Há 37 anos, a acadêmica Patrícia Tereza Leão de Souza, aluna da 20ª turma da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, deu início ao evento que se tornou um dos maiores congressos médicos-acadêmicos gratuitos da América Latina. E, assim perdura, historicamente, o Congresso Médico-Acadêmico da Santa Casa, CoMASC, o qual é hoje organizado por sete diretores, compondo uma das diretorias do Departamento Científico Manoel de Abreu (DCMA).
A fim de dar continuidade à tradição construída pelos nossos colegas da faculdade durante os 37 anos anteriores, o CoMASC em sua 38ª edição conta com a presença de palestrantes reconhecidos nacional e internacionalmente, sendo exemplos em suas áreas de atuação. Ademais, neste ano atípico, o CoMASC será totalmente online, visando a segurança de todos os nossos participantes bem como a expansão da acessibilidade e, assim, poderá ser visto de qualquer lugar e por meio de qualquer equipamento.
Além da vasta presença de palestrantes de renome, o CoMASC também é constituído pela Jornada de Prêmios "Manoel de Abreu & Emílio Athié", a qual é uma oportunidade ímpar para a apresentação de trabalhos científicos e a divulgação de experiências práticas, integrando também os diferentes elementos que compõem a educação médica em suas diversas abordagens, tanto nacionais quanto internacionais. Ressalta-se ainda a premiação dos cinco melhores pôsteres submetidos e suas respectivas exposições durante o evento, sendo estes avaliados anteriormente por uma banca de Comissão Científica específica e formulada pela Faculdade.
Em suma, o congresso será composto por nove palestras com períodos de interação entre ouvintes e palestrantes, dois paineis de discussão com temas pertinentes e atuais, pela jornada de Prêmios, nosso tradicional Cerimonial de Abertura e diversos sorteios, que serão divulgados em nosso Instagram (@congressosantacasa).