COLÔNIA DE FÉRIAS
MONTE ALVO + VITÓRIA FLYERS
Eixo temático: Virtudes, Jogos e Brincadeiras
Cada dia valorizaremos uma virtude, vivida por meio da brincadeira.
• Dia 1 – Ordem
• Dia 2 – Fortaleza
• Dia 3 – Coragem
• Dia 4 – Amizade
• Dia 5 – Alegria
• Dia 6 – Paciência
• Dia 7 – Perseverança
• Dia 8 – Gentileza
• Dia 9 – Criatividade
• Dia 10 – Todas juntas! (dia de integração)
Horários
• 13h às 13h30 – Acolhida livre
• 13h30 às 15h – Atividade principal do dia, brincadeira externa ou oficina
• 15h às 15h30 – Lanche
• 15h30 às 17h – Atividade principal do dia, brincadeira externa ou oficina
• 17h às 17h30 – Encerramento, relaxamento ou roda final
Turma da Ordem (Grupos 1 e 2)
Atividades com foco em rotina simples, sensorialidade e autonomia:
• Massinha caseira com cor natural (limão, beterraba)
• Cesto dos tesouros e caixas sensoriais
• Pintura com os pés e com rolinhos
• Brincar com água em bacias e copinhos
• Areia molhada + brinquedos de encaixe
• Minicircuito com almofadas e túneis
• Contação de história com fantoches
• Colagem com papel picado, arroz colorido
• Música com instrumentos caseiros
• Roda com bichinhos de pelúcia para trabalhar afeto
• Parquinho
• Bolas e bambolês no pátio de areia
• Jogo da virtude escondida (achar qual é a virtude do dia)
Turma da Fortaleza (Grupos 3, 4 e 5)
Para trabalhar o corpo, explorar emoções e fazer junto:
• Oficina de culinária
• Brincadeiras na areia
• Jogo do circuito (rolar, rastejar, pular)
• Caça ao tesouro com pistas
• Massinha com moldes e criação livre
• Brincadeiras com balões
• Oficina com tinta e pincéis grandes
• Dinâmica: cuidar do brinquedo do outro
• Dança da cadeira, vivo ou morto, estátua
• Parquinho
• Bolas e bambolês
• Jogo da virtude escondida (achar qual é a virtude do dia)
Turma da Coragem (1º, 2º e 3º Ano)
Desafios, autonomia e criatividade
• Mini gincana: desafios motores, acertar alvos, pular corda em grupo
• Jogo da fortaleza: quem consegue manter o castelo de areia de pé?
• Oficina de culinária divertida
• Teatro-relâmpago: criar e encenar em grupo
• Caça ao medo: história + superar desafios simbólicos
• Confecção de medalhas com papelão e glitter
• Corrida de obstáculos na quadra
• Dança da cadeira, vivo ou morto, estátua
• Brincadeiras de pique: pega-grude, pega-estátua, pique-bandeira, pique-pega, pique-corrente, pique-rabo
• Jogo da virtude escondida (achar qual é a virtude do dia)
Turma da Amizade (4º e 5º Ano)
Desafios coletivos, empatia, criação em grupo
• Escape room de pistas nas salas
• Pintura coletiva gigante (tema: amizade)
• Oficina de culinária: brigadeiro gourmet
• Construção com argila
• Desafios na quadra
• Jogo do “construindo juntos”: torre com palitos de picolé
• Jogo de histórias malucas (cada um continua a história)
• Futsal, vôlei, futmesa, basquete e queimada
• Brincadeiras de pique: pega-grude, pega-estátua, pique-bandeira, pique-pega, pique-corrente, pique-rabo
• Jogo da virtude escondida (achar qual é a virtude do dia)