Informações

O I Colóquio do Acervo Maria da Glória Sá Rosa tem por objetivo promover o diálogo entre pesquisadores das áreas de literatura e ciências da linguagem, em torno da temática dos acervos literários e arquivos pessoais, em uma perspectiva de conservação da memória e do ensino de literatura. Contando com a presença de especialistas em estudos sobre acervos literários e cultura sul-mato-grossense, o evento também se propõe a divulgar as pesquisas e atividades desenvolvidas no Acervo Maria da Glória Sá Rosa, inaugurado em 2019 na UEMS de Campo Grande. Neste lugar de memória, encontra-se a biblioteca original da escritora, professora e incentivadora cultural Maria da Glória Sá Rosa, personalidade de destaque na formação da identidade sócio-cultural de Mato Grosso do Sul.

Tema: “A importância dos acervos literários para a leitura e a memória”

Saiba mais sobre o Acervo da Maria da Glória Sá Rosa acessando www.acervomariadagloria.com.br

Serão oferecidos certificados de 10h aos participantes de todas as atividades.

Contato: acervoglorinha.uems@gmail.com


Comitê organizador

Profa. Dra. Aline Saddi Chaves (UEMS)

Prof. Dr. André Rezende Benatti (UEMS)

Profa. Dra. Rosana Cristina Zanelatto Santos (UFMS)

PROGRAMAÇÃO

HORÁRIO

ATIVIDADE

CONVIDADOS

14h

ABERTURA

I Colóquio do Acervo Maria da Glória Sá Rosa

Prof. Dr. André Rezende Benatti, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Acadêmico, UEMS/CG

Profa. Dra. Aline Saddi Chaves, Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Acadêmico, UEMS/CG

Profa. Dra. Rosana Cristina Zanelatto Santos, Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Pesquisadora de pós-doutorado no Acervo Maria da Glória Sá Rosa

14h30min

MESA-REDONDA

O projeto de pesquisa “Acervo Maria da Glória de Sá Rosa”: uma conquista

Profa. Dra. Aline Saddi Chaves (PPGLetras UEMS/AcervoMGSR)

Prof. Dr. Daniel Abrão (PPGLetras UEMS/AcervoMGSR)

Mediação: Profa. Dra. Rosana Cristina Zanelatto Santos

15h30min

INTERVALO

15h45min

PALESTRA

Por uma memória cultural de Mato Grosso do Sul: a figura de Glorinha de Sá Rosa

Profa. Dra. Maria Adélia Menegazzo (UFMS), Crítica de arte

Mediação: Profa. Dra. Rosana Cristina Zanelatto Santos

17h

SESSÃO DE BANNERS

Pesquisas em desenvolvimento no Acervo Maria da Glória Sá Rosa

Pesquisadores e estudantes do Acervo Maria da Glória Sá Rosa

18h

COFFEE BREAK

18h30

INTERVALO

19h

PALESTRA

A importância do acervo literário e suas possibilidades de ensino, pesquisa e extensão

Prof. Dr. João Luis Pereira Ourique (UFPel)

Mediação: Profa. Dra. Rosana Cristina Zanelatto Santos

21h

ENCERRAMENTO

Profa. Dra. Rosana Cristina Zanelatto Santos, Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Pesquisadora de pós-doutorado no Acervo Maria da Glória Sá Rosa


ORGANIZAÇÃO ------------------------------ -PROMOÇÃO---------------------------------- APOIO

-------- ------------

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

João Luis Pereira Ourique

Saiba mais

Maria Adélia Menegazzo

Saiba mais

Rosana Cristina Zanelatto Santos

Saiba mais

Aline Saddi Chaves

Saiba mais

Daniel Abrão

Auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade de Campo Grande

Avenida Dom Antônio Barbosa

Santo Amaro, Campo Grande - MS

79115-898

Auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade de Campo Grande

Ver no mapa

Avenida Dom Antônio Barbosa

Santo Amaro, Campo Grande - MS

79115-898

.

Organização :
Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Acadêmico - UEMS Campo Grande
Acervo Maria da Glória Sá Rosa

Promoção:
Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul (FUNDECT)

Apoio:
Núcleo de Ensino de Línguas - NEL/UEMS
Núcleo de Estudos Bakhtiniano - NEBA/UEMS

João Luis Pereira Ourique

UFPel


Possui doutorado em Letras - Estudos Literários - pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007) e estágios de pós-doutorado realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012) e na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2015). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (ILA-FURG), líder do Grupo de Pesquisa CNPq ÍCARO (UFPel) e pesquisador dos Grupos de Pesquisa CNPq Literatura e Autoritarismo (UFSM), Laboratório de Formação e Estudos da Infância (UFPel) e Historiografia literária, cânone e ensino (UnB). Atua nas áreas de Teoria Literária, Literatura Brasileira, Literatura Comparada (ênfase na relação literatura e cinema), Literatura Dramática e Ensino de Literatura. Dentre os temas recorrentes de discussão e pesquisa estão as relações entre regionalidade e regionalismo, a ideologia, a crítica ao autoritarismo, a formação cultural e a identidade na região do Prata. É um dos editores da Revista Eletrônica Literatura e Autoritarismo (ISSN 1679-849X).

Maria Adélia Menegazzo

Crítica de Arte


Possui graduação em Letras (Português-Francês) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Araraquara (1978), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1987) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Assis (1996). Pós-doutorado no Grupo de Pesquisa em Arte e Fotografia do Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP (2010). Professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Desenvolve atividades de pesquisa, docência e orientação no Programa de Mestrado em Estudos de Linguagens da UFMS e no Doutorado em Letras da UFMS, Campus de Três Lagoas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura Comparada, principalmente nos seguintes temas: poéticas contemporâneas, literatura brasileira, estudos interartes, crítica de arte.

Rosana Cristina Zanelatto Santos

UEMS/UFMS


Possui Graduação em Letras/Câmpus de Araraquara pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1995), Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1999) e Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Brasília (2017). Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Brasileira, Teoria da Literatura, Ficção e História, Violência e Horror. Bolsista de Produtividade em Pesquisa/CNPq (nível 2).

Aline Saddi Chaves

UEMS


Bacharel, Mestre e Doutora em Letras Português-Francês pela Universidade de São Paulo, com estágio doutoral na Universidade de Paris 3-Sorbonne Nouvelle, co-orientada por Sophie Moirand. Professora de Linguística na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando na Graduação e nos Mestrados Acadêmico e Profissional. Desenvolve e orienta pesquisas em análise do discurso de tendência francesa e bakhtiniana, em torno do discurso das mídias em meio digital; memória e identidade sociocultural de Mato Grosso do Sul; ensino e aprendizagem de gêneros discursivos. Coordena projeto de pesquisa e colabora em projeto de extensão no Acervo Maria da Glória Sá Rosa. É líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Bakhtinianos (NEBA/CNPq/UEMS), Chefe do Núcleo de Ensino de Línguas da UEMS, Presidente da Associação de Professores de Francês do Estado de Mato Grosso do Sul (APFEMS) e Cônsul honorária da França em Campo Grande.

Daniel Abrão

UEMS


Daniel Abrão é Graduado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É Mestre e Doutor em Teoria da Literatura pela UNESP - IBILCE - São José do Rio Preto. Já atuou no ensino básico, no Município de Campo Grande, e desde 1999 é Professor efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência nos Estudos LIterários e na dimensão administrativa, como criação e coordenação de Cursos de Graduação, Pós-Graduações Lato e Stricto Sensu na área de Letras. Atua nas disciplinas do campo literário na Graduação em Letras, no Mestrado Acadêmico em Letras e no Mestrado Profissional em Letras. É líder do Grupo de Pesquisa UEMS/CNPq Literatura, História e Sociedade e vice-líder do Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NUPEQ), com organização de pesquisas e eventos relacionados aos estudos literários, tendo como resultado a publicação de diversos artigos, capítulos e livros sobre literatura brasileira, crítica literária, literatura sul-mato-grossense, literatura e escola e, em parceria com órgãos e secretarias públicas, projetos de formação de leitores.