O Congresso de Economia Criativa e Comunicação (CONECOM) é um evento realizado anualmente pelos cursos de mestrado e graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasília, reunindo personalidades regionais e nacionais para compor a programação com palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos gratuitos com pesquisadores e profissionais do mercado.
Em sua terceira edição, o congresso tem como tema "Travessias Comunicacionais: Tecnologia, Metamorfose e novas perspectivas”, tomando-o como base para a reflexão sobre como as pessoas, com um uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) atualmente mais estabelecido e sistematizado após dois anos de pandemia da Covid-19, estão desenvolvendo nas empresas e instituições estratégias de gestão e comunicação mais flexíveis e plurais que promovam e respeitem os direitos humanos, o meio ambiente e a diversidade étnico-racial, de classe, de gênero, geracional, entre tantas outras.
Esta pandemia provocou mudanças estruturais em todas as formas de organização das sociedades contemporâneas, demandando outras maneiras de pensar, produzir e consumir para que, neste novo cenário, ainda possamos “Tornar a Terra Habitável” (EDUFRN, 2021), como propõe o provocativo título do recém lançado livro de Edgar Morin e Peter Sloterdijk. Nele, os dois filósofos dialogam em busca de um imperativo ético adaptado ao nosso tempo, propondo outros modos de existência para a vida na Terra que coloquem em destaque a ética, a responsabilidade, a solidariedade. Assim, o que se destaca é a necessidade de uma responsabilidade coletiva em direção a “uma nova via de futuro” fundada sobre o conceito de Metamorfose. Na metamorfose, explica Morin (2010, p. 53), ocorre “uma transformação radical, mas também uma continuidade”. Não se trata, portanto, de uma revolução, já que esta “é concebida apenas em termos de ruptura”, mas sim de uma regeneração das formas de viver e de nos comunicarmos para as quaisdecidiremos o que é devemos conservar e o que precisamos abandonar a fim de construirmos um mundo melhor.
Do ponto de vista da comunicação, a pandemia, ao impor o isolamento social, redesenhou toda a nossa existência, que passou a ser mediada pelas telas e tecnologias, impulsionando o trabalho remoto e o desenvolvimento de softwares e startups para gestões flexíveis que prezam pela comunicação transversal, aquela que se expande em todas as direções e, eticamente, dá voz a todos os colaboradores independente do nível hierárquico, da classe, raça, etnia, renda, cultura, nível educacional, idade e religião. Ademais, flexibilizou-se a escolha do lugar de moradia e ampliou-se a socialização mais entre membros da comunidade do que entre colegas de trabalho. Em suma, neste atual cenário digital e midiático, as experiências com as pessoas e os ambientes foram transformadas pelas novos modos de produzir e consumir informação, de trabalhar, de aprender e de nos entretermos, inter-relacionando profundamente os mais diferentes campos sociais e do conhecimento à comunicação, que é uma área transdisciplinar por natureza.
Diante deste contexto, o III Conecom – Temporada 2021 buscará promover a interface academia-sociedade-mercado por meio de atividades pedagógicas e apresentações de trabalhos tanto científicos quanto artísticos, culturais e comerciais a partir de três eixos:
- Produções teóricas, filosóficas, artísticas e culturais que proponham novos modelos de comunicação e novas possibilidades de se habitar o planeta;
- Inovações e soluções práticas adotadas por instituições e empresas para gestão e comunicações flexíveis e transversais;
- Flutuação nas relações pessoais e profissionais mediadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação;
Prof. Dr. Rafael Castanheira
Prof. Ms. Leandro Bessa
Organizadores do III CONECOM