A Prefeitura Municipal de Conceição do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Instituto Tocantinense de Assessoria Consultoria e Capacitação ITAC, promoverá no período de Setembro á Novembro de 2024 uma MENTORIA PEDAGÓGICA EDUCACIONAL: Estratégias Ativas de Ensino para Melhoria do Desempenho no SAEB: Foco em Competências e Habilidades Avaliadas, nas turmas de 3º ao 5º anos e do 6 º ao 7º anos do Ensino Fundamental Anos iniciais e Finais, com um foco especial no SAEB 2025. Esta proposta visa fornecer suporte contínuo e personalizado aos nossos educadores, visando aprimorar a preparação para a avaliação, promovendo a excelência no ensino e no ambiente de aprendizagem.
O principal objetivo da mentoria pedagógica é capacitar os professores na implementação de estratégias ativas de ensino que promovam a melhoria do desempenho dos estudantes nas avaliações do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). A mentoria visa proporcionar o desenvolvimento de práticas pedagógicas centradas nas competências e habilidades exigidas pelo SAEB, de forma a alinhar o processo de ensino-aprendizagem com os critérios de avaliação.
Durante a mentoria, os educadores terão a oportunidade de explorar técnicas de ensino dinâmicas, como metodologias ativas, aprendizagem baseada em projetos, resolução de problemas, ensino híbrido, entre outras. A partir dessa formação, busca-se que os docentes possam potencializar o engajamento dos alunos e assegurar que estes desenvolvam as competências cognitivas, , e técnicas necessárias para alcançar bons resultados nas avaliações.
O foco estará no planejamento didático, na construção de atividades que integrem as competências previstas na matriz de referência do SAEB, bem como no uso de ferramentas de avaliação formativa para monitorar o progresso dos estudantes. Ao final da mentoria espera-se que os professores possam conduzir um ensino mais estratégico e direcionado, favorecendo o desempenho dos estudantes e, consequentemente, a elevação dos índices educacionais da escola.
Formadora: Professora Marquilia Resplandes
8h - 9h - Reunião com a equipe da SEMED - Verificar in loco as dificuldades, discutir as metas para o SAEB 2025.
9h30 - 11h30 - reunião com a direção da escola e coordenação.
14h - 15h30 - Rotina acadêmica da escola.
15h45 - 17h30 - Reunião com os professores, ver as dificuldades e demandas.
Formadora: Professora Marquilia Resplandes
Dia 24/09 - Escola Municipal Isabel Costa
8h - 11h30 - Torta na cara com os estudantes.
14h -15h30 - Oficina de planejamento pedagógico utilizando inteligência artificial.
16h - 17h30 - Oficina de elaboração de questões e atividades com inteligência artificial.
Formador: Professor Luciano Legi
8h - 9h - Reunião com a equipe da Semed - Verificar in loco as dificuldades, discutir as metas para o SAEB 2025.
9h30 - 11h30 - reunião com a direção da escola e coordenação.
14h - 15h30 - Rotina acadêmica da escola.
15h45 - 17h30 - Reunião com os professores, ver as dificuldades e demandas.
Fomador: Professor Luciano Legi
8h - 11h30 - Torta na cara com os alunos.
14h -15h30 - Oficina de planejamento pedagógico utilizando inteligência artificial.
16h - 17h30 - Oficina de elaboração de questões e atividades com inteligência artificial.
Contamos com a participação de todos para aproveitarmos ao máximo essa oportunidade e garantir o sucesso de nossos estudantes!
Inscrições:
O Participante deverá preencher o formulário abaixo , é importante preencher corretamente todos os campos solicitados para que as informações nos certificados sejam emitidas corretamente.
Inscrições
Rua Travessa IIS/Nº
Setor Leste, Conceição do Tocantins - TO
77305-000
Rua Travessa IIS/Nº
Setor Leste, Conceição do Tocantins - TO
77305-000
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
O Instituto Tocantinense de Assessoria Consultoria e Capacitação – ITAC é uma empresa, focada no desenvolvimento de soluções para a Gestão Pública, constituída por profissionais com expertise em diversas áreas do conhecimento e especializado em Gestão Educacional. Ao longo da sua trajetória a ITAC tem apoiado, os órgãos públicos a criar valores e transformar desafios em oportunidades, em parceria com o cliente, constrói soluções customizadas com ferramentas e técnicas planejadas para atender as necessidades reais e prioritárias das instituições que buscam excelência em gestão e alto desempenho em seus resultados.
Como reembolsar ou cancelar inscrição
Para iniciar o procedimento de reembolso de uma compra, primeiramente você deve encaminhar a sua solicitação para a organização do evento pelo canal de contato que fica no site que você fez a sua inscrição.
Saiba maisComo transferir inscrição
Clique em saiba mais e veja o passo a passo para fazer essa alteração sem complicações.
Saiba maisLicenciada em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literatura pela Fundação UNIRG (2007). Especialista em Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas (2008). Licenciada em Pedagogia pela Uninter (2018). Especialista em Coordenação Pedagógica pela FAVENI (2019). Atualmente é professora efetiva de Língua Portuguesa e Língua Inglesa na Secretaria Municipal de Educação de Gurupi-TO.
Possui Licenciatura plena em Física (2023) - Uniplena Educacional - São paulo - SP, e Matemática pela Faculdade Jesus Maria José (2005), Pós - Graduação "Lato Sensu" em Docência do Ensino Superior- FATEP (2010). Atuou como Coordenador de Matrículas do Colégio SEB - Dínatos - Brasília, Professor de Cálculo, Física, Estatística, Bioestatística e Álgebra Linear dos cursos de Sistema de Informação, Pedagogia, Enfermagem, Educação Física e Matemática da Faculdade Alvorada de Brasília, professor Substituto dos Cursos de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Tocantins - UFT, ministrando as disciplinas de Física II e Física III, Foi Docente Titular das disciplinas de Física I, Física II, Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso - TCC dos Cursos de Engenharias da Faculdade Católica do Tocantins, coordenador Pedagógico e Professor de Física do Colégio Ideal de Palmas e Colégio Dom Bosco Palmas, foi Coordenador do Projeto #TONOENEM da Secretaria de Educação do Estado do Tocantins, Assessor de Comunicação da Faculdade ITPAC - Palmas, Professor.de Física do Colégio Sagrado Coração de Jesus - Porto Nacional e Coordenador do Projeto Vem Enem 2019 - Prefeitura de Palmas 2019, na cidade de Palmas e Distrito de Taquaruçu e Coordenador Pedagógico do Ensino fundamental Anos Finais do Colégio Dom Bosco Premium - Palmas.Tem larga experiência na área de Coordenação Escolar e no ensino de Matemática e Física - com ênfase em Novas tecnologias para o Ensino de Física e Matemática e Gestão Educacional.