Você acredita que o design pode mudar o mundo? Talvez essa resposta seja um mistério, mas a verdade é que através dele o nosso cotidiano se transformou drasticamente ao longo dos anos. Basta pensar em pequenas ações do dia a dia, como usar um telefone ou um ferro de passar roupa, ou até mesmo a forma como usamos espaços públicos: dirigimos carros, pedalamos em nossas bicicletas e seguimos um sistema de coleta de lixo.
Ao longo da história da humanidade, o design já assumiu diversos papéis: de vilão a mocinho, de ferramenta comunista a motor do capitalismo, de solução para crises econômicas a criação de futilidades dispensáveis. É por isso que o designer e autor, Rafael Cardoso, afirma que existe uma dificuldade em planejar e projetar algo em um mundo complexo.
Vivemos em um cenário em constante mudança, que vem gradualmente se tornando dependente de novas tecnologias e isso nos torna mais responsáveis. É preciso ter em mente: “Qual é o propósito do design? Criamos realidades? Quais são essas realidades? Como criamos? Qual é o nosso compromisso com a sociedade? Estamos exercendo nosso papel com responsabilidade? E o quanto devemos reconhecer o impacto de nossas escolhas?”
No Colabora deste ano vamos conversar sobre o incrível poder que o design possui de inspirar e fazer a mudança acontecer e, principalmente, refletir sobre o que estamos fazendo. Vem com a gente descobrir se estamos cumprindo nossa função social de revolucionar a relação humana com o mundo!