II CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO

II CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO

Educação e Humanização do Saber: a arte de tecer afetos

Faça sua inscrição
De 20 a 24 de setembro Todos os dias das 19h00 às 22h00
Evento online Transmissão via Doity Play Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.

Sobre o Evento

O II CONCED – CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO ocorrerá no período de 20 a 24 de setembro de 2021, terá como temática central “Educação e humanização do saber: a arte de tecer afetos”. Assim sendo, será ressaltada a educação como processo de humanização em busca de transformar o homem a partir da apropriação de conhecimentos científicos, com o intuito de perpetuar tais conhecimentos por gerações, a fim de que conheçam técnicas e se apropriem para conduzir cultura e fazer história, no espaço e tempo em que se vive, dentro da comunidade de maneira afetiva.
Em 2021 nosso II CONCED, ocorrerá em formato virtual em função do cenário pandêmico que estamos vivenciando, mas a programação do evento está repleta de muitas novidades!
Contamos com sua participação para dar suporte e reunir “VÁRIOS SABERES” na perspectiva de expandir horizontes e aprimorar discursões sobre diversos temas, propondo expor estudos interdisciplinares de estudantes, professores, pesquisadores e profissionais por todo Brasil e para todos.

Palestrantes

  • Drº Gilbraz Aragão
  • Drº Nino Paixão
  • Drº Ailton Siqueira
  • Pe. Flávio Melo
  • Drº Nildo Dias
  • Paulo Miranda

Programação

ABERTURA - Artística

CONVIDADOS

Grupo Diocecena

Às19h30 -
10h00 - Me. Erivelton Nunes de Almeida Aspectos gerais da teoria do crime Minicurso

A atividade tem como objetivo descrever os aspectos gerais da teoria do crime.

10h00 - Ivan Coelho Plataforma Canva para apresentações acadêmicas Minicurso

O Canva é uma plataforma de design organizada para facilitar o processo de desenvolvimento de vários tipos de documentos. Por ser interativa ela vem apresentando diversos recursos como: postagens para mídias sociais, logomarcas, panfletos, cartazes dentro outros todos em na forma de templates. Um dos recursos que vem ganhando destaque são “Apresentações”. O minicurso tem como objetivo apresentar as possiblidades de organização, design e desenvolvimento para apresentações voltadas para o meio acadêmico, como exemplo: trabalhos, seminários, aulas.

10h00 - Jerferson Freitas da Silva, Keliane de Melo Ramalho, Me. Ítalo Carlos Soares do Nascimento, Sabrina Paulino de Oliveira Como entrar no mestrado (Acadêmico ou Profissional)? Minicurso

A proposta é orientar estudantes de qualquer curso sobre a condução de sua carreira acadêmica no que concerne ao Mestrado Acadêmico ou profissional.

10h00 - Me. João Victor Ponciano Revolução do Pensamento Feminino: epopeia de novos tempos Minicurso

O minicurso visa elucidar algumas protagonistas no campo da ciência durante a história; o problema estrutural de um poder patriarcal que impediram a atuação das mulheres nos espaços de poder; e qual seria a importância de se fazer uma epistemologia feminista na ciência.

10h00 - Ma. Amanda Carolina Claudino Pereira Sonhos como recurso em Gestalt terapia Minicurso

Minicurso direcionado a alunos de Psicologia que queiram compreender a utilização dos sonhos enquanto ferramenta terapêtica na abordagem gestaltica

10h00 - Talvacy Chaves de Freitas Adoção de ferramentas e metodologias ONLIFE no Ensino Híbrido Minicurso

Apresentar o papel das metodologias ativas na educação híbrida e correlacioná-las com o novo perfil do educador e educando da cultura ONLIFE. Problematizar o “porquê” a Educação Híbrida ONLIFE tornar-se-á irreversível com a progressiva massificação de mídias ubíquas e descentralizadas. Apresentar “cases” de ferramentas/plataformas digitais desenhadas para o uso de metodologias ativas no Ensino Híbrido.

10h00 - Wescley Paulo Pereira de Melo A Palavra Divino-humana fonte de comunicação Minicurso

A comunicação dar-se-á nas mais diversas maneiras entre as espécies no reino animal. Subjacente a algumas espécies a linguagem foi sendo aperfeiçoada mediante diversos fatores como a necessidade de sobreviver (instinto), a capacidade intelectiva (racional) e outras. Na espécie humana a articulação dos sons e codificações dos símbolos possibilitaram uma guinada colossal na comunicação enquanto linguagem articulada, reflexiva e estuda. A evolução desta raça esteve muito próxima a uma fé antropológica que pouco por vez desembocou na fé religiosa. A palavra codificada torna-se um fator preponderante para a expansão da religião. Ao analisar as maiores religiões existentes no século XXI destacam-se as conhecidas como religião do livro. Ao considerar um livro como sagrado a palavra codifica ganha espaço central na vida de uma quantidade massiva da população humana mundial. A presente oficina tentará prover-se desses dados para mencionar no campo cristão a importância do livro sagrado: A Palavra divino-humana, a comunicação em tempos de pandemia.

15h00 - Nayara Karina Ferreira Pereira Atualizações da Terapia por Contensão Induzida na reabilitação do paciente pós-AVC Minicurso

A Terapia por Contensão Induzida (TCI) é uma técnica de neurorreabilitação projetada para melhorar as funções motoras dos membros superiores após o AVC. Nessa atividade de caráter expositiva serão abordadas as principais evidencias e atualizações sobre o uso da TCI na reabilitação.

15h00 - Drº Washington Sales do Monte Oficina: Currículo Lattes: teoria e prática Oficina

Oficina, prática de como preender e atulizar o currícilo Lattes.

15h00 - Aíla Luzia Pinheiro de Andrade Os novos ministérios e a Mulher Minicurso

Recentemente, o Papa Francisco oficializou a participação da mulher nos ministérios de leitor e acólito, reservados, até então, somente aos homens. Porém, tais ministérios já vinham sendo praticados pelas mulheres, na maioria de nossas comunidades pelo mundo. Será que tal reconhecimento não pode abrir perspectivas para outros ministérios confiados às mulheres, superando o caráter da Instituição católica extremamente vinculado aos varões?

15h00 - Augusto Lívio Nogueira de Morais A fé em Jesus no cristianismo primitivo a luz de Rm 1,3-4 Minicurso

Os cristãos modernos apresentam uma fé em Jesus já estabelecida após dois mil anos de história. Ao olhar para a pessoa de Jesus, já se reconhece nele todos os elementos do pensamento dogmático: sua condição humana e divina, sua filiação divina, sua pertença a Trindade, seu papel universal de salvação. Porém, essa compreensão moderna é fruto de um caminho iluminado pelo Espírito que foi desenvolvendo a compreensão das comunidades cristãs sobre Jesus através do tempo. Este minicurso tem como objetivo refletir sobre esse processo de compreensão em um determinado momento, mais precisamente a partir do texto de Rm 1,3-4. Olharemos o contexto histórico e os elementos teológicos presentes nesse texto, procurando entender como as primeiras comunidades cristãs estavam construindo seu caminho de fé e compreensão sobre a pessoa de Jesus.

15h00 - Flávia Barreto Donato de Araújo Minicurso de Introdução a Reflexologia Podal Minicurso

A reflexologia podal é uma prática integrativa complementar reconhecida pelo Ministério da Saúde com aplicação no SUS através de profissionais da saúde treinados para tanto. Esta prática consiste na aplicação de pressão em alguns pontos do pé, estimulando terminações nervosas que ativarão os o´rgãos relacionados a estes nervos, promovendo alívio de sintomas físicos, como insônia, estresse, dores musculares, entre outros.

19h00 - Liandra Chirley Medeiros da Silva Uma visão geral do Atlas TI Minicurso

Este minicurso tem como objetivo apresentar a ferramenta ATLAS.ti que é utilizada em todo o mundo pelas principais instituições e pesquisadores que desejam analisar dados qualitativos. Quando se trata de software QDA profissional (software para análise qualitativa de dados) esta é uma solução eficaz.

19h00 - Ma. Maria das Dores Medeiros Educação Financeira em tempos de pandemia Minicurso

A extensão final dos danos econômicos e sociais da Covid ainda é pouco conhecida. De acordo com a Anbima e Folha de São Paulo, apenas 38% das pessoas das classes A, B e C constituíram algum tipo de reserva em 2019. Considerando que as outras classes sociais não constituíram reserva financeira alguma, pode-se concluir que grande parte da população brasileira adentrou o período da pandemia sem condição de constituir nenhuma reserva financeira. Uma das formas de mitigação desse comportamento é a educação financeira. A proposta desta atividade é discutir e apresentar metodologia de educação financeira capaz de ajudar na construção de um comportamento saudável com relação ao dinheiro, sobretudo em tempo de crise.

19h00 - Katarina Alcântara Inteligência Emocional Minicurso

Serão abordadas as dimensões da inteligência emocional e seus impactos sobre os comportamentos e desempenho organizacional

19h00 - Andréa Faustino Oliveira, Everton de Lima Macêdo, Francisco Radamés Lima Dantas, Lucas Paiva Me formei! E agora? Perspectivas de atuação profissional Mesa-redonda

Apresentar os principais desafio para a inserção no mercado de trabalho, considerando a situação atual, bem como as novas tendências e modelos de negócios. Tudo Mudou! E Agora!? Mundo VUCA X Mundo BANI Novo "Normal": Competências Comportamentais (Soft Skills) Intraempreendedorismo Alfabetização Digital Educação Continuada Foco e Propósito Humanização em Foco

19h00 - Dr. Solon Bevilacqua Economia Compartilhada: aspectos determinantes e percepção de riscos Minicurso

A economia compartilhada reúne um amplo sistema de trocas, empréstimos, aluguel e consumo compartilhado, representados por modelos de negócios diversos como compartilhamento de automóveis, jardins, bibliotecas, brinquedos, tais como, Uber, WillGo, Cabify, Lyft, Local Motion, Zimride, Spride, Getaround, Sidecar, entre outros. A ideia é demonstrar como este cenário simplificado tornou-se complexo frente aos desafios contemporâneos, pois direciona atenção para fatores como austeridade, consumismo, desperdício, poluição, relações trabalhistas e consumismo, além de aplicativos inserido no contexto das redes sociais.

19h00 - Drº Washington Sales do Monte Plataforma Canva para Apresentações Acadêmicas Minicurso

O Canva é uma plataforma de design organizada para facilitar o processo de desenvolvimento de vários tipos de documentos. Por ser interativa ela vem apresentando diversos recursos como: postagens para mídias sociais, logomarcas, panfletos, cartazes dentro outros todos em na forma de templates. Um dos recursos que vem ganhando destaque são “Apresentações”. O minicurso tem como objetivo apresentar as possiblidades de organização, design e desenvolvimento para apresentações voltadas para o meio acadêmico, como exemplo: trabalhos, seminários, aulas.

19h00 - Ma. Ana Mônica Anselmo de Amorim How to get away with murder?!?! Técnicas de Defesa no Júri Minicurso

A palestra abordará sobre as Técnicas de Defesa no Júri.

19h00 - Ma. Ana Jeniffer Rebouças Maia, Ma. Andressa Ruth Sousa Santos, Me. Ítalo Carlos Soares do Nascimento Carreira contábil: Desafios e perspectivas Mesa-redonda

Proporcionar aos discentes do curso de Ciências Contábeis a oportunidade de conhecer as diversas perspectivas de atuação na profissão contábil, a partir da vivência prática de profissionais das diversas áreas (pública, privada, escritório, perícia, auditoria e ensino). Assim, a proposta é de convidar profissionais e gerar uma mesa-redonda sobre os desafios e perspectivas da carreira contábil no contexto atual.

19h00 - Luzia Lidiane de Oliveira Moura Pilares para alimentação saudável no dia a dia: oficina culinária Oficina

A palestrante apresentará, através de uma oficina culinária, técnicas e opções de cardápio com refeições diárias saudáveis e saborosas, como ferramenta para o processo de reeducação alimentar e manutenção da saúde e qualidade de vida.

19h00 - Andressa paiva Porto Conceituação cognitiva Minicurso

A conceituação cognitiva é uma ferramenta utilizada pela Terapia Cognitiva Comportamental para sintetizar a experiência do cliente, a teoria e a pesquisa pertinente em TCC, sua construção ocorre de forma colaborativa no qual as demandas do paciente são descritas. A sua função primária é guiar a terapia de modo a aliviar o sofrimento do cliente e a desenvolver a sua resiliência.

19h00 - Elivânia Severina da Silva Workshop Expert em microagulhamento nas disfunções estéticas Workshop

O microagulhamento promove vários benefícios à pele, como: firmeza, hidratração, maciez; eliminação de cicatrizes de acne; rejuvenescimento e muito mais. Uma técnica de inúmeros benefícios e várias formas de tratamento - Facial, Corporal e Capilar. Aprenda a realizar uma das técnicas mais famosa do mercado e obter resultados surpreendentes com seu paciente.

19h00 - Elihab Pereira Gomes Internação psiquiátrica: quem é esse paciente? Minicurso

Baseado na prática em um hospital psiquiátrico, será discutido o perfil epidemiológico dos pacientes internados, sobre a prevalência e incidência dos transtornos, variáveis como sexo, idade e renda. A discussão será baseada na Lei 10.2016 de 2001, que dispõe acerca da reforma psiquiátrica no Brasil.

19h00 - Francisco Aluziê Barbosa das Chagas Os limites da razão no presente/pós pandemia Minicurso

A construção da razão no pensamento grego, os seus limites na modernidade e na pandemia. As inquietudes da vida e as questões com a morte.

19h00 - Antoniel Alves da Silva Reflexões pastorais para o presente/pós pandemia Minicurso

Por volta do ano 550 a.C., o povo da Bíblia viveu o grande cativeiro da Babilônia. Uma experiência dolorosa que marcou, de forma significativa, a vida deste povo. Foram tirados de sua terra, alguns deixaram seus parentes e, sobretudo, ficaram isolados do seu lugar de afeto: o Templo. Porém, diante das dificuldades do cativeiro eles souberam encontrar uma saída, ressignificaram a vida e a fé. A pandemia do novo coronavírus é o novo cativeiro. Ainda estamos dentro desta realidade de dor e sofrimento, incertezas e desafios. Dentro de nossa comunidade de fé somos interpelados a dá respostas consistentes, por exemplo, às seguintes perguntas: como continuar a crer, quando a escuridão ameaça a apagar a luz da fé dentro da gente? Como sair dessa escuridão da pandemia? Como recuperar a esperança? Este minicurso tem por objetivo, portanto, oferecer luzes que ajudem a encontrar caminhos na busca do novo normal. Assim como o povo de Israel encontrou força para sair do exilio da Babilônia e se reorganizaram, também nesta realidade do cativeiro da Covid-19 precisamos encontrar forças e ressignificar nossa ação pastoral visando responder aos apelos da contemporaneidade pós-pandêmica.

20h00 Cafés especiais: do campo à mesa Oficina

A oficina será ministrada por dois palestrantes, iniciando com abordagem sobre o cultivo e métodos de produção de cafés especiais a partir da experiência de uma das facilitadoras de cultivo de café na fazenda da família e da sua formação técnica. Em seguida, serão abordados os métodos de extração de café para o consumo, realizando alguns métodos e os alunos repetirão o processo.

20h00 - Ana Lúcia Lima, Ma. Julita Gomes Maia de Sena, Me. Diego Menezes Augusto, Ruan Cledson Dantas de Macedo Nuto Diálogos (im)pertinentes sobre a(s) Psicologia(s) Minicurso

Diálogos acerca de questões relacionadas à psicologia.

20h30 - Annandy Raquel Pereira da Silva, Me. Ítalo Carlos Soares do Nascimento Como iniciar uma pesquisa científica? Oficina

A atividade tem como objetivo auxiliar os discentes no processo de iniciação científica. Assim, a atividade terá natureza teórico-prática, afim de contribuir para o desenvolvimento pesquisas acadêmicas.

BOM DIA CONCED - SAÚDE MENTAL NA PANDEMIA

CONVIDADO:

Drº Nino Paixão

Às08h00 -

CONCED GAME

CONVIDADOS:

Às14h00 -

CONCED SHOW - DESCONSTRUA E EMPREENDA VOCÊ

CONVIDADOS:

Paulo Miranda (Gerente regional do SEBRAE)

Às19h30 -
10h00 - Ma. Monikely Paiva Quem é você no samba? A participação do cidadão na Gestão Pública de um país Minicurso

Serão abordados os modelos da Gestão pública e atuação do cidadão na condução desses processos, apresentando a temática de forma leve, quase lúdica, ao associar os comportamentos do cidadão às personagens de uma roda de samba.

10h00 - Breno Valério Fausto de Medeiros Partilha de bens: uma abordagem pragmática Minicurso

A palestra tratará acerca da sistemática da partilha de bens no ordenamento jurídico brasileiro.

10h00 - Maria das Graças de Araújo Lira Reabilitação Vestibular Minicurso

Atuação do fisioterapeuta na Reabilitação Vestibular

10h00 - Ruan Cledson Dantas de Macedo Nuto Intervenções Lúdicas nos Transtornos de Ansiedade com Crianças e Adolescentes Minicurso

A atividade busca elucidar, de forma teórica-demonstrativa os recurso lúdicos capazes de auxiliar o processo psicoterapêutico, de crianças e adolescentes com Transtornos de Ansiedade.

10h00 Fundamentos psicológicos para o uso da argumentação na educação Minicurso

Este minicurso tem por objetivo introduzir e apresentar os fundamentos empíricos para o uso da argumentação como veículo de estímulo ao aprendizado de conteúdo curricular e desenvolvimento cognitivo. A argumentação, como atividade cognitiva e discursiva, vem ganhando espaço na literatura educacional nacional e internacional por ser uma alternativa viável para construção de espaços em sala de aula mais críticos e reflexivos. No entanto, apesar de experimentalmente os resultados parecerem promissores, na prática, ainda há muito caminho que percorrer se visamos uma reforma em como o discurso argumentativo aparece em sala de aula. Neste minicurso apresentamos os resultados destas pesquisas experimentais que nos tornam otimistas sobre os benefícios do uso da argumentação em sala de aula, discutimos as limitações destes achados em função das áreas, idade e contextos em que esses usos são mais produtivos, e por fim, propomos técnicas e estratégias chave para construção de uma sala de aula mais reflexiva, como: 1) uso de perguntas controversas, 2) organização do trabalho colaborativo entre pares ou em classe complete, 3) resolução de problemas através da deliberação coletiva e 4) construção de critérios de qualidade dos argumentos usados em sala de aula. Com isto, pretendemos avançar o entendimento e a qualidade do uso do conhecimento científico em psicologia educacional para construção de ambientes educacionais mais bem informados.

15h00 - Ma. Monikely Paiva, Ma. Natália Queiroz e convidados, Me. Gabriel Leite de Freitas Junior, Me. Jane Elly Nunes Costa Lima PBL - Como desenvolver e aplicar a metodologia para as ciências sociais aplicadas Mesa Temática

Sala Temática composta pelos docentes do curso de Administração que irão discutir a experiência pedagógica de implementar o PBL em todas as suas etapas. Público-alvo: docentes de todos os curso

15h00 - Ma. Danielle Cavalcanti Almeida de Oliveira Tecendo Possibilidades na Psicoterapia Online com Crianças Workshop

A pandemia do Covid -19 trouxe novas configurações para muitas práticas na psicologia, entre elas, a psicoterapia com crianças. Diante do cenário adverso com o qual nos deparamos em 2020, foi necessário reorganizar a vida e a forma de estar no setting terapêutico. Eis que em meio a tantas restrições e mudanças, as crianças foram afetadas de forma direta, o que aumentou a demanda de atendimentos na área de psicologia infantil. A modalidade da psicoterapia online precisou ser ampliada para garantir que o cuidado com a saúde mental das crianças fosse assegurado nos períodos mais rígidos de isolamento e diante de quadros de impossibilidade do atendimento psicológico presencial. Surge aí uma nova forma de fazer a clínica na infância, num setting permeado pela tela e pelo espaço particular de cada cliente. Nesse Workshop vamos abordar alguns aspectos importantes que se fazem necessários para a prática da psicoterapia online com crianças, entre eles: aspectos do contrato terapêutico, vínculo e relação terapêutica, recursos lúdicos possíveis para o ambiente virtual e refletir sobre especificidades no acompanhamento psicológico de crianças no formato online.

19h00 - Drº Fillipe Azevedo Rodrigues Análise Econômica do Direito Minicurso

A análise juseconômica representa uma abordagem interdisciplinar do fenômeno jurídico, o que compreende a produção e a aplicação das normas jurídicas, a partir dos instrumental metodológico da microeconomia. Com a constitucionalização do princípio da eficiência (art. 37, caput, da CF), as perspectivas econômica e econométrica ganharam destaque, ultimando-se em regras que impõe a análise das consequências e do impacto regulatório, próprio da intervenção estatal no domínio privado (Lindb e LLE). O objeto da AED não se limita ao Direito Econômico e Tributário, encontrando importante aplicação no Direito Processual, Civil, Administrativo e Penal.

19h00 - Carlos Augusto Magalhães Costa Marketing Digital: por onde começar? Minicurso

Com um mundo cada vez mais conectado e hábitos sendo modificados pela massificação do uso da internet, profissionais de todas as áreas precisam aprender sobre marketing digital. E para que você fique por dentro do assunto, apresentaremos as principais técnicas e gatilhos de Marketing Digital.

19h00 - Ma. Monikely Paiva Quem é você no samba? A participação do cidadão na Gestão Pública de um país Minicurso

Serão abordados os modelos da Gestão pública e atuação do cidadão na condução desses processos, apresentando a temática de forma leve, quase lúdica, ao associar os comportamentos do cidadão às personagens de uma roda de samba.

19h00 - Me. Fábio Firmino de Albuquerque Gurgel Atuação Fisioterapêutica nas Disfunções Temporomandibulares - DTMs Minicurso

Atividade com foco sobre a relevância da participação do Fisioterapeuta sobre a prevenção, avaliação e manejo clínico das DTMs

19h00 - Me. Diego Menezes Augusto As incidências da Psicanálise no campo social: uma conversa a partir do CRAS Minicurso

A atividade busca elucidar, de forma teórica-demonstrativa os recurso lúdicos capazes de auxiliar o processo psicoterapêutico, de crianças e adolescentes com Transtornos de Ansiedade.

19h00 - Camila Maria de Oliveira Ramos, Ma. Danielle Feitosa Araújo, Ma. Julita Gomes Maia de Sena O imperativo da morte e o trabalho do luto: feitos e efeitos da COVID-19 Mesa-redonda

Morte e o trabalho do luto: feitos e efeitos da COVID-19

20h30 - Alessandra Silva de Oliveira Suplementos Alimentares: uma visão prática Premiação

Contextualização; Mercado de suplementos no Brasil; Apresentação de suplementos de eficácia comprovada, dosagem, modo de uso, objetivo, efeitos colaterais.

BOM DIA CONCED - RELIGIOES EM TEMPO DE PANDEMIA

CONVIDADOS:

Padre Flávio

Drº Gilbrás Aragão

Às08h00 -

CONCED GAME

CONVIDADOS:

Às14h00 -

CONCED SHOW - MENMORIAL DE ANTÔNIO FRANCISCO

CONVIDADO:

ANTÔNO FRANCISCO

Às19h30 -
10h00 - Drº José Albenes Bezerra Júnior O acesso à justiça e o atual panorama da política de consensualização de conflitos Minicurso

A palestra tratará acerca da política de consensualização de conflitos em prol do acesso à justiça.

10h00 - Matheus Madson Lima Avelino A fisioterapia no cuidado aos pacientes com covid-19: as aprendizagens de um ano de pandemia Minicurso

Narra a trajetória de atuação em uma Unidade de Terapia Intensiva para pacientes com covid-19, sob o ponto de vista de um fisioterapeuta a partir das aprendizagens agenciadas ao longo de um ano de pandemia e as implicações desse processo para a fisioterapia respiratória, serviço e formação profissional.

10h00 - Jorgeanny Tamara Dantas Gomes O manuseio dos baralhos terapêuticos na clínica Gestaltica Minicurso

Tem como objetivo elucidar o manuseio, diante da visão gestaltica, na clínica adolescente / adulto.

10h00 O Uso de recursos didáticos para aproximação entre professores e alunos Minicurso

ESTA PALESTRA TEM O OBJETIVO DE LEVANTAR QUESTIONAMENTOS SOBRE O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SALA DE AULA PARA MELHORAR A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E, COM ISSO, PROPORCIONAR SITUAÇÕES QUE POSSIBILITEM O MELHORAMENTO DA QUALIDADE DE ENSINO PELO CONFORTO EM PARTICIPAR DE UM PROCESSO EDUCACIONAL COMO SER ATIVO.

10h00 - José Hugo Gonçalves Magalhães Minicurso: Métodos de pesquisa em psicologia Minicurso

O minicurso realizará uma incursão introdutória e abrangente nos diferentes métodos de pesquisa comumente empregados em psicologia. Serão apresentadas as concepções idiográfica e nomotética de pesquisa, juntamente com a descrição de diversas ferramentas, delineamentos e técnicas de coleta e análise de dados qualitativos, quantitativos e mistos. Espera-se que o minicurso possa auxiliar na compreensão da relação problema de pesquisa vs método de pesquisa em contextos diversos de atuação acadêmica-científica em psicologia.

15h00 - Gessica Raquel Clemente Rodrigues Psicoterapia Infantil: desafios e caminhos possíveis Minicurso

Essa atividade visa discutir os desafios do atendimento infantil, principais demandas que chegam a clínica psicológica e recursos e caminhos possíveis para atuação do psicólogo.

15h30 - Hubeônia Alencar Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades para o saber-fazer. Minicurso

Essa atividade será destinada a debater a educação em tempos de pandemia. Ressaltando os desafios e as possibilidades para o saber- fazer.

19h00 - Pammella Lyenne Barbosa de Carvalho Ser mãe e profissional: filhos como potencializadores da nossa carreira Workshop

A psicóloga palestrante irá abordar as habilidades que as mulheres adquirem com a maternidade e a potência que isso traz para o seu trabalho, estimulando também as empresas e instituições a acolher e dar oportunidades a essa mãe, valorizando sua força e não descartá-la.

19h00 - Juliano Sebastião Goncalves Pereira UPCYCLING APLICADO A GASTRONOMIA: APROVEITAMENTO DE ALIMENTOS DESCARTADOS PARA GERAÇÃO DE PRODUTO GOURMETIZADO Simpósio

No simpósio serão abordados conceitos teóricos que estabeleçam a relação entre desenvolvimento sustentável, meio ambiente e gastronomia.

20h00 - Juliano Sebastião Goncalves Pereira MINICURSO: UPCYCLING APLICADO A NUTRIÇÃO E GASTRONOMIA: APROVEITAMENTO DE ALIMENTOS DESCARTADOS PARA GERAÇÃO DE PRODUTO GOURMETIZADO Minicurso

No minicurso serão abordados de forma prática os conceitos de desenvolvimento sustentável ligados a gastronomia, a partir da produção de pratos, utilizando os conceitos de aproveitamento de alimentos em condições de descarte, na produção de alimentos gourmetizados.

20h30 - Kennedy Paiva da Silva Abertura e contabilidade para Microempreendedor Individual - MEI Minicurso

Abertura do CNPJ modalidade MEI, na prática, e detalhe sobre a contabilidade aplicada ao MEI, (obrigações mensal e anual).

BOM DIA CONCED - EDUCAÇÃO, HUMANIZAÇÃO E POÉTICA DO SER

CONVIDADO:

Drº Ailton Siqueira

Às08h00 -

CONCED SHOW - OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTOS SUSTENTAVEIS AGENDA 2030

CONVIDADO:

Drº Nildo Dias

Às19h30 -

SAÚDE EM FOCO

CONVIDADOS:

João Carlos (Fisioterapeuta)

Bárbara Lima (Nutricionista)

Heider Ferreira (Médico)

Às08h00 -

Encerramento - Artístico

CONVIDADOS:

Diocecena

Às19h30 -

PARCEIROS

Organizador

CONCED/FCRN