XV Colóquio de História da Unicap / V Colóquio de História do PPGH

XV Colóquio de História da Unicap / V Colóquio de História do PPGH

História, Ensino e Pesquisa em Tempos de Pandemia

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De 3 a 5 de novembro Todos os dias das 14h00 às 22h00

Sobre o Evento

Entre os dias 3 e 5 de novembro de 2021, de forma remota, será realizado o XV Colóquio de História da UNICAP / V Colóquio do Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Católica de Pernambuco, Recife. O evento que acontece todos os anos constitui uma das mais importantes reuniões acadêmicas pernambucanas.

A sua diversificada programação vem atraindo pesquisadores/as de instituições de ensino superior do Brasil e outros países, em todos os níveis de ensino, discentes e docentes de História de Graduação e Pós-Graduação, além de outras pessoas de áreas afins. As mesas redondas e conferências serão compostas por pesquisadores e pesquisadoras que apresentarão resultados de suas investigações, produzindo um debate historiográfico atualizado. No que concerne as comunicações, serão apresentadas nos diversos simpósios temáticos e publicadas nos anais (ISSN 2176-9060) constituindo-se em um importante canal de registro das discussões acadêmicas.

Neste ano, o evento tem como tema "História, Ensino e Pesquisa em Tempos de Pandemia". Portanto, busca tratar das complexidades e desafios epistemológicos enfrentados pelos historiadores e historiadoras nos últimos dois anos. A história do tempo presente e as suas relações com as demandas sociais possibilitará a problematização sobre as novas práticas de pesquisa e do ensino de História, bem como as transformações produzidas pela pandemia nas relações institucionais. Com isso, acreditamos que o colóquio será um momento de compartilhar saberes e apontar caminhos para os inúmeros desafios vivenciados no presente.

Em decorrência da crise de saúde pública ocasionada pela COVID-19, o evento será realizado no formato online. Com efeito, utilizaremos a plataforma Doiyt, sendo as atividades realizadas pelo Google Meet e YouTube.

Palestrantes

  • Profa. Dra. Marieta de Moraes Ferreira (UFRJ)
  • Profa. Dra. Monica Piccolo Almeida Chaves (UEMA)
  • Prof. Dr. Paulo Henrique Fontes Cadena (Unicap)
  • Prof. Dr. Rômulo Luiz Xavier do Nascimento (UFPE)
  • Prof. Dr. Lewis Ampidu Clorméus (UEH)
  • Profa. Dra. María José Magliano (UNC)
  • Profa. Dra. Bárbara Natália Gomez (UCaP)

Programação

14h00 - Prof. Dr. Lewis Ampidu Clorméus (UEH), Profa. Dra. Bárbara Natália Gomez (UCaP), Profa. Dra. María José Magliano (UNC) Desafios do ensino e pesquisa em tempos de pandemia: olhares internacionais Mesa-redonda
Local: Transmissão no Youtube

“Desafios do ensino e pesquisa em tempos de pandemia: olhares internacionais”

Profa. Dra. Bárbara Natália Gomez
(Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción, Paraguai)

Profa. Dra. María José Magliano
(Univesridad Nacional de Córdoba, Argentina)

Prof. Dr. Lewis Clormeus Anpidu
(
Université d'État d'Haïti)

18h00 Histórias e narrativas contemporâneas: identidades, memórias e oralidades Lançamento de Livro
Histórias e narrativas contemporâneas: identidades, memórias e oralidades
Local: Transmissão no Youtube

Organização: Joselma Santana e Juliane Souza Duque.

19h00 - Profa. Dra. Marieta de Moraes Ferreira (UFRJ) Revisitando a História do Tempo Presente Abertura
Revisitando a História do Tempo Presente
Local: Transmissão no Youtube

"Revisitando a História do Tempo Presente"

Profa. Dra. Marieta de Moraes Ferreira (UFRJ)

Possui doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense. Pós-doutorado pela École des Hautes en Sciences Sociales e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Professora Emérita do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é coordenadora do programa FGV Ensino Médio; Diretora executiva da Editora FGV. Membro do conselho editorial de diversas revistas nacionais e internacionais. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nas seguintes áreas: historiografia, história oral, história política, história do Rio de Janeiro, ensino de História, entre outros.

09h00 Minicursos Minicurso
Local: Os Minicursos serão realizados através do Google Meet.

1. Dimensões locais da administração colonial: a capitania de Pernambuco (VAGAS ESGOTADAS)

Proponente:

Ígor Anderson Cardoso Gonçalves

Mestrando em História (UNICAP)

Este minicurso se propõe a analisar as dimensões locais do modelo institucional transplantado pela monarquia corporativa e pluricontinental portuguesa, entre os séculos XVI ao XIX, para seus domínios americanos. As múltiplas esferas da arquitetura institucional do Reino – eclesiásticas, militares, civis, judiciais etc. –, mesmo que com atribuições, funções e/ou naturezas distintas, dialogavam entre si. Durante o Antigo Regime, a Coroa se valeu delas segundo diversas conveniências, de modo a disciplinar tanto a presença do Estado em suas conquistas quanto o grau de autonomia conferido ao poder local. No presente minicurso, estudaremos as linhas gerais desse processo e passaremos em revista o caso específico da Capitania de Pernambuco.

2. Os movimentos sociais e o campo teatral brasileiro (VAGAS ESGOTADAS)

Proponente:

Rafael Ragner Valentim Phaelante da Camara Lima

Mestrando em História (UFBA)

Este minicurso tem como objetivo apresentar o campo teatral como espaço para a construção/formação da consciência política e do imaginário social brasileiro. A proposta é discutir o movimento artístico e cultural como uma ferramenta de representação das classes populares com destaque para as manifestações artísticas de resistência e protestos. No universo desta discussão abordaremos aspectos da história social através da imprensa (seu reconhecimento como espaço de divulgação de peças, formação de públicos e opinião, projeção de artistas etc.) da literatura (como fonte para refletir as possíveis abordagens metodológicas) e da historiografia teatral e política dentro do contexto do movimento abolicionista, final do século XIV, até o início da década de 1940 com o Teatro Negro Experimental. Serão apresentadas, em linhas gerais, por meio dos eixos estratégicos, abordagens entre classe, raça e gênero.

3. Construindo caminhos possíveis para utilização das metodologias ativas no ensino de História (VAGAS ESGOTADAS)

Proponente:

Emerson Melquiades Ribeiro

Mestre em História (UNICAP)

O debate acerca das metodologias ativas se encontra muito em voga atualmente, sobretudo pelo fato de que o contexto de pandemia, que vivemos desde o início do ano de 2020, suscitou a necessidade de criação de estratégias e formas para continuação dos processos de aprendizagens formais fora do espaço sala de aula. No entanto, é importante afirmar que o tema das metodologias ativas não é novo, mas que segue sendo reforçado pela necessidade ainda presente da construção de uma aprendizagem mais ampla e profunda. Para isso, devemos compreender as metodologias ativas como um campo vasto de possibilidades e caminhos, que vai além da organização dos conteúdos abordados em sala de aula ou dos métodos utilizados, mas visa ainda ressignificar o papel dos atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e os ambientes que este processo se desenrola. A proposta desse minicurso é trazer um panorama geral acerca das metodologias ativas focando suas potencialidades para utilização no ensino de história e ainda criar um ambiente de construção conjunta de possibilidades para uso nos diversos espaços formativos com os temas que englobam nossa área de atuação.

4. Será o podcast uma ferramenta útil ao ensino de História? (VAGAS ESGOTADAS)

Proponente:

Arthur Victor Barros

Doutorando em História (UFPE)

Propõe discutir o formato podcast como ferramenta para o ensino de história, buscando não somente a promoção de uma educação democrática, mas também a produção e distribuição de um conteúdo científico que contribui para a construção do debate sobre uma história pública, acessível, crítica e reflexiva. Nossa proposta encara a produção de podcast como uma ferramenta onde o ensino e a aprendizagem ocorrem de forma constante e possibilita questionamentos sobre quais conhecimentos estamos produzindo e para quem se produz. Ao se colocar como uma ferramenta de educação, o podcast procura efetuar uma distribuição gratuita de conhecimento através das principais plataformas audiovisuais disponíveis atualmente na Internet e, ao mesmo tempo, atuar como arma no combate contra o revisionismo negacionista.

13h00 Mostra Audiovisual Exposição de Cinema
Local: Transmissão no Youtube

Programação disponível em breve.

14h00 Simpósios Temáticos Simpósio Temático
Local: Os STs serão realizados através do Google Meet.

ST 1 – Interfaces entre Estudos de Linguagem e História

Proponentes:

Prof. Dr. Antonio Henrique Coutelo de Moraes (UNICAP)

Prof. Dr. Madson Góis Diniz (UFPE)

Este simpósio temático (ST) se dedica a discussões acerca de possíveis relações entre Estudos da Linguagem e História, dando conta de uma demanda transdisciplinar (além das disciplinas) e de múltiplas abordagens de problemas do interesse concomitante de duas, ou mais, das diversas áreas, a saber: História, Linguística, Linguística Aplicada, Literatura, Educação e Artes. Nesse sentido, o ST tenta não necessariamente responder uma gama de questionamentos caros a historiadores, linguistas, educadores, comunicadores, entre outros, mas problematizá-los.


ST 2 – História da África e da diáspora africana nas Américas

Proponentes:

Prof. Dr. Leandro Nascimento de Souza (FACISA-AEDA)

Profa. Dra. Luiza Nascimento dos Reis (UFPE)

O objetivo principal desse ST é fomentar o debate em torno de temas relativos à História da África e da diáspora africana nas Américas, reunindo estudos, pesquisas e experiências circunstanciadas de ensino que abordem a história de africanos, africanas e afrodescendentes em diferentes recortes cronológicos. Para tanto serão aceitos trabalhos produzidos na área de história e em áreas afins, com abordagens de temas mais diversos, que podem ser das sociedades antigas à história do tempo presente, e em diferentes aspectos, sejam políticos, econômicos, culturais ou educacionais. Desde a promulgação da lei federal 10.639\2003, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, muitos são os esforços engendrados por pesquisadores e pesquisadoras no sentido de ampliar a produção acadêmica brasileira em temas da História da África e dos afrodescendentes no Brasil ou nas Américas, mas muito ainda há de se fazer, e simpósios como esse colaboram para novas discussões, criando propostas de novos núcleos de pesquisa para a temática e fortalecendo a recém formação do GT-História da África da ANPUH-PE.

ST 3 – História, cidade, conflitos e circulações de ideias

Proponente:

Prof. Dr. Flavio José Gomes Cabral (UNICAP)

Este Simpósio Temático visa reunir pesquisadores de História e das demais áreas das ciências humanas ocupados com a análise sobre a história que possam contemplar a formação das cidades e/ou municípios seus diversos projetos, disputas e tensões manifestadas em sedições, discursos e práticas dos diversos grupos sociais. O simpósio abre espaços para discussões sobre análise de experiências históricas no âmbito da política e estudos que tratem das questões relacionadas com a leitura e a circulação de ideias, livros, jornais e diversas mídias que focalizem vários recortes temporais e espaciais.

ST 4 – Escravidão e cultura no Brasil Oitocentista

Proponentes:

Profa. Dra. Lídia Rafaela Nascimento dos Santos (UNICAP)

Prof. Dr. Paulo Henrique Fontes Cadena (UNICAP)

Este Simpósio temático tem a intenção de refletir sobre o ensino e pesquisa congregar trabalhos em desenvolvimento ou concluídos, que dialoguem sobre a história do Brasil no longo século XIX, seus temas, fontes e metodologias, nos campos social, político, econômica e cultural. Buscaremos reunir trabalhos que dialogam com os mais diversos tipos de fontes (jornais, panfletos, periódicos, regulamentos, processos cíveis e criminais, correspondências oficiais, ocorrências, petições, cartas etc.) que visibilizam as ações e experiências dos sujeitos das classes populares (homens e mulheres livres, libertos e escravizados, suas relações de gênero, compadrio, práticas de sobrevivência e resistência, busca pela liberdade, revoltas e demais formas sociabilidades), das elites (suas relações de redes, práticas políticas, e de controle), assim como as instituições, os sujeitos que as compõem, suas práticas burocráticas e as relações construídas com o meio.

ST 5 – Cidadãos e fiéis em atuação no Brasil republicano: espaço público, religiões e cidadania

Proponentes:

Prof. Dr. Newton Darwin de Andrade Cabral (UNICAP)

Prof. Dr. Luiz Carlos Luz Marques (UNICAP)

Profa. Dra. Zuleica Dantas Pereira Campos (UNICAP)


Este ST tem como objetivo reunir comunicações que contenham interpretações diversificadas acerca da categoria espaço público, buscando nelas visualizar atuações, tanto de indivíduos quanto de movimentos sociais, políticos e culturais, cuja participação cidadã seja publicamente alicerçada na pertença a instituições religiosas ou na inspiração em espiritualidades presentes e/ou disseminadas no Brasil.

ST 6 – Policiar & Encarcerar: ordem, vigilância, castigos e contestações

Proponentes:

Prof. Dr. Tiago da Silva Cesar (UNICAP)

Prof. Dr. Wellington Barbosa da Silva (UFRPE)

No tocante à investigação histórica, a temática da polícia ainda é pouco desenvolvida no Brasil. Mesmo assim, alguns estudos começam a aparecer na forma de dissertações e teses, chegando inclusive a se converterem em livros. O mesmo se pode afirmar em relação à produção historiográfica sobre a história das prisões. Há muito ainda o que perscrutar e responder. Nesse sentido, o presente Simpósio Temático tem como objetivo congregar pesquisadores e estudantes de pós-graduação de diferentes instituições de ensino superior do Brasil, que proponham e desenvolvam percursos de pesquisa que lancem luzes sobre as respectivas temáticas, seja propondo desenhos teórico-metodológicos inovadores ou seguindo as pegadas e as sendas já abertas pelos trabalhos clássicos. Dar-se-á muita importância aos frutos de pesquisas com fontes diversificadas, com recortes espaciais e temporalidades diferentes, atentando-se para o papel do Estado, da sociedade e das instituições que atuavam/atuam paralelamente e/ou em conjunto com as agências policiais e administrações prisionais; além dos sujeitos historicamente alvos de suas práticas de vigilância e controle, por colocar apenas duas das suas principais características, mas não as únicas.

ST 7 – Gênero, linguagens e violências: narrativas e resistências

Proponentes:

Prof. Dr. Walter Valdevino do Amaral (UNICAP)

Profa. Dra. Michelle Silva Borges (UFU)

Social e historicamente construída, a violência de gênero encontra nas relações de poder e nas representações o sustentáculo de sua inteligibilidade imaterial e subjetiva, que, avocada ao campo das práticas tangíveis subjugam os corpos. Embora isso, há de se considerar que as relações de forças são sempre tensas e que, como propôs Michel Foucault, do outro lado, encontram-se resistências. Assim também, Michel de Certeau é excepcional ao trazer a astúcia como condição de resistência em condições de dominação e opressão e, sob esse interesse, é que o presente simpósio propõe contemplar análises voltadas à questão de gênero e a violência que dela é decorrente, mas, sobretudo, às práticas e táticas usadas pelos sujeitos promotoras de recognições de suas experiências e eventuais atos interventivos que lhe garantam a renitência necessária para se contrapor à noção de que são seus corpos instâncias das inscrições através das quais ressoam relações de alteridade e a produção de discursos empenhados em ditar seus usos e desusos. Nesse sentido, aceitam-se trabalhos do campo da História e áreas afins que contribuam para a ampliação do conhecimento acadêmico com base nas relações entre gênero, linguagens e violência.

ST 8 – Trajetórias: cultura, memória e narrativas biográficas

Proponentes:

Prof. Dr. Helder Remigio de Amorim (UNICAP)

Prof. Me. Henrique Inojosa Cavalcanti (UNICAP)

O presente simpósio temático pretende reunir trabalhos sobre trajetórias de personagens e grupos sociais (rurais e urbanos), que articulem e dialoguem com conceitos como os de cultura, memória e narrativas biográficas. Nessa direção, aceitam-se trabalhos inseridos nos campos da história política, história social, história cultural, história da alimentação e da história intelectual com ênfase nas interfaces entre história e memória, nas trajetórias de intelectuais, artistas e políticos, bem como nos protagonismos e formas de engajamento social e nas lutas por direitos e sobrevivência. Nesse sentido, este simpósio temático se constituirá em um espaço multidisciplinar privilegiado para a interlocução entre pesquisadores da temática em questão e de trocas de experiências, informações e conhecimentos sobre teorias, fontes, métodos que problematizem as trajetórias e biografias.

ST 9 – História, arte, cultura e visualidades

Proponentes:

Profa. Dra. Maria do Rosário da Silva (UNICAP)

Prof. Dr. José Bezerra de Brito Neto (UFAPE)


O presente Simpósio Temático objetiva reunir trabalhos sobre história e imagens, arte e cultura que articulem conceitos como história, memória, cultura visual, patrimônio cultural e visualidade. Pretende ser um espaço de discussão teórica e metodológica que contemple as práticas historiográficas, o fascínio e o desafio de se fazer história com imagens na contemporaneidade, bem como a dimensão histórica e social das imagens, os modos de olhar e os padrões de visualidade. Nesse sentido, este simpósio se constituirá em um espaço multidisciplinar de interlocução e trocas de experiências, entre pesquisadores e pesquisadoras que pretendem apresentar comunicações orais sobre pesquisas e as relações entre experiências, práticas, espaços, usos, suportes materiais, circuitos de produção, exposição, circulação e conservação circunscritas ao campo das pesquisas históricas. O Simpósio busca reunir pesquisadores da arte e das imagens visuais, com foco na história cultural e social deste suporte. Enseja mostrar a diversidade do pensamento e das linguagens artísticas e imagéticas em diferentes contextos históricos, atentando para os silenciamentos e exclusões em relação aos saberes hegemônicos.

Regras para submissão de trabalhos.

18h00 Caminhos da Liberdade Lançamento de Livro
Caminhos da Liberdade
Local: Transmissão no Youtube

Caminhos da Liberdade

O estudo sobre os quilombos contemporâneos no Brasil é fundamental para compreender o processo de luta dos povos negros em busca da cidadania. O contexto social de suas lutas possibilita um entendimento mais amplo da historicidade do negro, em especial, da virada do século XX para o século XXI.

O propósito neste trabalho é fazer uma reflexão acerca dos remanescentes de quilombos do Povoado Tabacaria, situado na zona rural do município de Palmeira dos Índios/AL. Pretende-se compreender como as disputas de memórias e as construções identitárias são balizadas para o reconhecimento e conquistas territoriais dos povos herdeiros de escravizados que lutaram pela liberdade. O estudo sobre os quilombos contemporâneos no Brasil é fundamental para compreender o processo de luta dos povos negros em busca da cidadania. O contexto social de suas lutas possibilita um entendimento mais amplo da historicidade do negro, em especial, da virada do século XX para o século XXI.

O propósito neste trabalho é fazer uma reflexão acerca dos remanescentes de quilombos do Povoado Tabacaria, situado na zona rural do município de Palmeira dos Índios/AL. Pretende-se compreender como as disputas de memórias e as construções identitárias são balizadas para o reconhecimento e conquistas territoriais dos povos herdeiros de escravizados que lutaram pela liberdade.

Autora:

Francisca Maria Neta (mestranda em História pela Unicap)

18h00 Clarice Lispector: no coração do Recife Lançamento de Livro
Clarice Lispector: no coração do Recife
Local: Transmissão no Youtube

Clarice Lispector: no coração do Recife

O livro tem como propósito estudar a trajetória de Clarice Lispector quando viveu no Recife, no período entre 1925 a 1935, sob o aspecto de como ela se relacionava com a cidade. Desta forma, serão levadas em consideração suas vivências, sua construção de mundo, seu olhar sobre a cidade do Recife na época, registrado em entrevistas, contos, crônicas e romances que escreveu. O objetivo deste trabalho se pauta principalmente, na perspectiva de como a escritora, quando criança, desenvolveu na cidade do Recife, seu apreço pela leitura, pela escrita, pela cultura, a ponto de decidir partir para uma trajetória baseada na intelectualidade. Recorremos à obra da própria Clarice Lispector para contar estas histórias, porém, utilizamos também entrevistas, livros, fotografias, periódicos, correspondências, a fim de complementar os relatos a respeito da escritora com relação a sua passagem pela cidade do Recife no período descrito. Foram consultados, também, os acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. Clarice Lispector vivenciou o Recife de forma intensa. Desde pequena, a escritora avançava em suas indagações, ia “além do pensamento”. Desejava aprender através de conversas, leituras e desde muito cedo também, começou a apreciar a escrita, passando a colocar sobre o papel as sensações que vivenciava, o que nos ajudou sobremaneira, na composição historiográfica deste trabalho.

Autor:

Henrique Inojosa Cavalcanti (Mestre em História pela Unicap)

19h00 - Prof. Dr. Paulo Henrique Fontes Cadena (Unicap), Prof. Dr. Rômulo Luiz Xavier do Nascimento (UFPE) Navegando o Atlântico: pessoas e redes entre os séculos XVII e XIX Mesa-redonda
Local: Transmissão no Youtube

“Navegando o Atlântico: pessoas e redes entre os séculos XVII e XIX”

Paulo Henrique Fontes Cadena

Professor da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), atuando na Licenciatura em História e como membro permanente do Mestrado Profissional em História. Graduado, mestre e doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em História. Integrante da Comissão de bens culturais da Arquidiocese de Olinda e Recife. Pesquisador envolvido com as áreas de História do Império do Brasil, biografia, trajetórias políticas, redes sociais, tráfico de escravos e outras relações com a escravidão.

Prof. Dr. Rômulo Luiz Xavier do Nascimento

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2008). Mestre em História e Graduado em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Vem desenvolvendo pesquisas acerca das instituições administrativas e escravidão no Brasil holandês nos séculos XVI e XVII. Atualmente coordena o Laboratório de Ensino e Pesquisa de História (LAPEH).

09h00 Minicursos Minicurso
Local: Os Minicursos serão realizados através do Google Meet.

1. Dimensões locais da administração colonial: a capitania de Pernambuco (VAGAS ESGOTADAS)

Proponente:

Ígor Anderson Cardoso Gonçalves

Mestrando em História (UNICAP)

Este minicurso se propõe a analisar as dimensões locais do modelo institucional transplantado pela monarquia corporativa e pluricontinental portuguesa, entre os séculos XVI ao XIX, para seus domínios americanos. As múltiplas esferas da arquitetura institucional do Reino – eclesiásticas, militares, civis, judiciais etc. –, mesmo que com atribuições, funções e/ou naturezas distintas, dialogavam entre si. Durante o Antigo Regime, a Coroa se valeu delas segundo diversas conveniências, de modo a disciplinar tanto a presença do Estado em suas conquistas quanto o grau de autonomia conferido ao poder local. No presente minicurso, estudaremos as linhas gerais desse processo e passaremos em revista o caso específico da Capitania de Pernambuco.

2. Os movimentos sociais e o campo teatral brasileiro (VAGAS ESGOTADAS)

Proponente:

Rafael Ragner Valentim Phaelante da Camara Lima

Mestrando em História (UFBA)

Este minicurso tem como objetivo apresentar o campo teatral como espaço para a construção/formação da consciência política e do imaginário social brasileiro. A proposta é discutir o movimento artístico e cultural como uma ferramenta de representação das classes populares com destaque para as manifestações artísticas de resistência e protestos. No universo desta discussão abordaremos aspectos da história social através da imprensa (seu reconhecimento como espaço de divulgação de peças, formação de públicos e opinião, projeção de artistas etc.) da literatura (como fonte para refletir as possíveis abordagens metodológicas) e da historiografia teatral e política dentro do contexto do movimento abolicionista, final do século XIV, até o início da década de 1940 com o Teatro Negro Experimental. Serão apresentadas, em linhas gerais, por meio dos eixos estratégicos, abordagens entre classe, raça e gênero.

3. Construindo caminhos possíveis para utilização das metodologias ativas no ensino de História (VAGAS ESGOTADAS)

Proponente:

Emerson Melquiades Ribeiro

Mestre em História (UNICAP)

O debate acerca das metodologias ativas se encontra muito em voga atualmente, sobretudo pelo fato de que o contexto de pandemia, que vivemos desde o início do ano de 2020, suscitou a necessidade de criação de estratégias e formas para continuação dos processos de aprendizagens formais fora do espaço sala de aula. No entanto, é importante afirmar que o tema das metodologias ativas não é novo, mas que segue sendo reforçado pela necessidade ainda presente da construção de uma aprendizagem mais ampla e profunda. Para isso, devemos compreender as metodologias ativas como um campo vasto de possibilidades e caminhos, que vai além da organização dos conteúdos abordados em sala de aula ou dos métodos utilizados, mas visa ainda ressignificar o papel dos atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e os ambientes que este processo se desenrola. A proposta desse minicurso é trazer um panorama geral acerca das metodologias ativas focando suas potencialidades para utilização no ensino de história e ainda criar um ambiente de construção conjunta de possibilidades para uso nos diversos espaços formativos com os temas que englobam nossa área de atuação.

4. Será o podcast uma ferramenta útil ao ensino de História? (VAGAS ESGOTADAS)

Proponente:

Arthur Victor Barros

Doutorando em História (UFPE)

Propõe discutir o formato podcast como ferramenta para o ensino de história, buscando não somente a promoção de uma educação democrática, mas também a produção e distribuição de um conteúdo científico que contribui para a construção do debate sobre uma história pública, acessível, crítica e reflexiva. Nossa proposta encara a produção de podcast como uma ferramenta onde o ensino e a aprendizagem ocorrem de forma constante e possibilita questionamentos sobre quais conhecimentos estamos produzindo e para quem se produz. Ao se colocar como uma ferramenta de educação, o podcast procura efetuar uma distribuição gratuita de conhecimento através das principais plataformas audiovisuais disponíveis atualmente na Internet e, ao mesmo tempo, atuar como arma no combate contra o revisionismo negacionista.

13h00 Mostra Audiovisual Exposição de Cinema
Local: Transmissão no Youtube

Programação disponível em breve.

14h00 Simpósios Temáticos Simpósio Temático
Local: Os STs serão realizados através do Google Meet.

ST 1 – Interfaces entre Estudos de Linguagem e História

Proponentes:

Prof. Dr. Antonio Henrique Coutelo de Moraes (UNICAP)

Prof. Dr. Madson Góis Diniz (UFPE)

Este simpósio temático (ST) se dedica a discussões acerca de possíveis relações entre Estudos da Linguagem e História, dando conta de uma demanda transdisciplinar (além das disciplinas) e de múltiplas abordagens de problemas do interesse concomitante de duas, ou mais, das diversas áreas, a saber: História, Linguística, Linguística Aplicada, Literatura, Educação e Artes. Nesse sentido, o ST tenta não necessariamente responder uma gama de questionamentos caros a historiadores, linguistas, educadores, comunicadores, entre outros, mas problematizá-los.


ST 2 – História da África e da diáspora africana nas Américas

Proponentes:

Prof. Dr. Leandro Nascimento de Souza (FACISA-AEDA)

Profa. Dra. Luiza Nascimento dos Reis (UFPE)

O objetivo principal desse ST é fomentar o debate em torno de temas relativos à História da África e da diáspora africana nas Américas, reunindo estudos, pesquisas e experiências circunstanciadas de ensino que abordem a história de africanos, africanas e afrodescendentes em diferentes recortes cronológicos. Para tanto serão aceitos trabalhos produzidos na área de história e em áreas afins, com abordagens de temas mais diversos, que podem ser das sociedades antigas à história do tempo presente, e em diferentes aspectos, sejam políticos, econômicos, culturais ou educacionais. Desde a promulgação da lei federal 10.639\2003, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, muitos são os esforços engendrados por pesquisadores e pesquisadoras no sentido de ampliar a produção acadêmica brasileira em temas da História da África e dos afrodescendentes no Brasil ou nas Américas, mas muito ainda há de se fazer, e simpósios como esse colaboram para novas discussões, criando propostas de novos núcleos de pesquisa para a temática e fortalecendo a recém formação do GT-História da África da ANPUH-PE.

ST 3 – História, cidade, conflitos e circulações de ideias

Proponente:

Prof. Dr. Flavio José Gomes Cabral (UNICAP)

Este Simpósio Temático visa reunir pesquisadores de História e das demais áreas das ciências humanas ocupados com a análise sobre a história que possam contemplar a formação das cidades e/ou municípios seus diversos projetos, disputas e tensões manifestadas em sedições, discursos e práticas dos diversos grupos sociais. O simpósio abre espaços para discussões sobre análise de experiências históricas no âmbito da política e estudos que tratem das questões relacionadas com a leitura e a circulação de ideias, livros, jornais e diversas mídias que focalizem vários recortes temporais e espaciais.

ST 4 – Escravidão e cultura no Brasil Oitocentista

Proponentes:

Profa. Dra. Lídia Rafaela Nascimento dos Santos (UNICAP)

Prof. Dr. Paulo Henrique Fontes Cadena (UNICAP)

Este Simpósio temático tem a intenção de refletir sobre o ensino e pesquisa congregar trabalhos em desenvolvimento ou concluídos, que dialoguem sobre a história do Brasil no longo século XIX, seus temas, fontes e metodologias, nos campos social, político, econômica e cultural. Buscaremos reunir trabalhos que dialogam com os mais diversos tipos de fontes (jornais, panfletos, periódicos, regulamentos, processos cíveis e criminais, correspondências oficiais, ocorrências, petições, cartas etc.) que visibilizam as ações e experiências dos sujeitos das classes populares (homens e mulheres livres, libertos e escravizados, suas relações de gênero, compadrio, práticas de sobrevivência e resistência, busca pela liberdade, revoltas e demais formas sociabilidades), das elites (suas relações de redes, práticas políticas, e de controle), assim como as instituições, os sujeitos que as compõem, suas práticas burocráticas e as relações construídas com o meio.

ST 5 – Cidadãos e fiéis em atuação no Brasil republicano: espaço público, religiões e cidadania

Proponentes:

Prof. Dr. Newton Darwin de Andrade Cabral (UNICAP)

Prof. Dr. Luiz Carlos Luz Marques (UNICAP)

Profa. Dra. Zuleica Dantas Pereira Campos (UNICAP)


Este ST tem como objetivo reunir comunicações que contenham interpretações diversificadas acerca da categoria espaço público, buscando nelas visualizar atuações, tanto de indivíduos quanto de movimentos sociais, políticos e culturais, cuja participação cidadã seja publicamente alicerçada na pertença a instituições religiosas ou na inspiração em espiritualidades presentes e/ou disseminadas no Brasil.

ST 6 – Policiar & Encarcerar: ordem, vigilância, castigos e contestações

Proponentes:

Prof. Dr. Tiago da Silva Cesar (UNICAP)

Prof. Dr. Wellington Barbosa da Silva (UFRPE)

No tocante à investigação histórica, a temática da polícia ainda é pouco desenvolvida no Brasil. Mesmo assim, alguns estudos começam a aparecer na forma de dissertações e teses, chegando inclusive a se converterem em livros. O mesmo se pode afirmar em relação à produção historiográfica sobre a história das prisões. Há muito ainda o que perscrutar e responder. Nesse sentido, o presente Simpósio Temático tem como objetivo congregar pesquisadores e estudantes de pós-graduação de diferentes instituições de ensino superior do Brasil, que proponham e desenvolvam percursos de pesquisa que lancem luzes sobre as respectivas temáticas, seja propondo desenhos teórico-metodológicos inovadores ou seguindo as pegadas e as sendas já abertas pelos trabalhos clássicos. Dar-se-á muita importância aos frutos de pesquisas com fontes diversificadas, com recortes espaciais e temporalidades diferentes, atentando-se para o papel do Estado, da sociedade e das instituições que atuavam/atuam paralelamente e/ou em conjunto com as agências policiais e administrações prisionais; além dos sujeitos historicamente alvos de suas práticas de vigilância e controle, por colocar apenas duas das suas principais características, mas não as únicas.

ST 7 – Gênero, linguagens e violências: narrativas e resistências

Proponentes:

Prof. Dr. Walter Valdevino do Amaral (UNICAP)

Profa. Dra. Michelle Silva Borges (UFU)

Social e historicamente construída, a violência de gênero encontra nas relações de poder e nas representações o sustentáculo de sua inteligibilidade imaterial e subjetiva, que, avocada ao campo das práticas tangíveis subjugam os corpos. Embora isso, há de se considerar que as relações de forças são sempre tensas e que, como propôs Michel Foucault, do outro lado, encontram-se resistências. Assim também, Michel de Certeau é excepcional ao trazer a astúcia como condição de resistência em condições de dominação e opressão e, sob esse interesse, é que o presente simpósio propõe contemplar análises voltadas à questão de gênero e a violência que dela é decorrente, mas, sobretudo, às práticas e táticas usadas pelos sujeitos promotoras de recognições de suas experiências e eventuais atos interventivos que lhe garantam a renitência necessária para se contrapor à noção de que são seus corpos instâncias das inscrições através das quais ressoam relações de alteridade e a produção de discursos empenhados em ditar seus usos e desusos. Nesse sentido, aceitam-se trabalhos do campo da História e áreas afins que contribuam para a ampliação do conhecimento acadêmico com base nas relações entre gênero, linguagens e violência.

ST 8 – Trajetórias: cultura, memória e narrativas biográficas

Proponentes:

Prof. Dr. Helder Remigio de Amorim (UNICAP)

Prof. Me. Henrique Inojosa Cavalcanti (UNICAP)

O presente simpósio temático pretende reunir trabalhos sobre trajetórias de personagens e grupos sociais (rurais e urbanos), que articulem e dialoguem com conceitos como os de cultura, memória e narrativas biográficas. Nessa direção, aceitam-se trabalhos inseridos nos campos da história política, história social, história cultural, história da alimentação e da história intelectual com ênfase nas interfaces entre história e memória, nas trajetórias de intelectuais, artistas e políticos, bem como nos protagonismos e formas de engajamento social e nas lutas por direitos e sobrevivência. Nesse sentido, este simpósio temático se constituirá em um espaço multidisciplinar privilegiado para a interlocução entre pesquisadores da temática em questão e de trocas de experiências, informações e conhecimentos sobre teorias, fontes, métodos que problematizem as trajetórias e biografias.

ST 9 – História, arte, cultura e visualidades

Proponentes:

Profa. Dra. Maria do Rosário da Silva (UNICAP)

Prof. Dr. José Bezerra de Brito Neto (UFAPE)


O presente Simpósio Temático objetiva reunir trabalhos sobre história e imagens, arte e cultura que articulem conceitos como história, memória, cultura visual, patrimônio cultural e visualidade. Pretende ser um espaço de discussão teórica e metodológica que contemple as práticas historiográficas, o fascínio e o desafio de se fazer história com imagens na contemporaneidade, bem como a dimensão histórica e social das imagens, os modos de olhar e os padrões de visualidade. Nesse sentido, este simpósio se constituirá em um espaço multidisciplinar de interlocução e trocas de experiências, entre pesquisadores e pesquisadoras que pretendem apresentar comunicações orais sobre pesquisas e as relações entre experiências, práticas, espaços, usos, suportes materiais, circuitos de produção, exposição, circulação e conservação circunscritas ao campo das pesquisas históricas. O Simpósio busca reunir pesquisadores da arte e das imagens visuais, com foco na história cultural e social deste suporte. Enseja mostrar a diversidade do pensamento e das linguagens artísticas e imagéticas em diferentes contextos históricos, atentando para os silenciamentos e exclusões em relação aos saberes hegemônicos.

Regras para submissão de trabalhos.

17h00 Polícia, justiça e prisões: estudos históricos Lançamento de Livro
Polícia, justiça e prisões: estudos históricos
Local: Transmissão no Youtube

Polícia, justiça e prisões: estudos históricos

O presente livro reúne trabalhos que abordam as mais diferentes facetas de instituições ligadas ao crime e à justiça criminal desde uma análise em clave histórica. Por “clave histórica” deve-se entender que a construção dos objetos de pesquisa aqui apresentados trata de fenômenos vistos a partir dos processos históricos e de suas rupturas e/ou disjunturas, portanto, sem qualquer perspectiva naturalizadora ou a-histórica. Sabe-se, por exemplo, que o crime é uma construção social a partir de um movimento prévio de criminalização de condutas ou ações que passam, às vezes lentamente, outras bruscamente, a engrossar os códigos penais.

Organizadores:

Tiago da Silva Cesar (UNICAP)

Pedro Oliver Olmo (UCLM)

Marcos Luiz Bretas (UFRJ)

19h00 - Profa. Dra. Monica Piccolo Almeida Chaves (UEMA) Os desafios dos Mestrados Profissionais em meio à expansão do Sistema Nacional de Pós-graduação Encerramento
Os desafios dos Mestrados Profissionais em meio à expansão do Sistema Nacional de Pós-graduação
Local: Transmissão no Youtube

“Os desafios dos Mestrados Profissionais em meio à expansão do Sistema Nacional de Pós-graduação”

Profa. Dra. Monica Piccolo Almeida Chaves (UEMA)

Pós-doutora em História pelo Centro de Estudos Interdisciplinar do Século XX (CEIS/20), Universidade de Coimbra. Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em História Social e Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunto III do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST/UEMA) e do Programa de Pós-Graduação e Desenvolvimento Socioespecial e Regional (PPDSR/UEMA). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República e História de Portugal Contemporâneo atuando principalmente nos seguintes temas: questão fundiária, história econômica, história política e aparelhos de repressão.

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Organizador

Curso de História da Unicap e Programa de Pós-Graduação em História

COORDENAÇÃO GERAL

Prof. Dr. Helder Remígio de Amorim (UNICAP)

Profa. Dra. Maria do Rosário da Silva (UNICAP)



COMISSÃO ORGANIZADORA

Profa. Dra. Ana Cláudia de Araújo Santos (UFPE)

Brenda Olimpia Santana de Souza (UNICAP)

Clara Maria Luna Varjão Schettini (UNICAP)

Davi Reis Dantas de Oliveira (UNICAP)

Emmanuelle Oliveira de Lima (UNICAP)

Prof. Dr. Helder Remígio de Amorim (UNICAP)

José Romélio Rodrigues dos Santos Júnior (UNICAP)

Prof. Dr. Luiz Carlos Luz Marques (UNICAP)

Matheus Ernandes Souza de Moura Coutinho (UNICAP)

Profa. Dra. Maria do Rosário da Silva (UNICAP)

Me. Mariano Vicente da Silva Filho (UNICAP)

Prof. Dr. Walter Valdevino do Amaral (UNICAP)



COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof. Dr. Antonio Henrique Coutelo de Moraes (UNICAP)

Prof. Dr. Flávio José Gomes Cabral (UNICAP)

Prof. Dr. Helder Remígio de Amorim (UNICAP)

Prof. Me. Henrique Inojosa Cavalcanti (UNICAP)

Prof. Dr. José Bezerra de Brito Neto (UFAPE)

Prof. Dr. Leandro Nascimento de Souza (FACISA-AEDA)

Profa. Dra. Lídia Rafaela Nascimento (UNICAP)

Prof. Dr. Luiz Carlos Luz Marques (UNICAP)

Profa. Dra. Luiza Nascimento dos Reis (UFPE)

Prof. Dr. Madson Góis Diniz (UFPE)

Profa. Dra. Maria do Rosário da Silva (UNICAP)

Profa. Dra. Michelle Silva Borges (UFU)

Prof. Dr. Newton Darwin de Andrade Cabral (UNICAP)

Prof. Dr. Paulo Henrique Fontes Cadena (UNICAP)

Prof. Dr. Tiago da Silva Cesar (UNICAP)

Prof. Dr. Walter Valdevino do Amaral (UNICAP)

Prof. Dr. Wellington Barbosa da Silva (UFRPE)

Profa. Dra. Zuleica Dantas Pereira Campos (UNICAP)