"Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina." (2 Timóteo 4.2)
Todo cristão vive, ou deveria viver, com os olhos voltados para a eternidade. Ansiamos pelo dia em que a morte não terá mais poder e viveremos para sempre com nosso Amado Senhor. Em certo sentido, essa perspectiva traz um alívio para as ansiedades e correrias da vida deste lado da morte. Por outro lado, a certeza dos eventos vindouros que inauguram a eternidade deveria trazer algum sentimento de pressa. Em contraste com os dias da eternidade, os dias presentes são maus. Por isso, o apóstolo Paulo exortou os efésios a aproveitarem ao máximo cada oportunidade (Ef. 5.16). O conselho que ele dá ao jovem pastor Timóteo ecoa as mesmas ideias. Ele deveria estar preparado para pregar a palavra sempre, fosse ou não oportuno. O fundamento é o mesmo da carta à igreja de Éfeso: “nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis” (2 Tm 3:1)
A segunda carta a Timóteo foi escrita da prisão. Como um bom soldado, Paulo havia combatido o bom combate (2 Tm 4.7) e estava prestes a enfrentar sua batalha final. A carta é escrita como um testamento, com os últimos conselhos do velho mestre ao seu discípulo. O apóstolo estava com pressa, pois lhe faltava pouco tempo. Hoje parece que falta menos tempo ainda. Se a igreja do primeiro século se via no fim dos tempos, a igreja do século XXI está no fim do fim. A vinda do Senhor se aproxima. Supondo que ainda demore mais uns 300 anos, nossa vida é como uma sombra passageira, cada pessoa é como um sopro. Ninguém sabe o dia em que a morte chega e com ela o encontro com o Justo Juiz. Isso vale tanto para os crentes quanto para os incrédulos.
Por isso, podemos dizer de novo: a visão da eternidade deveria trazer algum sentimento de pressa. É urgente que o Evangelho seja anunciado, em tempo e fora de tempo. Assim, a mensagem do apóstolo Paulo (na verdade a mensagem do próprio Deus) para Timóteo, é uma mensagem para os crentes hoje. Nesta conferência, vamos caminhar juntos pela carta 2 Timóteo, ouvindo sobre a necessidade e a possibilidade de permanecermos firmes na Palavra, enfrentando enganos e provações e, assim, cumprir o ofício que o Senhor designou para todos nós.
Venha adorar a Deus com o seu povo na 1ª Conferência Missão Ensino. Nos dias 03, 04 e 05 de Maio de 2024 na Primeira Igreja Batista no Sudoeste