O presente Colóquio tem como propósito tratar do pensamento revolucionário de Friedrich Engels (1820-1895).
CERTIFICADO: 16 horas
PROGRAMAÇÃO
11 de novembro (14 horas)
Palestra 1 - Friedrich Engels: da crítica à economia política à crítica ao Direito (Dr. Vitor Sartori/UFMG)
Palestra 2 - Engels e sua relação com os temas militares (Dr. Pablo Bonavena/UBA – Argentina)
12 de novembro (14 horas)
Palestra 3 - Engels e a origem do etapismo na teoria da história marxista (Dr. Jair Antunes/UNICENTRO)
Palestra 4 – Engels e a teoria da violência (Dr. Júlia Lemos Vieira/UFG)
13 de novembro (14 horas)
Palestra 5 – A situação de adoecimento da classe trabalhadora em F. Engels (Dr. Diego de Oliveira Souza/UFAL)
Palestra 6 - A polêmica sobre o suposto reformismo na obra final de F. Engels (Dr. Vladimir Luís da Silva/Doutorado Unifesp).
Organização:
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Grupo de Pesquisa em Reprodução Social – Serviço Social
Curso de Filosofia – ICHCA – UFAL.
Apoio:
GT Marx e a Tradição Dialética da ANPOF.
Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional – GEPAR.
Dia 1 Aula
Dia 2 Aula
Dia 3 Aula
Os interessados no evento online "COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE O BICENTENÁRIO DE FRIEDRICH. ENGELS" deverão realizar sua inscrição exclusivamente por este site.
Dúvidas: grupodepesquisamarxufal@gmail.com
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Professor da faculdade de Direito da UFMG ligado ao departamento de Direito do trabalho e introdução ao Direito. Experiência na área de História, teoria da História, Filosofia, Filosofia política, Teoria e Filosofia do Direito, tendo como foco a relação entre os temas abordados em tais áreas para a conformação da historicidade moderna. No campo da filosofia do Direito, busca-se a crítica ontológica do fenômeno jurídico na sociedade civil-burguesa bem como os desdobramentos históricos de tal crítica, albergando um embate em que tanto a abordagem "interna" à filosofia do Direito quanto a abordagem "externa" a ela aparecem em destaque. No campo da filosofia, aborda-se, entre outros temas, a relação entre Heidegger e Lukács, confrontando-se duas noções de história e de política distintas e conformadas em duas ontologias que podem ser consideradas aquelas de maior repercussão no final do século XX e no começo do século XXI - de um lado, uma crítica ao sujeito, doutro a defesa de tal categoria, que marcou a filosofia moderna.
Graduado e Professor do Ensino Secundário Normal e Especial em Sociologia. Carreira em Sociologia pela Universidade de Buenos Aires, 1986. Professor Pesquisador da Área de Conflitos Sociais. Diretor da Bolsa de Estímulo. UBACyT. Atualmente responsável pela disciplina “Sociologia da guerra”. Carreiras de Sociologia da FCS, UBA e da Faculdade de Ciências Humanas e do Centro de Educação, UNLP. Ano de 2003.
É Professor Associado de Filosofia na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO-PR. Graduado em História (UEG - 2001) e em Direito (UEPG - 2019). Possui Mestrado (2003), Doutorado (2007) e Pós-Doutorado (2017) em Filosofia pela UNICAMP. Pesquisa e orienta trabalhos de graduação e pós-graduação nas áreas de filosofia, história e ciências jurídicas.
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas (1993), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2007) e realiza pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atua como professor Associado III na Universidade Federal de Alagoas, nos cursos de Filosofia e Serviço Social. É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas. Participa do Grupo de Pesquisa em Reprodução Social e do Grupo de Pesquisa Estado, Direito e Capitalismo Dependente. Suas pesquisas estão relacionadas aos temas: capital e trabalho, estética e ética materialista, formação
Graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela UFAL, especialista em Enfermagem do Trabalho pela FATEC Internacional, mestre em Serviço Social pela UFAL e doutor em Serviço Social pela UERJ. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da UFAL, do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Profissional da UFAL - campus Arapiraca e do curso de Graduação em Enfermagem da UFAL - campus Arapiraca. Atua nas seguintes áreas: Saúde do Trabalhador; Saúde Coletiva; Serviço Social; Enfermagem; e Ensino. Pesquisa sobre: trabalho; trabalho e saúde; questão da saúde dos trabalhadores; campo da Saúde do Trabalhador; cargas de trabalho; processo de desgaste; educação e ensino em Saúde do Trabalhador; determinação social da saúde; processo saúde-doença; ontologia e saúde; saúde e questão social; saúde e economia; financiamento da saúde pública. É líder 2 do GETSSE (Grupo de Estudo Trabalho, Ser Social e Enfermagem) - CNPq - UFAL/Campus Arapiraca, atuando na seguinte linha de pesquisa: Trabalho, Saúde, Enfermagem e Sociedade.
Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas em 2015. Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas em 2018. Doutorando em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Geografia, Meio Ambiente, Economia Capitalista e Serviço Social, atualmente pesquisa os fundamentos da tecnologia e o fetichismo da técnica no sistema de produção capitalista.
É doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui graduação em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2006). Tem experiência na área de Ciências Humanas.
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe/UFS (2014) e mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (2016). Atualmente é doutorando em Serviço Social no Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFAL. Foi docente titular do Centro Universitário AGES (UniAGES), no curso de Serviço Social, e Professor substituto da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no Departamento de Serviço Social (DSS/UFS). Estado, Estado brasileiro, "questão ambiental", trabalho e relações sociais e Serviço Social são as principais áreas/linhas de investigação. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas - GEPEM/UFS, nas linhas de pesquisa: Marxismo e Questão ambiental; e ética, política e marxismo.
Possui mestrado em Maestría en Trabajo Social - Universidad Nacional de La Plata (2011). Experiencia na área de Trabajo Social, com ênfase em Trabajo Social. Doctorado em Ciências Sociales na Universidad de Buenos Aires