CONADOULA RIO 2019

CONADOULA RIO 2019

5ª Convenção Nacional de Doulas - 2019

Faça sua inscrição
De 16 a 19 de maio Todos os dias das 08h às 18h
Rio de Janeiro, RJ UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Sobre o Evento

Entre os dias 16 e 19 de maio de 2019 será realizada na cidade do Rio de Janeiro a 5ª Convenção Nacional de Doulas – CONADOULA Rio 2019.

São esperadas Doulas de diversos estados brasileiros para discutir temas relevantes sobre a participação da Doula na atenção multidisciplinar no ciclo gravídico puerperal e a organização da profissão no país.

A partir do lema “Somos, porque juntas estamos” pretende-se durante 4 dias provocar reflexões e proposições que apontem para a consolidação da categoria, seja como movimento, seja como organização da sociedade civil em luta pelo parto digno e respeitoso com autonomia e protagonismo da pessoa gestante.

Para isso, a CONADOULARIO 2019 convida outras organizações de Doulas internacionais para o diálogo sobre as diversas formas de atuação, aponta os temas em voga na sociedade como o racismo estrutural e institucional que permeiam a atenção obstétrica e que repercutem diretamente na atuação profissional e, ainda, inova trazendo para o debate as pesquisas e estudos realizados no país sobre a temática, tanto como debate necessário quanto como estímulo à produção científica e baseada na experiência acumulada ao longo dos anos de expansão do movimento.

Alinhando saberes e contextos para apontar os caminhos possíveis!

INFORMAÇÕES SOBRE HOSPEDAGEM SOLIDÁRIA: www.doulasrj.com.br/conadoula-rio-2019  e confira os formulários para oferecer ou procurar hospedagem solidária durante a ConadoulaRio.

INSCRIÇÕES NAS OFICINAS PARA JÁ INSCRITAS! Atenção! 

Clique na atividade e informe seu número de inscrição anterior! Não é necessário fazer novo preenchimento de ficha.

 

Palestrantes

  • Ana Paula Markel - DONA International
  • Florencia Sabio - European Doula Network
  • Ariana Santos - Enfermeira Obstétrica
  • María Isabel Yánez Tátes – Red Mundial de Doulas
  • Giovana Tempesta
  • Daniela de Almeida Andretto
  • Ialê Falleiros Braga EPSJV/FIOCRUZ
  • Morgana Eneile

Programação

08h00 Credenciamento Abertura
Local: Auditório

Credenciamento

09h00 Acessibilidade e Surdez: como doular? com Sabrina Lage Oficina
Acessibilidade e Surdez: como doular? com Sabrina Lage
Local: Salas

Ementa

Língua Brasileira de Sinais (Libras) e os seus mitos; Cultura surda, diversidade surda;  Leis de acessibilidade, direitos e deveres das pessoas com deficiência; Comunicação entre surdos e ouvintes;  Papel do intérprete

Conteúdo prático:  Expressão facial e corporal, movimento e espaço na Libras;  Vocabulário geral e específico para a doulagem.

Sabrina Lage é Doula surda, Educadora Perinatal, Consultora de Amamentação e Consultora de Introdução Alimentar BLW e Participativa. Idealizadora do projeto Mamãe Surda. Técnica em Nutrição e Dietética. Graduada em Fisioterapia. Pós graduada em Educação Especial e Libras.

09h00 Construindo o Contrato da Doula com Janaína Araújo Oficina
Construindo o Contrato da Doula com Janaína Araújo
Local: Salas

Ementa:
1 Introdução sobre autonomia da vontade - Discussão sobre os interesses das Doulas, das Clientes e da Coletividade
2 Aspectos do Direito Civil- Contratos: Individualização das Partes: Qualificação da Contratante e da Contratada; Denominação do Contrato; O Trabalho da Doula: Antes, Durante o Trabalho de Parto, Parto e Pós-Parto; O que a Doula não faz; Do Transporte; Da Remuneração; Das Despesas; Formas de Pagamento; Da Impossibilidade de Cumprimento do Contrato; O Voluntariado; A Permuta ou Escambo; O Presente

Objetivos:
1 Desenvolver uma compreensão a respeito da necessidade da prestação do serviço estar descrita no contrato
2 Compartilhar as regras indispensáveis para o contrato
3 Elaboração do Contrato da Doula, proporcionando-lhe, ao mesmo tempo, treinamento na sua construção
2 Fornecer instrumental analítico em contratos
3 Estimular a reflexão sobre problemas e dilemas relacionados à ausência do contrato

 

Jana Gentilli é advogada. Possui Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Civil, Processo Civil e Docência Superior pela Universidade Gama Filho (1994). Foi Coordenadora da Clínica de Assistência Jurídica e Professora Auxiliar 3º grau da Faculdade São José, totalizando 11 anos, bem como Coordenadora Acadêmica e Professora do Cursos de Pós Graduação Lato Sensu em Direito de Família e Sucessões do CBEPJUR e Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, por 13 meses. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil. Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM por 6 anos. Doula pelo Grupo de Apoio à Maternidade Ativa e pelo Instituto de Yoga e Terapias Aurora. Colaborada dos Cursos de Formação de Doulas do Coletivo Gesta e do Instituto de Yoga e Terapias Aurora. Bolsista de Ensino no Projeto Doulas: Qualificação Profissional e Pesquisa na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/FIOCRUZ concedida pela Fundação de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FIOTEC atuando como Coordenadora e Pesquisadora.

09h00 Cuidados pós parto, atuação da Doula com Priscila Castanho Oficina
Cuidados pós parto, atuação da Doula com Priscila Castanho
Local: Salas

Ementa:

Essa oficina tem proposta de ensinar as doulas cuidados com as puérperas através de massagens e recursos naturais como banhos, compressas e outras terapias.

Priscila Castanho é a idealizadora da Abraço Materno, atua em SP desde 2010 como doula pós parto, hoje coordena a equipe de doulas de pós parto da Abraço Materno. Consultora em aleitamento materno, instrutora de Shantala e mestra em Reiki.

09h00 Acupressão no trabalho de parto com Aloísio Olimpio Oficina
Local: Salas

Ementa:

Tópicos da Medicina Tradicional Chinesa

Meridianos Energéticos

Pontos Relevantes no Trabalho de Parto

 

Aloísio Olimpio  é Enfermeiro, especialista em Saúde Pública, 32 anos atuando na área da saúde da mulher, Acupunturista, possuindo capacitação avançada pela Xiamen University.

09h00 Práticas Empáticas e a Doulagem com Danie Sampaio Oficina
Práticas Empáticas e a Doulagem com Danie Sampaio
Local: Salas

Ementa:

Oficina traz técnicas de interação e percepção na ação e o estímulo de práticas de empatia. Mostra a importância da escuta limpa e busca conversar com as diversas maneiras que nós manifestamos nossas emoções e como nos expressamos dia a dia.

As dinâmicas sugeridas para este encontro fortalecem as participantes no trabalho e acolhimento nas Doulagens e na cena de parto.

Danie Sampaio é Mulher Negra, neta de parteira e apaixonada pelo partejar. Mãe e arteira.  Doula na tradição e certificada, terapeuta holística e consultora em aleitamento. Atua na Casa Ângela e atende mulheres da menarca menopausa com ênfase na gestação e parto. Co-criadora do Projeto Mãe na Roda e  desenvolvedora do projeto de Doulagem coletiva na Periferia da Zona Sul de Sp. Focalizadora de rodas acolhendo mulheres no período  gravídico e puerperal, com atividades informativas, artísticas e terapêuticas.

09h00 Conflitos: como reagir às oportunidades com Florencia Sabio Oficina
Conflitos: como reagir às oportunidades com Florencia Sabio
Local: Sala

Reconhecer os desafios que enfrentamos em nossos acompanhamentos e nos exercitar em como reagir à essas oportunidades.

Valorizar nossas principais ferramentas para o atendimento profissional como Doula.

Dar umas às outras palavras sábias sobre a nossa impressão para o outro

 

Perfi: Florencia Sabio Doula, formadora de Doulas e organizadora de formações de Doula desde 2006. Coordenadora Européia da Red Mundial de Doulas e tesoureira da EDN, European Doula Network.

09h00 Acompanhar desde o corpo, mente e emoções: ajustando nossa qualidade de presença - María Isabel Yánez Tatés Oficina
Acompanhar desde o corpo, mente e emoções: ajustando nossa qualidade de presença - María Isabel Yánez Tatés
Local: Salas

Ementa:

Para acompanhar outras mulheres é importante compreender se somos um espelho no qual elas podem olhar transparente e podemos vê-las claramente, sem projetar através do nosso corpo, emoções ou a mente, medos ou experiências. Este workshop é projetado com ferramentas de Psicologia Humanista para refinar a qualidade da presença da doula no momento do acompanhamento na gravidez, parto, pós-parto, lactação e educação.

Para acompanhar é necessário aprender a nos acompanhar e estar conscientes do nosso corpo, mente e emoções no momento de fazê-lo. Este workshop será um encontro com o seu próprio ser.

Cada participante pode trazer um cobertor ou cobertor, travesseiro e roupas confortáveis.

 

Perfil:

María Isabel Yánez Tatés

Licenciada em Comunicação Social e Tecnóloga em Desenvolvimento Humano e Social, Doula-Acompanhante Perinatal, consultora de amamentação, tem formação em Gestalt, Doula Perinatal, professora de Kundalini Yoga pré-natal.

É Coordenadora Geral da Red Mundial de Doulas, fundadora da Rede de Doulas do Equador, pertence à Rede de Terapeutas do Equador, pesquisadora sobre violência obstétrica na Universidade Salesiana do Equador, diretora da Escola de Educação e Especialização de Doulas Savia Materna, avalizada pela PUCE, Pontifica Universidad Católica del Ecuador.

13h00 Sexualidade, prazer e autonomia feminina para doulas com Patrícia Ramos Oficina
Sexualidade, prazer e autonomia feminina para doulas com Patrícia Ramos
Local: Salas

Ementa:

O conceito de sexualidade humana; Percepção do corpo e sua implicação na gestação, parto e pós-parto; Os segredos do prazer feminino; Como as doulas podem abordar esse tema durante a gestação?; Autonomia feminina e sua relação direta com o parto e pós-parto
 

Patrícia Ramos é psicóloga formada pela Universidade Estácio de Sá em dez/1998, durante anos frequentou a Escola Brasileira de Psicanálise no núcleo de toxicomania e alcoolismo, pós-graduada em Gestão de Pessoas pela Faculdade Rui Barbosa 2008, experiência em psicologia clínica. Doula capacitada pelo Instituto de Yoga Aurora (Fadynha) em nov/2017, consultora de amamentação formada pelo curso "Formação de consultoras de amamentação da fonoaudióloga Aline Sudo" e atualmente estudante de pós-graduação em sexualidade humana pela FAVENI. Há um ano autônoma trabalhando com o universo feminino e desenvolvendo trabalhos que tem como objetivo levar ao maior número de mulheres o empoderamento e autonomia feminina. Ministra palestras sobre sexualidade na gestação, parto e pós-parto no curso nacional de capacitação de doulas do Instituto de Yoga e Terapias Aurora.

13h00 Violência Obstétrica e Ações Indenizatórias com Pamela Brito Oficina
Violência Obstétrica e Ações Indenizatórias com Pamela Brito
Local: Salas

Ementa:

Informar sobre os Direitos da gestante e do bebê em casos de violência obstétrica. Quais os caminhos, documentações e prazos para que a mesma ingresse com Ação Indenizatória.
 

Expor sobre a importância e necessidade de se ingressar  com esse tipo de Ação, a fim de movimentar o judiciário sobre a questão da violência obstétrica, demonstrando aos magistrados a diferença que há entre erro médico e violência.
 

Aplicação do Direito do Consumidor na relação maternidade, Estado e paciente, bem como planos de saúde e hospitais privados.


Pâmela Brito - advogada, especialista em Direito do Trabalho, militante, ativista das causas feministas, pós graduanda em Direito Medico, membro da comissão da OAB Mulher do RJ.

13h00 Medicina Placentária - Carolina Rodrigues Oficina
Local: Salas

Ementa:

A proposta desse encontro é apresentar o potencial terapêutico, fisiológico, simbólico e energético da Placenta. As possibilidades de como utiliza-la no pós-parto, e ao longo de toda vida da mulher e do bebê.

Aprenderemos sobre as possibilidades de consumo in natura, na forma de cápsulas, tinturas e cosméticos, além de usos artísticos.

Também falaremos sobre os cuidados na manipulação do órgão e contraindicações para quem deseja orientação sobre o aproveitamento da placenta com segurança.

13h00 Cuidados Pessoais para Doulas e profissionais de parto - Ana Paula Markel Oficina
Cuidados Pessoais para Doulas e profissionais de parto - Ana Paula Markel
Local: Salas

Recursos essenciais  para saúde e sustentabilidade profissional da Doula.

 

Ana Paula Markel, DONA International 

Presidenta DONA International, mãe de 4 filhos, fundadora da BINI BRith (Califórnia), educadora perinatal certificada pela ICEA (International Childbirth Education Association), treinadora e doula certificada DONA International.

17h00 Abertura Abertura
Local: Auditorio

Abertura oficial do evento com representantes e autoridades presentes.

18h00 Doulas Pelo Mundo Painel
Local: Auditório

Mesa Doulas pelo mundo

 

Ana Paula Markel – DONA International

Florencia Sabio – European Doula Network

María Isabel Yánez Tátes – Red Mundial de Doulas

Fernanda Fassanaro - Federação Nacional de Doulas do Brasil

20h00 Atração Cultural Apresentação Artística
Local: Auditório

Atração cultural

22h00 Encerramento Encerramento
Local: auditório

Encerramento 

09h00 Mostra de Trabalhos Apresentação Oral
Local: Auditorio

Apresentação dos trabalhos e relatos de experiências selecionados na chamada.

10h00 Estudos e pesquisas sobre/com/de Doulas: dando à luz ao conhecimento sobre a profissão e seus saberes Mesa-redonda
Local: Auditório

Mesa: Estudos e pesquisas sobre/com/de Doulas: dando à luz ao conhecimento sobre a profissão e seus saberes

 

Giovana Tempesta (Antropóloga) – UNB - Fernanda Loureiro (Biomédica) – IMS/UERJ

14h00 Grupos de Trabalho Roda de Conversa
Local: Salas diversas

Grupos de Trabalho

1. Ética da Doula

2. O lugar da Doula e formas de atuação no cenário obstétrico brasileiro

3. Voluntariado institucional e responsabilidade social

4. Formação da Doula – modelos em questão

5. Atuação da Doula e os direitos das mulheres

6. Violência Obstétrica

18h00 Encerramento Encerramento
Local: auditório

Encerramento 

18h30 ManifestaDoula - Ato político-cultural nos Arcos da Lapa Apresentação Artística
Local: Arcos da Lapa

Arcos da Lapa

ManifestaDoula - Ato político-cultural nos Arcos da Lapa

21h00 Festa RESPIRA, REBOLA E RELAXA Festa
Local: Espaço Cultural na Lapa

Festa RESPIRA, REBOLA E RELAXA

Espaço Cultural na Lapa

09h00 Mostra de Trabalhos Apresentação Oral
Local: Auditorio

Apresentação dos trabalhos e relatos de experiências selecionados na chamada.

10h00 Grupos de Trabalho Roda de Conversa
Local: Salas diversas

Grupos de Trabalho

1. Ética da Doula

2. O lugar da Doula e formas de atuação no cenário obstétrico brasileiro

3. Voluntariado institucional e responsabilidade social

4. Formação da Doula – modelos em questão

5. Atuação da Doula e os direitos das mulheres

6. Violência Obstétrica

14h00 Racismo Estrutural e Institucional no cenário obstétrico: o que as Doulas têm a ver com isso? Mesa-redonda
Local: Auditório

Mesa: Racismo Estrutural e Institucional no cenário obstétrico: o que as Doulas têm a ver com isso? 

 

Ariana Santos  - Enfermeira Obstétrica  – Coletivo Sankofa, IMS/UERJ 

Danie Sampaio  - Doula  – Coletiva Mãe na Roda, Casa Angela

Thais Ferreira  - Empreendora Social

16h00 Plenária Final Painel
Local: auditorio

Plenária Final

Apresentação da sistematização dos Grupos de Trabalho e eleição de prioridades.

19h00 Atração Cultural Apresentação Artística
Local: Auditório

Atração cultural

20h00 Encerramento Encerramento
Local: auditório

Encerramento 

09h00 São as Doulas ativistas? Ativismo e atuação profissional Mesa-redonda
Local: Auditório

São as Doulas ativistas? Ativismo e atuação profissional 

 

Debora Delage (SP) - Lélia Gramignolli (DF) - Raquel Simas (Antropóloga) – UFF   - Joyce Enzler (ICICT/Fiocruz)

11h00 Sessão de Homenagens Cerimônia Honoris Causa
Local: auditório

Sessão de Homenagens

12h00 Encerramento Encerramento
Local: auditório

Encerramento 

13h30 Assembleia Geral FENADOULASBR Painel
Local: auditório

Assembleia Geral FENADOULASBR

Evento aberto à assistência das participantes da CONADOULA.

Voz e voto para as Associações de Doulas associadas à Federação. 

Voz para as representações das Associações presentes.

Local

UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro - 20550-900, Rua São Francisco Xavier, 524 , Maracanã , Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,

Parceiros

Queremos parceiras/os. Entre em contato por conadoulario@doulasrj.com.br.

Organizador

Associação de Doulas do Estado do Rio de Janeiro - ADOULASRJ

ASSOCIAÇÃO DE DOULAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - A Associação de Doulas do Estado do Rio de Janeiro foi fundada em 14 de maio de 2016 para representar as doulas atuantes no Rio de Janeiro. Entre suas atribuições está a permanente atuação em prol da aplicação da Lei 7314 de 15 de junho de 2016 que garante a entrada e permanência das doulas nas maternidades e instituições congêneres, bem como colaborar na luta pelos direitos das mulheres na a gestação, parto e puerpério.