Este evento é uma realização do Núcleo de Pesquisa e Extensão Filosófica/NUPEF do Centro de Formação de Professores/CFP da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/UFRB, executada por uma Comissão de Organização composta por educadores das áreas de Literatura, Filosofia, História e Educação, com a colaboração de monitores dos cursos de Licenciatura em Letras, Filosofia e Pedagogia do CFP/UFRB. A atividade reunirá entre os dias 10 e 12 de abril de 2019, no município de Amargosa, Bahia, estudiosos da Literatura interessados nos aspectos filosóficos dos textos literários e pesquisadores da Filosofia que investigam as questões que se situam na fronteira entre essas duas tradições.
O tema do I Colóquio Internacional de Literatura e Filosofia da UFRB é “A crise da razão e a falência da crítica”. O objetivo é retomar um dos debates que mais incomodaram às últimas gerações de pensadores e escritores do século passado. A discussão do Colóquio deverá se ater a tarefa de renovar o balanço cultural das discussões do século XXI sobre os limites da razão e sobre a derrocada de suas pretensões autocráticas, latentes ou manifestas, nos mais diversos domínios da cultura. Pretende-se também reavaliar o fenômeno da saturação das narrativas e o esgotamento da crítica, filosófica ou literária, diante do colapso pós-ideológico das políticas globais, aparentemente acentuado na última década. Tempos de distopias, obscurantismos e relativismos radicais que levaram alguns intelectuais a decretarem o fim da Filosofia e outros a falarem em um crepúsculo da Literatura. Mas há também aqueles que reivindicam, ao contrário, uma reinvenção ou refundação dessas áreas, a partir de uma revisão das tarefas da Literatura e da Filosofia para enfrentarem os desafios atuais.
O evento contará com duas modalidades de participação: presencial e virtual. Na modalidade virtual, teremos a participação de conferencistas internacionais, convidados por esta Comissão. Na modalidade presencial, o evento terá três mesas de debate e seis minicursos, além de sessões de comunicação para apresentações de trabalhos acadêmicos sobre o tema, a partir das mais variadas abordagens e tendências teóricas.
O evento certificará nas duas modalidades de participação. Na modalidade presencial serão certificados os pesquisadores convidados e os ouvintes com pelo menos 75% de frequência nas mesas e sessões de comunicação. A certificação dos minicursos será dada em separado. O evento contará também com uma modalidade virtual que é assíncrona e aberta, sendo realizada no Ambiente Virtual do I Colóquio. Nesta etapa teremos conferências virtuais com discussões e interações entre os participantes e conferencistas, com o apoio de moderadores. Os conteúdos serão disponibilizados paulatinamente ao longo das semanas que antecedem o evento e estarão disponíveis até ao término do Colóquio. Cada apresentação terá um vídeo gravado por Professores que investigam o tema a partir de Universidades da América Latina, África e da Europa, além de um resumo e um fórum de debates, com mediadores e autores disponíveis para discutir e refletir com os participantes sobre os trabalhos. Para obter o certificado de participação da modalidade virtual é necessário inscrever-se no evento (na opção “participação virtual”) e registrar no mínimo 3 (três) interações relevantes nos fóruns de debates diferenciados. O julgamento será feito pela Comissão Científica. Os certificados de participação e o Caderno de Resumos (com ISBN) serão disponibilizados após o evento.