NIILISMO, RELIGIÃO E POLÍTICA.
GIANNI VATTIMO E O PENSAMENTO DECOLONIAL
O Colóquio Internacional Niilismo, Religião e Política: Gianni Vattimo e a decolonialidade tem por objetivo pensar a filosofia proposta pelo filósofo italiano, Gianni Vattimo, em contraste com a religião e a política. Partindo do conceito de pensiero debole (que opera com o enfraquecimento das estruturas metafísicas por meio do niilismo), queremos colocar em debate a proposta do filósofo italiano Gianni Vattimo com o pensamento decolonial elaborado pelas correntes emergentes do Sul Global. Vattimo não é (e a rigor nem deve ser considerado) um teórico decolonial, já que sua filosofia opera desde referenciais europeus. No entanto, sua proposta niilista se posiciona ao lado de pensadores/as que se mostram críticos da hegemonia europeia-capitalista que visa o domínio planetário. Nesse sentido, seu pensamento se mostra, de um lado, interlocutor privilegiado das hermenêuticas decoloniais e, de outro, pode ser enriquecido a partir do diálogo com essas correntes.
A este domínio ocidental, Vattimo identifica o poder exercido pelos discursos metafísicos da tradição filosófica ocidental que corroborou com a manutenção da ordem estabelecida nas sociedades modernas e que vigem atualmente nas formas de novo colonialismo. O domínio, a força metafísica ou mesmo a “imposição violenta da verdade” são expressões do pensamento forte em relação às quais o pensiero debole se mostra crítico. Nesse debate, novas formas de articulação da sociedade, da religião e da política aparecem como possibilidades enfraquecidas e que podem ser postas ao lado das possibilidades decoloniais no sentido de promover a emancipação de discursos e práticas violentas.
O Colóquio é realizado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião (UFJF) e pelo grupo de pesquisa Estudos em Teoria da Religião (ETER). Ele conta com o importante apoio do Centro UPF para la Filosofía y los Archivos de Gianni Vattimo da Universitat Pompeu Fabra (UPF) de Barcelona, Espanha. O responsável pelos Arquivos Vattimo, o Prof. Dr. Santiago Zabala irá proferir a conferência de abertura intitulada As advertências de Vattimo para a política. Também o Grupo de Pesquisa em Filosofia Italiana (GEPFIT) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião (PPGCR) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas estão apoiando a organização do evento, sendo que os Anais do PPGCR da PUC-Campinas irão publicar os resultados das comunicações apresentadas no âmbito do Colóquio.