O Natal traz em sua essência um desejo de fechamento e início de ciclos. A comemoração do nascimento de Jesus Cristo é tempo de reflexão e confraternização, reunindo familiares e amigos para celebrar a vida. Com isso, temos a tradicional ceia natalina, quer seja a mais simples ou sofisticada, é sempre composta por diversos pratos típicos do período, inclusive sobremesas.
Pensando nisso, a Gerência de Gastronomia e Turismo do Senac/AL, com apoio para organização das duas turmas de Técnico em Eventos (2021.11.35 e 2021.11.107), sob orientação da instrutora Alcilene Vieira, promoverá dia 13 de dezembro, às 17h, o Concurso de Sobremesas Natalinas cujo intuito é revelar novos talentos entre os alunos e ex-alunos dos cursos de gastronomia e produção de alimentos da instituição, visando estimular a criatividade, reconhecer e premiar os que criarem as melhores sobremesas natalinas.
CONCURSO SENAC DE SOBREMESAS NATALINAS
O CEP de Gastronomia e Turismo apresenta o CONCURSO SENAC DE SOBREMESAS NATALINAS para alunos e/ou ex-alunos dos segmentos de gastronomia e produção de alimentos.
1. Objetivo:
Descobrir novos talentos da culinária e, ainda, estimular a criatividade, a pesquisa e o dinamismo de alunos e ex-alunos dos cursos de gastronomia e produção de alimentos do Senac/AL para elaborarem uma sobremesa típica do período natalino.
2. Data, Hora e Local:
Dia: 13 de dezembro de 2021
Horário: 17 horas
Local da preparação do prato: Laboratório de Gastronomia – Centro de Gastronomia - Senac/AL
Apresentação aos jurados: Laboratório do Restaurante – Centro de Gastronomia - Senac/AL
Local da premiação: Auditório do Senac – Unidade Carlos Milito - Senac/AL
Modalidade: Individual
3. Inscrição:
3.1 A inscrição deverá ser feita de forma individual, preenchendo o formulário de inscrição online e inserindo o documento solicitado, se for o caso, através do site do evento, a partir do dia 24/11, às 18:00, até o dia 08/12/2021, às 23:59, prazo irrevogável.
3.2 Após a confirmação da inscrição, o participante receberá um email com a ficha técnica da receita que deve ser, obrigatoriamente, preenchida e encaminhada para comissão organizadora do evento em até 24h, no máximo, após o seu recebimento. A falta do envio da mesma acarretará na desclassificação do candidato.
4. Infraestrutura
4.1 A organização do CONCURSO SENAC DE SOBREMESAS NATALINAS disponibilizará aos participantes os utensílios e equipamentos constantes nos laboratórios.
4.2 O participante deverá, obrigatoriamente, indicar na ficha técnica quais utensílios supracitados e disponibilizados pela instituição, irá utilizar para finalizar seu prato, para que a comissão organizadora possa separar e disponibilizar no dia do evento. Caso não haja a indicação por parte do candidato, o mesmo estará sujeito a não ter o item disponível no dia.
4.3 Além dos utensílios disponibilizados pela instituição, cada participante PODERÁ LEVAR SEUS PRÓPRIOS UTENSÍLIOS.
5. Regras gerais
5.1 Requisitos para o CONCURSO SENAC DE SOBREMESAS NATALINAS: os alunos e/ou ex-alunos interessados deverão preencher a ficha de inscrição online, no site do evento, a partir do dia 24/11, às 18:00, até o dia 08/12/2021, às 23:59.
5.1.1 A quantidade máxima de inscrições no concurso será de 12 (doze) participantes, que serão contabilizados por ordem de inscrição. Se caso houver mais inscritos que o número máximo permitido, os excedentes serão notificados e entrarão para lista de espera.
5.1.1.1.1 Caso o participante desista do concurso, o mesmo deverá informar a comissão organizadora até 09/12/2021, para que seja providenciada a substituição, se houver lista de espera.
5.1.2 Cada participante só poderá inscrever UMA receita no concurso. Caso haja mais de uma inscrição, será levada em consideração a última.
5.2 As normas: Os alunos obrigatoriamente deverão estar regularmente matriculados em algum curso dos segmentos de gastronomia ou produção de alimentos ou ter sido aluno desses segmentos no Senac Alagoas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2021.
5.3 Os candidatos deverão se apresentar com a camiseta do SENAC E/OU CAMISETA BRANCA, sapato de segurança, avental, máscara e documento de identidade com foto. A ausência destes itens será motivo da desclassificação imediata.
5.4 Os candidatos deverão se apresentar à comissão organizadora, no Centro de Gastronomia, 01 (uma) hora antes do início do concurso, ou seja, às 16:00 horas, para o sorteio da ordem de apresentação.
a) Às 16:15 será feita a primeira chamada de conferência dos inscritos;
b) Às 16:30 será feita a reunião de instrução e exposição das regras;
c) Todos os inscritos entrarão para preparação ou finalização dos pratos no laboratório de Gastronomia e terão o tempo total de 30 minutos para organização, preparação, finalização.
5.5 Encerrado o tempo, o participante NÃO PODERÁ alterar o que foi preparado. Caso isso aconteça, ESTARÁ SUJEITO A DESCLASSIFICAÇÃO.
5.5.1 Em caso de atraso do aluno, o mesmo será imediatamente desclassificado. Não haverá tolerância.
5.6 A ordem de apresentação dos pratos seguirá conforme o sorteio realizado no início do concurso. O mesmo deverá ser apresentado em cinco partes iguais para fins de avaliação dos 05 jurados presentes, acompanhada da devida receita e ficha técnica.
5.6.1 A apresentação para degustação dos jurados do prato acontecerá no restaurante do Centro de Gastronomia.
5.7 Fica estritamente proibido:
O uso de adornos (como brincos e anéis);
Barba;
Unha comprida e/ou esmaltada;
Utilização de qualquer aparelho eletrônico de comunicação;
Conversar com pessoas de fora da organização;
Sair do laboratório durante toda a realização do desafio;
5.8 Todos os inscritos poderão trazer seu kit, contendo facas, fuet, espátula, peneira, descascador, acendedor de fogão, zester, boleador, mini ralador, chaira, garfo, faca e colher e demais utensílios não descritos neste edital e que irá servir para finalizar o prato a ser apresentado.
5.8.1 Todos os insumos deverão ser trazidos pelo participante.
5.8.2 Todos os ingredientes utilizados para a receita do CONCURSO SENAC DE SOBREMESAS NATALINAS deverão ser descritos na Ficha Técnica, enviada por email pela comissão organizadora, bem como o modo de preparo. Cabendo apenas a finalização do prato no dia, nas instalações disponibilizadas para o concurso.
Parágrafo único: Os locais em que acontecerão a finalização e apresentação do prato, no caso, o laboratório e o restaurante do Centro de Gastronomia, ficarão restritos à entrada e circulação SOMENTE da Comissão Organizadora do evento, dos jurados e dos participantes.
6. Critérios de avaliação
6.1 O corpo de jurados será composto por 5 (cinco) avaliadores.
6.2 A avaliação será feita mediante pontuação abaixo:
a) Critério Pontuação
1. Sabor 0-5
2. Criatividade 0-5
3. Apresentação 0-5
4. Técnicas 0-5
5. Organização 0-5
Observação: o atraso da entrega da receita acarretará a perda de 0,5 (meio ponto) por minuto de atraso.
6.3 O resultado final será designado em função da soma dos resultados dos jurados, totalizando 125 pontos, no máximo.
6.4 Em caso de empate na pontuação final, prevalecerá a nota maior do item 1. Sabor. Permanecendo empate, os critérios que serão utilizados para o desempate serão os itens 2-3-4-5, respectivamente.
6.5 A divulgação do resultado final será feita no 13/12/2021, após apresentação de todos os pratos e contabilização dos pontos, durante a cerimônia de encerramento do concurso que acontecerá no auditório do Senac -unidade Carlos Milito.
7. Certificação
7.1 Todos os inscritos, que participaram no dia do evento, receberão certificado de participação no concurso emitido pela comissão organizadora.
8. Premiação
8.1. A premiação acontecerá na cerimônia de encerramento do concurso que será no auditório do SENAC- unidade Carlos Milito e será transmitida via instagram das turmas de Técnico em Eventos @eventoss107 e/ ou @te.eventos2021 (a definir pela comissão organizadora)
8.2 Os participantes poderão levar até 3 (três) convidados para prestigiá-lo na cerimônia de premiação. Os mesmos deverão realizar sua inscrição no site do evento, no “LOTE CONVIDADOS”, até o dia 09/12/2021, às 12:00, e, no ato da inscrição, indicar quem foi o(a) participante que o(a) convidou.
8.3 Dos prêmios:
1º Lugar: Troféu de 1º Lugar + uma diária com acompanhante no Sesc Guaxuma + 02 Livros da Editora Senac + cesta de natal
2º Lugar: Troféu de 2º Lugar + um voucher de um curso do Senac NO VALOR DE R$ 500,00 + 1 livro da Editora Senac
3º Lugar: Troféu de 3º Lugar + um voucher do restaurante Misk + 01 Livro da Editora Senac
9. Considerações finais
9.1 A decisão do jurado é incontestável.
9.2 É obrigatório o uso de máscara para ter acesso às dependências do Senac.
9.3. Quaisquer casos que surjam, que não estejam contemplados neste edital, ficam sob a responsabilidade da comissão organizadora avaliar e dirimir.
Maceió, 19 de novembro de 2021.
Cristiana Purcell
Gerente de Gastronomia e Turismo
Senac/Alagoas
Sandra Christina Vasconcelos Lyra da Silva
Analista de Gastronomia e Turismo
Senac/Alagoas
Inscrições
Os candidatos deverão se apresentar à comissão organizadora, no Centro de Gastronomia, 01 (uma) hora antes do início do concurso, ou seja, às 16:00 horas, para o sorteio da ordem de apresentação.
A transmissão do concurso será pelo canal evento no Youtube https://www.youtube.com/channel/UCRcFqtYHN56Jq6lO8MqjfZg
INSCREVA-SE E ATIVE O SININHO!
Rua Pedro Paulino
Poço, Maceió - AL
57025-340
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Turmas de Técnico em Eventos 2021.11.35 e 2021.11.107 do Senac/AL, Orientada pela professora MSc Alcilene Vieira.
Como reembolsar ou cancelar inscrição
Para iniciar o procedimento, envie sua solicitação diretamente à organização do evento pela opção “Fale com o organizador”, disponível aqui no site. A organização será responsável por analisar sua solicitação.
Saiba maisComo transferir inscrição
Clique em saiba mais e veja o passo a passo para fazer essa alteração sem complicações.
Saiba mais