III CONECOM - Congresso de Economia Criativa e Comunicação

III CONECOM - Congresso de Economia Criativa e Comunicação

Travessias Comunicacionais: Tecnologia, Metamorfose e novas perspectivas

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De 4 a 30 de novembro

Sobre o Evento

O Congresso de Economia Criativa e Comunicação (CONECOM) é um evento realizado anualmente pelos cursos de mestrado e graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasília, reunindo personalidades regionais e nacionais para compor a programação com palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos gratuitos com pesquisadores e profissionais do mercado.

Em sua terceira edição, o congresso tem como tema "Travessias Comunicacionais: Tecnologia, Metamorfose e novas perspectivas”, tomando-o como base para a reflexão sobre como as pessoas, com um uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) atualmente mais estabelecido e sistematizado após dois anos de pandemia da Covid-19, estão desenvolvendo nas empresas e instituições estratégias de gestão e comunicação mais flexíveis e plurais que promovam e respeitem os direitos humanos, o meio ambiente e a diversidade étnico-racial, de classe, de gênero, geracional, entre tantas outras.

Esta pandemia provocou mudanças estruturais em todas as formas de organização das sociedades contemporâneas, demandando outras maneiras de pensar, produzir e consumir para que, neste novo cenário, ainda possamos “Tornar a Terra Habitável” (EDUFRN, 2021), como propõe o provocativo título do recém lançado livro de Edgar Morin e Peter Sloterdijk. Nele, os dois filósofos dialogam em busca de um imperativo ético adaptado ao nosso tempo, propondo outros modos de existência para a vida na Terra que coloquem em destaque a ética, a responsabilidade, a solidariedade. Assim, o que se destaca é a necessidade de uma responsabilidade coletiva em direção a “uma nova via de futuro” fundada sobre o conceito de Metamorfose. Na metamorfose, explica Morin (2010, p. 53), ocorre “uma transformação radical, mas também uma continuidade”. Não se trata, portanto, de uma revolução, já que esta “é concebida apenas em termos de ruptura”, mas sim de uma regeneração das formas de viver e de nos comunicarmos para as quaisdecidiremos o que é devemos conservar e o que precisamos abandonar a fim de construirmos um mundo melhor.

Do ponto de vista da comunicação, a pandemia, ao impor o isolamento social, redesenhou toda a nossa existência, que passou a ser mediada pelas telas e tecnologias, impulsionando o trabalho remoto e o desenvolvimento de softwares e startups para gestões flexíveis que prezam pela comunicação transversal, aquela que se expande em todas as direções e, eticamente, dá voz a todos os colaboradores independente do nível hierárquico, da classe, raça, etnia, renda, cultura, nível educacional, idade e religião. Ademais, flexibilizou-se a escolha do lugar de moradia e ampliou-se a socialização mais entre membros da comunidade do que entre colegas de trabalho. Em suma, neste atual cenário digital e midiático, as experiências com as pessoas e os ambientes foram transformadas pelas novos modos de produzir e consumir informação, de trabalhar, de aprender e de nos entretermos, inter-relacionando profundamente os mais diferentes campos sociais e do conhecimento à comunicação, que é uma área transdisciplinar por natureza.

Diante deste contexto, o III Conecom – Temporada 2021 buscará promover a interface academia-sociedade-mercado por meio de atividades pedagógicas e apresentações de trabalhos tanto científicos quanto artísticos, culturais e comerciais a partir de três eixos:

  • Produções teóricas, filosóficas, artísticas e culturais que proponham novos modelos de comunicação e novas possibilidades de se habitar o planeta;
  • Inovações e soluções práticas adotadas por instituições e empresas para gestão e comunicações flexíveis e transversais;
  • Flutuação nas relações pessoais e profissionais mediadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação;

Prof. Dr. Rafael Castanheira

Prof. Ms. Leandro Bessa

Organizadores do III CONECOM

Palestrantes

  • Adriana Ferreira
  • Alan Santos Oliveira
  • Karina Dias
  • Florence Dravet
  • Rafael Castanheira Organizador do CONECOM
  • Catarina França
  • Tarcizio Silva
  • Kelly Quirino
  • Hertz Wendell
  • Leandro Bessa Organizador do CONECOM
  • Rose de Mello Rocha
  • Felipe Viero
  • Maicon Mello
  • Ana Arruda
  • Ulisses de Freitas
  • Watson Odilon
  • Israel Jorge
  • Fábio Eon
  • Renata Andreoni
  • Fernanda Luz Moraes
  • Victor Laus-Gomes
  • Bruno Battestin
  • Chirliana Souza
  • Robson Dias
  • Lorena Maria de Azevedo Molter
  • Diane Jey
  • Ciro Marcondes

Programação

09h30 - Robson Dias, Israel Jorge Conferência de abertura - '(Re)pensando a economia criativa' Conferência
Local:

Sinopse:

Ainda em construção e evolução, a economia criativa como conceito e respectivas experiências em políticas públicas estaria minimamente clara, justamente para possibilitar compreensões e mensurações necessárias a essa construção? Ou, num contexto em que se fala até mesmo em “economia laranja”, haveria ainda uma carência de definição adequada e da respectiva correlação com a Comunicação? É preciso, de fato, (re)pensar.

Israel Jorge – Analista de cultura empreendedora e educador corporativo no Sebrae Nacional, mestre e doutor na área de economia criativa pela Univ. de Coimbra e autor do livro "(Re)pensando a economia criativa", finalista do Prêmio Jabuti 2019. Experiência acadêmica e de gestão em economia criativa, desenvolvimento territorial, aprendizagem criativa e metodologias criativas ("Lego Serious Play" e ferramentas de "Art Thinking").

Mediação: Prof. Dr. Robson Dias, coordenador dos cursos de graduação e mestrado em comunicação da UCB.

19h30 - Florence Dravet Oficina - 'Escrever e publicar artigo científico' Oficina
Local:

Sinopse:

Como estruturar um artigo científico com vistas à sua publicação? Por onde começar? Que caminhos seguir? Como encontrar a revista adequada?

link: encurtador.com.br/xDF16

19h00 - Rafael Castanheira Organizador do CONECOM (ATIVIDADE CANCELADA) ..... Ciclo de Debate - “Fotografia, crises e contemporaneidade”, com Ana Mendes, Naiara Jinknss e Leonardo Milano Debate
Local:

SINOPSE:

A contemporaneidade é atravessada por fortes crises no campo sócio-político-econômico, com o recrudescimento do reacionarismo, do autoritarismo, da xenofobia, da pobreza e das desigualdades sociais. Além disso, a pandemia de Covid-19 tem afetado estruturalmente o planeta, intensificando ainda mais estas questões e pautando redefinições na sociabilidade, nos costumes e no consumo que envolvem diretamente a conservação do meio ambiente e os direitos humanos. No Brasil, a pandemia agrava um cenário social já marcado pelo crescente aumento da pobreza e a consequente precarização do trabalho e da moradia; pelos enfrentamentos sociais, sobretudo de gênero e sexualidade, raça e classe; e, ainda, pela polarização política. Diante deste contexto, o ciclo de debate “Fotografia, crises e contemporaneidade” receberá os fotógrafos, Leonardo Milano e na Mendes para discutir como estes temas são por eles experienciados e atravessados em suas práticas fotográficas. Milano e Mendes são fotojornalistas e também desenvolvem trabalhos de documentação de longa duração com forte engajamento social e potência visual sobre diversas questões da realidade contemporânea brasileira.

Debatedores

Ana Mendes

Ana Mendes tem 36 anos, é documentarista e mestre em ciências sociais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atua como fotojornalista multimídia para os principais veículos da mídia independente brasileira, tais como Repórter Brasil, Amazônia Real, Agência Pública e The Intercept Brasil. Já publicou também na National Geographic Brasil, no GK (Equador), Neus Deutschland (Alemanha) e no Washington Post (EUA). Na universidade, pesquisou o racismo contra os Akroá-Gamella, no Maranhão. O ensaio fotográfico que compõe a dissertação, disponível online, foi premiado no 43º Encontro anual da Associação Nacional de Pós-graduação

Naiara Jinknss

Naiara Jinknss de Castro - graduada em Artes Visuais e Tec. da Imagem pela Universidade da Amazônia é documentarista e educadora social. Ativista LGBTQIA+. Fotografa há 13 anos e é pesquisadora de artes visuais com foco em negritude Amazônica e narrativas decoloniais - acredita que a fotografia é ferramenta de quebra de estereótipos e retomada identitária. Integrou por 1 ano a Coletiva Mamanas, onde lançaram o Manifesto Contra Referências “gigantes” da fotografia. Atuante em festivais de fotografia e Artes Visuais como Arte Pará, Festival Solar, Foto em Pauta, Paranapiacaba. No audiovisual colabora com alguns veículos como Midia Ninja, Amazonia Real, Getty Imagens e National Geographic.

Leonardo Milano

Formado em ciências biológicas, com especialização em gestão ambiental, Leonardo Milano é fotógrafo documental independente e membro do coletivo Jornalistas Livres. Entre 2011 e 2015 documentou para o governo brasileiro algumas das principais unidades de conservação do país. Se dedica a questões socioambientais e a direitos humanos. Atualmente reside no Pará, onde faz coberturas jornalísticas para a Amazônia Real, além de projetos para ONGs, como a Amazon Watch.

Mediador: Prof. Rafael Castanheira (UCB)

Rafael Castanheira é fotógrafo e doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) com estágio sanduíche na Université Paris 8 – Vincennes Saint-Denis. Atuou como documentarista no Rio de Janeiro, Brasília, Amazonas e Mato Grosso. Trabalha atualmente como professor na Universidade Católica de Brasília (UCB) e desenvolve projetos em fotografia, como ensaios, pesquisas e curadorias.

17h00 Lançamento do projeto Panorama da Economia Criativa no DF Conferência
Local:

O Lançamento será realizado no Hotel Brasília Palace com transmissão pelo Canal do Mestrado no Youtube (mesmo link para a conferência de abertura do 1º Encontro do Grupo Marcas: Mitologia de marca e neurociência do consumo”, com Hertz Wendell).

Sinopse:

O Lançamento contará com representantes da Secretaria de Turismo e Secretaria de Economia do GDF, Fercomércio e Câmara de Economia Criativa da Fecomércio e representares da UBEC e UCB

O projeto visa realizar mapeamentos focais de vocação e competências nas regiões administrativas do DF, por meio de uma pesquisa voltada à Inovação e Desenvolvimento Tecnológico no Setor Produtivo do Distrito Federal, de maneira sistêmica e estruturada como cadeia de valor de base empreendedora e tecnológica.

18h30 - Leandro Bessa Organizador do CONECOM, Hertz Wendell Conferência de abertura do 1º Encontro do Grupo Marcas: grupo de pesquisa em comunicação, imagem e cultura das marcas - “Mitologia de marca e neurociência do consumo” Conferência
Conferência de abertura do 1º Encontro do Grupo Marcas: grupo de pesquisa em comunicação, imagem e cultura das marcas - “Mitologia de marca e neurociência do consumo”
Local:

Sinopse:

O arquétipo faz parte de um sistema cultural e compõe com o ritual, o tempo, a magia e a narrativa (o suporte da fala mítica) um conjunto estratégico para continuar circulando na cultura. O mito é um tipo de “meme”, isto é, um gene cultural na visão de Dawkins. O conceito de Mitologia de Marca, em relação com o branding, articula um sistema mítico que traz uma carga de emoções, conexões, simbolismos que dizem algo para o consumidor. Algo maior, que vai além do produto e da marca e cria fidelidade.

09h00 - Fábio Eon, Lorena Maria de Azevedo Molter “ESG: Preocupações éticas, de sustentabilidade e direitos humanos”. Palestra realizada pelo 1º Encontro do Grupo Marcas: grupo de pesquisa em comunicação, imagem e cultura das marcas Conferência
Local:

Sinopse:

O impacto provocado pela pandemia de Covid-19 acentuou abismos e agravou vulnerabilidades pré-existentes em diferentes setores da sociedade. Nesta palestra, Fabio Eon discute os avanços e desafios para o desenvolvimento sustentável e para os direitos humanos no enfrentamento da crise global, de forma que contemplem a inovação, a economia digital, a bioética e as energias renováveis, em uma perspectiva inclusiva e atenta às populações mais vulneráveis.

14h00 - Leandro Bessa Organizador do CONECOM, Maicon Mello Ciclo de Debate com o 1º Encontro do Grupo Marcas - “As diferentes abordagens teóricas sobre a gestão de marcas: os estudos culturais como contributo para uma proposta de metodologia para o mercado português' Debate
Ciclo de Debate com o 1º Encontro do Grupo Marcas - “As diferentes abordagens teóricas sobre a gestão de marcas: os estudos culturais como contributo para uma proposta de metodologia para o mercado português"
Local:

Sinopse:

O trabalho discorre em sua primeira parte sobre dois conceitos centrais para os objetivos propostos: marca e cultura. No que tange o primeiro, o enquadramento teórico busca elucidar as definições do que é uma marca, pontuar as metodologias existentes para a elaboração das estratégias de marca e, por fim, entender a gestão do universo simbólico associado a marca, a partir da gestão dos intangíveis (Costa, 2005).A proposta visa adequar-se ao que é praticado em Portugal, ao entender que tais hábitos são oriundos de um comportamento cultural do mercado português, mas também contribuir para uma visão ampliada e, talvez, mais atualizada dos processos de gestão de marcas ao tecido econômico.

09h30 - Florence Dravet, Adriana Ferreira, Alan Santos Oliveira, Karina Dias Ciclo de Debate - “Tecnologias do Espírito para o Bem Viver: sonhos, viagens e rodas” Debate
Local:

SINOPSE:
A pandemia nos trouxe à consciência a necessidade de cuidado: cuidar de si, cuidar do outro, cuidar do ambiente, cuidar da Terra. Tecnologias

do Espírito são as ferramentas, habilidades, faculdades que estão à disposição no nosso corpo/espírito para que, ao aprendermos a percebê-las, utilizá-las e pensá-las possamos viver melhor pessoal e coletivamente. Vamos falar sobre três dessas tecnologias: sonhos, viagens e rodas.
Esta atividade é proposta pelo Grupo de Pesquisa TRAVESSIAS – Transdisciplinaridade e Criatividade.

Debatedoras

Adriana Ferreira

Psicologa, Criadora do projeto “Corpo Inteiro uma Conquista” Frequentou durante 20 anos o Center for Energetic Studies - onde praticou a metodologia SOMATICA FORMATIVA com Stanley Keleman em Berkeley- CA, USA, Analista Junguiana pela AJB-SP e membro da IAAP. Mestre em Artes Visuais e Doutora em Multimeios pela UNICAMP. Exerce a profissão como analista há mais de 35 anos.

Alan Santos Oliveira

Doutor em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (2021) onde também obteve o Mestrado (2016) em Comunicação. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (2006) também possui Especializações em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (2014) e em Processos e Produtos Criativos pela Universidade Federal de Goiás (2018).

Karina Dias

Artista visual e professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília, atuando na graduação e pós-graduação. Doutora em Artes pela Université Paris I Panthéon Sorbonne. Pós-doutora em Poéticas Contemporâneas (UnB). Sua pesquisa está centrada nas poéticas da paisagem e da viagem, na geopoética, nos processos de produção artística, no lugar e seus modos de imaginação.

Mediadora: Florence Dravet

Professora do Mestrado profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa, do PPG de Educação e dos Cursos de Comunicação da Universidade Católica de Brasília. Doutora em Didactologia das Línguas e Culturas pela Universidade de Paris 3 Sorbonne Nouvelle. Pós-doutorado em Comunicação pelo CIAC, Universidade de Algarve, Portugal. Vice-coordenadora do GT Imagens e imaginários midiáticos da Compós.

18h00 - Ana Arruda, Ciro Marcondes, Ulisses de Freitas, Watson Odilon Ciclo de Debate - 'Festivais de cinema indo para o online: desafios e superações' Debate
Local:

Sinopse:


Durante a pandemia da Covid-19, o caso dos festivais de cinema foi bem peculiar, já que as salas ficaram fechadas por meses a fio e a cadeia produtiva da sétima arte se viu em sério risco. Os festivais de cinema, no entanto, enxergaram nessa crise uma possibilidade de realizar uma interessante adaptação, já que a viabilidade de transmitir filmes via streaming traria ativos ao empreendimento, atraindo novos públicos e expandindo fronteiras. Convidamos os organizadores do Festival Curta Brasília, do Festival Taguatinga de Cinema e do Lobo Fest para comentar este cenário no contexto do DF.

Palestrantes

Ana Arruda é Idealizadora e diretora do Curta Brasília - Festival Internacional de Curta-metragem, realizado desde 2012. É diretora da empresa Sétima Produções Culturais. Produtora cultural desde 2001 com projetos de cooperação internacional em audiovisual, comunicação, educação e tecnologia. Tem se dedicado a projetos de realidade virtual e laboratórios internacionais de narrativas imersivas. Realiza, como curadora e diretora artística, projetos que unem cinema, artes, tecnologia e educação. Faz parte do XRBR - Hub de X-Reality, é diretora de Economia Criativa do Instituto Illuminante de Inovação e Impacto Social e também participa da Associação Internacional Era Transmidia.

Ulisses de Freitas é Bacharel em Comunicação pela UFPB com pós-graduação em Cultura e Criação, programador e curador independente de cinema. Há mais de 20 anos, desenvolve atividades voltadas à crítica, difusão e divulgação do audiovisual. Participou como curador e jurado em mostras e integra comissão permanente de seleção dos festivais Lobo Fest – Festival Internacional de Filmes e O Anjo Exterminador - Festival Internacional de Cinema Fantástico de Brasília. Já integrou a comissão de seleção da Mostra Brasília do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Participou como mediador de debates e palestras como as da Mostra Francis Ford Copola, Mostra do Novo Cinema Indiano, Mostra do Novo Cinema Dominicano e da programação do Cinefórum, promovido pelo Instituto Cervantes. Ministrou, também, a disciplina História do Cinema Brasileiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro (Rio de Janeiro) e integrou a equipe de professores do curso História do Cinema Mundial. Proferiu palestras sobre análise de filmes para professores e estudantes da rede pública do DF, bem como do curso de audiovisual do Instituto Federal de Brasília. Realizou o curta-metragem “Aqui Todos os Dias são do Caçador” (2012), participante do 11º RECINE – Festival de Cinema de Arquivo e da Mostra do Filme Livre 2013.

Watson Odilon é Mestre em Comunicação pela UCB - Universidade Católica de Brasília, pós-graduado em sistemas distribuídos com orientação objeto pela UnB - Universidade de Brasília, com mais de 18 anos de experiência na área de desenvolvimento de softwares governamentais, já desenvolveu e implantou sistema de gestão documental com digitalização processos. Foi professor universitário e de pós-graduação na área de desenvolvimento de software e aplicativos para TV Digital utilizando o Middleware Ginga. Fez a produção executiva do Mapa Gentil em 2013 e 2014 e do Festival Taguatinga de Cinema de 2014 a 2020, além de ter desenvolvido os sites de todas as edições do Festival, onde os 6 últimos tiveram o Festival Online em que os 4 mais votados participariam da Mostra Competitiva.

Ciro Marcondes (Mediador)

Ciro Marcondes é professor, crítico e pesquisador nas áreas de Histórias em Quadrinhos e Cinema. Leciona no curso de Comunicação e no Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília. É Doutor em Comunicação e Mestre em Literatura pela Universidade de Brasília, com estágio de doutorado-sanduíche em Paris IV-Sorbonne. É o editor do site www.raiolaser.net, especializado em crítica de Histórias em Quadrinhos. Já ministrou diversos cursos sobre cinema, comunicação e histórias em quadrinhos para espaços como CCBB, Espaço Varanda e Espaço Cult. Foi curador de festivais e mostras como Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Curta Brasília e Festival Back2Black. Desde 2018 é editor do periódico acadêmico Esferas.

19h30 - Chirliana Souza Oficina - 'Gestão de conteúdo como estratégia de comunicação' Oficina
Local:

Sinopse:

O objetivo da oficina será apresentar aos estudantes como se estrutura um processo de Gestão de Conteúdos, para ir além da parte operacional de produção de texto. Assim, o estudante terá a oportunidade de aprender como o conteúdo pode ser uma importante estratégia de comunicação, que possibilidade estabelecer relações entre marcas e pessoas e promover a reputação e imagem da empresa, além de engajar os públicos de interesse.

09h00 - Leandro Bessa Organizador do CONECOM Oficina - 'Introdução ao Adobe photoshop' Oficina
Local:

Sinopse:

Aprenda a dominar o Adobe Photoshop, a ferramenta mais usada para processamento de imagem e retoque digital. Com essa oficina você aprenderá a usar o Adobe Photoshop, mesmo quem nunca tenha usado o programa antes. Através de uma série de lições práticas. Você começará conhecendo a interface e as principais ferramentas do Adobe Photoshop. Você aprenderá a gerenciar e combinar documentos, a trabalhar com camadas, seleções e manipulação de máscaras.

19h00 - Kelly Quirino, Tarcizio Silva Conferência - 'As plataformas digitais de comunicação são racistas? Como as interfaces entre big data, algoritmos e inteligência artificial podem reproduzir o racismo estrutural' Conferência
Local:

Sinopse:

A proposta é debatermos como as plataformas digitais também reproduzem o racismo. Como são espaços criados, na maioria dos casos, por pessoas brancas a partir de uma episteme eurocêntrica, os espaços digitais também representam o racismo que estrutura a sociedade. Tarcísio é especialista neste campo, por isto, foi convidado para abordar este tema.

Conferencista – Tarcizio Silva será o convidado para esta mesa de conferência. Ele é pesquisador de estudos de comunicação digital com especificidade em big data, algoritmos, inteligência artificial e automação relacionando com questões raciais. Ele tem graduação em produção cultural, mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia e é doutorando em Ciências Humanas e Sociais na Universidade Federal do ABC. Atualmente é Tech + Society Fellow pela Fundação Mozilla, atuando em promoção de segurança digital e defesa contra danos algorítmicos.

Mediadora: Kelly Quirino, jornalista, mestre em Comunicação Midiática pela Unesp Bauru e Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília. Pesquisadora de Relações Raciais no campo da Comunicação. No mercado atua como assessora de comunicação e consultora de gênero e raça. É professora do lato sensu de Serviço Social, Justiça e Direitos Humanos da Universidade Católica de Brasília.

09h00 - Catarina França Oficina - “Organizações inclusivas: o que a Comunicação pode fazer pela causa da pessoa com deficiência?' Oficina
Local:

Sinopse:

Atualmente está em moda falar em diversidade, acessibilidade e inclusão como artífice para consenso e dissenso. Mas como dar voz a pessoas que realmente precisam fora desse discurso de combate ideológico? E como fazê-las participar neste mundo de inovação contínua? Nesta oficina, irei explorar conceitos como participação, colaboração e bem-estar organizacional e como prover acessibilidade em serviços de Comunicação.

09h00 - Bruno Battestin, Diane Jey Oficina - “Design de Interfaces e Experiência do Usuário, com Adobe XD” Oficina
Local:

Sinopse:

O Minicurso de Design de Interfaces e Experiência do Usuário, com Adobe XD é destinado para pessoas das áreas de design, UI/UX (experientes e iniciantes), empreendedores, desenvolvedores fullstack e TI. tem carga horária de 3 horas e será oferecido apostila com material prático, além da certificação do congresso o aluno contará com a certificação da ENG DTP & Multimídia.

19h00 - Fernanda Luz Moraes, Renata Andreoni, Victor Laus-Gomes Ciclo de Debate - “A potência da comunicação das/nas organizações e a dignidade humana no mundo do trabalho” Debate
Local:

Sinopse:

O mundo do trabalho é cotidianamente (re)tecido por inúmeros agenciamentos que refletem diferentes (inter)subjetividades em comunicação, produzindo consensos, dissensos e, também, silenciamentos. Este ciclo propõe um debate acerca das violências e perversidades (in)visíveis que se manifestam na relação entre organização e sujeitos e, com a emergência da pandemia de COVID-19, parecem descortinar a ausência da condição humana.

Debatedoras

Renata Andreoni - Doutora em Comunicação Social (PUCRS/Paris IV-Sorbonne). Diretora de Pós-Graduação Lato Sensu do Grupo Educacional IBCMED. Pós-Doutoranda em Comunicação Social na UFSM.

Fernanda Luz Moraes – Mestra em Comunicação Social pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na Linha de Pesquisa Política e práticas profissionais na comunicação. É Bacharela em Relações Públicas (Famecos/PUCRS) e Advogada.

Mediador: Victor Laus-Gomes - Doutor em Comunicação Social. Mestre em Administração. Publicitário. Professor e pesquisador do Mestrado em Inovação em Comunicação e Economia Criativa e das graduações em Design Visual, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UCB. Coordenador do Núcleo de Estudos Comunicacionais em Gestão e Estratégia (UCB/CNPq).

10h30 - Leandro Bessa Organizador do CONECOM, Felipe Viero, Rose de Mello Rocha Ciclo de Debate - 'Um panorama dos estudos de gêneros e sexualidades em pesquisas de comunicação no Brasil' Debate
Local:

Sinopse:

Diante o crescente interesse de pesquisadores pelos estudos de gêneros e sexualidades no âmbito dos estudos comunicacionais, haja visto o elevado número de submissões para o GT de Comunicação, Gêneros e Sexualidades do 30º encontro anual da Compós, a mesa apresentará os aspectos teóricos, conceituais e metodlógicos em circulação no âmbito dessas pesquisas, bem como suas implicações na docência e perspectivas futuras para estudantes de graduação e pós-graduação.

Palestrantes

Rose de Mello Rocha

Rosamaria Luiza (Rose) de Melo Rocha é doutora em Ciências da Comunicação (ECA/USP), com estágio pós-doutoral concluído em Ciências Sociais/Antropologia (PUC-SP). Finaliza atualmente estágio pós-doutoral em Ciencias Sociales, Niñez y Juventud (CLACSO) e inicia pós-doutorado Sênior junto ao Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA), linha de pesquisa em Artes, Gêneros e Sexualidades do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS). É professora titular e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP, onde também atuou como coordenadora (janeiro de 2011 a fevereiro de 2015), e atual coordenadora do Programa de Mestrado Interinstitucional em Comunicação e Consumo ESPM/IELUSC.

Felipe Viero

É Professor Adjunto do Departamento de Jornalismo (DEJOR) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGCOM UFOP). Atualmente é vice-coordenador do GT Comunicação, Gêneros e Sexualidades da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação. É Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com bolsa CAPES. Realizou estágio doutoral no exterior, com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA/ISCTE-IUL), em Lisboa/Portugal É Mestre em Ciências da Comunicação também pela UNISINOS, com bolsa CNPq. Realizou estágio junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (3 meses). É jornalista pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com bolsa FNDE. Entre os anos de 2017 e 2019 realizou estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (Bolsa de Pós-Doutorado Júnior - PDJ/CNPq). Integra o grupo de pesquisa Ponto: afetos, gêneros, narrativas (UFOP). Possui experiência profissional/estágio em rádio e em televisão e, como docente, ministra disciplinas teóricas, metodológicas e laboratoriais na área da comunicação e do jornalismo. Em suas pesquisas, interessa-se pelas seguintes áreas/temáticas: Produção de sentidos nas Mídias e no Jornalismo; Análise do Discurso Midiático e Estudo de rotinas produtivas; Geração, Gêneros e Sexualidades; Teoria Queer e Estudos Comunicacionais; Cultura Pop.

Prof. Leandro Bessa (UCB) - Mediador

Professor dos cursos de comunicação e do Mestrado profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da UCB. Doutorando em Comunicação e Sociedade pela Universidade de Brasília (UnB), com estágio doutorado na Université Paris IV - Lettres Sorbonne (2019-2020). Mestre em Comunicação pela mesma instituição, especialista em Processos e Produtos Criativos pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e em Filosofia da Arte pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG).

16h00 Organizadores Prof.Dr. Rafael Castanheira e Prof.Ms.Leandro Bessa Premiação
Local:

Nós alunos e participantes da Comissão Organizadora do Evento agradecemos ao Prof.Doutor Rafael Castanheira e ao Prof.Ms. Leandro Bessa pelo empenho e dedicação no III CONECOM.Obrigado(a)!

Participação dos Organizadores do III CONECOM

Depois desse lindo evento.... terminamos mais uma etapa. A você que organizou e ajudou para que o III CONECOM fosse este evento tão bem feito, Muito Obrigado!

Às09h30 -

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Parceria

Organizador

Universidade Católica de Brasília

Mestrado Profissional em Comunicação e Economia Criativa