em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal de Alagoas. Trabalhando com assistência técnica desde 2017 pela empresa Camal-Soluções Aquícolas até 2018, onde percorri por outras cidades do estado de Alagoas como: Piranhas, Barra de São Miguel, São Miguel dos Campos, Lagoa da Canoa e Arapiraca como LRConsultorias com o mesmo foco. Concomitante trabalhando com marketing e vendas de cursos e graduações. Atualmente técnico de campo da Cooperativa Máxima Soluções Agrosustentáveis, prestando serviço para o Senar-AL com o grupo de Carcinocultores do município do Coité do Nóia-AL.

Elisangela Macedo

SEBRAE


Elisangela Macedo, graduada em Gestão de Marketing com MBA em Marketing Estratégico, Consultora Empresarial há mais de 10 anos, especialista em gestão AGIL 2.0, Instrutora Corporativa com especialização em mentoria, Palestrante, Analista Comportamental com certificação internacional, graduanda em Gestão financeira.