A I Conferência Livre Setorial da Produção Cultural e Áreas Técnicas da Paraíba é um espaço auto-organizativo do Fórum de Produção Cultural da Paraíba (FPC-PB). Sua organização também foi pensada para incluir trabalhadores(as) das áreas técnicas da cultura (som, luz, roadies, editores, etc.), que geralmente são excluídos(as) das políticas culturais.
É nesse espaço que decidiremos as prioridades para o segmento da Produção Cultural e áreas técnicas, que serão levadas às conferências municipais, estadual e nacional, para que estas demandas se tornem políticas públicas. Com isso, foram pensados Grupos de Trabalho que convergem com aqueles estabelecidos pelo Ministério da Cultura (MinC) para a IV Conferência Nacional de Cultura.
Mais especificamente em relação à IV Conferência Municipal de Cultura de João Pessoa, suas principais deliberações serão incorporadas ao Plano Municipal de Cultura 2024-2034. Nesse sentido, esperamos estruturar dentro do PMC-JP todo um aporte dos segmentos de Produção Cultural e áreas técnicas para que sejam contemplados nas estratégias de desenvolvimento das políticas culturais locais.
PROGRAMAÇÃO
13h30 - Provocação geradora: O desenvolvimento da Produção Cultural e das áreas técnicas para profissionalização do setor cultural
14h30 - Grupos de Trabalho
GT 1 - Institucionalização, marcos legais e sistemas de cultura (municipal, estadual e nacional), Democratização do acesso à cultura e Participação social
GT 2 - Economia Criativa e da Cultura, trabalho, renda e sustentabilidade
GT 3 - Formação, capacitação e profissionalização do setor cultural
16h00 - Plenária final e fechamento da carta com propostas às Conferências municipais, estadual e nacional de cultura.
OBJETIVOS
a) Debater a profissionalização do setor cultural, com ênfase no segmento da produção cultural e nas áreas técnicas envolvidas.
b)Propor políticas públicas para o segmento da produção cultural e para as áreas técnicas.
c) Reunir propostas a serem levadas para as Conferências municipais, estadual e nacional de cultura, que ocorrerão no segundo semestre de 2023.
PÚBLICO-ALVO
Produtoras/es culturais e técnicas/os da cultura de toda a Paraíba que possuam interesse em debater e apontar caminhos, estratégias, soluções e propostas para o desenvolvimento profissional, a geração de políticas públicas e a consolidação do campo cultural.
Mesa: O desenvolvimento da Produção Cultural e das áreas técnicas para profissionalização do setor cultural Mesa-redonda · Alexandre Santos Arantes de Souza, Daniele Pereira Canedo, Lara Leoncio Pereira
GT 1 - Institucionalização, marcos legais e sistemas de cultura (municipal, estadual e nacional), democratização do acesso à cultura e participação social Eixo Temático
GT 2 - Economia Criativa e da Cultura, trabalho, renda e sustentabilidade Eixo Temático
GT 3 - Formação, capacitação e profissionalização do setor cultural Eixo Temático
Plenária Final Encerramento
Durante todo o debate, será enviado no chat da sala virtual o link da lista de presença. Somente serão certificados os participantes que marcarem presença. O certificado terá carga-horária de 5 horas.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Organização civil do estado da Paraíba que se dedica ao desenvolvimento do campo da produção cultural por meio da articulação e integração dos(as) trabalhadores(as) da área.
Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Integrante do Fórum de Áreas Técnicas da Cultura do Ceará e Conselheira Estadual de Cultura.
Servidor da Universidade Federal da Paraíba