[Colóquios da Nano] "Information Collection in Cryogenic Electron Microscopy: Past and Future" apresentado pelo Prof. Dr. Marin van Heel

Faça sua inscrição
Terça, 10 de março de 2026 Das 16:30 às 18:00

Sobre o Evento

O Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC convida a comunidade acadêmica para o seminário que será ministrado pelo Prof. Dr. Marin van Heel.

A criomicroscopia eletrônica (cryo-EM) revolucionou a biologia estrutural nas últimas décadas. A visualização dos mecanismos de ação de complexos biológicos é de suma importância para a compreensão do funcionamento dessas estruturas. Como exemplo prático, a técnica de partícula única por cryo-EM tornou-se a principal ferramenta para determinar a estrutura da proteína spike do SARS-CoV-2 e suas interações com ligantes e anticorpos neutralizantes.

No entanto, muitas questões metodológicas fundamentais permaneceram controversas na área, como a reprodutibilidade da resolução dos resultados e a quantidade de informação coletada em um único experimento. Recentemente, avanços na compreensão dessas questões revelaram que métricas tradicionais, como a relação Sinal-Ruído (SNR) e a capacidade de canal de Shannon, definem apenas a perda de informação conhecida e não quantificam a colheita de novas informações. O seminário abordará esses novos conceitos de Information Harvesting (Colheita de Informação), que se aplicam a todos os campos da ciência onde o objetivo é a coleta de novos dados, em vez de apenas a reprodução confiável de informações já existentes.


Detalhes do Evento

  • Data: Terça-feira, 10 de março de 2026.
  • Horário: 16:30h.
  • Local: Auditório da Pós-Graduação, 8º andar do Bloco B.

Inscrições e Certificados

Haverá emissão de certificado para os participantes que seguirem os protocolos abaixo:

  • Inscrição e Check-in: Inscreva-se nesse link. O check-in deve ser realizado presencialmente com 10 minutos de antecedência.
  • Aviso Importante: Não será realizado check-in após o início do evento. Favor não insistir.

Inscrições

Carregando área de inscrição

Local

Auditório da Pós-Graduação - 8 andar do Bloco B, 09210-580, Avenida dos Estados 5001, Santa Terezinha, Santo André, São Paulo
Ver no mapa

Pedro Alves da Silva Autreto

Professor da Universidade Federal do ABC

Política do Evento

Como reembolsar ou cancelar inscrição

Para iniciar o procedimento, envie sua solicitação diretamente à organização do evento pela opção “Fale com o organizador”, disponível aqui no site. A organização será responsável por analisar sua solicitação.

Saiba mais

Como transferir inscrição

Clique em saiba mais e veja o passo a passo para fazer essa alteração sem complicações.

Saiba mais