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A temática escolhida para esse IV Colóquio Internacional Aprendizados ao longo da vida: direito à educação e à dignidade humana — ler o mundo, produzir conhecimentos, escrever a história dialoga com a investigação de muitos pesquisadores do campo, mas repõe, também, no centro da disputa e da proposição da sociedade no campo da educação de jovens e adultos, a perspectiva do direito à educação, um pilar fundamental da democracia, da igualdade e da dignidade humana — princípios basilares da Constituição brasileira de 1988.
A interdição do direito à educação — processo ainda vivido por grande parcela da sociedade que historicamente teve/tem o direito à educação negado — desperdiça a visão de mundo, a produção de conhecimentos/saberes e nega o direito de ser protagonista e escrever a história de grande parte da população, diversa da narrativa oficial hegemônica que apaga e invisibiliza muitos brasileiros.
EIXOS TEMÁTICOS
Neste IV Colóquio Internacional, três eixos seguem os precedentes:
- a) direito à educação em garantia da dignidade humana;
- b) como ler o mundo atual e produzir conhecimentos sobre ele?;
- c) eu escrevo a história como cidadão e protagonista.
O breve histórico de nossos Colóquios, que leva aos eixos aqui propostos, é indispensável ao entendimento da arena de disputas que volta a cercar o campo da EJA e seus pesquisadores. Todos em defesa do direito à educação e da formação e dignidade humana — este, um princípio constitucional. Compreende-se a complexidade dos fazeres em quaisquer desses domínios, entendendo que investigações feitas sobre modos como se dão aprendizados de pessoas diversas ultrapassam a formalização da escola.